segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Solidariedade

O GDS - Gabinete de Desenvolvimento Social da Câmara (GDS) está a promover uma recolha de mobiliário, electrodomésticos e outros materiais de uso doméstico que já não sejam necessários em nossas casas. O objectivo é, depois da recolha promover a sua entrega a famílias carenciadas.

Quem tiver alguma coisa nessas condições pode contactar a Isabel Sores no GDS.

Um gesto de solidariedade que desafio os nossos bloguistas a tornar efectivo, dando também visibilidade ao trabalho que todos aqui estamos a fazer em prol de Mértola e do Concelho.

Se os vossos donativos referenciarem o nosso blog será também uma forma de o divulgar.

domingo, 29 de janeiro de 2006

Grupo de Teatro em Mértola


Aconteceu esta noite (domingo), para assinalar o final duma formação de teatro que decorreu nos ultimos fins de semana em Mértola, um pequeno espectáculo apresentado pelos candiddatos a actores.
O espectáculo, foi uma agradável surpresa. Mas na minha opinião o que ficou de mais importante foi ter visto nos 15 participantes uma grande vontade de continuar e de criar um grupo. Gostava de manifestar-lhes publicamente o meu apoio e de pedir a todos os nossos bloguistas comentários acerca desta ideia.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Festival do Peixe do Rio já em Março


É já no fim de Semana de 18 e 19 de Março mais uma edição do Festival do Peixe do Rio no Pomarão. Além da animação, que este evento proporciona tem um papel importante na divulgação do Concelho e suas potencialidades bem como algum peso na economia local e nas finanças das instituições que nele colaboram. Aqui fica mais um tema para opinarem!

Festival Islâmico

Sei que ainda falta um tempinho para a nova Edição do Festival Islâmico... mas constou-me que a partir de 2007 passaria a ser uma iniciativa anual! Não cairá, então, no "banal", não se tornará repetitivo? Ou por outro lado, será que é melhor para o Concelho? Será que se o Festival Islâmico se tornar anual, isso trará mais beneficios para Mértola? Tenho muitas dúvidas... e esperança que os "nossos" bloguistas me ajudem a dissipá-las!!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Fumar ou não fumar? Eis a questão!!


É certo que fumar mata, tal como beber em excesso, tal como comer "mal", tal como ter uma vida sedentária!! O que é certo é que agora é "moda" proibir fumar nos locais de trabalho. Eu concordo, só acho é que, tal como os não fumadores, os fumadores também merecem ser respeitados nas suas escolhas! Concordaria muito mais, se por exemplo, nos locais de trabalho onde não se pode fumar, houvesse um compartimento (com janela de preferência) onde se pudesse fumar! Porque os fumadores sabem, que quando não se pode fumar é quando mais apetece, afinal o fruto proibido é sempre o mais apetecido! E é sabido, que se o fumador entra em stress por falta de Nicotina, a sua produtividade não será a mesma! O que me dizem a este respeito?

Espaços de Lazer




Hoje constatei, com grande tristeza minha, que Mértola não tem nenhum parque infantil, ou jardim para as crianças! Os únicos existentes pertecem às escolas/jardins de infância. E os meninos que não frequentam nenhum desses sitios? E aos fins-de-semana? E nas férias? E crianças que venham de fora com os pais só para visitar Mértola?

Um livro de leitura obrigatória

Não é todos os dias que se publica um livro, não é todos os dias que se publica um livro em Mértola e sobretudo não é todos os dias que se publica um livro com a qualidade de "O MEU CARANGUEIJO E EU ...". M.Fernanda Romba presenteou-nos com uma obra de grande qualidade literária mas sobretudo de grande conteúdo humano. M. Fernanda Romba presenteou todos os doentes com cancro com uma dose de esperança e vontade de viver que é talvez o melhor tratamento para qualquer doença.
Este livro é uma lição de vida que desafio todos a ler.
Aqui fica um pequeno excerto para vos aliciar à leitura.

(...)
Vou ser operada.

Dói-me tremendamente a cabeça. Fico assim sempre que choro muito. Foi ontem à noite e hoje de manhã ao despedir-me dos meus filhos e da minha mãe. De que serviu gritares aos quatro ventos que tinhas que ser forte? De que serviu mentalizares-te que ias ter muita coragem?
(...)

Está à venda no Espaço MERTURIS junto ao Posto de Turismo e no Centro de Saúde.
Leiam e comentem.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

O "Post Title" mais fraco...


Eu julgo que já são "Post titles" a mais, e se nós votássemos ou algo do genero para, de alguma forma, excluirmos alguns. Que me dizem caros bloguistas?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Sentido Único!!!!!



Há bastante tempo que tenho vindo a pensar nisto e não chego a uma conclusão... Já todos repararam (até porque é impossivel não reparar!!!), que Mértola tem apenas um sentido e, portanto, só podemos subir a rua principal (Dr. Afonso Costa e Dr. Serrão Martins - afinal são duas!!!) até chegar ao Largo do Guadiana. Será que é ao melhor estilo "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"??? Quais as vossas opiniões?

