Vamos falar de


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Bola Magazine 37


Futebol em Mértola


Concerto de Natal

Canoagem Esforço e Dedicação


Canoagem Tecnica em Mertola


O Mundo acaba dia 21 de Dezembro?

Vídeo: Tenha calma, o mundo não acaba dia 21 de dezembro, tranquiliza a NASA
 
Tecnologia & Ciência
Autor: Redação Sexta-feira,
14 Dezembro 2012 15:39
 
Agência Espacial Norte-americana publica um vídeo onde explica o porquê de tudo não passar de uma enorme mentira. Responsáveis contrariam a versão do calendário Maia.
 
Se por esta hora está a fazer tudo o que não fez durante os anos da sua vida, pois tem medo que não haja amanhã depois de dia 21 de dezembro, acalme-se e relaxe, estaremos cá todos no dia 22, e por aí adiante.
 
A história à volta do suposto fim do mundo, dia 21 de dezembro, teve origem no calendário Maia, que referia que a Terra iria ser ‘apagada’ do mapa nessa data. Contudo, e segundos os responsáveis da Agência Espacial Norte-americana (NASA), tudo não passou de uma má interpretação desse mesmo calendário.
 
John Carlson, responsável pelo Centro de Arqueoastronomia, explica: “O calendário Maia foi mal interpretado. O que acontece nesse dia é que ele começa do zero, mas não refere em lado nenhum que o mundo acaba dia 21”, afirma.
 
Se mesmo com todas estas explicações, continua cético a pensar se vai ou não haver Natal este ano, veja o vídeo no final deste artigo, talvez tire de vez as dúvidas.
 
As imagens foram produzidas pela própria NASA, que datou o vídeo com o dia 22 de dezembro 2012, precisamente a seguir à data do suposto fim do mundo. ‘Porque é que o mundo não acabou ontem’, é o nome.


in
PTJornal

MIXORDIA DE TEMATICAS - Profissão : Gnomo


sábado, 15 de dezembro de 2012

MARIA, MÃE DE MEILO

A ara não estava no sítio de origem. Devia, aliás, estar muito longe do sítio de origem. Foi reutilizada na esquina de uma rua do período almóada. A qual só foi identificada, quase por acaso, no castelo de Moura, durante os trabalhos de acompanhamento dirigidos pelo José Gonçalo. E mais tarde também pela Vanessa Gaspar e pelo autor do blogue. Um ano depois foi retirada do local (a ara, bem entendido, não a rua), tendo recolhido às instalações do Museu Municipal.
Prepara-se neste momento a publicação. O estudo e a leitura da peça estão a ser dirigidos por José d'Encarnação (who else?). O que se pode avançar? Que a peça é da segunda metade do séc. I e que foi dedicada por um liberto, Meilo, à memória de sua mãe, Maria. Gente da nossa cidade. De há quase 2000 anos.
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Formação Profissional - Curso de Mesa/Bar

O Curso terá lugar nas Instalações do Clube Náutico de Mértola.
Clique na imagem para aumentar.

Fotografia


foto: matt fry / no Facebook
model: Nettie Harris
Publicada por
João Espinho

Hoje fazemos 7 anos


Não sei se é muito se é pouco tempo na vida de um Blog, mas 7 anos são 7 anos.
Com altos e baixos, com algumas interrupções e alguns ataques mas com persistência e vontade de colaborar na tarefa de informar o Concelho de Mértola e sobre ele.
Pode não ser grande coisa mas é certamente um dos “órgãos de comunicação” com maior longevidade na história do Concelho de Mértola.
Parabéns a todos os que tem ajudado a manter vivo este espaço. Já agora continuamos abertos á sua colaboração, solicite para carlos.viegas@portugalmail.com ou fale diretamente com o Carlos Viegas.
Aqui ficam alguns números:
Mais de 1400 Posts
200 posts em média por ano
17 posts em média por mês
352 300 visitas
50328 visitas em  média por ano
4194 visitas em média por mês
138 visitas em média por dia

Apontamentos sr. Américo - Mixordia de Tematicas [25-07-2012]


Portugueses só têm um poder de compra superior, dentro da União Europeia, a eslovacos e estónios

Autor: João Miguel Ribeiro
Quinta-feira, 13 Dezembro 2012 17:38
Portugal tem o terceiro mais baixo poder de compra de entre os 27 países da União Europeia, de acordo com os dados hoje revelados pelo INE. Só Eslováquia e Estónia é que a paridade de poder de compra, relativamente à média comunitária, supera a portuguesa.
 
