Vamos falar de


sexta-feira, 7 de abril de 2006

Até onde podemos ir na defesa da natureza e da paisagem?

No norte, uma espécie rara de ratos pode impedir a construção de uma estrada e em Mértola, a paisagem pode impedir a construção da Ponte do Pomarão. Esta é uma realidade com que nos confrontamos mas por vezes difícil de entender.
Uma coisa é certa, as obras da Ponte do Pomarão com início imediato agendado foram proteladas por interferência de ambientalistas.
Tema sugerido por
"O Mundo dos Livros"
Imprensa Espanhola sobre o assunto

41 comentários:

  1. é melhor que os ambientalistas vão trabalhar em vez de impedir o desenvolvimento

    ResponderEliminar
  2. Este assunto da travessia do Chanca já tem barbas e finalmente parecia estar resolvido. Penso que é desejo de todos que a situação seja ultrapassada com celeridade e sinceramente espero não ver alguns defensores acérrimos desta travessia aparecerem agora com a bandeira ambiental!

    ResponderEliminar
  3. Desculpem lá mas...
    O que é que a ponte pode fazer de tão mau?
    Matar algum peixe que vem distraido e não viu os pilares?
    Não é assim tão grande o impacto ambiental?!

    ResponderEliminar
  4. O problema dos ambientalistas não á com os peixes.
    Estão a proteger uma espécie que se encontra em vias de estinção.
    AS ESPANHOLAS BOAS.
    Já quase não há e por isso não devemos ir a Espanha para (em casamento segundo a santa igreja) trazelas para cá.
    O próprio governo Português está a colaborar com esta política ambiental, eliminando a maternidade em Elvas para permitir o nascimento de futuras "gajas boas" em espanha.
    É quase como o Lince.

    ResponderEliminar
  5. Facam mas é a ponte na Ribeira do Vascão.
    E o resto da estrada do Monte Gordo até Mértola...

    Deixem lá os espanhois e o Pomarão sossegados.

    ResponderEliminar
  6. Ambientalistas? Quais ambientalistas? Mas isso existe? Ou são meia dúzia de oportunistas com gordos ordenados, botas Timberland mais umas roupas muito in e melena por pentear?
    Eu dava-lhes os ratos e a paisagem!

    ResponderEliminar
  7. É que isto é muito grave. Que legitimidade têm esses srs.ambientalistas para terem tanto poder? Ninguém votou neles! não estão legitimados e, no entanto, estamos à sua mercê. Já há quem chame as estes novos poderes os neofascismos. E muito bem! Está tudo farto da maneira enviesada como tratam as questões ambientais. Impõem-se sem que ninguém perceba porquê. A única perspectiva que conta é a deles e é animada por razões que, cientificamente, deixam muito a desejar. São insuportáveis nas preocupações extremistas, higienistas, caprichosas, invasivas e arrogantes que manifestam. Quais foram, desta vez, os motivos invocados?

    ResponderEliminar
  8. é mais uma promessa eleiçoeira que este executivo nos fez e que está condenada ao fracasso e agora querem que nós acreditemos que a culpa é dos ambientalistas.
    O fracasso é político e é deste executivo camarário.
    Vão enganar moços pequenos para outro lado.

    ResponderEliminar
  9. @anóniomo das 9.36
    Talvez seja esse o objectivo dos teus amigos ambientelistas ó chico esperto e é isso que me preocupa que um objectivo politico dite posições ambientais.

    ResponderEliminar
  10. sr(a)papu com a sua resposta não engana ninguem:Parque natural, Defesa Patrimonio?
    Sabe qual a diferença entre nós e os Espanhois?Pobreza meu amigo(a),Pobreza de espirito e de iniciativa.Assim nunca chegaremos a lado nenhum....

    ResponderEliminar
  11. Ja esperava por estas dos ambientalistas... Mais uma para travar o desenvolvimento no concelho. Será que quem está por traz deste movimento, nao foram os mesmos que deixaram atrasar este concelho durante anos? Amigos, nao interessa o concelho ter muito movimento, novas pessoas, novas ideias... querem-nos é todos de olhos fechados para so uns quantos se governarem...Basta de tanta protecção!
    "Em terra de cego quem tem olho é rei"

    ResponderEliminar
  12. @arkytetu
    Podia informar-me quem é o dono da obra?

