Vamos falar de


domingo, 27 de janeiro de 2013

Mértola prepara 7.º Festival Islâmico

 
O 7.º Festival Islâmico de Mértola terá lugar de 16 a 19 de maio deste ano e a Câmara Municipal, entidade organizadora, está a finalizar o programa, que pretende valorizar e divulgar a herança islâmica da Vila-Museu. Mais do que o souk (mercado) que se instala no centro histórico, o festival de 2013 aposta em projetos culturais como seminários, exposições, concertos, teatro, dança e animação de rua.
O projeto Festival Islâmico de Mértola nasceu em 2001 e desde o início é uma referência no panorama da animação cultural e turística do concelho de Mértola e de toda a região, assumindo um papel de relevância fundamental na economia local. O sucesso da iniciativa desde a primeira edição, e os mais de 50 mil visitantes da última edição, em 2011, motivam, mas também impõem à Câmara Municipal a enorme responsabilidade de se superar nesta 7.ª edição.

Anaquim em Mértola







quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mixórdia de Temáticas | Como Chamar um Texugo


Clube Náutico de Mértola, Carlos Viegas reconduzido como Presidente


 
Teve ontem, 23 de Janeiro lugar a Assembleia Geral eleitoral do Clube Náutico de Mértola a que se apresentou apenas uma lista liderada por Carlos Viegas na Direção, Isabel Martins na Mesa da Assembleia Geral e Anabela Raposo no Conselho Fiscal.

Esta Lista for eleita por unanimidade tendo os novos Corpos Sociais do Clube Náutico de Mértola para o triénio 2013 2015 ficado assim constituídos:

Assembleia geral
Presidente - Isabel Martins
1º Secretário - Deodato Tavares
2º Secretário - Fernando Valentim
Suplente  - André Jerónimo

Conselho Fiscal
Presidente - Anabela Raposo
Secretária - Helena Baiôa
Relator -  Ana Filipa Silva
Suplente -  Susana Colaço

Direção
Presidente - Carlos Viegas
Vice presidente - Jorge Colaço
Secretário - Rafael Luz
Tesoureira  - Ana Filipe
Vogal  - Suzel Gaspar
1º Suplente - José Valentim
2º Suplente - Manuel Macias


Homenagem ao Fernando Pimenta


CDU deve candidatar Miguel Bento em Mértola


O assistente social Miguel Bento deverá ser o candidato da CDU à Câmara de Mértola nas eleições autárquicas, apurou o “CA” junto de fonte conhecedora do processo.

Formado em Serviço Social e docente no Instituto Politécnico de Beja no departamento de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento, Miguel da Conceição Bento foi cabeça-de-lista pela CDU à Assembleia Municipal de Mértola em 2009 e, ao que tudo indica, será a aposta da coligação para recuperar a câmara da vila-museu, liderada pelo PS desde as autárquicas de 2001.
 
Contactado pelo “CA”, Miguel Bento não confirmou a sua candidatura, garantindo que “nada está decidido”. Para já, acrescenta Bento, a estrutura local da CDU continua a desenvolver o processo “de auscultação” a militantes, antigos candidatos e independentes, no sentido de saber quais os melhores nomes para formar a lista.
 
“Só quando esse processo estiver concluído é que haverá uma decisão”, afiança Miguel Bento, reconhecendo que tudo deve ficar concluído “até ao final de Janeiro”.
 
Contudo, segundo apurou o “CA”, o nome de Miguel Bento deverá mesmo ser o escolhido para encabeçar a lista da CDU em Mértola.
 
Também do lado do PS ainda não existe uma decisão oficial sobre o candidato à Câmara Municipal da vila-museu, embora tudo aponte para a recandidatura do actual presidente, Jorge Rosa.
 
in

Teatro infantil ‘corre, corre, cabacinha’


Festival do Peixe do Rio a 23 e 24 de março


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mértola prepara 7.º Festival Islâmico

 
O 7.º Festival Islâmico de Mértola terá lugar de 16 a 19 de maio deste ano e a Câmara Municipal, entidade organizadora, está a finalizar o programa, que pretende valorizar e divulgar a herança islâmica da Vila-Museu. Mais do que o souk (mercado) que se instala no centro histórico, o festival de 2013 aposta em projetos culturais como seminários, exposições, concertos, teatro, dança e animação de rua.
 