O facto de Portugal ter um dos mais baixos poderes de compra dentro da União Europeia não é uma surpresa, mas os dados hoje avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vieram demonstrar que, entre os 27, só há dois países com um índice inferior ao nosso: Eslováquia e Estónia.
Em 2010, o poder de compra em Portugal correspondia a 80,3 por cento da média europeia. O empobrecimento durante 2011 é visível na descida do indicador para os 77,4 por cento. Com o Produto Interno Bruto (PIB) expresso em paridades de poder de compra (PPC) num valor 22,6 por cento inferior à média europeia, o poder de compra do português só consegue superar o do eslovaco e do estónio.
As conclusões são reforçadas pela medição do nível de riqueza, avançada hoje pelo Eurostat. O gabinete de estatísticas da União Europeia refere que o Luxemburgo lidera, com um nível de 271 por cento, seguido de longe pela Holanda, com 131 por cento. Neste indicador, Portugal consegue superar Eslováquia, Estónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Letónia, Roménia e Bulgária, sendo este o país com o menor índice de riqueza: 46 por cento.
Porém, Portugal caminha para uma situação mais próxima da búlgara. Nas previsões de novembro, a Comissão Europeia previu que o PIB ‘per capita’ português desça, em 2014, para 51,7 por cento da média europeia, o registo mais baixo desde que, em 1997, andava pelos 50,8 por cento.
 
in

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Museu do "Hotel Museu" uma visita pré inauguração

Apesar da falta de qualidade das imagens não posso deixar de as partilhar com os nossos visitantes. Ficam com uma pequena ideia dum Museu único a inaugurar brevemente em Mértola. Os nossos agradecimentos ao Sr. João Luis Palma proprietário do Hotel Museu.
 




 

Mixórdia de Temáticas | Espirros: um estudo


Desemprego: Taxa volta a aumentar e Portugal, já é o terceiro pior da OCDE

Economia
Autor: Miguel Moreira 
Terça-feira, 11 Dezembro 2012 14:2
 
Portugal já apresenta a terceira maior taxa de desemprego (16,3 por cento, em outubro) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Média da OCDE, nos oito por cento, está abaixo da metade dos números que se verificam em Portugal.
 
O desemprego em Portugal subiu para 16,3 por cento, de acordo com números relativos a outubro, divulgados nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
 
Este aumento assinalado em Portugal coloca o país no terceiro lugar da lista de países desta organização, sendo que a média do desemprego na OCDE (oito por cento) está abaixo da metade do que se verifica em Portugal.
 
Mas não é só a economia portuguesa que não consegue combater o desemprego. A taxa média da OCDE também aumentou, assim como a média da União Europeia (agora nos 10,7 por cento) e do conjunto de 17 países que partilham a moeda única (11,7 por cento).
 
A subida do desemprego é um fenómeno mundial, com mais expressão na União Europeia, na Zona Euro e em Portugal. Nesta lista negra, Espanha continua a liderar, com uma taxa de 26,2 por cento. A Grécia, que fornece apenas dados de julho, permanece no segundo lugar, com 25,4 por cento de população ativa inscrita em centros de emprego. Portugal fecha o pódio, com 16,3 pontos percentuais.
 
Os números divulgados hoje pela OCDE apontam ainda uma estimativa de 39,1 por cento de jovens portugueses sem emprego, o que constitui uma subida de 0,1 por cento. Espanha tem 56 por cento dos jovens desempregados, número semelhante aos 57 por cento da Grécia.
 
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

As pessoas são incríveis


Receita - Arroz de bacalhau com grão e coentros

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
400 g de arroz carolino
1 cebola grande
4 dentes de alho picados
2 tomates maduros e picados sem pele nem grainhas
1 dl de azeite
800 g de bacalhau
200 g de grão cozido
sal e pimenta q.b.
coentros picados q.b.
 
Confeção: Num tacho com azeite quente refogue a cebola e os dentes de alho picados. Junte o tomate e deixe cozinhar lentamente.
 
Adicione um pouco de água, sal, pimenta e o grão. Quando começar a ferver junte o arroz e deixe cozer um pouco, mexendo sempre com a colher. De seguida junte o bacalhau cortado aos cubos. Acrescente mais água de forma a que o arroz fique malandrinho e quase no final junte uns coentros picados.
 
