Vamos falar de


quinta-feira, 31 de março de 2011

Rodrigo Colaço venceu regional em Alcoutim


O canoista do Clube Náutico de Mértola, Rodrigo Colaço venceu, de forma convincente, no passado fim-de-semana o Campeonato Regional de Esperanças na categoria de Cadetes C1.

Nova Agenda Cultural já disponivel.

Clique na imagem para consultar o documento em PDF.

Festas da Vila 2011 - Programa

Clique na imagem para aumentar.

Programa do Festival Islâmico

Clique na imagem para aumentar.

Câmara Municipal tem novo site

Clique aqui para aceder ao site.

Sugestão de Fim-de-semana - Mercado Solidário em Cacela Velha

"No próximo dia 9 de Abril, das 14h30 às 17h30, irá decorrer em Cacela Velha, o Mercado Solidário. O Mercado Solidário é um evento que possibilita a troca de bens ou serviços de forma directa ou recorrendo a uma moeda fictícia, apenas com valor social, ou seja, neste mercado não circula dinheiro.

Existem 2 modalidades de participação.

1.ª - Destina-se a participantes que tenham artigos suficientes para expor numa banca, estes participantes terão que efectuar uma inscrição prévia para a organização saber com quantas bancas deve contar, o material que cada participante precisa e quais os produtos que vai ter para troca.

2.ª - Destina-se a visitantes do mercado que, no caso de levarem algum produto para troca, também poderão participar no mesmo, fazendo uma troca directa do seu produto por outro, ou trocando o seu produto pela moeda solidária e depois utilizar esta para adquirir um ou mais produtos nas outras bancas.


Venha participar neste mercado onde o Euro não entra!


As inscrições decorrerão até 1 de Abril. "




Para mais informações clique aqui

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta 2011 - 26 de Março



Apagão global da Hora do Planeta desafia cidadãos a alterarem os seus comportamentos numa base diária

A WWF espera que os cidadãos adiram em massa a esta plataforma simbólica contra o aquecimento global e desafia-os a ir para além da hora, encetando acções concretas numa base diária em prol da protecção do nosso Planeta.

Desde a sua criação em 2007, como uma iniciativa de uma única cidade (Sidney), a Hora do Planeta tornou-se um espantoso movimento voluntário global onde centenas de milhões de pessoas de todos os continentes se juntam para reconhecer a importância de proteger o nosso planeta.

Inspirada em milhares de histórias de pessoas que levam as suas acções além do simbolismo de apagar as luzes por uma hora, a Hora do Planeta 2011 desafia indivíduos, empresas e governos em todo o mundo a acrescentarem mais ao apagão anual e mostrarem de que forma estão a tomar medidas no seu dia-a-dia para proteger o nosso Planeta.


Na Hora do Planeta 2011, pede-se ao mundo que:



• Desligue as luzes pela Hora do Planeta às 20:30 de Sábado 26 de Março de 2011, celebrando o seu compromisso com o planeta e juntando-se a milhões de pessoas em todo o mundo;
• Partilhe histórias e acções que beneficiam o planeta em wwf.pt ou na página do Facebook da WWF em Portugal;
• Vá para além da hora – encetando acções sustentáveis numa base diária; "O crescimento da Hora do Planeta nestes quatro anos veio provar que centenas de milhões de pessoas querem fazer mais para proteger seu planeta", afirmou Andy Ridley, co-fundador e director executivo da Hora do Planeta.










terça-feira, 22 de março de 2011

Museu de Mértola - Acções educativas destinadas e público escolar do Concelho de Mértola


A relação entre o Museu e a comunidade deve constituir uma das principais linhas de trabalho dos museus locais. Nesse sentido, e para promover uma maior interacção com as escolas e com o público mais jovem, o Museu de Mértola desenvolverá no ano de 20...11 uma série de ateliers e actividades educativas direccionadas ao público escolar do Concelho de Mértola.

