Vamos falar de


segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Isto vai de mal a pior...Isso toda a gente sabe!

O nosso país faz parte de uma tal União Europeia, o qual toda a gente acha excelente pois sem os seus subsídios para tudo e mais alguma coisa, e que na maioria das vezes contemplam que se pare de produzir algo, como por exemplo deram aos grandes proprietários milhares de euros para plantar pinheiros em vez de ser plantado o trigo, o centeio e afins e depois quero ver se comem as tais lagartas do pinheiro que são tão boas para a saúde. Sim porque neste momento Portugal é um país que praticamente apenas exporta produtos, por cá faz-se pouca coisa e mesmo dentro dos produtos que nós temos ainda vamos comprar a outros.

Como se não bastasse sempre que há alguma crise em algum outro país lá vamos nós fazer donativos, uma coisa que eu achei completamente ridícula foi o donativo de petróleo dado aos EUA depois do furacão Catrina, como se eles não produzissem muito mais do que isso nalgumas horitas. Mas continue-mos, estava eu a dizer que socorremos sempre o vizinho, contudo sempre que existe alguma crise dentro do nosso pequeno país onde está a ajuda da UE onde estão os tão humanitários e solidários? Não Portugal é um país que é tão rico que não precisa de ajuda, nós cá vivemos tão bem que um ano inteiro de seca e a devastação dos incêndios não é uma calamidade é como se fosse uma fogueira na grande mata, uma barata na grande mansão que é Portugal…

E depois andam os senhores, sim Senhores pois já tem todos uma certa idade a batalhar, em plena guerra para subir à Presidência da República, mas o que eles fazem melhor é insultarem-se uns aos outros, ainda não os ouvi a ditar soluções!!!

36 comentários:

  1. Mas como todos os munícipes do no concelho, sabem não é só para as presidências que tudo vai de mal a pior. Como todos nós sabemos, a nossa autarquia também vai de mal a pior, mas por culpa de quem????
    Por culpa dos munícipes não será penso eu, que não tem culpa de má gerência por parte de quem tem passado pela presidência desta autarquia…

    ResponderEliminar
  2. Amigo anónimo, não generalize a sua opinião ... todos nós sabemos ... é muito pretenciosismo. Fale por si, dê a sua opinião, mas não generalize.

    ResponderEliminar
  3. Caro, anónimo, de facto discordo inteiramente da sua opinião!
    O nosso concelho não vai de mal a pior, pelo contrário, temos visto bastantes progressos!!! Ou será que não tem andado por cá?

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo
    De facto generalizar è abusivo, de qualquer forma não posso deixar de discordar, quando diz “a nossa autarquia vai de mal a pior”, penso que será mais factual se disser que veio de mal para melhor.
    Pois claramente desde que è liderada pela actual presidência tem vindo a fazer um trabalho reconhecido como de grande qualidade e com um caminho e uma estratégia definida, que já está a dar frutos, e que certamente dará mais no futuro.

    ResponderEliminar
  5. O Srº António Medeiros você, é mesmo um desastre para a língua portuguesa. Acho que devia voltar era para a escola e aprender a escrever sem dar erros de gramática

    ResponderEliminar
  6. Caro “anónimo” vamos manter o nível e elevar a discussão. Não vamos entrar em questiúnculas menores em especial com quem não concorda connosco como parece ser o caso. Quando o português de cada um for menos bom, podemos obviamente corrigir-nos mas sem agressividade!

    ResponderEliminar
  7. Toda a minha vida vivi no concelho de Mértola e só recentemente estive um periodo fora, periodo este que coincidiu com a mudança de fprça política no concelho. E devo dizer que fiquei surpresa com a quantidade de coisas que mudaram, fiquei muito feliz por ver uma coisa tão banal como o saneamento básico está finalmente a chegar ao concelho, algo que já deveria existir há muitos bons anos. Mértola não vai de mal a pior, pelo contrário está cada vez melhor, mas é claro que ainda há muita coisa mal e muita coisa por fazer, mas como diz o ditado popular "Lisboa e Leiria não se fizeram num dia", e devido à dificil situação do país é muito dificil levar qualquer projecto avante. Mas espero que continuemos no bom caminho.