Retifique os temperos a seu gosto e bom apetite…
 
NOTA: existe nos supermercados grão já cozido de grande qualidade. Embora o grão demolhado e cozinhado por si seja mais saboroso
 
Receita do Chefe Nobre
in

Mixórdia de Temáticas | Mais um fim do mundo


Mixórdia de Temáticas (Compacto / Compilação das primeiras 100 mixórdias)


avenida da salúquia 34 fez 4 anos

PARABÉNS PELO TRABALHO SANTIAGO

QUATRO ANOS MAIS TARDE

E vão quatro anos de blogue. Vamos a contas.

Visitas :
84.400 - 1º ano
111.330 - 2º ano
105.300 - 3º ano
121.598 - 4º ano - total: 422.628 (média diária - 289)

Posts
584 - 1º ano
558 - 2º ano
566 - 3º ano
598 - 4º ano - total: 2306

eguidores:
46 - 1º ano
42 - 2º ano
34 - 3º ano
18 - 4º ano - total: 140

133 países (mais 13 territórios) de cinco continentes:
43 - Europa
36 - Ásia
30 - África
21 - América
3 - Oceânia

Futebol em Mértola

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MIXORDIA DE TEMATICAS - Pessoa complexa vai toda a presa 11-12-2012


Cães á procura de dono no canil municipal

Mais 3 cães que se encontram no "Canil Municipal de Mértola"- Quem quiser adoptar telefone 286 611 120.
Cá estou eu à espreita! Sou um cão podengo e espero ansiosamente um dono.Será que aparece? 
 
Sou uma cadela de raça podenga. Estou com tanto medo de ninguém me vir adotar, que até viro o focinho! Mas, se calhar estou triste sem razão? Que acham? 
 
Bela perdigueira! Eu sei que sou, mas só "gosto" não chega. Vá lá, venham buscar-me.Sou novinha e não percebo, porque o meu dono não mandou pôrem-me o chip. Será que ele me quis abandonar? Não acredito! Tratava-me tão bem. E eu juro, que correspondia.Sou obediente e meiga.

Mixórdia de Temáticas: O Natal deu-me cabo da vida - HD


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Receita -Perna de borrego assada no tacho

Ingredientes:
1 perna de borrego;
2 dl de vinho tinto alentejano;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
1 folha de louro;
1 molho pequeno de salsa;
100 gr. de banha de porco;
1 dl. de azeite;
q.b. de sal;
q.b. de água (se necessário);
q.b. de pimenta branca moída;
q.b. de pimentão doce;
200 gr. de toucinho salgado cortado às tiras;
1 kg. de batatas;
q.b. de vinagre de vinho branco.


Confeção:
Depois de limpa a perna e lavada, coloque num alguidar com todos os temperos acima mencionados (exceto o toucinho). Deixe repousar de um dia para o outro no frigorífico.
No dia seguinte coloque a perna de borrego num tacho com tampa que possa ir ao forno, com as tiras de toucinho por cima. Leve a assar em forno médio.
A meio da cozedura da perna junte as batatas cortadas aos quartos, envolvendo-as no molho e, se necessário, adicione água. No final borrife com um pouco de vinagre.
Acompanhe com uma salada e bom apetite…


Nota: Se não tiver um tacho que possa ir ao forno pode fazer num pirex ou num recipiente de barro.

in
Diário do Alentejo

Dérbi entre Sporting e Benfica fecha 11ª jornada


O Sporting recebe o Benfica em Alvalade depois de uma vitória na Liga Europa
O Sporting recebe o Benfica em Alvalade depois de uma vitória na Liga Europa
André Kosters/Lusa
Sporting e Benfica encerram hoje a 11ª jornada da I Liga de futebol, num dérbi lisboeta em que os "encarnados" procuram igualar o FC Porto na liderança e os "leões" regressar às vitórias para o campeonato.
O encontro entre os dois "rivais", que o Sporting queria ver adiado devido à realização do jogo com os húngaros do Videoton na sexta-feira, vai ser disputado na data prevista, às 20h15, sob arbitragem do madeirense Marco Ferreira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O Benfica chega ao recinto dos "leões" na 2ª posição do campeonato, com 26 pontos, menos três do que o líder FC Porto, vencedor na receção ao Moreirense (1-0), enquanto o Sporting ocupa um modesto 9.º lugar, com 11 pontos apenas em 27 possíveis.
Os "encarnados" defrontam o Sporting depois de terem empatado a zero em Barcelona, na quarta-feira, e de terem sido relegados da Liga dos Campeões para a Liga Europa, ao passo que o Sporting conseguiu o único triunfo na fase de grupos da segunda competição de clubes da UEFA, frente ao Videoton, por 2-1, depois de o jogo ter sido adiado de quinta para sexta-feira, devido ao mau estado do relvado de Alvalade.
No campeonato, o Benfica soma seis triunfos consecutivos e o Sporting tenta esquecer o empate concedido em Moreira de Cónegos (2-2), na 10ª ronda.
Do lado dos "encarnados", Salvio, Enzo Perez e Luisão estão em dúvida, enquanto o russo Izmailov reforçou a convocatória dos "verde e brancos" para o encontro.

