sexta-feira, 30 de abril de 2010

Três em uma

Na 2ª parte do fórum da TSF do passado dia 28, o candidato à Presidência da República, Fernando Nobre, a propósito do ataque especulativo de que Portugal está a ser alvo por parte das agências de rating, apelou à unidade de todos e focalizou a sua intervenção na necessidade de termos um Orçamento de Estado em aplicação a partir de 1 de Janeiro.

Depois de referir que o diagnóstico económico e financeiro está feito, há que assumir responsabilidades a vários níveis. E exemplificou:

" No ano passado tivémos três eleições sucessivas! Podíamos ter feito tudo numa só".

Podíamos ter feito tudo numa só? Poder, podíamos, mas não era a mesma coisa!

terça-feira, 27 de abril de 2010

en.cantos em mértola

A próxima edição do projecto “em.cantos” vai decorrer dentro de dois barcos, no cais fluvial de Mértola.

Depois de percorrer várias igrejas e espaços culturais do Baixo Alentejo a iniciativa vai realizar-se, no final do mês, a bordo das embarcações “Vendaval” e “Saramugo”, tendo o Guadiana como cenário."Rio Guadiana: Um Recurso Natural Estratégico" é o tema central. Ana Paula Figueira realça que o “em.cantos” pretende continuar a privilegiar a valorização do património da região. Para discutir o tema têm presença confirmada até ao momento: António Marcos Galopim de Carvalho, Geólogo, Professor catedrático jubilado do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa; Orlando Borges, Presidente do Instituto da Água, IP (INAG); Paula Sarmento, Presidente da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, IP (ARHAlentejo); Hemetério Monteiro, Vogal do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. (EDIA); Fernando Pereira, Cantor e actor profissional e Jorge Rosa, presidente da Câmara Municipal de Mértola.

A 8ª edição do projecto conta, segundo Ana Paula Figueira, com um forte envolvimento do tecido empresarial de Mértola pois sete empresas locais já se associaram ao “em.cantos”.

in
radiopax

Mértola na Ovibeja


À semelhança de anos anteriores, o Concelho de Mértola vai estar representado na edição de 2010 da OVIBEJA que se realizará de 28 de Abril a 2 de Maio. O stand de Mértola, dinamizado pela Câmara Municipal de Mértola e pela Merturis, Empresa Municipal de Turismo será dedicado à promoção turística do concelho tendo por base os seguintes produtos turísticos:

· Turismo Cultural – Património histórico-cultural;

· Turismo de Natureza – Património natural;

· Turismo Cinegético – Excelência do produto caça;

· Gastronomia e Vinhos – Produtos Locais;

· Turismo Activo – Desporto e Aventura;

· Eventos

Para além do incentivo à visita ao concelho, sob o slogan “Mértola, um lugar onde apetece ficar” pretende-se ainda apelar à estadia em Mértola, como forma por excelência, de usufruir de todos os produtos que Mértola pode oferecer.


Náutico, duas medalhas na Taça de Portugal de Maratonas II



No passado sábado o Clube Náutico de Mértola participou na Taça de Portugal de Maratonas II que se disputou em Coimbra. O destaque entre os canoitas de Mértola vai para a C1 Sénior de Bruno Vitória que arrecadou mais uma medalha de Bronze e para o K2 Júnior de Gonçalo Ferreira e Daniel Guerreiro que conquistaram igualmente medalha de Bronze. Tamas Homoki classificou-se em 8º Lugar no K1 Sénior e colectivamente o Clube classificou-se em 9º lugar entre os 42 clube participantes. Manuel Macias e André Costa não concluíram as suas provas na categoria de K1 Junior devido a lesão.

O Clube Náutico de Ponte de Lima venceu colectivamente tendo Crestuma e Liga-Dura completado o “podium”.


sábado, 24 de abril de 2010

" São cravos, Senhores! "

Sempre oportuno, o Câmara Corporativa (corparcoes.blogspot.com), pela pena arguta de João Magalhães, não deixou passar ao lado o recente evento do Palácio Presidencial - os cravos de Belém:

«
De papel, feitos em Campo Maior. Mesmo assim, cravos. Este ano há cravos em Belém. Em Janeiro há eleições presidenciais em todo o país.»