Inicia, hoje, 22 de Março e prolongam-se por três semanas a realização de actividades educativas que têm como principal objectivo a sensibilização para o património cultural e para a necessidade da sua preservação, o conhecimento da história local e o contacto prático com actividades como a arqueologia e a conservação e restauro de cerâmica. As acções a desenvolver serão os ateliers “Vamos escavar” e “Cerâmica” e visitas orientadas sobre o período islâmico com a utilização da maleta pedagógica “O Baú de Aladino”, que decorrerão, respectivamente, no Circuito de Visitas da Alcáçova, no Gabinete de Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos e no núcleo museológico de Arte islâmica.
In
Facebook da Câmara Municipal de Mértola

Peixe do Rio - Spor publicitário na RTP

FESTIVAL DO PEIXE DO RIO É JÁ ESTE FIM-DE-SEMANA


É já no próximo fim-de-semana que a aldeia ribeirinha de Pomarão recebe o IX Festival do Peixe do Rio.
Apesar de nove edições passadas o Festival do Peixe do rio continua a ser um marco na história recente do Rio Guadiana. Olhar do e para o rio mas também para as suas potencialidades é o ...principal objectivo. Aqui a promoção do peixe do rio caminha lado a lado com a preservação deste troço tão importante para o desenvolvimento da região. A música e a gastronomia unem-se com a animação e a divulgação dos produtos tradicionais e com as actividades turísticas e desportivas. Organizar o Festival do Peixe do rio é assumir também que o desenvolvimento deste território não será o mesmo sem o contributo deste recurso que é o rio Guadiana.
Este ano o programa do Festival oferece em termos musicais o grupo de musica popular “Alminhas Danadas”, o grupo folclórico e etnográfico “Os Amigos do Monte Negro”, concerto com o Grupo, “No Mazurka Band” e com o artista “José Malhoa”, o grupo de música tradicional “Rastolhice” e um grupo de Flamenco.
Mas para além dos produtos tradicionais o prato forte será servido nas tasquinhas com muitas receitas do rio e em que a rainha será certamente a lampreia do Guadiana.
Um concurso de Pesca desportiva, um Passeio de BTT e o já tradicional Fogo de artificio completam um programa forte e recheado de motivos para visitar o Concelho de Mértola no próximo fim-de-semana.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Entre 21 de Março e 6 de Abril vamos “Lembrar Serrão Martins”.



Poesia, música, património, dança e fotografia vão preencher a programação do evento “Lembrar Serrão Martins” reeditando a homenagem ao edil que foi figura impar da autarquia mertolense, tendo marcado de forma indelével, e transversal o concelho de Mértola.

A iniciativa deste ano é mais um contributo para manter viva a sua memória através do programa cultural proposto, que trará no dia 21 de Março pelas 21:30h ao Cine Teatro Marques Duque o grupo Lua de Pé com o espectáculo de poesia e musica “A velocidade de um cavalo parado”, no dia 24 ao Salão Nobre da Câmara Municipal pelas18:00h, o lançamento do livro de Santiago Macias “ Mosaicos de Mértola: Arte Bizantina no Ocidente Mediterrânico”, novamente ao Cine Teatro Marques Duque mas no dia 25 pelas 21:30h o espectáculo de música e dança por Mariel Martinez Tango Quintet e a partir de 6 de Abril pelas 18:00h na Casa das Artes Mário Elias a Exposição de Fotografia “Guadiana tens saudades” de António Sequeira .

in
Facebook da
Câmara Municipal de Mértola

ARTE BIZANTINA NO OCIDENTE MEDITERRÂNICO


"Uma explicação cabal para tão invulgar e luxuoso projecto reside na riqueza mineira da região e na tomada do poder na cidade por uma burguesia que tomou nas suas mãos a gestão desses recursos. Importa também sublinhar a importância das comunidades orientais nas cidades do sul. A epigrafia tem dado, a esse propósito, um contributo inestimável, permitindo‑nos estabelecer ligações entre Mértola e grupos de mercadores que usavam o grego como língua de comunicação. As relações de Mértola com o mundo bizantino terão sido incrementadas por esses contactos e contribuiram para incluir a cidade no circuito de produção artística daquele tempo. O caminho de Oriente para Ocidente percorrido pelos mosaistas que trabalhar no complexo religioso da área palatina não teria sido possível sem esse ambiente de contactos e de relações. Sobretudo, nada teria sido possível sem o impulso do comércio e sem o papel decisivo que os mercadores tiveram. "

