Vamos falar de


quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Fumar ou não fumar? Eis a questão!!


É certo que fumar mata, tal como beber em excesso, tal como comer "mal", tal como ter uma vida sedentária!! O que é certo é que agora é "moda" proibir fumar nos locais de trabalho. Eu concordo, só acho é que, tal como os não fumadores, os fumadores também merecem ser respeitados nas suas escolhas! Concordaria muito mais, se por exemplo, nos locais de trabalho onde não se pode fumar, houvesse um compartimento (com janela de preferência) onde se pudesse fumar! Porque os fumadores sabem, que quando não se pode fumar é quando mais apetece, afinal o fruto proibido é sempre o mais apetecido! E é sabido, que se o fumador entra em stress por falta de Nicotina, a sua produtividade não será a mesma! O que me dizem a este respeito?

22 comentários:

  1. Burros somos nós que damos dinheiro a ganhar com um maldito vicio que nos persegue, juro...
    ele não será mais fote que eu.

    ResponderEliminar
  2. Segundo os últimos dados da execução orçamental (reportados ao mês de Novembro), só o imposto sobre o tabaco já deu aos cofres do Estado uma receita de 1191 milhões de euros, uma subida de 27,5 por cento, face ao registado no período homólogo de 2004, e que representa a maior subida de receita no conjunto dos impostos directos e indirectos. (in Correio da Manhã)

    A decisão de subir gradualmente as taxas do imposto a pagar pelo tabaco foi anunciada pelo Governo de José Sócrates durante a apresentação do Orçamento Rectificativo deste ano.

    Contas feitas, o maço passa a custar entre 2 euros e 75 e 2 euros e 90 cêntimos para a maior parte das marcas.

    O Estado espera desta forma arrecadar mais 180 milhões de euros. Até 2009 os impostos sobre o tabaco vão continuar a subir.

    Nessa altura, cada maço deverá custar cerca de 5 euros. (in Sic)

    ResponderEliminar
  3. Eu fumo ha varios anos, e penso o tempo todo em deixar de fumar, no entanto, sinto cá uma inveja quando vejo idosos a fumar!
    Que sorte chegar a velho e continuar a fumar, é que infelizmente não é para todos os pulmões!

    ResponderEliminar
  4. O mais grave desta nova lei do tabaco é que está a iniciar um ciclo de tráfico de tabaco!!! Já foram publicados em vários jornais e revistas artigos acerca de tráfico de tabaco no nosso país, especialmente na região norte.
    Eu concordo em que existam zonas específicas para fumadores e para não fumadores, mas meus amigos "nem tudo ao mar, nem tudo á terra", noutros países essa proibição já está a atingir proporções exageradas. Esperemos que o nosso governo tenha o bom senso de não exagerar!?

    ResponderEliminar
  5. Fumar mata. Mas tambem mata andar na linha de um comboio. É uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  6. Pah, andar a mastigar pastilhas elásticas com nicotina, Como se vende nas farmácias sera uma boa solução?? Não morre de fumo, morre com uma carga de diabétes em cima.

    ResponderEliminar
  7. Não fume p'la sua saúde
    Guarde o dinheiro do tacaco
    Vá o vício fique a virtude
    antes forte do que fraco.

    xicozé

    ResponderEliminar
  8. Eu deixei de fumar há alguns meses, já nem sei ao certo, mas a verdade é ainda hoje dou por mim a procurar o maço de tabaco ou o isqueiro no bolso...”é o bichinho!!!”
    Mas como costumo dizer eu só fui viciado em tabaco no dia que comecei a deixar de Fumar, até esse dia, durante MUITOS anos, sempre pensei que era algo que eu controlava!
    Mas também não me tornei um antitabagista por isso, acho que cada um tem o direito de tomar as suas opções! Responsável das suas acção, e acarretando com as responsabilidades... E uma das formas de ser responsabilizado é pelo preço, afinal os cuidados de saúde aos quais nos estamos a arriscar necessitar também são caros...
    Geralmente é unânime considerar os diagnósticos e os números “chatos”, mas:

    25 a 30% da totalidade dos cancros relacionam-se com o tabaco;
    O tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças respiratórias que podem ser graves e mortais, tal como 80% das situações clínicas de doença pulmonar crónica obstrutiva;
    O tabaco constitui factor de risco importante de doenças vasculares arteriais: coronárias, cerebrais da circulação periférica.
    (20% da mortalidade, por doença coronária, deve-se ao tabaco.)

    Em Portugal, calcula-se que 20 a 26% da população fuma e entre 1970 e 1995, o consumo do tabaco aumentou mais de 150%.
    Não sou a favor de marginalizar ou ter algum tipo de acção discriminatória para com os fumadores como eu fui, devem ser respeitadas as opções! Mas o Estado neste tipo de casos não pode ser complacente...
    Acho que quem quer manter o vício vai ter de se sujeitar!
    Ninguém vai ser obrigado o deixar de fumar, mas se o quiser fazer vai ter de se sujeitar as regras, pois um dia pode vir a necessitar das contrapartidas!!!


    p.h.
    (parece que isto ficou um pouco longo....)