O projeto Festival Islâmico de Mértola nasceu em 2001 e desde o início é uma referência no panorama da animação cultural e turística do concelho de Mértola e de toda a região, assumindo um papel de relevância fundamental na economia local. O sucesso da iniciativa desde a primeira edição, e os mais de 50 mil visitantes da última edição, em 2011, motivam, mas também impõem à Câmara Municipal a enorme responsabilidade de se superar nesta 7.ª edição.

in
Site Oficial da Câmara Municipal de Mértola

Obama toma posse com discurso de esperança e união



O Presidente dos EUA iniciou o seu segundo mandato com um discurso centrado na sua agenda interna e no qual reforçou o seu empenho em temas como a imigração, as alterações climáticas, a justiça social e uma política externa assente na paz.
 
Barack Obama tomou posse como Presidente dos Estados Unidos com um discurso forte e programático, no qual apelou à unidade e à mobilização dos americanos para “responder à chamada da história e transportar para um futuro incerto essa luz preciosa da liberdade”.
 
Após ter prestado juramento pela segunda vez em dois dias, de novo perante o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts, Obama falou à multidão de aproximadamente 800 mil pessoas que o esperava no Mall, a esplanada que se estende em frente ao Capitólio, em Washington.
 
O primeiro aplauso da multidão aconteceu quando o Presidente disse que “uma década de guerra” está a acabar e que a economia recomeçou a crescer. “Uma década de guerra acabou, a recuperação económica começou e as possibilidades da América são ilimitadas”, disse.
 
Antes, Obama tinha evocado os valores fundamentais da América: “O que nos faz excepcionais é a nossa fidelidade a uma ideia formulada há 200 anos, de que todos os homens nascem iguais e têm direitos inalienáveis como a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Hoje continuamos uma jornada sem fim para ligar o significado dessas palavras à realidade do nosso tempo.” “Sempre entendemos que quando os tempos mudam, nós temos de mudar”, afirmou.
 
O Presidente evocou “uma geração posta à prova pelas crises” num discurso em que procurou apelar à mobilização dos americanos para apoiar a sua agenda política. Obama fez um discurso centrado na acção e na necessidade de ultrapassar polémicas estéreis, numa referência às divergências permanentes entre a Casa Branca e o Congresso.
 
“Temos que agir no nosso tempo em vez de discutir qual o papel do nosso governo no nosso tempo. Há decisões que não podem ser adiadas.”
 
Obama enunciou a seguir os pontos-chave da sua agenda, como as alterações climáticas – “temos que liderar esta transformação em vez de lhe resistir” – ou os direitos dos imigrantes.
 
Defendeu também as políticas de apoio social que têm sido contestadas pelos republicanos: “Sabemos que temos de tomar decisões difíceis para reduzir os custos dos cuidados de saúde e do tamanho do défice. Mas rejeitamos a crença de que a América tem que escolher entre tomar conta da geração que construiu este país e investir na geração que construirá este país”.
 
Num discurso em que fez também uma defesa clara dos direitos dos homossexuais – “a nossa jornada não estará completa até os nossos irmãos e irmãs gay serem tratados como qualquer outro perante a lei” –, Obama evocou ainda a figura de Martin Luther King, que era também homenageado hoje: “Ouvimos um King proclamar que a nossa liberdade individual está inextricavelmente ligada à liberdade de cada alma na Terra”.
 
A política externa ocupou apenas uma pequena parte de um discurso centrado na agenda interna para os próximos quatro anos e no apelo aos cidadãos para apoiar o Presidente no confronto com um Congresso hostil. Obama defendeu que “a América permanecerá a âncora das alianças fortes em cada canto do globo” e defenderá a propagação da democracia, fazendo a defesa do pacifismo: “Acreditamos que a paz e a segurança duradouras não requerem a guerra perpétua”, afirmou.
 
in

MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS - O Velha 15-11-2012


Não precisas preciso eu

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Beach Boys - Surfin Usa HD


Inimigo Público

 
in
Inimigo Público

Anaquim - Desnecessariamente Complicado


Dia 26 janeiro - Concerto de Anaquim em Mértola

 
O Cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe no dia 26 de janeiro, sábado, às 21h30, o concerto com os conimbricenses Anaquim.
 
