
Lugar de informação, debate e opinião livre e responsavel em especial sobre Mértola e seu Concelho.
Vamos falar de
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Buraco na lei impede juntas minoritárias de funcionar
A revisão da Lei das Autarquias não previu a existência de executivos minoritários nas juntas de freguesia que possam bloquear as decisões dos partidos mais votados. Em Fráguas, uma pequena freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva, a presidente eleita apresentou à assembleia uma proposta para a constituição do executivo que foi chumbada pelos outros dois partidos eleitos para a junta. Na freguesia de Mértola a falta de entendimento para a escolha dos dois vogais da junta levou à renúncia dos eleitos do PS. Em ambos os casos a solução é provocar eleições antecipadas.
Em Fráguas as últimas autárquicas ditaram a vitória do PSD que elegeu 3 membros à assembleia de freguesia. Tantos quanto o PS. Já o CDS elegeu apenas 1. No acto de tomada de posse apenas Sandra Francisco foi empossada. Os restantes membros não foram empossados "devido à oposição (PS / CDS-PP) que votou contra todas as listas apresentadas", disse ao DN Sandra Francisco, presidente eleita. Para os socialistas "a lei é clara e na falta de entendimento, 70 dias após as autárquicas terá que ser nomeada uma comissão administrativa e de seguida eleições", afirmou Paulo Marques, mandatário da lista socialista.
Em Mértola a lista do PS conseguiu mais votos e elegeu quatro elementos à Assembleia de Freguesia, tantos quanto a CDU. Já o Movimento Independente de Mértola elegeu um único elemento. No dia da tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia a cabeça de lista do PS e eleita presidente da Junta, Maria Fernanda Romba, "propôs dois vogais da sua lista para formar o executivo da Junta", contou à Lusa, presidente da concelhia socialista de Mértola. Mário Martins adiantou que "a proposta foi rejeitada e os eleitos pelo PS renunciaram aos mandatos", concluiu.
Como a lei não consagra solução para a situação concreta e a persistir a falta de entendimento (ver caixa) terá que ser nomeada uma comissão administrativa e de seguida eleições intercalares.
Em ambos os casos terá que ser o Governo Civil a propor a criação de uma comissão administrativa que só poderá estar em funções por 6 meses, data limite para a realização de eleições intercalares. A lei que rege as autarquias é a 169/99 posteriormente alterada pela Lei 5-A/2002 que estabelece que "o presidente é escolhido entre o primeiro nome da lista mais votada". Já os vogais "são eleitos pela assembleia de freguesia mediante proposta do presidente da junta".
O líder distrital do PSD de Viseu, que já tutelou as autarquias locais, lembrou que "a manter-se o impasse, no limite, teremos eleições intercalares já que a lei não acautelou a existência de executivos maioritários". José Cesário adiantou que "nunca houve consenso para legislar nesta matéria pelo que este será um problema comum a muitas autarquias e que pode dar origem a eleições intercalares sempre que não haja entendimentos.
Palavras para quê?
Publico, na íntegra, uma nota de imprensa que, pelas propriedades, se percebe ter origem na concelhia de Beja do PCP (os destaques são meus):
“O Presidente da Câmara Municipal de Beja, Dr. Francisco da Cruz dos Santos, informa os munícipes que não estará presente na tomada de posse do novo Executivo, em protesto pela forma pouco transparente como decorreram as eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009, no nosso Concelho.
Na verdade, o surgimento de um “Sindicato de Voto” organizado em torno de dirigentes locais do PSD que conduziram uma campanha para que os seus militantes e simpatizantes votassem não no seu candidato, como seria lógico, mas sim no candidato do PS, condicionou o resultado eleitoral.
Tal prática, frequente em Países da América Latina e no sul de Itália, conhecida no Brasil como “Cambão Eleitoral”, pressupõe a evidência de um acordo não declarado, visando a obtenção de benefícios pessoais ou de grupo, representando sempre, uma violação das mais elementares regras democráticas, consubstanciando uma verdadeira fraude eleitoral.”
Muito haveria a dizer. Julgo que seria perder tempo.
Deixo, porém, esta imagem, em jeito de comentário:
Ler noticia do Correio Alentejo
Por João Espinho
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Coisas estranhas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
XVIII Governo Constitucional já tomou posse