    ResponderEliminar
  9. @Satanhoco
    Concordan-se ou não, os meus parabéns pelo seu trabalho de casa. vê-se que estudou o assunto, fornecendo dados, esclarecendo. Um blog é isso mesmo: troca de conhecimentos, experiências, informação

    @Maria
    Ao que me informaram e você saberá, os cinco elementos que compôem o executivo da sua câmara, são não fumadores. Há até quem, há muito, venha exibindo fundamentalismos nessa e noutras áreas. É-lhes bastante fácil adoptar uma medida destas. Até porque é a antecipação a uma lei geral da República que vai entrar em vigor um destes dias.
    Esta medida só trouxe alguma notoriedade mediática.
    A politica e os politicos também vivem disso.
    É um bom exemplo do politicamente correcto de que tanto se fala hoje.

    Eu não fumo, mas como eu, os fumadores têm iguais direitos como qualquer cidadão. Não são uma espécie à parte. São pessoas, até com mais problemas de saude e dependências. Embora sendo um problema deles, é preciso ajudá-los. Mas não criando proibições e pressão psicológica. É, a meu ver, um mau caminho.
    "Cercá-los" só os leva a fumar mais. É a natureza do ser humano.

    ResponderEliminar
  10. @papo-amarelo
    estavamos a comentar ao mesmo tempo e portanto não li o que escreveste.
    No geral concordo com o que dizes discordando da forma.
    Quanto à qualidade dos outros serviços?! Aí acho que são outros temas, bem pertinentes e que podem merecer forum próprio para debate.
    Alguém que os traga à cena.

    ResponderEliminar
  11. não sei se para vós tem grande interesse ou não.. mas eu andei a "brincar com os números":
    se um fumador "normal" fumar 1 maço de tabaco por dia, gastará cerca de 2,40€ por dia... se multiplicarmos este valor pelos 30 dias do més, dá 72€...
    na minha opinião, dá que pensar...
    abraços
    markus

    ResponderEliminar
  12. Sr. António Medeiros cheira-me que você é daqueles "marmanjos" do charuto malcheiroso que empesta tudo e todos.

    ResponderEliminar
  13. @Analsd os charutos fazem parte do tema ... também são tabaco ... lol

    ResponderEliminar
  14. @analsd Ah... pois ... isso!!!

    ResponderEliminar
  15. @António Medeiros - marmanjo:indivíduo mariola; tratante; patife; homem abrutado; rapaz corpulento; homem feito.(In Dicionários,Língua Portuguesa On-Line)- Estes são os significados de "marmanjo" amigo António, Escolha aquele que melhor se lhe adapta e não leve tão a sério um anonimato inocente.

    ResponderEliminar
  16. Inoportunidade do meu comentário??Então charuto não é tabaco? Tabaco não é o tema??Presumi, pelo seu comentário que deveria ser um "marmanjo" que fuma charuto e pelos vistos acertei.
    Já agora, escolheu qual o significado de marmanjo que se lhe aplica??

    ResponderEliminar
  17. @Analsd - Advogada do marmanjo?

    ResponderEliminar
  18. @Analsd - Uhauuuuu, gostei!!! Zangadinha.

    ResponderEliminar
  19. @Analsd - Tenho estado a brincar com vocês. Se quiserem podemos ficar por aqui.

    ResponderEliminar
  20. Caro senhor olho vivo
    Mas o que é isto pá?!
    Este é um blog sério, no qual se tratam assuntos sérios, não é para andar a brincar e a "ofender" os outros...
    Se calhar ao invés do charuto, prefere algo com aditivos e isso já não faz mal?

    ResponderEliminar
  21. Não sou anti-tabaco, cada um deve ser livre de tomar as suas opções. Sou a favor do respeito pelos outros, considero que não se deva fumar nos locais de trabalho (edificios) compartilhados por outras pessoas, seja colegas, clientes, etc...
    Os fumadores devem arranjar as suas soluções de forma a que n prejudiquem quem não deseja fumar. Há algum tempo atrás fui a um gabinete da função publica e até me senti mal disposto com a fumaceira que lá havia... consideração e respeito acima de tudo...

    ResponderEliminar
  22. O mais triste disto tudo é esta gente andar aqui a discutir, quem é que diz o quê e quem falta ao respeito a quem... As novas tecnologias chegam a todo o lado, mas é só isso... a pequenez das pessoas continua a mesma de sempre, são coisas como estas que tristemente, me deixam por vezes bastante desgostoso por ser filho da mesma terra que vocês! Por ventura não haverá coisas mais edificantes com que percam o vosso tempo, vós, assumidos defensores do desenvolvimento sustentado da nossa bela terra? Fica a nota

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.