A entrada é gratuita.
 
O concerto foi adiado devido às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir em todo o País. Este é o primeiro concerto de 2013 da banda e a oportunidade de escutar o seu mais recente trabalho “Desnecessariamente Complicado".

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Histórias do Avô Ribeiro


sábado, 19 de janeiro de 2013

ARTE ISLÂMICA - 10/10


É uma das minhas peças preferidas da arte islâmica. Falo do célebre Alcorão Azul. Foi escrito na Tunísia em finais do século IX ou nos inícios do século X d.C. Pergaminho tintado com indigo e preenchido com um cúfico muito bonito. As folhas foram separadas durante o período otomano, pelo que há fragmentos deste Alcorão em diversos locais. Designadamente no Museu de Raqqada ou no Metropolitan, em Nova Iorque.

Ouro e azul combinam-se, desde há milénios. Na arte egípcia, nos mosaicos bizantinos, nos tetos das catedrais medievais. A palavra de Deus só pode ser escrita em letras douradas, terá pensado quem encomendou esta preciosidade. Nothing gold can stay? Talvez não seja bem assim.




Nothing Gold Can Stay

Nature's first green is gold,

Her hardest hue to hold.

Her early leaf's a flower;

But only so an hour.

Then leaf subsides to leaf.

So Eden sank to grief,

So dawn goes down to day.

Nothing gold can stay.

Robert Frost (1874-1963)


Por
Santiago Macias
in
Avenida da Salúquia 34



Nova nota de 5 euros

Fotografia

foto: Lauren Bentley
Publicado por João Espinho
in

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Correio Alentejo nº327

UTI anuncia primeiro voo de carga em Beja

 
A empresa de transportes internacional UTI anunciou que irá fazer o seu primeiro transporte de cargas a partir do aeroporto de Beja no próximo mês de Fevereiro, com uma encomenda que será levada para Frankfurt, na Alemanha.
 
A UTi Worldwide Inc instalou-se no aeroporto de Beja no final do último ano e é uma empresa internacional que fornece soluções em mais de 63 países com 360 escritórios e 240 centros logísticos, oferecendo serviços transitários no transporte aéreo, marítimo e rodoviário.
 
Com o seu novo escritório no aeroporto de Beja, a UTi Portugal pretende apoiar as empresas exportadoras do Baixo Alentejo, numa altura em que as exportações assumem grande importância para o desenvolvimento da economia portuguesa.
 
Além do contacto com os exportadores nacionais, o novo escritório da UTi em Beja pretende estreitar relações com clientes do outro lado da fronteira.
 

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Amnésia fiscal


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Antigas

 
 

A Força do Baixo Alentejo


Liga de Ex-comunistas extraordinários

BdP estima que Portugal perderá 88 mil empregos durante 2013

Autor: Miguel Moreira
 
Estimativas sobre a economia portuguesa feitas pelo Banco de Portugal (BdP) apontam para uma perda de 88 mil empregos, durante 2013, o que representa uma média de 240 postos de trabalho por dia. Estes números correspondem a uma percentagem de 3,7 por cento, cerca de metade do que se assinalou em 2012.
 
A economia portuguesa vai perder 241 empregos por dia, segundo o Banco de Portugal, que estima um total de 88 mil postos de trabalho destruídos durante o ano de 2013, em resultado da contração do consumo e da recessão económica.
 
Estes números representam um recuo no emprego de 1,9 por cento, no ano em curso, tendência que deverá ser eliminada no ano seguinte. Aquela percentagem representa metade do que a economia portuguesa assinalou em 2012.
 
“No que respeita ao mercado de trabalho, a atual projeção antecipa uma redução do emprego de 1,9 por cento em 2013 (após a queda de 3,7 por cento em 2012), seguida de uma estabilização em 2014”, salienta o BdP, no Boletim Económico de Inverno, divulgado nesta terça-feira.
 