.
É este o último parágrafo do livrinho Mosaicos de Mértola: arte bizantina no ocidente mediterrânico, do qual sou autor e que a Câmara Municipal de Mértola decidiu editar. A apresentação pública é no dia 24 de Março, pelas 18 horas, no salão nobre da Câmara Municipal.
.
Volto a uma casa que é a minha (sou funcionário daquela autarquia desde 12.6.1992) e onde fiz a parte mais importante da minha carreira profissional. E com a qual tenho sempre prazer em colaborar.
.
A iniciativa, integrada no programa Lembrar Serrão Martins, conta com a colaboração do Campo Arqueológico de Mértola. E, convirá dizê-lo, faz parte do meu projeto de trabalho para a Universidade de Coimbra no âmbito do Ciência 2008.


Por
Santiago Macias
in
Avenida da Salúquia 34

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ronda dos Quatro Caminhos no Marques Duque


Mulheres de Mértola visitam Cádiz


No âmbito do Dia Internacional da Mulher a Câmara Municipal de Mértola promove um passeio convívio à cidade espanhola de Cádiz no dia 12 de Março. No dia Internacional da Mulher, que é também dia de Carnaval, o Município promove um concerto com a Ronda dos 4 Caminhos, às 21h30, no Cine-teatro Marques Duque.

Os passeios convívios que celebram o Dia da Mulher são já uma tradição para algumas centenas de mertolenses, que aproveitam este dia para confraternizar e conhecer várias cidades.

A organização é do Município com apoio das juntas de freguesia do concelho.

in
Site da Câmara Municipal de Mértola

Autores do movimento “Geração À Rasca” acusados de plágio


Dois trolhas da Mealhada, José Engrola e Manuel Peneirol, estão a acusar de plágio os supostos criadores deste movimento, João, Paula e Alexandre.

José e Manuel, confirmaram ao I.P. que os criadores, os cérebros por detrás deste movimento foram eles. No inicio de 2009, conheceram-se numa obra de construção civil em que ambos trabalhavam, logo na primeira conversa durante a hora da bucha, entre uma sandes de courato e uma mini, surgiu a ideia de criar o Movimento “Geração à Rasca”. José sofre de bexiga hiperactiva, um tipo de incontinência urinária. Manuel sofre de uma vontade constante de defecar. Foram estas duas situações clínicas que os levaram a criar um movimento que chamasse a atenção para as necessidades sociais e de saúde que pessoas que estão sempre à rasca para ir à casa de banho necessitam. José afirma que apesar dos esforços e trabalho realizado na divulgação pública deste movimento, conseguiram pouco mais de uma dezena de aderentes e simpatizantes. Uns poucos colegas da firma de construção civil e alguns reformados e desempregados que frequentam a mesma tasca que José e Manuel. Manuel adianta ainda que em meados de 2009 ainda tentaram fazer uma espécie de manifestação pública em frente ao Posto Médico da Mealhada, mas depois o cabo da GNR local chegou ao local para averiguar o que é que se passava e o pessoal dispersou, indo em direcção aos cafés da zona, pois estava quase a começar o jogo do Benfica.

domingo, 6 de março de 2011

Carnaval em Mértola 2011 - O filme de Domingo

Pareceanedota.net é novo portal de comercialização da oferta turística do Alentejo


O portal pareceanedota.net é a mais recente ferramenta disponível para potenciar o turismo sénior na região do Alentejo.

Disponível no final do mês de Março, este novo portal resulta de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o operador turístico AlentejoTours e a Ambity.

Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo, explicou hoje, em conferência de imprensa que esta campanha direccionada, particularmente, ao turismo sénior enquadra-se dentro da estratégia da entidade de realizar uma “gestão integrada dos destinos, (…) com a qual uma Entidade Regional de Turismo tem que ter uma intervenção para além do marketing e da promoção”. O responsável referiu que esta campanha resulta de uma adaptação da estratégia do Turismo do Alentejo às novas tendências de mercado, “adequando a estratégia à realidade”.

Ceia da Silva esclareceu que este portal agrega a promoção à venda, sem desrespeitar os restantes canais de distribuição, estando numa óptica de B2B e B2C e disponível para todo o ‘trade’ que pretender aderir.

O portal destina-se a um público-alvo de seniores activos, com mais de 55 anos e com disponibilidade financeira e de tempo. Segundo Ceia da Silva, esta campanha direcciona-se a este tipo de turista, porque é o que “terá mais possibilidades de incrementar as suas férias em 2011 e mais disponibilidade para fazer férias”, potenciando um “aumento de ocupação durante a semana”.

O pareceanedota.net vai estar com reservas disponíveis a partir de 30 de Março, onde contará com cinco programas que se dividem dois por Évora, um por Évora/Alqueva, Beja/Mértola e Portalegre, com duração de três ou quatro noites e partidas das capitais de distrito nacionais às segundas-feiras, numa média de 300 euros por pessoa em regime de Tudo Incluído. Os pacotes estão disponíveis para usufruir nos períodos entre Abril/Junho, e Setembro/Novembro.

João Luís Moita, da Ambity, explicou que o portal disponibiliza também dois motores de busca (experiências e hotelaria) para aquele que pretender formatar a sua escapada à medida. Segundo o responsável, o motor de busca de hotelaria serve para que “pequenas unidades tenham aqui a oportunidade para estarem disponíveis online”. O portal “está direccionado para o turismo sénior, mas pode ser útil para os restantes segmentos”, adianta.

Extensão ao mercado espanhol

Na ocasião, Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Externa do Alentejo, adiantou que em breve será apresentada uma campanha semelhante dedicada ao mercado espanhol: “Temos desenhada uma campanha para o mercado externo que também tem uma componente de venda”.

Segundo Vítor Silva, também vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, esta componente de venda surge de um impulso do Turismo de Portugal “para que as agências se aproximem do consumidor”. Como defendem que a entidade não tem directamente que comercializar o destino, os responsáveis consideram que essa função deverá ficar na mão dos privados, que se queiram associar a estas iniciativas, “promovendo e comercializando o produto. Para o consumidor, quem vende é o Alentejo, mas compete aos privados venderem”.

O projecto dedicado ao mercado externo estará, numa primeira fase, apenas no mercado espanhol, no entanto, se houverem resultados positivos e apoio financeiro, Vítor Silva não descura a possibilidade de expandir a outros mercados.

Por Raquel Relvas Neto
in
Ambitur OnlLinkine

Clique aqui para aceder ao novo site - pareceanedota.net


Canoagem – Bruno Afonso vence 1º Controle Nacional de Velocidade



O Clube Náutico de Mértola participou no passado sábado no 1º Controle Nacional de Velocidade. Esta prova, determina a base da composição das diversas selecções nacionais que representarão Portugal nas competições nacionais da época 2011.

Na Categoria de C1 Juniores Bruno Afonso, apesar de ser Júnior de primeiro ano venceu de forma convincente esta competição deixando o seu mais directo adversário Nuno Silva do Clube Náutico de Prado a mais de 10 segundos. Destaque igualmente para Ana Guerreiro, igualmente júnior de primeiro ano que se classificou em 6º lugar na sua categoria. Estes dois canoistas de Mértola passam assim a integrar as respectivas Selecções Nacionais estando já a participar nos respectivos estágios.

Nos Juniores Masculinos em K1, Manuel Macias, Gonçalo Ferreira e André Jerónimo classificaram-se nos 20, 22º e 34 lugares. O estreante Rodrigo Colaço em C1 Cadete alcançou igualmente uma excelente classificação tendo ficado em 7º lugar.