Para bom entendedor...

domingo, 18 de abril de 2010

PS vence e convence


O Partido Socialista venceu por maioria absoluta as eleições intercalares para a Freguesia de Mértola. O PS alcançou 968 votos e 5 mandatos contra 750 votos da CDU e 4 mandatos. O MIM com apenas 149 votos não conseguiu qualquer mandato.

Fernanda Romba foi assim eleita Presidente da Junta de Freguesia de Mértola.

Recorde-se que a repetição das eleições para a Assembleia de Freguesia de Mértola se ficou a dever a uma "coligação" entre CDU e MIM que não permitiu a eleição do executivo da Junta.

"Tivemos de ganhar duas vezes, mas a razão acabou por vencer", disse Maria Fernanda Romba minutos depois de terem sido conhecidos os resultados. "Somos gente que resiste!" Afirmou ainda a autarca.

Festival da Juventude


Macias com prata e Bronze e Clube em 8º lugar colectivo

O segundo dia de provas começou com a final dos 500 metros K1 juniores e com Manuel Macias a conseguir medalha de prata e Gonçalo Ferreira a classificar-se em 6º lugar.

Nos 200 metros Tamas Homoki logrou alcançar a Final B dos seniores K1 em que se classificou em 6º lugar. Também as duas C1 séniores disputaram a Final B tendo Bruno Afonso ficado em 1º lugar e Rafael Luz em 5º.

A prova dos Juniores a mais aguardada por Mértola ditou que Daniel Guerreiro se queda-se pela semi-final e que Manuel Macias e Gonçalo Ferreira disputassem ambos a final alcançando Bronze e o 4º lugar respectivamente.

Colectivamente o clube classificou-se em 8º lugar.

sábado, 17 de abril de 2010

Bruno Afonso medalha de Ouro nos 1000m C1

O Clube Náutico de Mértola diputa este fim-de-semana a Taça de Portugal de Velocidade. Esta competição, que é também selectiva Nacional, tem lugar em Verducido, Pontevedra, devido às obras do CAR de Montemor-o-Velho, e conta com a presença de cerca de 40 clubes e mais de 300 atletas.

No primeiro dia de provas em que se disputaram as distancias de 1000 metros o Náutico de Mértola atingiu 5 em 8 finais possíveis, com grande destaque para a medalha de ouro alcançada por Bruno Afonso em C1 cadetes e para o Bronze de Manuel Macias em K1 Juniores, Gonçalo Ferreira alcançou igualmente a final A tendo-se classificado em 9º lugar nesta mesma categoria. Bruno Vitória em C1 Sénior alcançou a Final A tendo-se classificado em 6º lugar e Rafael Luz nesta mesma categoria atingiu o 5º lugar na final B.

Manuel Macias e Gonçalo Ferreira alcançaram ainda a final de 500 metros que se disputa amanhã logo pela manhã e que dá acesso á participação de apenas 1 atleta nos Jogos Olimpicos da Juventude.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Super Candidatos...


“(…) Não temos super-heróis na nossa lista, mas não nos preocupemos. Estive a ver as outras listas, e lá também não há super-heróis nem super-heroínas. (…)”

In
Mértola – Movimento Independente – Blog informativo

Ao ler estas afirmações da mandatária do MIM fiz uma pequena reflexão sobre aquilo que ela afirma e cheguei a algumas conclusões.

Que ela, a senhora mandatária, não queira ser super, que não queira que o seu candidato seja um super presidente da Freguesia, que afirme não ter super-heróis na sua lista é um problema seu, agora que afirme não haver super-heróis nem super-heroínas nas outras listas já me parece uma afirmação pretensiosa.