É previsível que o setor privado inverta a tendência da eliminação de emprego, já em 2014. No setor público, as medidas de redução de trabalhadores do Estado não contribuirão para a criação de emprego.

in
PT Jornal

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Ai, o rosto


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Campeão de ciclismo


Centro de Estudos da Mina de S. Domingos disponível on-line

 
Está disponível on-line uma plataforma sobre a Mina de S. Domingos, no concelho de Mértola. O Centro de Estudos da Mina de S. Domingos foi criado por um conjunto de investigadores, está acessível a todos e contém cerca de 250 documentos. De acordo com nota de imprensa, a plataforma pretende funcionar como elo de ligação entre os interessados em efectuar estudos e os interlocutores locais.

O Centro vai ainda criar condições para que se realizem encontros, palestras e colóquios sobre a Mina de S. Domingos, o seu passado, presente e futuro, de modo a contribuir para o desenvolvimento da localidade e da região.

Luís Baltazar, geógrafo e coordenador do projecto, refere que esta ideia surge depois de alguns investigadores terem tido “bastantes dificuldades” em encontrar informação sobre a Mina de S. Domingos. O mesmo responsável explica que podem ser encontrados nesta plataforma documentos que foram recolhidos ao longo dos anos pelos investigadores.

O Centro de Estudos da Mina de S. Domingos pode ser consultado em http://ambitare.com/msd.

in
Rádio Pax

Canoagem - Seleção Nacional Júnior Estagia em Mértola

 
A partir do próximo sábado, 19 de janeiro, parte da Seleção Nacional de Juniores da Federação Portuguesa de Canoagem iniciará um estágio de preparação em Mértola no Centro de Estágio do Guadiana.
 
Esta é a primeira vez na história da modalidade que a Federação decidiu dividir uma seleção Nacional em dois grupos, com os Juniores a estagiarem repartidos entre Vila Nova de Gaia e Mértola.
 
De 19 a 26 de Janeiro vão ser dez os canoístas a estagiar no Centro de Estágio do Guadiana do Clube Náutico de Mértola, aproveitando as excelentes condições do rio Guadiana.
 
Esta medida é o reconhecimento por parte da estrutura Federativa da qualidade e das condições que Mértola, o Centro de Estágio do Guadiana e o Alentejo reúnem para a prática da modalidade.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Canoagem - Seleção Nacional Júnior em estágio em Mértola

Canoagem divide seleção júnior por dois centros de estágio

A Federação Portuguesa de Canoagem decidiu, pela primeira vez na história, dividir uma seleção em dois grupos, com os juniores a estagiarem repartidos entre Vila Nova de Gaia e Mértola.

De 19 a 26 de janeiro vão ser oito os canoístas a estagiar no Centro Náutico Edgar Cardoso, no Rio Douro, integrado na sede da federação, enquanto outros dez vão concentrar-se no Centro de Estágio do Guadiana do Clube Náutico de Mértola, naquela vila alentejana.

Esta medida estava prevista no programa de reeleição de Mário Santos na presidência da federação.

A época fica marcada pelo campeonato da Europa, de 27 a 30 de junho em Poznan, Polónia, e os mundiais de 01 a 04 de agosto, em Welland, Canadá.  

Por
Carlos Barros
07 Jan, 2013, 18:26 / atualizado em 08 Jan, 2013, 00:24
In

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Bizarria desportiva


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Arte Non Stop

Náutico de Mértola Inicia Processo para Execução de Pista de Canoagem na Mina de São Domingos


Foi celebrado ontem, dia 09 de janeiro, o contrato para a aquisição dos Estudos e Projeto de Execução para a Pista de Canoagem e Remo da Mina de São Domingos, entre o Clube Náutico de Mértola e a Arkhétypos – Atelier de Arquitectura, Lda., empresa adjudicada através de procedimento de contratação pública por ajuste direto. A Pista de Canoagem é uma infraestrutura desportiva cujo projeto integrou uma candidatura ao Proder em maio de 2012, tendo obtido a aprovação do financiamento em agosto do mesmo ano. A assinatura do presente contrato marca formalmente o arranque deste processo. Apresenta-se como o início da primeira fase que conduzirá à obtenção dos licenciamentos necessários e à formalização do contrato com o IFAP, I.P.. Prevê-se o início dos trabalhos de construção da Pista e das restantes estruturas de apoio em setembro.

