
Na qualidade de comentador da Rádio Pax, Lopes Guerreiro lembrou ontem que esteve presente na Assembleia Intermunicipal, onde foi aprovada a adesão de Alcácer do Sal à Associação de Municípios do Distrito de Beja em 2001. Esta foi a última reunião em que o antigo presidente da Câmara de Alvito participou depois de perder as eleições para o PS. Lopes Guerreiro diz agora que, na altura, alertou os “camaradas” para que “não se deveria tomar essa posição”. Apesar de tentar “influenciar” o partido, não foi possível. O ex-autarca da CDU e todos os que discordavam da proposta acabaram por “acatar a orientação e a disciplina partidária”, votando favoravelmente a adesão de Alcácer. Lopes Guerreiro entende que era “inoportuno” votar a integração pois a CDU tinha perdido muitas autarquias, entre elas Alvito, e uma decisão destas não devia ser aprovada quando as Câmaras estavam em “gestão corrente”.
Lopes Guerreiro acrescentou que o PS não pode tentar tirar dividendos desta decisão judicial. O antigo presidente da Câmara de Alvito foi mais longe e admitiu que os eleitos da CDU erraram porque foi uma decisão que “não respeitou a ética e o espírito democrático”.
Lopes Guerreiro assegura ainda que na altura, durante a Assembleia, não foi equacionada a eventual ilegalidade da aprovação da proposta que determinou a integração de Alcácer na Associação de Municípios do Distrito de Beja. O antigo presidente da Câmara de Alvito comentou assim a notícia da Rádio Pax relativamente a sentença do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa que anulou a adesão de Alcácer do Sal à AMDB.
In
Rádio Pax
Apenas gostaria de dizer que é lamentável que ainda existam espíritos mesquinhos preocupados com os gastos em bebidas e aperitivos de uma qualquer cerimónia quando o que está em causa é o lançamento de uma obra essencial para o desenvolvimento, não apenas do Alentejo, mas de todo o País, pela importância vital que tem o desenvolvimento do Porto de Sines e a sua ligação a Espanha. Para os menos informados, sabem que o Porto de Sines é o porto de águas profundas mais próximo da Comunidade de Madrid?! Pensem nisso...
ResponderEliminar