Cá para mim, na lista que eu apoio, a do PS, todos são super-heróis, cada um com os seus super poderes e as suas super-capacidades. Todos sem excepção. Então eu não acreditava nos meus candidatos e nas suas capacidades? A Fernanda, o Mário, a Teresa e todos os outros da lista do Partido Socialista não são super-heróis e super-heroínas? Era o que mais faltava … são certamente, por mais que a Dona Leonilde estrebuche e por mais dificuldades digestivas que isso lhe provoque. São para mim e para todos aqueles que no Domingo vão voltar a dar-lhes a vitória numa eleição desnecessária que só tem lugar, pelo mau perder, pela falta de senso democrático, e pela falta de sentido do interesse público protagonizados pela coligação inusitada de CDU e MIM.

Domingo vamos todos, mas todos mesmo votar no PS para dar asas aos nossos heróis e heroínas para que possam continuar a gestão democrática e equilibrada, da super freguesia de Mértola.

Carlos Viegas

Festival do Peixe do Rio - 2010

Fantastico

“Toques do Caramulo” em Mértola

O Grupo de Música Tradicional/folk “Toques do Caramulo”, actua dia 17 de Abril, pelas 21h30, no Cine Teatro Marques Duque em Mértola.

Mértola recebe assim, um concerto que funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas, num espectáculo de energia musical e interacção com o público. São os “Toques do Caramulo”, de Águeda, que prometem recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo. “Toques do Caramulo” são uma revelação da nova música tradicional em Portugal, reconhecidos pela força criativa dos seus concertos.

A festa em palco é assegurada por Luís Fernandes (voz, braguesa, acordeão), Aníbal Almeida (rabeca), Gonçalo Rodrigues (bandolim), Miguel Cardoso (contrabaixo), Lara Figueiredo (flauta) Francisco Almeida (guitarra), Carlos Peninha (guitarra), Ricardo Coutinho e Rui Silva (percussão).

Este espectáculo está integrado no Programa CAL – Rede Intermunicipal , Cultura Alentejo.

Semana Educativa

A Câmara Municipal de Mértola organiza entre 26 de Abril e 8 de Maio a “Semana Educativa”. A iniciativa com um programa bastante preenchido conta com debates, leitura, teatro, exposições workshops e animação distribuídos ao longo de toda a semana.

Destaque para a abertura da iniciativa com “Encontro com a Educação” a ter lugar no Cine-teatro Marques Duque. Iniciativas diversas, para pais e alunos terão lugar na Escola EB23/E.S. de Mértola, nos Centros Educativos de Algodor, S. Miguel, Penilhos, Santana, Escolas da Mina de S. Domingos e Corte do Pinto, na Oficina da Criança, no Museu de Mértola, na Escola Alsud, na Casa das Artes Mário Elias, no Centro Infantil.

A iniciativa tem organização da Câmara Municipal de Mértola, da Escola Profissional Alsud, da Santa casa da Misericórdia de Mértola. Do Agrupamento de Escolas de Mértola, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Mértola e do Instituto Português da Juventude.

Programa detalhado Aqui.

Teatro Dança Ambiente

Feira do Mel, Queijo e Pão 2010


A Vila de Mértola recebe a XII edição da Feira do Mel, Queijo e Pão nos dias 23, 24 e 25 de Abril. A organização é da Câmara Municipal de Mértola com a colaboração da Merturis. O certame é a principal montra de divulgação dos produtos e produtores locais junto dos consumidores do Alentejo e Algarve.

A Feira do Mel, queijo e Pão 2010 conta com a participação de 30 expositores, que apresentam queijo de ovelha e cabra, mel e seus derivados, pão, enchidos, vinho, licores e artesanato produzido no concelho.

A abertura do certame está agendada para às 18h00 de dia 23 de Abril e na primeira noite a animação musical está a cargo do Grupo de Música Tradicional Ribatejana. No dia 24 de Abril passam pelo recinto da Feira As mil e uma noites do acordeão, o Grupo de Música Tradicional Vozes d’Alqueva e os concertos comemorativos do 25 de Abril, com Bruno Batista Bacoustic, Banda Talego e Cantadores da Rusga com “As canções que deram voz à revolução”.

No domingo, o certame decorre em simultâneo com a tradicional Feira de Abril e tem também animação musical ao longo do dia, com destaque para o desfile de grupos corais.

Programa detalhado Aqui