in
Expresso

PT vai fazer medições do sinal da TDT em Mértola

 
A Câmara Municipal de Mértola reuniu com o Conselho de Administração da Portugal Telecom e com colaboradores das áreas de redes/engenharia e da TDT- Televisão Digital Terrestre. Em cima da mesa estiveram os problemas ainda sentidos pela população do concelho na captação do sinal de Televisão.

Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, afirma que a PT disponibilizou-se para medir, no terreno, a intensidade do sinal da TDT e assim perceber se o problema está na qualidade do sinal ou nos equipamentos adquiridos pelas populações. Nas zonas em que é necessário um Kit para captação via satélite, a autarquia quer garantir que o mesmo é disponibilizado a preços vantajosos. O autarca pensa que os problemas poderão agora ficar resolvidos.
 

CPCJ de Mértola lança agenda

 
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Concelho de Mértola, em parceria com o Agrupamento de escolas de Mértola, decidiu assinalar o 23º aniversário da convenção dos direitos da criança com a edição de uma Agenda.
 
A Agenda para 2013 pode ser adquirida na sede da Comissão, no Agrupamento de Escolas de Mértola e no Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, por dois 2 euros e meio. A Agenda tem por objectivo, segundo a Câmara, “despertar a consciência da comunidade para a protecção dos direitos da criança, uma vez que deve estar ciente do seu papel e das suas responsabilidades”. Os fundos angariados com a venda da agenda reverterão a favor dos lanches dos alunos carenciados do agrupamento de escolas de Mértola.

MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS - Melhorar o mundo 25-10-2012


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A Selecção Nacional da Canoagem diverte-se

Gangam Style National Team u23

Um bom motivo para passar pela biblioteca

 
TAVARES, Miguel Sousa – A história não acaba assim: escritos políticos 2005-2012. Lisboa: Clube do Autor, 2012

Para além de crónicas publicadas nos últimos sete anos, nos jornais Expresso e Público, este livro contém alguns inéditos, nos quais Miguel Sousa Tavares escalpeliza, no seu estilo muito próprio, a situação do país.

“Este livro não dá lições a ninguém, mas é uma excelente base para que o leitor tire as suas. Eu tirei as minhas, mas poupo os leitores à sua enumeração. Cada um que as encontre, porque pensar pela própria cabeça é o exercício a que este livro nos obriga.” [Prefácio/ Ricardo Costa]
 
Recomendação da Bibliotecaria Isabel Martins
in
Facebook da Câmara Municipal de Mértola

Fotografia

Workshop Voluntariado de proximidade


Prémio - Ronaldo traído pela pastilha elástica

O que fazer a uma pastilha que se tem na boca quando se tem de cumprimentar um membro da realeza? Cristiano Ronaldo encontrou em poucos segundos a solução: metê-la no bolso do casaco!
 
Os nervos atacaram de tal maneira Cristiano Ronaldo antes de receber o 'Premio Nacional del Deporte' no Palácio do Pardo, em Madrid, como atleta iberoamericano que mais se destacou em 2011, que ele teve de se socorrer de uma pastilha elástica para se controlar um pouco mais.
 
O problema é que CR7 não poderia receber o troféu das mãos da rainha Sofia e cumprimentá-la a mastigar. O jogador decidiu, então, guardar a pastilha no bolso do casaco. Tentou que fosse de forma discreta, mas o certo é que não passou despercebida aos que ali se encontravam.
 
Segundo algumas pessoas contaram à imprensa espanhola, e que estavam no evento, que a presença da família real deixou o português mais nervoso que o normal.
 

Oficina de arranjos de Natal

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Relâmpagos: ide fazer pouco do ...