sábado, 24 de outubro de 2009
Resposta ao comentário da MJHenrique
AS REFERENCIAS A "BOLD" SÃO AS MINHAS OBSERVAÇÕES.
8- Os quais, segundo julgo saber, lhe transmitiram que só haveria consenso se todas as forças tivessem representação no executivo;
11- Consequentemente a Srª presidente, tal como manda a lei passou para a votação uninominal.
.
Se a junta vai ficar parada ao PCP MIMs se deve e a mais ninguém porque não fizeram o mínimo esforço para negociar. Negociar é ceder, e ceder das duas partes, a Fernanda fez dois exercícios de cedência, do outro lado absolutamente nada, prepotência e obstinação numa solução de poder pelo poder.
SEM QUALQUER DÚVIDA CARA MARIA JOSÉ, QUEM FEZ BIRRA FORAM OS TEUS CORRELEGIONÁRIOS!
Quando a falta de vergonha e a cobardia ultrapassam os limites do razoável.

Que se discorde e assuma essa postura publicamente, é saudável e faz parte do exercício da democracia. Que se faça isso mesmo de forma anónima mas educada ainda se admite embora isso já demonstre uma atitude de cobardia pouco saudável. Que se insulte anonimamente é absolutamente inconcebível.
Não posso deixar de me revoltar publicamente contra todos aqueles que em nome da democracia publicam num Blog de nome “Mértola à Deriva” textos e comentários atentatórios á dignidade de uma pessoa que é um exemplo para Mértola. Apelamos aqui a todos os mertolenses que publicamente se manifestem contra este atentado á dignidade da Maria Fernanda Romba Adanjo da Silva Martins.
Não estou para ser utilizada para satisfazer a sede de poder omnipotente que esta senhora alimenta. (…)
Comunicado do Partido Socialista
PCP E MIM, COLIGADOS, PARALISAM JUNTA DE MÉRTOLA
Teve lugar, ontem, dia 22, o acto de posse dos eleitos da Assembleia de Freguesia de Mértola, em resultado das eleições realizadas no passado dia 11 de Outubro, nas quais o povo disse, claramente, que de entre as três forças concorrentes, confiava a gestão da freguesia aos eleitos na lista do PS que tinha como cabeça de lista Maria Fernanda Romba.
Respeitando o voto popular, a Presidente da Junta eleita propôs os 2 vogais da sua lista para formar o executivo da Junta, tendo as outras duas forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, votado contra, coligadas.
Revelando, como sempre, um elevado sentido de responsabilidade e respeito pelas populações e alertando todos para a necessidade de gerar consensos que levassem à formação do executivo, a Presidente da Junta apresentou uma segunda proposta, na qual abdicava de um elemento da sua lista, propondo, em alternativa, um eleito da CDU.
Recusada que foi também esta proposta por votos contra das outras forças políticas, apresentou nova proposta, desta vez, integrando um elemento do MIM.
Mais uma vez as duas forças, coligadas, votaram contra todas estas propostas, tendo apenas como propósito criar condições de ingovernabilidade.
Assim sendo, não restou outra solução à Presidente de Junta eleita senão a de, juntamente com toda a sua equipa, renunciar ao mandato e dar de novo a palavra ao povo para se pronunciar, em eleições a realizar dentro de 6 meses.
Lamenta-se profundamente a postura dos eleitos da CDU e do MIM que colocaram questões pessoais e politicas acima dos interesses da população, levando a que a Junta Freguesia fique paralisada, inviabilizando projectos e protocolos com outras entidades que beneficiariam todas as populações da freguesia.
O PS solidariza-se com toda a equipa da sua lista da Assembleia de Freguesia que demonstrou um elevado sentido de responsabilidade, ao serviço das causas públicas, e congratula-se com a postura democrática da Presidente da Junta, Maria Fernanda Romba.
Estamos certos que a população saberá tirar conclusões e penalizar todos aqueles que fazem da política um circo e palco de ajustes de contas.
Como sempre o PS e todos aqueles que apoiam a nossa equipa prosseguirão o seu caminho, com serenidade e ética, ao serviço das populações.
23/10/2009
Comissão Política do PSin http://jorgerosacandidatura.blogspot.com/
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
A Junta de Mértola e a irresponsabilidade da “coligação” ou saber ou não lidar com a democracia.