    ResponderEliminar
  13. penso que a Deputacion de Carreteras de Huelva e a Câmara de Mértola

    ResponderEliminar
  14. É com o coração apertado que fico quando penso na extinção das espécies e de todas os atentados que o homem comete, diariamente. É com os valores da preservação e conservação do ambiente que procuro viver e que, sempre que posso, transmito. E, nesse sentido, considero-me ambientalista (mas não dos timberlands). Mas fico com o coração mais apertado, ainda, quando vejo a actuação de certas pessoas a quem chamam ambientalistas. Não sei se é por fazerem disso o seu modo de vida, se é fruto de influências partidárias, o certo é que o equilibrio da biodiversidade, para eles, parece que não inclui a espécie sapiens sapiens! É uma tristeza! Ah! Espanha tem muita e boa investigação! São os ventos de lá que me trazem bom material de estudo. Sempre que procuro assuntos em matéria de ambiente, é em espanhol que leio. Porque será? Pergunta-se, também: Como conciliar o lobbie ambientalista com os vardadeiros valores que interessam à defesa do ambiente?

    ResponderEliminar
  15. Quem está a favor da construção da ponte tambem, pode fazer uma pekena manifestação... Vamos ver quem vence?
    tantas problemas que precisavam dos ambientalistas para serem resolvidos e eles nunca aparecem...
    Nao sejam tao radicais!

    ResponderEliminar
  16. ambientalistas, nacionalistas, patriotas, neofascistas,
    de que valem contra a vontade do Povo ou de quem o está a representar? nada, se soubermos exactamente que caminho "trilhar".
    Quais são exactamente os motivos ambientais evocados?

    ResponderEliminar
  17. Parece-me que o interessante seria discutir: qual o interesse na ponte; que vantagens, que desvantagens; quem seriam e quantos os utilizadores e quais os seus objectivos; que benefícios para o concelho; que fomento para o intercâmbio cultural, comercial...; quanto custa a melhoria das vias de acesso a essa ponte...etc

    ResponderEliminar
  18. papu
    Onde está a maquete "real ou 3D" apresentada pela Deputacion de Huelva ou INAG espanhol, apresentada à População de Pomarão e Câmara de Mértola, aquando da construção da barragem e quais os dispositivos de segurança existentes em caso de ruptura ou descarga violenta da barragem? Onde está a sensibilidade para com os residentes em Pomarão?
    A minha opinião é a de que Primeiro nós e o nosso Desenvolvimento, e se possível protegendo as espécies animais e flora existente, a não ser possível (e para os ambientalistas nunca é suficiente) a supremacia será sempre "nossa".
    É no mínimo estranho que se atrase o desenvolvimento que essa "passagem" virá trazer num concelho subdesenvolvido a quase todos os níveis onde as obras páram porque existem achados arqueológicos, onde não foi ainda permitida a construção de uma grande superfície, onde as estevas e eucaliptos são mais importantes que lotes de terreno para construção, e de onde a pouca população se está a afastar de dia para dia.
    Sem vontade política nada irá para a "frente" (pondo de parte os estudos prévios e de viabilidade).
    Os tempos já não são o que eram e hoje toda a gente acede a uma "carrada" de informação num piscar de olhos, por isso juizinho porque o Povo já não é "burro".
    Vivam as "buenas mujeres” ...

    ResponderEliminar
  19. Hum! Querem ver que o que está por detrás de tudo isto não são ambientalistas mas as mulheres cá desta margem com receio das "mujeres" da outra margem?;))

    ResponderEliminar
  20. Mas afinal, quem são as entidades /organismos que estão a movimentar estes protestos/manifestos...?

    ResponderEliminar
  21. @Tokyo

    Vá lá...dê uma achega nos esclareciemntos... De quem é o projecto...quanto vai custar..que obras estão previstas nas estradas de acesso para o volume de tráfego que iria (irá) aumentar, supõe-se.

    ResponderEliminar
  22. os ambientalistas em Portugal tem excesso de poder.As suas opiniões e os seus pareceres é que contam.Também é verdade que em muitas coisas até tem a sua razão,e todos nós sabemos que o ambiente deveria ser politica de todos e não só de alguns.Agora andarem a fazer birras por tudo e por nada,está errado.Esses senhores do "ambiente" são demasiado fundamentalistas,por isso,nunca vão entender o que são as necessidades das populações,nem o que é o desenvolvimento de uma região ou mesmo do pais.Claro,o ambiente deve ser protegido mas não é porque um cão com 6 pernas decide passar todos os dias no meu quintal que me vão proibir de construir um anexo.