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fotografia

foto: Balthazar Maisch
Publicada por
João Espinho
In
Praça da República

Receitas - Coelho frito com vinho tinto

Ingredientes:

1 coelho
4 dl de vinho tinto (de boa qualidade)
1 folha de louro
6 dentes de alho
2 cebolas
3 cravinhos
q.b. de azeite
q.b. de banha
q.b. de sal grosso


Confeção:

Lave muito bem o coelho e parta-o em bocados.

Tempere com vinho tinto, sal, alho picado, cebola picada, folha de louro e os cravinhos. Deixe repousar de um dia para o outro.

Escorra o coelho da marinada. Num tacho coloque azeite e banha, leve ao lume. Quando as gorduras estiverem quentes frite o coelho .

De seguida acrescente os ingredientes da marinada e deixe cozinhar em lume brando, com o tacho tapado.

Bom apetite…
P.S.: Esta receita pode ser servida como petisco ou como prato principal fazendo o acompanhamento a seu gosto
 

Câmara de Mértola volta a reunir com PT devido a problemas com a TDT no concelho

 
Parte da população do concelho de Mértola continua a sentir muitas dificuldades em aceder ao serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT), estando assim impedida de ver televisão em canal aberto.
 
A situação arrasta-se há vários meses e vai voltar a estar sobre numa reunião agendada para esta quinta-feira, 6, entre a Câmara de Mértola e a Portugal Telecom (PT).
 
Fonte municipal adianta ao "CA" que com este encontro o executivo da autarquia vai tentar esclarecer os responsáveis da PT acerca das "dificuldades e problemas com a TDT no município, para assim procurar soluções concretas para o problema".
 
"A Câmara Municipal continua assim a pugnar junto da PT e doutras instâncias no sentido de conseguir a solução mais adequada e mais justa para que as populações possam continuar a ter a oportunidade de aceder a um serviço que no contexto actual é não só legitimo como essencial para o seu bem estar e para que o seu isolamento social e cultural não seja ainda maior e mais grave", conclui a mesma fonte.
 
 

Operadora logística UTi Portugal investe no aeroporto de Beja


A empresa de logística UTi Portugal abriu um escritório no aeroporto de Beja para apoiar empresas exportadoras da região e de Espanha, esperando ainda redireccionar para a infraestrutura parte dos seus voos charter, anunciou a ANA - Aeroportos de Portugal.  
 
Através do escritório no aeroporto de Beja, "a UTi Portugal pretende apoiar as empresas exportadoras da região, numa altura em que as exportações assumem grande importância para o desenvolvimento da economia portuguesa", explica a ANA - Aeroportos de Portugal, num comunicado enviado à Agência Lusa.  
 
Segundo a ANA, a UTi é uma empresa internacional que fornece soluções para a cadeia de abastecimento presente em mais de 63 países com 360 escritórios e 240 centros logísticos.  
 
A UTi oferece serviços transitários nos transportes aéreo, marítimo e rodoviário, logística de contrato, serviços de desalfandegamento, distribuição, logística interna e outros serviços de gestão da cadeia de abastecimento.
 

A garota que calou o mundo por 6 minutos - Eco 92 Legendado


Lançamento das mais recentes publicações do Campo Arqueológico de Mértola

Lançamento das mais recentes publicações do CAM
No próximo mês de dezembro serão lançadas as mais recentes publicações do Campo Arqueológico de Mértola (CAM): as atas do encontro científico Acervos patrimoniais: novas perspetivas e abordagens e a revista Arqueologia Medieval nº 12.
 
O lançamento das atas do encontro científico terá lugar dia 6 de dezembro, pelas 18H, no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, encontrando-se a apresentação a cargo da sua diretora, a Professora Doutora Maria Inês Cordeiro. A revista Arqueologia Medieval nº 12 será lançada no dia 7 de dezembro, no Museu Nacional de Arqueologia, pelas 18H, sendo apresentada pelo seu diretor, o Dr. António Carvalho.
 
Contamos com a vossa presença nestes eventos!
 
Clique para ver convite para o lançamento das atas do encontro científico "Acervos patrimoniais: novas perspetivas e abordagens" (em PDF)

Clique para ver o convite para o lançamento da atas Arqueologia Medieval nº 12. (em PDF)

in
Site Oicial do CAMértola

Futebol em Mértola


Cinema no Marques Duque

Sexta-feira 7 de Dezembro de 2012
Patrulha de Bairro
Título Original: The Watch
Intérpretes: Ben Stiller,Billy Crudup,Jonah Hill,Vince Vaughn,Will Forte Realização: Akiva Schaffer
Género: Comédia,Ficção Científica
Ficha Técnica: Origem: EUA, 2012

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Vasilhame


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cinema no Marque Duque

6 de Dezembro
16:00 horas

Madagáscar 3

 

IX Encontro de Empresários do Concelho de Mértola


Desassoreamento do rio Guadiana deve avançar em 2014

 
O desassoreamento do Rio Guadiana, previsto há vários anos, deverá avançar até 2014, constituindo-se como uma "peça-chave" para combater as assimetrias nas regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia (Espanha), revelou esta terça-feira, 4, o presidente da euro-região.

