
Temos novo PR.
Cavaco Silva venceu à primeira tal como todas as sondagens previam.
Os resultados no Concelho aqui ficam para reflexão:
Garcia Pereira 19
Cavaco Silva 998
Francisco Louça 152
Manuel Alegre 1068
Jerónimo de Sousa 1580
Mário Soares 570
Brancos 35
Nulos 43
Abstenção 3405
Tenho de concordar em parte, com o que a srª Sílvia diz, que de facto a maioria dos portugueses não se interessam pela politica do nosso pais, deixando assim os cargos governativos, a mercê de políticos que não fazem nada pelo seu povo, e que só se lembram deles de 4 em 4 anos.
ResponderEliminarQuanto ao voto ser obrigatório, eu ai não concordo, pois nós vivemos em democracia e não numa ditadura, em que a população é obrigada a quase tudo. Foi por isso que em Portugal se deu o 25 de Abril
Agora digo eu, que não votei e nem me arrependo, pois este país está uma grande bandalheira, está a tornar-se na República das Galinhas.Votar ou não votar, pra quê.Isto cada vez está pior, está bom sim é pra eles, que andam passeando e comendo ás nossas custas e os ordenadinhos ficam numa conta a prazo, talvés para quando a crise começar a apertar para o lado deles, mas aí nós já estamos aquecendo a cova.Não sensurem aqueles que não votam, cada um é livre de fazer aquilo que quer, e esta é a forma do povo se exprimir.Pois Portugal, não é um povo unido, é sim um povo acomudado, eles aumentam e a gente acomoda-se.Se fossemos unidos, aí sim, valia a pena lutar por aquilo, que nem sei se ainda nos pertence a nós, ou ás colónias que cá vão aparecendo.
ResponderEliminarUm país que sobreviveu a Santana Lopes como Primeiro ministro, saberá sobreviver a Cavaco Silva como Presidente...
ResponderEliminarPoix é todas as previsões se verificaram Cavaco ganhou...
ResponderEliminarE agora o que acontecerá!!!
Como estará este país daqui a um ano? Dois? Três? Quatro?
Melhor? Pior?
Quem ganhou mesmo com isto tudo?
A abstenção e a vitória do Cavaco não surpreende ninguém, cumpre-se mais um ciclo e um ciclo, vários ciclos. Ora vai a direita ou vai a esquerda para o governo e não saímos disto. Para mim seja que for que estiver à frente do leme vira sempre para o mesmo rumo, e quem pagam são sempre os desgraçados do costume. Desde o 25 de Abril que só governaram políticas de "direita", vêem com promessas e mais promessas e não passa disto. Não é admiração nenhuma o voto de abstenção, voto contra o sistema de ciclos. Continuando, seremos sempre os mais pobres da europa e teremos sempra a fama de coitadinhos que sempre tivemos. Foi para isto que se deu o 25 de Abril??
ResponderEliminarJá pensaram que a abstenção é elevada porque muitos dos naturais do concelho se encontram deslocados por razões profissionáis? De resto, demonstra a nossa fé na política. É bom saber que não gostam de utilizar o direito ao voto. Um direito que tanto se lutou para que cada eleitor possa exercer o seu dever de cidadão responsável e consciente. Se não o tivessem, de certeza que a opinião seria diferente. Enfim..
ResponderEliminarLi2, comentário obsolutamente acertado ou quase, pois que eu saiba o candidato Manuel Alegre é também dirigente partidário, assim estás também a inclui-lo nas chafurdices!!!
ResponderEliminarSrª li2:
ResponderEliminarEu não diria que Jerónimo de Sousa é excluido pelo simples facto de ser o candidato do PC, mas sim porque o cargo de Presidente da Républica não é bem o mesmo que ser presidente da Junta de Freguesia. Quanto à candidatura de Cavaco, era apoiada pelo partido, mas não da inicitiva deste.
Cara Li2 como alguém dizia num outro comentário primeiro estranha-se depois entranha-se. O candidato à revelia do partido e das ditas “chafurdices” além de dirigente do dito partido, é deputado pelo dito partido, foi candidato à sua (dele partido) liderança e perdeu, e penso que é inclusivamente fundador do dito partido.
ResponderEliminarDescobriu quando foi preterido como candidato que havia “chafurdices”?
Teria descoberto essas “chafurdices” todas se tivesse sido o candidato oficial do dito partido?
Ok !! Mas tudo aquilo que acabei de dizer não põe em causa a veracidade de que o homem teve coragem e de que as ditas máquinas partidárias estão decadentes e precisam de um abanão. Este pode ter sido o dito (abanão) ou um deles.
Já agora as tais míseras 0,6 décimas correspondem a cerca de 30000 eleitores, qualquer coisa como 4 concelhos de Mértola que faltaram votar nele.
Não quero entrar em polémicas. Só quero deixar o meu testemunho.
ResponderEliminarPois eu acho que o Senhor professor Anibal Cavaco e Silva ganhou muito bem. É a pessoa mais indicada para ocupar aquele lugar. Para bem de todos nós e do povo português. Em vez de o julgarmos agora porque não deixar o senhor exercer o seu cargo e julgá-lo pelo que fizer e não por aquilo que se acha que ele irá fazer?
Embora longe, deixo a pergunta aos meus concidadãos.
Beijinhos da linha do Estoril.
Li2 é só para dizer que eu apenas não oncordo contigo o que me parece não ser crime. Limitei-me apenas a dizer algumas verdades incontestáveis. E quem tem razão é a Santinha afinal quem teve mais de 50% dos votos do portugueses foi Cavaco Silva, depois disso quem fica em segundo não é vice-presidente da República.