    ResponderEliminar
  23. Amigo Borges
    Um cão com 6 pernas até lhe dava o direito de construir um pavilhao de protecção às espécies raras...e a cobrar entradas ia ver que lhe dava resulta proteger uma espécie tão invulgar da raça canina.
    :))

    ResponderEliminar
  24. @anonimo das 10:32 de 17/04

    Não estará a querer dirigir-se ao arkytetu?
    Se bem reparou eu “ainda” não entrei no debate sobre este tema.

    ResponderEliminar
  25. papu
    acabou-se o "pio" ?!

    responda à pergunta do anónimo de dia 12/4/06 1:30 PM !

    Quando o fizer continuamos o "debate".

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. @anonimo,
    Gostei dessa!

    ResponderEliminar
  27. A ponte do Pomarão é um assunto interessante para discussão. A dita ponte (ou travessia da Barragem) sempre foi, e bem, cavalo de batalha para muita gente, sempre foi bandeira de agitação politica e critica ao imobilismo dos poderes públicos. A Junta de Freguesia de Santana até lá colocou, com pompa e circunstância, uma placa a reivindicar a dita passagem.
    Afinal quando o problema estava resolvido e a obra pronta para ser lançada, aparecem uns quantos senhores que em nome do ambiente dificultam as coisas e obrigam ao adiamento da obra. Um dos mentores deste movimento contra a ponte é o Sr. Luís de La Rasilla em nome duma “Universidade do Atlântico”. Esse senhor atracou o seu barco de luxo no Pomarão, “acampou” no cais e disse ao que vinha, impedir a construção da ponte do Pomarão.
    Não percebi ainda é quem cá no nosso burgo mudou de opinião e agora é contra, e se a opinião se alterou apenas por interesse politico ou por convicção ambientalista. Seria muito importante que as entidades que normalmente representam os interesses ambientais do Concelho clarificassem a sua posição.
    Eu pessoalmente penso que esta atitude é um entrave ao desenvolvimento, um insulto aos mertolenses e uma afronta ás gentes do Pomarão.

    ResponderEliminar
  28. ..Não há duvida que a opinião mudou por interesse politico.Esse Espanhol e mais uns quantos Portugueses que se dizem defensores do ambiente têm que arranjar motivos para existir como organizações,ou seja,tem de mostrar trabalho para não perderem os seus financiamentos.Ja para não falar em certos lobbys que...è melhor nem falar.

    ResponderEliminar
  29. Penso que os entraves surgem mesmo de dentro de Mértola. "Politicas" Nao fizeram pk nao tiveram "TOMATES" agora temos de embargar. "Mudam-se os tempos mudam-se as vontades" Mas não vao ganhar. Isso garanto eu e mais uns quantos...
    Quanto ao Sr Espanhol com o barco de luxo? Ele á ambientalista???? Muito me admira. E o seu barquinho a remos para não poluir as aguas do guadiana???? AHHHHHHH que pena! Quem lhe diria que aqui somos burros?
    Tantas perguntas que tenho a fazer...

    ResponderEliminar
  30. MAIS UMA VEZ OS COMENTÁRIOS DA DUPLA DUPONT E DUPONT FAZEM MOSSA ESTAREMOS AQUI PARA VER O QUE DIRÃO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SOBRE AS PROMESSAS QUE ERAM: AGORA SIM VAMOS TER FINALMENTE A PONTE NO POMARÃO QUE ESSES TENEBROSOS COMUNAS NÃO QUISERAM FAZER E QUE ANDARAM SEMPRE A ADIAR OU MELHOR NÃO TINHAM CAPACIDADE PARA A FAZER.
    DESCULPA-TE AGORA COM O ESPANHOL ECOLOGISTA.

    ResponderEliminar
  31. Só deve gostar daquelas que têm muito conteúdo aconselho-o a que publique ou melhor faça alguma referência à notícia hoje do correio da manhã acerca das descargas dos residuos das fossas de Penedos na ribeira do vascão e que vêm atribuir a hábitos antigos.
    Olhe será que os culpados de nós morrer-mos serão os cromagnons ou os neardenthal.Deixem-se de demagogias bacocas.

    ResponderEliminar
  32. @anónimo da 2.37
    É bem provável que esse venha a ser tema de um artigo no Blog, coisa que você próprio poderia fazer se estivesse inscrito e desse a cara.
    No entanto essa sua referencia não retira uma vírgula à realidade que parece querer escamotear de que AS OBRAS DA PONTE ESTÃO ATRASADAS DEVIDO À INTERVENÇÃO DE “AMBIENTALISTAS”, agora se eles são perigosos comunas ou não talvez você nos possa esclarecer.