Pequenas obras em Lisboa “esmagam” grandes investimentos em Beja

 

Beja tem estado nas “bocas do país” devido aos investimentos públicos realizados nos últimos anos pela Administração Central. O montante gasto pelo Estado na cidade tem sido alvo de críticas e vários projectos apontados como inapropriados. O Aeroporto de Beja, o Parque de Feiras e Exposições e as novas instalações da ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, foram os últimos investimentos que viram questionada a sua utilidade.

O Aeroporto é de longe o investimento mais desacreditado. O “elefante branco”, como é apelidado por muitos, custou cerca de 33 milhões de euros. Pode parecer muito mas o montante chega a ser ridículo quando comparado com um investimento público na capital do país. O último troço da Circular Interna de Lisboa (CRIL), entre a Buraca e a Pontinha, com 3,6 quilómetros, inaugurado em 2011, custou 151 milhões de euros. Com este valor seria possível construir quase 5 aeroportos como o de Beja. Cada quilómetro de estrada custou 42 milhões de euros, mais 9 milhões que o aeroporto de Beja.

A saída do Túnel do Marquês para a Avenida António Augusto de Aguiar, em Lisboa, foi inaugurada há menos de um ano. O projecto, lançado por Pedro Santana Lopes, inaugurado em 2007 e concluído 5 anos depois, custou cerca de 23 milhões de euros. O Túnel no interior de Lisboa tem uma extensão de 1 725 metros. O Parque de Feiras e Exposições de Beja custou 11 milhões de euros, ou seja, metade que o Túnel do Marquês.

As obras da segunda fase da ESTIG tiveram um custo aproximado de 10 milhões de euros. A sociedade pública Frente Tejo, já extinta, investiu 20 milhões de euros na reabilitação do Terreiro do Paço. Dois anos após a reabertura foram lançadas, em Maio do ano passado, novas obras. O investimento público em Beja custou aos contribuintes metade do valor da beneficiação da praça da baixa Lisboeta.

Em matéria de comparações bastante mais haveria a acrescentar. O aproveitamento dos investimentos públicos na região depende não só das instituições locais como do Poder Central. Seria importante questionar porque não são os investimentos devidamente rentabilizados.

No Baixo Alentejo parece ser cada vez mais evidente a incapacidade dos políticos em unirem-se em torno dos interesses regionais. As lógicas partidárias facilmente se sobrepõem à satisfação das necessidades das populações.

Rádio Comercial | Mixórdia de Temáticas: Cargos informais


(9-1-2013) - Mixórdia de Temáticas Javardice de fadas


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Portugal é o país da Europa com carga fiscal mais elevada, indica consultora

Autor: Miguel Moreira
Segunda-feira, 07 Janeiro 2013 13:42
Depois da subida do IRS e da contribuição de solidariedade, Portugal passa a ser o país com maior carga fiscal da Europa, indica um relatório da KPMG. Esta consultora, que compara a realidade portuguesa com a dos países mais ricos da Europa, aponta os pensionistas como os contribuintes mais prejudicados com o agravamento fiscal em 2013.
 
Portugal é o país da Europa que apresenta uma maior carga fiscal sobre os contribuintes, em resultado do aumento do IRS e da Contribuição Extraordinária de Solidariedade que o Governo aplicou no Orçamento de Estado para 2013 – medidas que mereceram pedidos de análise no Tribunal Constitucional.
 
Um estudo da consultora KPMG que o Diário Económico divulga na sua edição de hoje, coloca Portugal no topo da Europa. Nem mesmo a Alemanha, que aponta o modelo de ajustamento português como o mais indicado, consegue superar a carga fiscal aplicada em Portugal, onde os rendimentos são dos mais reduzidos da zona euro.
 