   "Nestas zonas transfronteiriças, tem havido uma assimetria muito grande com o litoral", sendo o Rio Guadiana "a peça-chave para combater as assimetrias", defendeu o presidente da Euro-região Alentejo-Algarve-Andaluzia (EuroAAA), David Santos.

   O responsável falava aos jornalistas à margem das terceiras "Andalusíadas", que decorreram no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora.

   Organizada anualmente pela EuroAAA, a iniciativa, este ano subordinada ao tema "As pontes que nos unem ao futuro", visa promover a euro-região e apresentar e debater ideias de interesse comum.
 
Referindo-se ao Plano Estratégico de Acção para a Cooperação Transfronteiriça da EuroAAA (PACT-A3), o presidente da euro-região destacou o desassoreamento do rio Guadiana como um dos projectos mais "emblemáticos" do documento.

   Um boletim cultural na Internet, a criação já em Janeiro de uma euro-cidade, envolvendo os municípios de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha), e o lançamento de um livro de receitas gastronómicas das três regiões são outros dos projectos.
 

Câmara de Mértola assinala 500 anos do Foral

 
A Câmara Municipal de Mértola comemora hoje os 500 anos do Foral manuelino com o lançamento do livro “Os 500 anos do foral manuelino de Mértola” de Joaquim Boiça e Maria de Fátima Barros.

O programa das comemorações prevê ainda a intervenção de um representante da autarquia e a entrega de um elemento evocativo do Foral a todas as Juntas de Freguesia do concelho.

Luís Ameixa questionou Passos Coelho sobre aeroporto de Beja


Luís Ameixa quer saber qual é a política do governo para o Aeroporto de Beja. De acordo com o parlamentar, o governo lançou a privatização da ANA mas deixou Beja no esquecimento. No caderno de encargos, assinado pelo próprio Primeiro-ministro, não é feita qualquer referência ao aeroporto de Beja. O deputado do PS eleito por Beja questionou, através da Assembleia da República, Passos Coelho sobre o futuro do equipamento.
 
O deputado socialista lembra que o Grupo de Trabalho, criado para apresentar um modelo de desenvolvimento do aeroporto, sublinhava no relatório final que a privatização da ANA não deveria pôr em causa a lógica do aeroporto de Beja como projeto nacional de interesse regional.
 
Luís Ameixa esperava que o caderno de encargos da privatização da ANA “explicitamente estabelecesse, para o comprador, determinadas obrigações que garantissem o interesse público (nacional e regional) no desenvolvimento do aeroporto de Beja nas suas diversas valências”.
 
O deputado do PS considera que “o abandono do projeto de desenvolvimento do aeroporto de Beja na rede de infraestruturas aeroportuárias nacionais, face ao que se passou anteriormente, inclusive com criação de um Grupo de Trabalho, parece insólito e cria natural estupefação, que o Primeiro-Ministro, que assina o respetivo documento, deve explicar e esclarecer”.
 

Mixórdia de Temáticas | Classificação do tomate


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A convenção dos direitos da criança comemora este ano o seu 23º aniversário


A convenção dos direitos da criança comemora este ano o seu 23º aniversário, neste âmbito, a CPCJ de Mértola, em parceria com o Agrupamento de escolas de Mértola, decidiu assinalar a data com a edição da presente Agenda, sendo o seu objetivo despertar a consciência da comunidade para a proteção dos direitos da criança, uma vez que deve estar ciente do seu papel e das suas responsabilidades. Muito ainda há a fazer para garantir o devido respeito à proteção dos direitos da criança O pouco que se possa fazer é sempre significativo e de alguma forma poderá fazer a diferença na vida de algumas crianças. Nota: os fundos angariados com a venda da presente agenda reverterão a favor dos lanches dos alunos carenciados do agrupamento de escolas de Mertola.

Mixórdia de Temáticas | Perdi o meu filho para um flagelo