    ResponderEliminar
  8. questões políticas não são, de facto, o meu forte, mas não posso nem quero deixar de referir que, pertencendo a este ou aquele partido, tendo estas ou aquelas ideias, há factos que julgo indesmentíveis, e um deles é que o nosso concelho está bem, bem melhor que antes desta equipa ter assumido a sua gestão. estão, na minha opinião, de parabéns...
    abraço
    markus

    ResponderEliminar
  9. Makiavelli17/01/06, 18:18

    Faço idem idem, aspas aspas do amigo anonimo, não tão acutilante mas áspero. É triste como muitas pessoas andam de olhos bem vendados, mas o pior não fica por aqui. sempre ouvi dizer que o pior cego é aquele que não quer ver, e não venham mandar-me areia para os olhos que não estamos para aturar tretas destas. Podem fazer muita propaganda enganosa mas a realidade está na rua e nós que moramos no concelho é que sofremos as consequencias. Esgotos? querem falar disso? abram a discussão que argumentos não me faltam. Progresso só vejo nos tachos que vão aparecendo na CMMertola. Deixem-se de tretas e falem tambem dos defeitos, quem visita este blog parece que estamos num paraiso, campos de Golf etc. Por isso não TOU PAR ATURAR ISTO!!! e vou frequentar este blog as vezes que bem entender para denunciar estes fundamentalismos partidários! Percam a vergonha e sejam realistas. Construam o vosso (e o meu) concelho. Com realidades e valorizemos o que esta bem e critiquemos contrutivamente o que esta mal!! é assim que desenvolvemos. Contos da carochinha era só quando tinha 7 anos.

    ResponderEliminar
  10. a discussão parecia bem berta quando aqui chegaste, e não te vi, nem li, a escrever nada de ideias, nada de factos ou argumentos que fundamentem a tua opinião... quanto a criticares construtivamente o que está mal...bem, basta ler o teu texto...
    abraços
    markus

    ResponderEliminar
  11. Caro “anónimo”
    Apesar de não querer baixar o nível da discussão, nem entrar em diálogos directos, ainda por cima com alguém que se esconde atrás do anonimato, não posso deixar de lhe responder, obviamente ao ler o seu comentário, tive o cuidado de ler o que escrevi e penso que tem alguma razão (se escrevesse de novo colocava mais uma virgula). Mas já agora aconselho-o a mostrar aquilo que escreveu a alguém que o possa ajudar a si ao nível do Português escrito.

    ResponderEliminar
  12. Opiniões cada um tem a sua, e educação também. O amigo makiavelli está um pouco equivocado, recomendo que tenha calma com a linguagem e modere a forma como emite opiniões. Quem se esconde no anonimato não tem grande credibilidade para fazer acusações gratuitas e sem sentido e muito menos para por rótulos a quem quer que seja. Dê a cara e exponha as suas opiniões livremente.

    ResponderEliminar
  13. Makiavelli18/01/06, 00:59

    Sr Markus, Primeiro vc parece um pouco desagradado pelas minhas afirmações, sera mesmo porque são falsidades e calúnias? ou porque a verdade doi? Não estou a inventar nada de novo. Quem vive cá é que sabe a realidade. Se Mas se "queres" argumentos ja que me tratas por tu. Tenho ideias para discutir que como disse argumentos não me faltam. Ora bem: Saneamento Básico, Arruamentos, Lares etc. Pois eu sei que são temas muito "chatos" mas falemos deles ou?
    Sr. Carlos, Estou moderadíssimo a fazer as minhas afirmações e não ofendí nínguem, estou a falar o que sinto e que vejo. Não invento. Se abrem um Blog com o nome do meu Concelho é para TODOS os que gostam deste "catinho" participarem, sejam Anónimos ou sejam o que quer que seja. Boa Noite

    ResponderEliminar
  14. O único comentário que posso fazer aos comentários de Makiavelli é que você não está a ver bem o objectivo deste espaço ou então tem algum complexo de perseguição...Fundamentalismos partidários?? O que é isso? Eu no que me diz respeito não tenho nemhuns e neste espaço muito menos... Já do seu lado vejo uma atitude tão negativa que anda pelo menos pelas franjas do fundamentalismo, se não partidário pelo menos "anti-tudo". Faça lá um esforçozinho e seja objectivo nas suas criticas, faça-as de forma construtiva, vá ao conteúdo e não ao embrulho, faça sugestões positivas. Paricipe no blog. Isso de escrever "Saneamento Básico, Arruamentos, Lares etc" é muito vago, concretize ideias, aponte soluções.