No que diz respeito aos reformados solteiros que não tenham dependentes, bem como os casais sem dependentes, verifica-se que Portugal apresenta uma carga tributária superior a países como a Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido. A fiscalidade praticada em Portugal é superior aos cinco países mais ricos da Europa.
 
Segundo o estudo realizado pela KPMG, os pensionistas portugueses são os contribuintes mais prejudicados com o agravamento fiscal português, em sede de IRS, ou mesmo na Contribuição Extraordinária de Solidariedade.
 
A KPMG faz uma simulação que compara rendimentos de um casal de reformados que não tenha dependentes e que apresente rendimentos superiores a 300 mil euros anuais. Neste caso, a carga fiscal atinge 64,2 por cento dos rendimentos. Na Alemanha, por exemplo, um casal de reformados com igual situação não paga mais do que 24,4 por cento de impostos.
 
in

Sessão de contos para pais e filhos- Biblioteca Municipall

 
A Biblioteca Municipal de Mértola recebe no próximo sábado, 12 de janeiro, às 16h00, uma sessão de contos para pais e filhos, co, Luzia do Rosário.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Câmara e Assembleia Municipal aprovam por maioria Orçamento e Grandes Opções do Plano 2013

A Câmara e a Assembleia Municipal de Mértola aprovaram por maioria as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013, com um montante de 15 milhões de euros. As prioridades para este ano são a construção de infraestruturas, desenvolvimento turístico e área social.

A área com a maior percentagem do orçamento municipal (26 por cento) é a da habitação e serviços coletivos, onde estão incluídos o saneamento básico e o abastecimento de água. Com mais de dois milhões e duzentos mil euros a Câmara tem como objetivo realizar mais obras de saneamento e pavimentação, as obras na ZEU1 da Mina de S. Domingos e a beneficiação de prédios em Mértola.

Os serviços culturais, recreativos e religiosos em 2013 representam um investimento municipal que ascende aos dois milhões de euros (24 por cento) e inclui a musealização da Igreja Matriz, intervenções no castelo, o Festival Islâmico, a conclusão do parque Desportivo e de Lazer Municipal, melhoramentos no campo de Jogos da Mina de S. Domingos e a Pista de Canoagem e Remo a Praia Fluvial da Mina de S. Domingos.

A terceira prioridade para este ano são os transportes e comunicações onde estão programadas várias obras de grande importância para o concelho, como é o caso da continuação dos arruamentos na Mina de S. Domingos, o início dos arruamentos em Moreanes e Corte Gafo de Cima, a pavimentação da estrada Moreanes-Guizo e a beneficiação da Ponte sobre a ribeira de Oeiras.

O Orçamento para 2013, apesar de menor que o do ano anterior em cerca de cinco milhões de euros, reflete a intenção da Câmara em dar continuidade a todos as obras de maior importância para o concelho, programando as seguintes, de modo a que o bem-estar das populações esteja assegurado.


in
Site Oficial da CMMértola

Mixórdia de Temáticas | Molho de lixo


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cante alentejano apresenta-se à Unesco no início de 2013

 
Abortada que foi a apresentação à Unesco, em março último, da candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, eis que a comissão nacional daquele organismo das Nações Unidas vem agora garantir a sua entrega em Paris, no início do próximo ano.
 
A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ser entregue à Unesco no início de 2013, revelou esta terça-feira, 27, o presidente da Comissão Nacional daquele organismo, António de Almeida Ribeiro, no âmbito de um colóquio internacional, em Lisboa, sobre políticas públicas para o Património Cultural Imaterial. Segundo o responsável, “a candidatura do cante alentejano está em preparação para ser entregue na Unesco no início de 2013”. António Almeida Ribeiro sublinhou também que a comissão nacional da Unesco “dá mais importância à exigência de qualidade das candidaturas, do que à quantidade” e que, um ano após a aprovação da candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, existe “uma responsabilidade acrescida para apresentar candidaturas coerentes, bem estruturadas e fundamentadas”. Recorde-se que candidatura do cante alentejano esteve para ser entregue em março deste ano, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros decidiu adiar para 2013 por considerar que na altura não estavam reunidas as condições para a sua aceitação.

