Vamos falar de


terça-feira, 28 de setembro de 2010

PS Organiza Almoço Convívio com a presença de Jorge Lacão

ALMOÇO CONVÍVIO

COMEMORAÇÃO DO 1º ANIVERSÁRIO
DA VITÓRIA DO PS NAS AUTÁRQUICAS DE 2009

DIA 10 DE OUTUBRO DE 2010
(domingo, pelas 12:30 horas)
NO PAVILHÃO MUNICIPAL

PROGRAMA:
· Intervenções políticas (dirigentes locais e nacionais)
.Presença de Jorge Lacão
.Homenagem aos militantes inscritos no PS há mais de 15 anos
· Apresentação de novos militantes
· 13,30 horas – Almoço

Inscrições até às 15:00 horas do dia 9 de Outubro, pelos telefones:
966 123 108 --- 966 123 109 --- 964 022 689 --- 961 247 551
Preço por pessoa: 5,00 Euros
Animação musical

“A Caça e o Mundo rural” em Mértola



“A Caça e o Mundo Rural” vão estar em debate em Mértola no dia 2 de Outubro, no Cine-teatro Marques Duque, numa conferência promovida pela Câmara Municipal e pela Universidade Aberta. As doenças da caça e da pecuária e a gestão da caça e do espaço rural são alguns dos temas a abordar.

A sessão de abertura terá lugar às 15h15 e conta com a participação do Vice-reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, do Presidente da Fencaça, Jacinto Amaro, do presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, e do Director Adjunto do Parque Natural do Vale do Guadiana, Pedro Rocha.

A primeira comunicação a cargo de Rui Perestrelo, da Universidade Vasco da Gama, irá abordar as “Doenças da caça e da pecuária: prevenção e segurança”, seguindo-se a intervenção de Mário do Carmo, Coordenador do Curso de Gestão da Caça e do Espaço Rural, da Universidade Aberta, com o tema “A Caça no concelho de Mértola como motor de Desenvolvimento rural”.

Às 17h20 serão emitidos filmes sobre temática realizados pela Universidade Aberta, que abordam temas como a gestão da caça menor.

A sessão encerra às 18h30.

Centenário da República


Canoagem - Mértola vence “Troféu Festival do Peixe do Rio” em Pedrógão do Alentejo.


O Clube Náutico de Mértola clube que conjuntamente com a Junta de Freguesia de Pedrógão do Alentejo organizou no passado dia 25 o Troféu Festival do Peixe do Rio venceu convincentemente a prova somando 3465 pontos. Em segundo lugar classificou-se o Kayak Clube Castores do Arade com 2666 pontos, seguido da Associação Naval Amorense com 2651 pontos, o Clube Náutico de Salvaterra de Magos com 2512 pontos, o Clube Náutico de Milfontes com 2284 pontos, o Grupo Desportivo de Alcoutim com 2178 pontos, o Clube Naval de Portimão com 1364 pontos, o Clube Fluvial Odemirense com 798 e o Badajoz DC com 194 pontos.

A prova que teve uma participação de de 300 canoistas foi um sucesso organizativo que acrescentou cor e movimento ao Festival do Peixe do Rio organizado pela Junta de Freguesia de Pedrógão com a participação de alguns jovens locais que integraram este Verão numa acção de Iniciação que promoveu a modalidade. A organização distribuiu um conjunto de prémios aliciantes entre os quais constava diverso material desportivo com destaque para três embarcações de competição. A assistir á prova e a participar na cerimónia de distribuição de prémios esteve o Comandante Vicente de Moura, Presidente do Comité Olímpico de Portugal que elogiou a organização e o excelente momento da canoagem quer a nível nacional quer a nível internacional.

Exposição de fotografia de Santiago Macias


A Torre de Menagem do Castelo de Mértola recebe a exposição de fotografia intitulada “A ruis Anatis fluminis extremum mundi uideri potest - Das margens do Guadiana vê-se o resto do mundo” da autoria de Santiago Macias, inserida no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

A inauguração / abertura da exposição ao público terá lugar no próximo sábado, dia 25 de Setembro, às 17 horas e poderá ser visitada até Janeiro de 2011.