O Povo expressou a sua vontade, escolheu maioritariamente o PS para gerir os destinos da Junta de Mértola, mas irresponsavelmente uma coligação entre a CDU/PCP e os MIM impediram que tal vontade se concretizasse. Interesses partidários e interesses particulares sobrepõem-se ao interesse público e à vontade das populações.
Esperam-nos longos meses até à concretização de um novo acto eleitoral provocado irresponsavelmente por um grupo de meninos a fazer birra com a bola escondida atrás das costas.
O povo de Mértola saberá certamente dar a resposta adequada aos que não sabem efectivamente lidar com a democracia, a quem não sabe distinguir entre vitória e derrota. Normalmente os meninos com “síndrome” de dono da bola acabam a jogar sozinhos e os outros em equipa fazem o seu jogo nem que seja com uma bola de trapos.
ABRAÇO - Campanha de Recolha de Cabos Eléctricos - a favor da Casa Ser Criança
Envie-nos os cabos eléctricos que não utiliza.
Passe esta mensagem aos amigos e empresas
A Abraço está a reconstruir a Casa Ser Criança, e todos podem ajudar, através do envio de cabos eléctricos que já não são utilizados e que podem ser reciclados.
Que tipo de Cabos?
Todos; telefone, computador, etc;
Indo a uma estação dos CTT, pede uma embalagem solidária, coloca os cabos e selecciona a Abraço de entre as várias Instituições, e os CTT fazem-nos chegar a caixa gratuitamente;
Indo a um Centro Comercial Dolce Vita, e colocando os Cabos nas Casas Depósito;
A Abraço agradece!!!
Mais informações:www.abraco.pt/casasercrianca
Tel:217997500
Ligue-se a esta causa!!!!
Cuba: Tribunal Constitucional não encontrou razões para impugnar eleições autárquicas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Apelo Urgente
A SARA MARIA ARSÉNIO FRANCO, de 7 anos, residente em Ferreira doAlentejo, precisa urgentemente de encontrar um dador de medula com asseguintes características:G.S. - A POSITIVO
2ª FASEHOSPITAL D. ESTEFÂNIA
Contactos: 966 083 327 968 589 896
Vamos tentar ajudar esta criança a encontrar um dador compatível.Basta reenviar este mail e fazer com que ele chegue ao maior número depessoas possível.
Talvez possamos salvar a vida à pequena Sara!...
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Mais uma Pérola "O Grande Satã"

Para o AL-Martuli

Este não foi, não é e não será o seu púlpito político. Para tal objectivo use o seu próprio Blog, o Blog do seu Movimento ou outro qualquer púlpito onde lhe permitam fazer a sua propaganda.
Como terá verificado a sua inscrição no blog foi cancelada. Lamento mas não me deixou alternativa. Não vale a pena espernear, pedir explicações, falar em censura, lápis azul ou outra treta qualquer. Este é um capítulo encerrado.
Escola de Mértola em destaque

segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Pérolas
Gostava de chamar a vossa atenção para o fino recorte literário e gastronómico do primeiro comentário...
Também em relação ao último chamo a vossa particular atenção. Ficamos na dúvida se terão escolhido votar Jorge Rosa!!
“(…) e no dia 12, meus amigos vai haver um prato especial em todos os restaurantes do nosso concelho:
-tromba “
“está quase na hora da decisão final, ui amanhã vai haver muitos olhos inchados.”
“eles andom com um medo,que fazem de tudo para convencer as pessoas, tomem vergonha que e um nojo amanha é que são elas“
“Amanhã é o dia da ruptura!!!”
“(…) Aflitos...aflitos andam os nossos amigos da rosa ao peito, que até a sua Rosa, que é de outra cor, se desfolhou toda quando se viu por aí distribuida sem ter dado permissão. É que até a mais linda Rosa, apesar de nossa tem espinhos.”
“Queria também dizer aos leitores, que se o PS ganhar a Câmara eu não meto baixa, é uma promessa!”
“(…)Mértola está no fio da navalha, e está nas mãos fazer as respectivas escolhas. O Mértola à Deriva já escolheu. Escolheu as melhores propostas, quem apresentou programa e quem tem a melhor equipa.”
domingo, 11 de outubro de 2009
PS ganha 7 Câmaras no Distrito de Beja
O Baixo Alentejo mudou!
O Partido Comunista perdeu a Maioria de Câmaras, esperemos pelos efeitos na Associação de Municípios.
Parabéns Alentejo.
Parabéns BEJA parabéns Jorge Pulido Valente
Participação no Acto eleitoral entre a 14:00e as 16:24 horas ACTUALIZAÇÃO PERMANENTE
sábado, 10 de outubro de 2009
Obama Nobel da Paz.
09.10.2009 - 16h48 PÚBLICO
Clique aqui para aceder à noticia completa do Público.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Design eleitoral