Reagindo à garantia dada por António Almeida Ribeiro, o presidente da comissão executiva da candidatura do cante alentejano, Carlos Medeiros, afirmou à Lusa que “é sempre bom que haja um compromisso”, havendo neste caso a confirmação da “garantia que o Ministério dos Negócios Estrangeiros já tinha dado”. É importante que a candidatura seja entregue em Paris e será ainda mais importante se for aprovada”, considerou, não deixando de destacar a importância do papel da diplomacia portuguesa neste processo. O cante alentejano tem “todas as características” para ser Património da Humanidade, mas, para isso, “tem que haver, da parte da diplomacia portuguesa, um trabalho como houve para o fado”. De momento, acrescentou, a candidatura “está a ser revista”, um trabalho que deverá ficar concluído “brevemente”, e vai ser entregue à comissão nacional da Unesco “até final deste ano”.

António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e também membro da comissão de honra da candidatura, considerou que o compromisso da entrega em Paris “já é uma vitória importante para o Alentejo” e mostrou-se convicto de que o “cante alentejano merece esse reconhecimento universal”, que “será, com certeza, uma boa notícia que iremos receber no próximo ano”. Porém, alertou, “a classificação não é um fim, é um princípio para a salvaguarda” do cante alentejano e para a criação de “dinâmicas novas” à volta deste bem imaterial para que “os grupos possam crescer e os jovens possam dedicar-se ao cante”.

in
Diário do Alentejo

Passos vê a luz, Cavaco nem por isso

Passos Coelho e Cavaco Silva falam da situação económica de Portugal
 
Passos Coelho e Cavaco Silva falam da situação económica de Portugal como se estivessem a falar de dois países completamente diferentes. Onde o primeiro-ministro vê uma "a luz ao fundo do túnel", o presidente da República vê um comboio que se aproxima para nos atropelar. No discurso do Ano Novo, Cavaco Silva fez um diagnóstico bastante negro sobre os impactos que a receita de Vítor Gaspar está a ter na economia.

"Temos urgentemente de pôr cobro a esta espiral recessiva, em que a redução drástica da procura leva ao encerramento de empresas e ao agravamento do desemprego", afirmou na altura Cavaco. Para o Presidente, este é um "círculo vicioso que temos de interromper".

Ontem teve a resposta de Passos Coelho. Depois de ouvir os grupos folclóricos a cantarem as janeiras nos jardins da residência oficial de São Bento, o primeiro-ministro veio afirmar que e Portugal afinal não está num "ciclo vicioso". Dirigiu-se a todos os portugueses que vivem dificuldades, dizendo-lhes: "Que consigam vislumbrar ao longo deste ano aquilo que se chama a luz ao fundo do túnel, quer dizer, o motivo de esperança para perceberem que nós não estamos a iniciar um ciclo vicioso de que não conseguimos sair, mas apenas a vislumbrar a saída de um período difícil que estamos a completar, porque outra forma não há senão passar por ele e resolver os problemas".

Passos faz bem em tentar incutir um espírito de optimismo neste arranque de ano, pois sabe que grande parte da economia tem a ver com a gestão de expectativas. Mas também sabe que se arrisca a perder essa razão assim que forem conhecidos os primeiros dados da execução orçamental deste ano. Se a receita não resultou no ano passado, por que haveria essa mesma receita, ainda mais condimentada, de resultar este ano?
 
in

Beja: Menino atacado por cão

Um bebé de 18 meses foi ontem vítima de ataque de um cão, em Beja, que o deixou com um traumatismo cranioencefálico considerado grave. Segundo apurou o ‘CM’ junto de fonte hospitalar, foi a mãe do menino a levá-lo diretamente ao hospital, cerca das 19h00, visto que reside perto da unidade de saúde e não acionou qualquer pedido de socorro aos bombeiros ou INEM. Depois de estabilizado, o bebé foi transferido de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
in

Cinema - O SABOR DO LEITE CREME

 
Filme de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres
Extensão Doclisboa
Quarta-feira, 9 de Janeiro 2013, às 21h30 no Fórum Municipal de Castro Verde
Sessão Especial Sábado,
12 de Janeiro 2013, às 18h
Cine Teatro de Mértola