Com esta exposição a Câmara Municipal de Mértola dá início a um projecto de realização de exposições temporárias no Museu de Mértola, que têm como objectivo enriquecer e diversificar a oferta deste Museu.

Agenda Cultural de Outono



No início de Outubro, de 1 a 5, realiza-se a viagem cultural para os jovens do concelho, este ano com destino a Istambul. No fim-de-semana seguinte, dia 9, as atenções centram-se nos mais idosos com o XIV Encontro de Reformados, Pensionistas e Idosos do concelho de Mértola.
De 22 a 24 de Outubro, Mértola celebra a caça, um dos recursos naturais e económicos mais importantes do concelho, com a I Feira da Caça de Mértola, uma iniciativa que pretende valorizar e dar a conhecer esta actividade.

Com o Outono voltam as exposições à Casa das Artes Mário Elias com a exposição colectiva de escultura cerâmica “Dá forma da escrita à escrita da forma” (16 de Outubro a 3 de Novembro), a exposição de pintura de São Passos “São Passos traços dos Mestres” (20 de Novembro a 11 de Dezembro) e a pintura de Marisa Bento “Impossível” (15 a 31 de Dezembro).

Em Novembro, no dia 5, inicia o Mês da Música com o concerto dos solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa no Museu Paleocristão, em Mértola. No dia 11 é celebrado o S. Martinho com um magusto no Mercado Municipal. A Feira do Livro de Mértola tem lugar de 21 a 27 no salão dos Bombeiros Voluntários de Mértola e o programa integra música, espectáculos, apresentação de livros e sessões para as escolas.

Para o mês de Dezembro estão programados os concertos de Natal, no dia 5, na Igreja Paroquial de Espírito Santo e no dia 18 na Igreja Matriz de Mértola. A Agenda Cultural inclui outras actividades como cinema, desporto, observação de aves, sugestões bibliográficas, entre outras.

domingo, 19 de setembro de 2010

Canoagem - Campeonato Nacional de regatas em Linha - Mértola disputa hoje 18 finais


O Clube Náutico de Mértola disputa hoje 18 finais do Campeonato Nacional de Regatas em Linha num dos mais participados Campeonatos Nacionais de sempre.
1000 metros
C2 Sénior
Rafael Luz/Bruno Vitória - 6º lugar
K1 Junior
Manuel Macias - 5º lugar
C1 Sénior
Bruno Vitória - 8º Lugar
C4 Cadete
Bruno Afonso/José Sebastião/João Brito/André Jeronimo - 2º lugar
C4 Sénior
José Justino/Tamas Homoki/Bruno Vitoria/Rafael Luz - 5º lugar
C1 Cadete
Bruno Afonso - 3º lugar
C4 Junior
Gonçalo Ferreira/João Brás/Daniel Guerreiro/André Costa - 6º lugar
C2 Cadete
Bruno Afonso/José Sebastião - 5º lugar
500Metros
K1 Junior
Manuel Macias - 4º lugar
C2 Sénior
Rafael Luz/Bruno Vitoria - 5º lugar
C2 Cadete
Bruno Afonso/José Sebastião - 6º lugar
C1 Sénior
Bruno Vitória - 6º lugar
C1 Cadete
Bruno Afonso - 5º lugar
200 metros
C1 Sénior
Bruno Vitória - 4º lugar
K1 Junior
Manuel Macias - 3º lugar
Gonçalo Ferreira - 6º lugar
C2 Junior
João Brás/Daniel Guerreiro - 9º lugar
C2 Sénior
Bruno Vitória/Rafael Luz - 6º lugar
K2 Junior
Manuel Macias/Gonçalo Ferreira - 1º ex-aequo.
Colectivamente o Náutico de Mértola Classificou-se em lugar.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O meu mundo é a minha escola - Reportagem no JN


Em Mértola, o maior concelho do Baixo Alentejo, o mais pobre e despovoado, estudar significa viajar de monte em monte, duas ou três horas por dia, e passar 12 horas longe de casa. As famílias estão conformadas, os alunos também. Ali todos sabem que a vida das crianças, do povo e da comunidade está nas mãos da escola. Foi por isso que resistiram ao ultimato «encerram todas as que tiverem menos de 21» alunos.