    ResponderEliminar
  15. Bem, bem...mal!!Acho que o nosso concelho está como o resto do pais, mal!!
    Não penso que tudo seja "culpa" da gestão camarária, mas, meus amigos...o pior cego é o que não quer ver!! Também nem tudo são rosas!! Eu criticava a "antiga" gestão por não fazer o saneamento básico, mas...não podemos aplaudir uma gestão que só faz saneamento básico...porque isso é o Básico!!
    Eu criticava os "parquedistas" do "antigo regime" aquela meia duzia, enquanto que agora, no "novo regime" são mais de duzia e meia!!

    ResponderEliminar
  16. PS (de Post scriptum)
    Sendo assim, caro Carlos Viegas, acho que também não sei bem o que posso e não posso escrever!! Se é só para fazer o "elogio da leitura" ou afinal cada um pode e/ou deve dizer o que pensa, porque se assim não for não é verdadeiramente um espaço para discussão, mas sim um espaço de propaganda!?

    ResponderEliminar
  17. li2, pode escrever tudo aquilo que entender. O meu problema não é o conteúdo, é a forma. Podemos criticar sem ser agressivos nem desagradáveis e sempre que possível apontando soluções. Também ficarmo-nos pelas insinuações vagas, não me parece correcto. Objectividade nas criticas penso que é positivo. Penso também que todos os espaços de debate, de participação pública, de cidadania, de confronto de ideias, ... são simultâneamente de propaganda, e isso é sempre positivo. Ah...já agora, dei-te previlégios de "administrador(a)" do blog para poderes colaborar de forma mais efectiva.

    ResponderEliminar
  18. Makiavelli18/01/06, 16:50

    Eu gostava de compreender ou perceber a finalidade deste blog. Discussão? debate? Que debatemos nós só coisas cintilantes e brilhantes que por aqui escrevem? projectos, planos, nada de novo e poucas accões! Se alguem dá uma opinião menos positiva, caem logo uns cem. Vejo textos por aqui de GRANDE conteúdo partidário( So faltam as siglas) Criticar é proibido, o que foi? este aspaço foi criado para se apresentarem coisas bonitas para quando os outros lêrem irem logo todos correr a bater palmas? ai daquele que está contra!! Falam de flores mas,... e os pôdres Sr. Viegas? Quem ve as suas respostas parece que sou o mauzinho e venho pra qui falar mal de tudo, mas vc sabe que não é tanga nenhuma. Como disse não falei mal de ninguem, este deve ser um espaço livre sem ocorrermos às ofensas. Debater, discutir, novas ideias mesmo que sejam antigas. O saneamento sim! não esquecemos que ha muita gente a padecer com isto. Um nome de tema de discussão p. ex. "Saneamento Basico, para quando um final à vista?" Sr. Carlos com todo respeito, só vejo é um blog onde só se valoriza o trabalho de uns, parece que houve aqui um 25 de Abril em 2001. Com isso não pactuo. Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. Makiavelli parece que continua a não perceber, pode, como é obvio dar a sua opinião deve mesmo fazê-lo. Aqui fica o desafio. Inscreva-se no Blog, escreva sobre o que quiser e publique. Agora, atirar pedras e esconder-se ... deixo a classificação em aberto para não correr o risco de me considerar insultuoso. No que se refere ao 25 de Abril de 2001, não fui eu que falei ... foi você.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Isto está a descambar um bocadito!!!!
    Mas pelo que li todos acabam por concordar num ponto da discussão. O que todos desejam é o melhor para o concelho não importando quem está no poder, eu sinceramente estou-me bem a lixar para preferências partidárias e coisas do tipo, o que me interessa é ver as coisas a serem feitas e que o nosso concelho vá em frente e consiga combater e desertificação, o desemprego, os problemas de habitação, ver que se incita á formação de novos projectos, implantação de ideias que cheguem a dar fruto.
    Que tal se pensassemos nisso?!