Presidenciais – Abstenção “ganha” Eleições no Concelho de Mértola



Temos novo PR.
Cavaco Silva venceu à primeira tal como todas as sondagens previam.
Os resultados no Concelho aqui ficam para reflexão:

Garcia Pereira 19
Cavaco Silva 998
Francisco Louça 152
Manuel Alegre 1068
Jerónimo de Sousa 1580
Mário Soares 570
Brancos 35
Nulos 43
Abstenção 3405

domingo, 22 de janeiro de 2006

IC27 - Outra vez


Recupero para a discussão o tema IC27. Ninguém comentou, talvez porque não sabem do que se trata ou porque tenha passado ao lado a sua importância. O Estudo de Impacto Ambiental do Estudo Prévio deste traçado, entre Alcoutim e Albernoa, através do Concelho de Mértola fornece informação sobre as propostas de traçada nova estrada. Talvez seja interessante saber onde vai passar a nova estrada, mais perto ou mais longe de Mértola? Onde vão ficar os diversos nós de ligação ao longo do Concelho etc, etc. Apesar da consulta pública ter terminado em 11 de Janeiro podem dar uma vista de olhos ao documento em http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1412.pdf

Campo de Futebol em Obras


O Campo de Futebol de Mértola encontra-se em obras de beneficiação profunda. Além da cobertura da bancada a grande intervenção de fundo será a colocação de relva sintética. À primeira vista tudo bem, mas a questão que aqui quero lançar é a oportunidade da obra e em especial a utilidade da mesma. Com o desempenho desportivo dos clubes da nossa terra será que vale a pena tal investimento? E os custos de manutenção de tal infra-estrutura? Gostava de ouvir opiniões!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

O que é que "Mértola" já fez e/ou vai fazer pelos seus munícipes portadores de deficiência?


O que dizem os últimos censos sobre o n.º de individuos portadores de deficiência no concelho?
O que é que já se fez para, por expl., minimizar as barreiras arquitectónicas?
Gostaria de saber a vossa opinião sobre estas e outras questões!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Prós & Contras


Uma vez que em quase todos os temas discutidos a gestão autarquica é referida e suscita acesas opiniões, gostava de desafiar os colaboradores a indicar 5 Prós e 5 Contras. Sempre que possivel, deverão os mesmos ser, minimamente justificados!

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Abertura para Espanha



Já não faltará muito tempo para que comecem as obras com vista à construção da ponte que irá unir o Pomarão a Espanha.
Penso que este è um tema que merece alguma reflexão pois poderá mudar significativamente uma parte do nosso conselho, com novas oportunidades mas também com algumas ameaças.

Que futuro para a Casa Vargas e para o Mercado Municipal?

Mais uma oportunidade para a participação no futuro da nossa terra. A 18 de Janeiro vai ter lugar uma discusão pública a partir das 17.30h no Salão da Junta de Freguesia de Mértola para discutir qual o futuro da Casa Vargas e do Mercado Municipal.
Mais uma vez aqui fica o desafio. Participem na discussão pública que pode começar já aqui! A vossa opinião é fundamental.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Isto vai de mal a pior...Isso toda a gente sabe!

O nosso país faz parte de uma tal União Europeia, o qual toda a gente acha excelente pois sem os seus subsídios para tudo e mais alguma coisa, e que na maioria das vezes contemplam que se pare de produzir algo, como por exemplo deram aos grandes proprietários milhares de euros para plantar pinheiros em vez de ser plantado o trigo, o centeio e afins e depois quero ver se comem as tais lagartas do pinheiro que são tão boas para a saúde. Sim porque neste momento Portugal é um país que praticamente apenas exporta produtos, por cá faz-se pouca coisa e mesmo dentro dos produtos que nós temos ainda vamos comprar a outros.

Como se não bastasse sempre que há alguma crise em algum outro país lá vamos nós fazer donativos, uma coisa que eu achei completamente ridícula foi o donativo de petróleo dado aos EUA depois do furacão Catrina, como se eles não produzissem muito mais do que isso nalgumas horitas. Mas continue-mos, estava eu a dizer que socorremos sempre o vizinho, contudo sempre que existe alguma crise dentro do nosso pequeno país onde está a ajuda da UE onde estão os tão humanitários e solidários? Não Portugal é um país que é tão rico que não precisa de ajuda, nós cá vivemos tão bem que um ano inteiro de seca e a devastação dos incêndios não é uma calamidade é como se fosse uma fogueira na grande mata, uma barata na grande mansão que é Portugal…

E depois andam os senhores, sim Senhores pois já tem todos uma certa idade a batalhar, em plena guerra para subir à Presidência da República, mas o que eles fazem melhor é insultarem-se uns aos outros, ainda não os ouvi a ditar soluções!!!

Museu virtual - À descoberta da Arte Islâmica



O museu virtual À descoberta da arte islâmica foi apresentado dia 23 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão promovida conjuntamente pela ONG Museum with no Frontiers, pelo Museu Calouste Gulbenkian, pelo Campo Arqueológico de Mértola e pelo Museu Arqueológico Municipal de Silves.