Qual calor abrasador, qual poeira colada à pele, qual cansaço de fim de ano lectivo? Os trinta quilómetros e as duas horas de pára-arranca passadas dentro da velha Ford Transit sem ar condicionado parecem dar-lhe um vigor fora do comum. Às 18h50, à chegada a casa, Filipe, 13 anos, aluno do 6.º ano da Escola EB 2,3/ES São Sebastião em Mértola, sai apressado da carrinha de transporte escolar e some-se porta dentro. «É a cegueira do computador», esclarece a mãe.Filipe é o único filho de Inácia e de José Horta. Ela tem 48 anos, ele 52. Ela tem a 6.ª classe, ele fez a quarta. A avó Maria Joaquina, uma matriarca que nos olha de soslaio do alto dos seus 88 anos, é analfabeta. A família vive no Monte do Esquecido, um lugar com três casas habitadas e outras tantas em ruínas, a trinta quilómetros de Mértola, onde moram mais dois idosos, um viúvo, outro solteiro.


Ao fim da tarde e sempre que o tempo o permite, o programa que ocupa os cinco adultos é o regresso do Filipe. O miúdo passa o dia na vila. Sai cedo para a escola. A carrinha vem buscá-lo às 6h30: «Até amanhã de manhã, senhor Luís», despede-se Inácia.A pressa do gaiato tinha razão de ser: «Estive na biblioteca e pus a sacar vários episódios de Naruto [um desenho animado japonês].» Caso para dizer que não foi à toa que o Filipe aderiu ao programa e-escola, pois o computador portátil que recebeu graciosamente é o que lhe permite levar o novo mundo para dentro da velha casa: «Na escola tem fartura de internet e aproveita. Nas férias vai a Vale do Poço, ali também é ilimitada», diz Inácia enquanto se dirige para a porta da entrada e afasta as fitas plásticas e coloridas. A passo lento e com as mãos nas algibeiras, José Horta segue a mulher e já dentro da cozinha confessa: «Já vi ali o castelo da Bela Adormecida e o Pinóquio. Ainda não havia luz eléctrica aqui no Monte e eu já trabalhava na iluminação da Eurodisney, em França. É em Paris, não sei se sabem. Está lá tudo o que eu fiz, vi ali na internet.»

Restante reportagem aqui.

Feira de Vale do Poço


As Câmaras Municipais de Serpa e Mértola organizam de 10 a 12 de Setembro de 2010 a VIII Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço com o objectivo principal de dar a conhecer as diversas potencialidades de um território rural de fronteira. De uma forma participada, envolvendo os produtores, visitantes e populações locais em actividades que relacionam a vivência da Serra de Serpa /Mértola e do Andévalo andaluz.
Ao longo dos anos a Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço tem vindo a solidificar e reforçar a valorização dos produtos regionais de qualidade e a promover as potencialidades específicas desta região e actividades produtivas agro-pecuárias com a finalidade de contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades deste espaço transfronteiriço luso-espanhol.
O campo e os animais, os produtos regionais, as tradições, a gastronomia, os jogos tradicionais, o convívio, a diversão e o debate serão motivos mais que suficientes para que Vale do Poço se torne, por esta altura, o centro privilegiado da Serra entre Mértola e Serpa. Vale do Poço De 10 a 12 de Setembro.
Org: Câmara Municipal de Serpa/Câmara Municipal de Mértola em colaboração com a Associação de Agricultores do Concelho de Serpa, Junta de Freguesia de Salvador, Junta de Freguesia de Santana de Cambas, Mancomunidad Beturia.