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente, assim sendo, nem dois 25 de Abril chegaram para incutir nos nossos "governantes" a liberdade de expressão!, porque quando se trata de criticar quem está no poder, ninguem aceita, por mais que algumas criticas sejam com intenção construtiva o resultado é sempre o mesmo, os criticos são marginalizados, afastados, considerados inimigos...ou não é?? Como tal considero aceitável que as pessoas prefiram esconder-se sob pseudónimos quando se trata de criticar...mesmo que seja critica construtiva!!

    ResponderEliminar
  22. li2, eu cá por mim, como sempre disse aquilo que achava, contra tudo e contra todos, e de cara destapada ... Mas mesmo assim e mesmo no anonimato podemos ser cordatos, educados e objectivos. Ou não? Penso que não é necessário estar com sete pedras na mão. A critica só melhora o desempenho até dos melhores.

    ResponderEliminar
  23. é engraçado, mas já começa a fartar um bocado isto do agora digo eu, agora dizes tu...
    é caso pa dizer há aqui gente que fala fala e não diz nada... quanto a desagrados e outros que tais, nunca manifestei tal sentimento... julgo eu... apenas não gosto da crítica barata do "falta isto e aquilo e o outro", do "posso falar disto daquilo e do outro porque não me falta isto e mais não sei quê"...
    bah...
    abraços
    markus

    ResponderEliminar
  24. Makiavelli19/01/06, 13:39

    Sr Viegas vc confunde a critica co "sete pedras na mão", tudo o que se diz de negativo parece uma afronta à Câmara. Não é isso. Mas agrada-me o facto que as politicas desgovernadas tem os seus seguidores ferrenhos. Isso até me dá mais alento para não desistir e denunciar o que vejo mal. Quem gosta gosta, quem não gosta deixa à borda do prato.

    ResponderEliminar
  25. D. Sancho LL19/01/06, 16:00

    O meus amigos, já chega de lavar a roupa suja, pois todos nos já sabemos, que o mal é geral, começando no governo e acabando pela administração local. Mas se em vez de andar-mos aqui as turras uns com os outros, acho que todos os municipes deveriam juntar-se e trabalhar, para que ouve-se uma melhoria, tanto a nivel concelhio como nacional vamos lá fazer um esforço.
    Pois só assim em tempos antigos eu conquistei Mértola ao mouros.....

    ResponderEliminar
  26. Caro D. Sancho II ou LL!!??
    Assumo que você tem um "je ne sais quoi! com que eu embirro!! Então você goza com o amigo António Medeiros porque escreve "conselho" e depois escreve "ouve-se"!!??