THE BEATLES- HERE COMES THE SUN


MIXÓRDIA DE TEMÁTICAS.IRRITAÇÃO FÁCIL.07-01-2013


Cante ao Menino Janeiras e Reis


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Idosa desaparecida há três semanas em Mértola


As autoridades continuam a desconhecer o paradeiro da idosa desaparecida há três semanas da sua casa na aldeia de Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
A mulher "continua desaparecida", indicou fonte da GNR à Agência Lusa, salientando que os familiares, em Barrancos e na zona de Lisboa, e a população da aldeia continuam a não ter informações.
A idosa, de 77 anos, desapareceu no dia 13 de Dezembro da sua casa na aldeia de Mina de São Domingos e nunca mais foi encontrada, apesar das buscas efectuadas na zona pela GNR, pelos bombeiros e por populares.
Uma das hipóteses equacionadas pelas autoridades é a idosa ter abandonado a casa de forma voluntária, porque no dia em que saiu da residência e já não regressou levou todo o dinheiro da reforma que tinha recebido nessa semana.
De acordo com a mesma fonte, entre a idosa e o marido havia "desentendimentos", sobretudo devido aos hábitos alcoólicos do homem, que está a ser alimentado pelos serviços do município local.
A fonte voltou a assegurar não existirem indícios de crime.
Como é habitual em casos de desaparecimento, a GNR difundiu, junto de outras autoridades policiais, a identificação da idosa e informações sobre a roupa que vestia no dia em que saiu de casa.
As buscas no terreno, a cargo da GNR e dos bombeiros, que tinham começado a 14 de Dezembro, um dia após o desaparecimento, terminaram quatro dias depois.
Segundo a fonte, o facto de o marido da idosa só ter alertado a GNR no dia seguinte ao desaparecimento "poderá ter comprometido" a localização através das buscas.
No dia em que desapareceu, a idosa tinha saído de casa para recolher lenha (pinhas) para acender o lume, o que "era habitual", mas já não regressou.
in

PSD CANDIDATA SEBASTIÃO EM BEJA

 
O presidente da Câmara de Almodôvar, António Sebastião, vai ser o candidato do PSD à presidência da Câmara de Beja, gerida pelo PS, nas autárquicas deste ano, revelou à Agência Lusa fonte partidária.
António Sebastião, que cumpre o terceiro mandato consecutivo e não pode recandidatar-se à Câmara de Almodôvar, devido à lei que estabelece o limite de três mandatos consecutivos, constitui "uma aposta forte para o PSD tentar conquistar a Câmara de Beja", afirmou a mesma a fonte.
Segundo as fontes contactadas pela Lusa, a decisão foi hoje tomada numa reunião entre António Sebastião, responsáveis da distrital de Beja do PSD e o vice-presidente e o secretário-geral do partido, respectivamente Jorge Moreira da Silva e Matos Rosa.
Desde 2009, a Câmara de Beja é liderada pelo socialista Jorge Pulido Valente, que tem maioria absoluta, sendo o executivo composto por quatro eleitos pelo PS e três pela CDU, força com maioria na Assembleia Municipal.
Jorge Pulido Valente, que já anunciou que se recandidata pelo PS para tentar um segundo mandato, e António Sebastião, pelo PSD, são os únicos candidatos conhecidos à presidência da Câmara de Beja.
in

Mixórdia de Temáticas | Manipulação de locutores


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Exposição de tapeçarias "Construindo Memórias" de Maria Antónia

 
A Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, inaugura a primeira exposição de 2013 no dia 8 de janeiro, com uma mostra de tapeçarias de Maria Antónia, intitulada "Construindo Memórias".
A exposição pode ser visitada até dia 25 de janeiro, de terça a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Mixórdia de Temáticas | Resoluções de ano novo


Cante Ao menino Janeiras e Reis

 
O Cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe no dia 6 de janeiro, às 21h30, o espetáculo Cante Ao Menino, Janeiras e Reis, com o Grupo Coral da ACA - Os Cardadores.