ResponderEliminarObrigado por me dar razão sr Carlos o que demonstra que é um verdadeiro cavalheiro. Deixe-me acrescentar que se por um lado considero uma autêntica perversão o aproveitamento que os partidos fizeram destas eleição ao criarem demasiada proximidade com os candidatos, considero por outro, imoral que os que agora criticam os partidos e a partidocracia instalada, se esqueçam que de algum modo vários já foram bafejados por decisões que os aparelhos consentiram. Eu estou muito à vontade para o dizer porque tenho aí em Mértola um caso de um meu familiar bafejado pela sorte que não pela sua competência.
ResponderEliminarMuito boa noite a todos.
Eu acho que se generalizou de facto esta discussão sobre o Presidente da Republica, cargo de facto sonante, mas com responsabilidades extremamente limitadas, o Presidente mais parece um santo que está na igreja e que todos adoram mas poucos milagres faz. Os claros vencedores do dia 22 je Janeiro foram os midia, restaurantes e vendedores de bandeiras. Quem pagou foi o povo as quantidades exorbitantes gastas nas campanhas. daqui a uns dias ninguem fala deste tema, e nossa senhora (mais uma vez) que nos acude.
ResponderEliminarVê-se que o resultado das últimas presidenciais se presta às mais diversas leituras.
ResponderEliminarCertamente todas elas legítimas porque relativas. Mas a frieza dos números não consente determinadas conclusões. Como aquelas tiradas recentemente pelos lideres partidários que, do alto do seu orgulho, terão sido mais uma vez os grandes vencedores:
Caso de Marques Mendes e Jerónimo de Sousa. Viu-se que Sócrates assumiu a derrota, nem outra coisa se esperaria pela divisão criada no seio do seu partido.
Eis números oficiais para comparar e tirar (se calhar) outras conclusões:
Presidênciais 1991
Mário Soares 3.460.365 votos 70,40%
Carvalhas 635.867 votos 12,94%
Presidenciais 2005
Cavaco Silva 2745887 votos 50,59%
Jerónimo S. 466.423 votos 8,59%
Soares é eleito na primeira vez contra Freitas do Amaral com uma votação 20% superior à de Cavaco Silva agora.
Jerónimo de Sousa com todo o seu esforço, perfil, carisma, sorrisos e elogios diários da imprensa, teve em relação a Carlos Carvalhas, o patinho feio que o último Congresso do PCP substituiu, menos 4% e quase menos 200.000 votos. Ainda por cima acusa os concorrentes e máquinas partidárias de falta de empenho. É obra !!
Marques Mendes do alto da sua pequenez proclama ser um vencedor junto a Ribeiro e Castro que marca terreno falando do peso dos votos do CDS na eleição de cavaco.
Jerónimo de Sousa conclui sem qualquer fundamento que teve uma grande vitória, quase duplicando os votos o que é uma conclusão que só o Partido Comunista pode tirar.
Parece que ainda estão em campanha eleitoral
É assim a politica à portuguesa
stape
ResponderEliminara que propósito desenterrar os resultados de 1991? Já lá vai tanto tempo
@question mark?
ResponderEliminarporque há sempre uma tendência para comparar o que não é comparável. Passa-se a nível nacional regional e até local.
Só três exemplos
Os 13% recolhidos por M Soares se por um lado revelam a aposta errada do Partido Socialista não julgam o governo, por muitas e penalizadoras medidas que tenha tomado ou venha a tomar. Pode é ser um sinal.
É também oportunista afirmar que o Partido Comunista ganhou em Mértola. Se Jerónimo de Sousa teve 1580 votos e o PC nas últimas Autárquicas 2600, pergunta-se: para onde foram os mil votos que faltam?
Em dois meses perde-se 1000 votos e isso constitui uma estrondosa vitória?
E dizer que o Partido Socialista ganhou localmente as últimas Autárquicas? Nada de mais falso. Os votos conjugados das várias tendêncioas e vontades, não foram a favor do Partido Socialista mas sim expressos contra a CDU.
É claro que o Prof. Cavaco Silva ganhou á 1º volta! Pois se até o excelentissimo 1º ministro e secretário Geral do Ps, apelou para que os militantes do Ps votassem Cavaco.... Só para não ter que apoiar o candidato Manuel Alegre! O fax anda ai... pela net!
ResponderEliminar@a verdade vem sempre ao de cima sabes aquela celebre frase "chapéus há muitos...."? Pois faxes também há muitos!! E cada um dá credibilidade aquilo que quer
ResponderEliminarHá informação e contra informação. Quem fez o fax e o pôs a circular tinha interesses a defender e foi à luta. Ganhou
ResponderEliminarCitá-lo serve o sistema de interesses que o gerou. Sentir incómdo é consentir na sua veracidade.
Q. E. D.
@Li2, incomodada? Já agora porquê?
ResponderEliminar@question mark, Não me enche nem me vaza, não deixa é de ser um documento sem qualquer credibilidade
@olho vivo
ResponderEliminar"não me enche nem me vaza"? Não percebo o seu comentário.
Primeiro porque também não dou credibilidade ao documento
Segundo não vejo que você o tenha citado.
A não ser que:
olho vivo = a verdade vem sempre ao de cima????????
Quem ganhou foi o Cavaco Silva, mais ninguém.. por muito que custe!
ResponderEliminar