    ResponderEliminar
  33. Ainda gostava de saber o pq de não se dirigirem especificamente ás pessoas ou entidade em concreto, em vez de mandarem bocas foleiras sobre os senhore ambientalistas ou os barcos. Deixem-se de politiquices manhosas e ponham mesmo é mãos á obra. Não se ofendam uns aos outros, pois todos nós pecamos. E quem não pecou um dia que atire a primeira pedra. É por isto qu este mundo não anda, é só egoísmo, e ver quem faz mais e melhor. POR FAVOR

    ResponderEliminar
  34. Basta de hipocrisias. Vamos falar verdade e frontal.
    As opiniões rectro na sua esmagadora maioria vêem com bons olhos a construção da ponte que reflecte a vontade da população local.
    Os outros (muito poucos) que defendem o contrário são os mesmos de sempre.
    Senão vejamos: Uns por razões politicas e que pertencem ao passado recente que tentaram abrir a fronteira e não conseguiram tudo fazem agora para impedir que o êxito seja associado a esta Câmara.Outros que são os mesmos que fizeram o Parque Natural, Defendem a Rede Natura, que ao encontrar uma pedra igual a tantas outras querem deixá-la no mesmo sitio para que por exemplo um a residencial não se amplie.Numa palavra são s defensores do patrimonio e ambiente mas cujas regras de restrição são para os outros.Quando fôr para eles as regras têm que ser outras.Exemplos construção da habitação de um conhecido arqueologo e construção do edificio da ADP que destruiu o prédio mais tradicional no Largo em Mértola.
    A população de Mértola e da fregues. Santana deveria saber quem são os que se escondem detrás
    detrás daquele Espanhol com jaguar que quer obstruir o desenvolvimento da freg. Sanatana e do Concelho de Mértola.
    Mas em breve vão ser desmacarados os detractores que a coberto do ambiente querem pôr em causa a luta pela desertificação.
    As argumentações do anonimo das "9 36 e do "Papu" não são mais do que empatas.Calcule-se que um deles até equaciona o rebentamento da barragem. Pobrezitos..

    ResponderEliminar
  35. Luis de la Rasilla
    Tel: 0034 649640707, Fax: None
    Email: luisdelarasilla@hotmail.com

    ResponderEliminar
  36. http://www.proyectointersur.org/rasilla.htm

    Pesquisem e vejam com atenção este site para conhecerem melhor, quem está contra o desenvolvimento, ou melhor quem esta interessado em que isto se mantenha como está,

    ResponderEliminar
  37. o anónimo das 8:18 am

    DEVES SER DA PIDE.

    ResponderEliminar
  38. Se ele fosse da Pide não vinha pra qui dar o endereço do Espanhol, is lá e à socapa "interrogava-o"!

    ResponderEliminar
  39. Caro autor do Blog:

    é da sua responsabilidade manter alguma qualidade e sensatez no tipo de comentários apresentado

    sinceramente, 90% dos comentários apresentados neste post são disparatados ou insultuosos

    assim não vamos lá...

    ResponderEliminar
  40. Esta questão, discutida sob a capa de ambientalistas, mas espicaçada pelos partidos da extrema esquerda quer portugueses, quer espanhóis, tende miserávelmente a cair no disparate! Tal como a maioria das questões em que entram estes pseudo-ambientalistas. Eu coloco apenas uma questão, com vista a obter respostas de ambientalistas: como seria o mundo (e ao caso o país) sem pontes, sendo mais que certo que todas elas tiveram impactos profundamente desequilibradores no meio ambiente onde foram edificadas? Pontes 25 de Abril, ou Salazar se preferirem, Vasco da Gama, de Mértola, de Santa Margarida do Sado, da Ribeira de Terges e Cobres, etc, etc, etc. Será que sem elas tinhamos um país melhor? Mais evoluido, mais respirável, com mais parques naturais, mais natureza selvagem, menos acessos e portanto menos controle nos incendios??? Se assim é porque não andam os senhores ambientalistas numa biciclete e com o barquito de borracha para fazer frente às dificuldades naturais sem incomodar uns peixinhos? Ponderação, faz-vos falta muita ponderação! Isto não é POLÍlICA é bom senso!

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.