Vamos falar de


quarta-feira, 15 de março de 2006

Blogues, Liberdade e Censura



Tema Polémico mas actual no nosso blog.
Podemos neste ou noutros espaços dizer tudo o que nos vem à cabeça? Podemos insultar quem nos apetece impunemente sob a capa do anonimato? Temos o direito de tecer considerações negativas ou violentas sobre determinadas pessoas mesmo assinando por baixo?
Deve quem "administra" este meios de comunicação exercer algum tipo de controle? Esse controle pode ser considerado censura?
Opinem amigos !!!
Opinem!!
Colaborem activamente na gestão deste nosso espaço.

12 comentários:

  1. O travão na caixa de comentários tira fluidez e espontaneidade à troca de opiniões, o que é uma pena.
    A “censura prévia” agora montada ou o registo obrigatório, são duas possíveis formas de evitar o tipo de comentário indesejável (baixo e gratuito), mas limitam muito a dinâmica do blog.
    Se é esse o preço que todos temos de pagar pelo abuso da liberdade de expressão de meia dúzia, então ainda é preferível o registo obrigatório, porque a presente solução obriga a uma filtragem manual o que leva a uma quase permanente presença do “lado de trás” do blog.
    Nesta fase, melhor será dar o exclusivo de comentar a quem está registado (e é portanto responsável pelo que escreve) é uma medida higiénica e necessária para combater com eficácia os anónimos que “sujam”.
    Volta-se a ganhar rapidez nos comentários, a sua qualidade tenderá a aumentar o que é desejável, e este espaço será sempre de liberdade para aqueles que a sabem utilizar.
    Fica a minha opinião

    ResponderEliminar
  2. Não percebo bem o comentário Srª Maria "democrático..mas existir alguém que mande". mandar?? autoritarismos? hein?.. Pelo que liberdade com mandamentos não vou muito por aí. A liberdade faz-se com respeito e sem ordens superiores. Estou contra a sensura neste blog e em tudo o que é publicado, há muitas formas de combater aqueles que apenas vêm por aqui mandar bocas e postas de pescada sem alguma espécie de fundamento.

    Por alguma coisa houve muita gente que morreu defendendo ideais que ainda prevalecem. Não me falem em sensura outra vez!!

    ResponderEliminar
  3. @Sume
    Ao menos quer indicar uma medida prática que evite as "más companhias"?

    ResponderEliminar
  4. Digo censura.
    Obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar
  5. @analsd
    Porquê esses temores minha querida?
    Eu sou só uma reles correctora ortográfica.
    Diga lá que não se está a escrever muito melhor neste blog?

    Nota: não confundir a minha função de borrachómetra electrónica para a defesa da nossa língua pátria com a mordaça que esse vilão da administração do blog agora impôs, çim?

    ResponderEliminar
  6. Ai, mas que bem... já se registou!!! (Analsd)

    ResponderEliminar
  7. @ana
    Tinha eu já vinte dias, era uma pimpoila linda diz a minhã mãe, foi o meu pai todo feliz ao registo civil preencher os papéis.

    ResponderEliminar
  8. Ahahah! Mas que bem... faça-me uma visitinha, no chá!

    ResponderEliminar
  9. Toda a liberdade tem um preço. Umas vezes é quase gratuita, mas geralmente, inerente às liberdades individuais e colectivas há um custo associado elevadíssimo. Há por aí quem, que sob um incompreensível e idiota anonimato se dedica à crítica gratuita, fugindo assim ao preço que deveria pagar pela sua liberdade. Eu não sou rigorosamente nada favorável a qualquer tipo de censura, prévia ou posterior à publicação de comentários. Parece-me preferível adoptar uma postura de “Costas Largas”, ou seja, ignorar completamente os comentários desajustados, infantis e idiotas. Ignorar por completo um idiota fá-lo sentir verdadeiramente um idiota. Eu escrevo sempre identificando a minha identidade, para aliás, poder receber o feed-back às minhas opiniões. Geralmente é o que faço neste blog: quando a coisa descamba ignoro! Quase sempre coincide com o que faço na vida real. Ignoro!!

    ResponderEliminar
  10. Ó Antonio, não se demita, que o cariz intelectual e pedagógico dos seus comentários fazem muita falta a este espaço, muito que não seja, a preparação de um bom candidato para as proximas autarquicas. Espero não ter sido muito directo.

    ResponderEliminar
  11. este marcavelio do saco azul tá a pedilas outra vez fala da sensura não sabe o que é a liberdade querse por bem
    jurou que nuca mais aqui vinha e cá tá ele. chamarte burricalho só ofende os burros

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.