Recorde-se que 2011 é ano de Campeonato do Europa e Campeonato do Mundo de Juniores, abrindo estes resultados excelentes perspectivas de participação de canoistas de Mértola naqueles competições internacionais.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Clube Náutico de Mértola participa no controle nacional de Velocidade


Manuel Macias, Gonçalo Ferreira, André Jerónimo, Bruno Afonso, Ana Guerreiro e Rodrigo Colaço, orientados pelo treinador José Carlos Justino, participam amanhã sábado, no 1º controle nacional de velocidade que se realiza na Pista Nacional de Montemor-o-Velho. Esta prova escolherá a base das selecções nacionais que participarão este ano nas diversas competições internacionais.

quinta-feira, 3 de março de 2011

I FEIRA DE EMPREGO FORMAÇÃO E EMPREENDEDORISMO


O Gabinete de Empreendedorismo do Projecto "Margens" e a Câmara Municipal de Mértola promovem a 3 de Março, no salão dos Bombeiros de Mértola, a I Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo.

O objectivo da iniciativa é criar u...m espaço que permita que os visitantes tenham contacto directo com a oferta formativa, com as oportunidades de emprego, de financiamento e apoios à criação do próprio emprego.

Paralelamente à Feira decorrem no cine-teatro Marques Duque vários colóquios, que abordam temas variados, nomeadamente os apoios à criação do próprio emprego pelos jovens, o Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (FAME), os estágios profissionais e a criação de empresas.
in
Site da Câmara Municipal de Mértola

Câmara Municipal e Ministério da Administração Interna assinam protocolo para a construção do novo Posto da GNR de Mértola

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Conde Rodrigues, desloca-se amanhã, 3 de Março, a Mértola, para assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Mértola, a Direcção-Geral de Inf...ra-estruturas e Equipamentos, do Ministério da Administração Interna, e a Guarda Nacional Republicana, para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Mértola. A cerimónia decorre no salão Nobre da Câmara Municipal, às 16h00.

Na mesma ocasião, será também assinado um protocolo entre a GNR e o Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça para a cedência temporária de um espaço, no edifício do Tribunal de Mértola, para a instalação provisória do serviço de atendimento do Posto Territorial da GNR de Mértola.Ver mais

in
site da Câmara Municipal de Mértola

Um bom motivo para passar pela Biblioteca


Porque Março é o mês da poesia.

E tudo era possível
...Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de Maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer

RUY BELO
Obra poéticaVer mais


in
Facebook da Câmara Municipal de Mértola

quarta-feira, 2 de março de 2011

Feira do Cogumelo em Paymogo




IX Festival do Peixe do Rio


Concertos de Nuno Prata e Ronda dos 4 Caminhos em Mértola


O Cine-teatro Marques Duque, em Mértola, recebe os concertos de Nuno Prata e Ronda dos 4 Caminhos nos dias 5 e 8 de Março. O fim-de-semana de Carnaval na Vila-Museu conta também com a animação do corso carnavalesco no domingo e terça-feira.

Nuno Prata, ex-baixista dos “Ornatos Violeta”, actuará no dia 5 de Março pelas 21h30. A autarquia Mertolense promove assim, uma oportunidade única de ouvir um artista cujo ponto forte é o sabor tradicional do seu folk, que em vez de se apoiar numa estrutura básica de guitarras acústicas, se dedicou a um multi-instrumentalismo variadíssimo, partindo dos instrumentos mais improvisados.

No dia de Carnaval, às 21h30, é a vez da Ronda dos 4 Caminhos, grupo de música popular e tradicional portuguesa, subir ao palco do Marques Duque. Este último concerto insere-se no programa CAL – Cultura Alentejo e festeja também o Dia Internacional da Mulher.

O corso carnavalesco desfila pela avenida Aureliano Mira Fernandes nos dias 6 e 8 de Março, às 15h30. O Carnaval em Mértola é promovido pela Câmara Municipal de Mértola e organizado por conjunto alargado de entidades locais.

in
Site da Câmara Municipal de Mértola


Klepth, na Mina de São Domingos