
O projecto da pista de águas bravas no rio Guadiana, promovido pela Câmara de Mértola, pode avançar no próximo ano. A garantia foi deixada ao “Correio Alentejo” pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, confirmando as palavras do autarca Jorge Rosa durante a entrevista concedida na última edição do “Correio Alentejo” .
“Há condições para o projecto avançar em 2009. E com a capacidade que temos para candidatar estes projectos a fundos comunitários e estando o projecto pronto, como penso que está, podemos despachá-lo, por ventura, até ao final do ano”, revelou Laurentino Dias, não poupando elogios às características da futura infra-estrutura desportiva.
“É um excelente projecto, que valorizará muito a região e o país. Porque é um projecto único e que terá uma importância turística e desportiva assinalável”, sublinhou, para acrescentar: “Desde o primeiro momento que [no Governo] privilegiámos projectos que tenham ambição e sejam inovadores no país em matéria que respeite ao desporto e ao turismo. E esta pista de águas bravas será a única do país, tendo um nível europeu claríssimo e funcionando como mais uma âncora para o desenvolvimento de Mértola e da região”.
Nesse sentido, Laurentino Dias revelou existirem condições para que o projecto possa vir a ser apoiado financeiramente até 75% do valor total do investimento previsto, com recurso às verbas disponibilizadas pela União Europeia no âmbito do novo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.
In Correio Alentejo
sexta-feira, 28 de novembro de 2008