    ResponderEliminar
  27. Muito boa tarde caros bloguistas. Pela primeira vez escrevo neste blog, mas devo confessar que começo a ficar cansado de ver muita "parra e pouca uva". Ou seja, parece-me que algumas opiniões me fazem lembrar algumas brincadeiras que eu, e outros como eu, fazíamos na nossa adolescência, como por exemplo bater à porta e fugir. Quero com isto dizer que podemos trocar ideias, mesmo que sob anonimato, deixando de mandar "bocas para o ar". No caso vertente, foi-nos solicitada a nossa opinião sobre um determinado tema de âmbito nacional, que, na minha opinião, é deveras importante. Os cidadãos portugueses e os representantes do Estado estão sempre prontos para ajudar as outras nações. Tudo bem, concordo que temos de ser uns para os outros. No entanto, é triste observar que as pessoas que viram as suas vidas afectadas pela destruição provocada pelos incêndios ou pela seca, ainda não receberam as respectivas indemnizações. Mais grave do que isto, é saber que os incendiários confessos que lhes deram cabo das vidas foram considerados inocentes no tribunal de Mértola (caso do incêndio de Almodôvar-Silves) ou que os desalojados das cheias de 1997, sobretudo os do concelho de Ourique, estiveram vários anos sem ser ressarcidos das suas perdas. Nós estamos sempre prontos a ajudar os outros nas catástrofes que os afectam, mas viramos a cara aos nossos conterrâneos. Querem um exemplo? Em terras como Almodôvar, Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Odemira, sempre que existem incêndios de grandes dimensões, as populações vão apoiar os bombeiros, oferecendo-lhes comida, pomada para queimaduras, e bebidas, sobretudo leite. Aqui em Mértola ninguém é capaz de levar um pacote de leite aos Bombeiros. Não será este um triste exemplo. Será que só nos lembramos dos bombeiros quando, infelizmente, precisamos deles. Já alguém se lembrou de fazer uma campanha de reflorestação do país ou uma equipa de voluntariado para apoio a catástrofes em solo nacional? Não, mas quando foi para apoiar as pessoas afectadas pelo tsunami (maremoto em português) viu-se uma "onda" geral de apoio. Até a Federação Portuguesa de Futebol resolveu construir uma casa, totalmente mobilada, para o menino Martunis, só porque ele, quando foi encontrado, trazia vestida uma blusa da selecção portuguesa. Independentemente se foi obra do acaso, ou não, o miúdo ter aquela t-shirt vestida, não consta que aquela mesma federação tenha dado um tostão que fosse para as pessoas que ficaram sem casa no decorrer dos incêndios dos últimos anos. É que, quando fui ao norte combater os incêndios, vi muitas pessoas com a blusa da selecção nacional e todas elas tinham apoiado calorosamente a selecção no Euro-2004. Era isto que eu gostaria de ver discutido sobre este tema.

    Saudações cordiais

    ResponderEliminar
  28. O último anónimo é o Fénix, só que não consigo entrar com a minha senha Carlo. Um abraço

    ResponderEliminar
  29. D. sancho II19/01/06, 17:25

    Pois é li2 isto foi só para ser solidário na gramática com o Sr. António... Estou a brincar espero que não me levem a mal

    ResponderEliminar
  30. Olá pessoal. Muito sinceramento estou a gostar do tom da conversa. Assim começa a valer a pena. Gostava mesmo é que mais gente contribuisse com alguns temas de fundo. Aqui fica o desafio.

    ResponderEliminar
  31. Makiavelli20/01/06, 14:37

    É agradavel saber que muita gente se preocupa com problemas que existem a nível de Concelho e País. Tenho que dar os parabens aos fundadores de este blog, onde dá a oportunidade a aqueles que se querem exprimir a favor ou contra de ideias e/ou opiniões. um abraço a todos os colaboradores.

    ResponderEliminar
  32. Isto mais parece uma sala de chat...

    ResponderEliminar
  33. Meu caro(a) anonymous... isto é de facto, não uma sala, mas um local de chat! Porque : in dicionário Inglês-Português, Livraria Bertrand - Chat: palestra, conversa, cavaqueira.
    E o que me parece é que o objectivo deste blog é debater opiniões, e as opiniões debatem-se conversando ou melhor "CHATeando"

    ResponderEliminar
  34. Bom dia a todos os participantes. Sendo a 1ª vez q participo estive a ler alguns comentários e acho bem q exista liberdade de expressão e espaço para a crítica, se bem q considero tb q devia ser construtiva e não destrutiva, pq este conselho é nosso e tudo aquilo q cá se fizer ( de bom ou de mau )nós é q temos q lidar com isso!Muito critiquei a anterior gestão ( não partidária mas politica ), fiz propostas e sugestões, o q continuo a fazer agora. Simplesmente no passado não via muito trabalho feito e agora a diferença é enorme pelo concelho todo, e não apenas em obras grandes ( S.B., Cine Teatro, Cemitério, Furos, Campo Futebol, etc. ) mas tb em acções mais pequenas mas tb importantes ( Rep.Estradas e Caminhos, Limpezas Urbanas, Melhoramentos Urbanisticos, Apoios a Clubes e Associações, Bombeiros, etc. ).Em relação ao assunto a debate a palavra de ordem é - CONTENÇÃO. A todos os níveis, e tb a nível concelhio. Mas penso q todos podemos ajudar. Eu ajudo!

    ResponderEliminar
  35. CONTENÇÃO para quem ? Para o País, para a Câmara de Mértola, para a população, para os funcionários ou para os eleitos ?

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.