Vamos falar de

Brevemente novo artigo de opinião de Jorge Pulido Valente com o titulo: RUMO Á ECONOMIA CIRCULAR. O QUE É?

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Desemprego: Taxa volta a aumentar e Portugal, já é o terceiro pior da OCDE

Economia
Autor: Miguel Moreira 
Terça-feira, 11 Dezembro 2012 14:2
 
Portugal já apresenta a terceira maior taxa de desemprego (16,3 por cento, em outubro) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Média da OCDE, nos oito por cento, está abaixo da metade dos números que se verificam em Portugal.
 
O desemprego em Portugal subiu para 16,3 por cento, de acordo com números relativos a outubro, divulgados nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
 
Este aumento assinalado em Portugal coloca o país no terceiro lugar da lista de países desta organização, sendo que a média do desemprego na OCDE (oito por cento) está abaixo da metade do que se verifica em Portugal.
 
Mas não é só a economia portuguesa que não consegue combater o desemprego. A taxa média da OCDE também aumentou, assim como a média da União Europeia (agora nos 10,7 por cento) e do conjunto de 17 países que partilham a moeda única (11,7 por cento).
 
A subida do desemprego é um fenómeno mundial, com mais expressão na União Europeia, na Zona Euro e em Portugal. Nesta lista negra, Espanha continua a liderar, com uma taxa de 26,2 por cento. A Grécia, que fornece apenas dados de julho, permanece no segundo lugar, com 25,4 por cento de população ativa inscrita em centros de emprego. Portugal fecha o pódio, com 16,3 pontos percentuais.
 
Os números divulgados hoje pela OCDE apontam ainda uma estimativa de 39,1 por cento de jovens portugueses sem emprego, o que constitui uma subida de 0,1 por cento. Espanha tem 56 por cento dos jovens desempregados, número semelhante aos 57 por cento da Grécia.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.