Vou referir-me apenas às candidaturas á Câmara Municipal, uma vez que são as mais importantes e são elas que definirão os projectos fundamentais do Concelho.
Frase Principal - Dar tudo por Mértola
Frase da Treta - Pretendemos entrar num projecto de ruptura com a tradicional e viciante forma de fazer politica.
Frase principal - A nossa paixão por ti será ilimitada
Frase da treta - Os nossos apresentadores, cheios de estilo!
CDU
Frase principal - Juntos somos mais.
Frase da treta - Aceito o compromisso
PS
Frase principal - A mesma dinâmica, uma nova atitude!
Frase da treta
Procurem vocês uma e coloquem nos comentários.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
COMUNICADO - CDU
COMUNICADO
À População do Concelho de Mértola
Não Vale tudo nesta disputa eleitoral!
Os dirigentes da Concelhia do Partido Socialista de Mértola não olham a meios para atingirem os fins e, em total desespero, começam a tomar consciência de que podem perder as eleições do próximo dia 11 de Outubro: não cumpriram o seu programa eleitoral, cada vez há menos empregos no concelho, a desertificação avança a passos galopantes, não têm propostas ou ideias credíveis (nem sequer apresentaram ainda um programa), por isso agarram-se a tudo o que podem, lançam a suspeita, manipulam pessoas e deturpam os factos, mentem aos eleitores e não têm vergonha ao pôr em causa o bom nome e a honestidade das pessoas.
Para além de outras mentiras, lançaram recentemente um comunicado a pôr em causa a honestidade dos actuais Presidente e Secretário da Junta de Freguesia de Santana de Cambas e candidatos à Câmara Municipal, os eleitos José Rodrigues e Luís Pernas. Convém, por isso, esclarecer e/ou repor a verdade sobre os seguintes pontos:
1. Não informam que o depósito que o Senhor Presidente José Rodrigues fez, usando o seu dinheiro, foi para resolver uma situação urgente de pagamento aos trabalhadores, uma vez que, por atraso na transferência de dinheiro, a Junta estava, nesse momento, com dificuldades financeiras. Estamos, por isso, perante uma situação em que o Presidente da Junta, para fazer face a problemas financeiros da mesma, disponibilizou o seu dinheiro pessoal para não prejudicar os trabalhadores. Que julgue quem quiser!
Mértola, 4 de Outubro de 2009
A Coordenadora da CDU
sábado, 3 de outubro de 2009
PS Mértola denuncia alegadas “irregularidades” em Santana de Cambas

30.09.2009
O Tesoureiro da Junta de Freguesia de Santana de Cambas, Mértola, denuncia e prova com documentação, que o actual Presidente da Junta de Freguesia, senhor José Rodrigues Simão e candidato a vereador da Câmara Municipal, praticou actos menos próprios, censuráveis e ilegais como Presidente da Junta de Freguesia, que são enunciados no documento que se junta.
Apesar de já ter sido pedida a intervenção do Ministério Público e face à gravidade destes acontecimentos, o Partido Comunista tem de explicar porque, já tendo conhecimento destes factos há mais de um mês, através da Assembleia de Freguesia de Santana, da Câmara e da Assembleia Municipal, continua num silêncio cúmplice e confrangedor.
Qualquer dos factos apontados – conta da Junta de Freguesia com saldos negativos, transferência inexplicável de 2.100,00 € (dois mil e cem euros), entre a conta do Sr. José Rodrigues Simão e a conta da mesma Junta, bem como a retirada de todos os poderes ao Tesoureiro da Junta senhor Manuel Soares, contando aqui com a conivência do Secretário da dita Junta de Freguesia, também candidato da CDU à Câmara Municipal de Mértola – consta da denúncia pública apresentada ao Ministério Público.
O PS solidariza-se com o senhor Tesoureiro da Junta de Freguesia - Manuel Mourão Soares e condena estes e outros comportamentos do actual Presidente da Junta de Freguesia de Santana Cambas.
Junta: Um documento.
A Concelhia do PS
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Afinal quem ganhou as eleições?
Esta questão aparentemente simples e de resposta directa, parece não ter resposta tão simples assim. Parece que todos ganharam menos o PS. Até a força politica que a nível nacional ficou em último em numero de deputados venceu.
Vamos lá entender isto…