O museu virtual, apresentado sob a forma de um website, é fruto da iniciativa da Museum with no Frontiers e resulta da colaboração entre 17 museus de 14 países da Europa, do Norte de África e do Médio Oriente. A sua colecção permanente é composta por 850 objectos museológicos e 385 monumentos e sítios arqueológicos de 11 países, os quais dispõem de fichas descritivas detalhadas, que podem ser consultadas pelos visitantes do site. As fichas estarão disponíveis na língua de origem e ainda em inglês, francês e árabe e abrangerão um leque temporal situado entre o início período Omeia (661 d.C.) e o fim do Império Otomano (1922 d.C.).

Os visitantes do site poderão deslocar-se dentro do museu virtual como num espaço físico, vendo peças, lendo legendas e relacionando materiais entre si. A partir de 2007, e tal como num museu ao vivo, À descoberta da arte islâmica começará a apresentação de uma série de exposições temáticas.

À descoberta da arte islâmica combina exposições virtuais com monumentos que podem ser visitados ao vivo, num esforço inédito de aproximação de estudo e divulgação da realidade histórica e cultural de uma das grandes civilizações do Mediterrâneo.

Integram ainda o site visitas virtuais a nove percursos pela arte islâmica no Mediterrâneo (iniciativa lançada em 2000 e da qual resultou, em Portugal, o catálogo Terras da Moura Encantada), uma zona informativa sobre o projecto Discover Islamic Art e ainda uma secção de livros e viagens, que estará acessível a partir de meados de 2006.

O projecto é coordenado em Portugal pelo Campo Arqueológico de Mértola e pelo Museu de Mértola, tendo como principais parceiros o Museu Calouste Gulbenkian e o Museu Arqueológico Municipal de Silves.

Discover Islamic Art é um projecto realizado com o apoio da União Europeia no âmbito do programa Euromed Heritage.

O site www.discoverislamicart.org está disponível na net desde dia 9 de Dezembro.
Vale a pena visitar.

CANOAGEM

Campeonato Nacional de Maratonas

em

Mértola

A Federação Portuguesa de Canoagem entregou a segunda prova do Campeonato Nacional de Maratona a disputar dia 11 de Março ao Clube Náutico de Mértola. Assim vamos mais uma vez ver o Guadiana cheio de kayaks e canoas numa das mais importantes provas do calendário nacional que contará com a participação de mais de 200 canoistas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Uma iniciativa de Estarrecer

desafiar a sorte na sexta-feira 13

Na próxima quinta-feira, dia 12, quando os relógios marcarem 13 minutos depois das 21 horas, a Vila de Mértola será palco de uma iniciativa que procura com humor e muita diversão desmistificar algumas superstições da sexta-feira 13. A organização é da Câmara Municipal de Mértola, da MERTURIS e do Clube Náutico de Mértola, que contam com a colaboração do restaurante “O Náutico”, Bar Al-safir, Bar Lancelot, Mirtilis Bar e do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Os mais corajosos irão desafiar a noite e as criaturas que povoam o seu imaginário num passeio que se inicia no Mirtilis Bar. Em seguida, sob a orientação de Pedro Rocha a grupo sairá para ver os pássaros da noite. Às 23 horas, por entre as ruas estreitas, o grupo irá até Praça Luís de Camões para uma “queimada mágica”. À meia-noite, a proposta da organização é uma visita aos bares Al-safir e Lancelot.

Na sexta-feira, pela manhã, abre ao público no espaço da MERTURIS a exposição “Lendas, Amuletos e Superstições”. Às 20 horas inicia-se no restaurante “O Náutico” um jantar com ementa alusiva a esta data, prologando-se a noite nos bares da Vila.

Sábado, o espaço da MERTURIS, terá a presença da “Taróloga” Margarida e do “Astrólogo” José Lopes.

Campo de Golfe em Mértola


Estudo de impacte ambiental para campo de golfe
em consulta pública

Encontra-se em fase de consulta, na Câmara Municipal de Mértola, o estudo de impacte ambiental do projecto de construção de um campo de golfe em Diogo Martins, na freguesia de S. Miguel do Pinheiro.
Os interessados podem até dia 8 de Fevereiro, em horário de expediente, consultar o processo na Divisão de Ordenamento do Território e Administração Urbanística (DOTAU).

AQUI ESTÁ MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA!
PARTICPEM PARA QUE NÃO SEJAMOS CONFRONTADOS COM UMA SITUAÇÃO DE “CASA ROUBADA TRANCAS NA PORTA”

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

IC 27 - Discussão pública


Discussão pública sobre o traçado do IC 27
No âmbito do processo de discussão pública do traçado do IC 27, a Câmara Municipal de Mértola promove no próximo dia 5 de Janeiro, às 19:00 horas, no Salão Nobre da autarquia, uma reunião pública para debater o Estudo de Impacto Ambiental do Estudo Prévio deste traçado, entre Alcoutim e Albernoa, através do Concelho de Mértola. Para a reunião, o executivo convidou a equipa da Estradas de Portugal responsável pelo estudo.
O documento pode ser consultado no edifício dos Paços do Concelho.
É um assunto importante que interessa a todos. Participem