Vamos falar de


quarta-feira, 15 de março de 2006

Blogues, Liberdade e Censura



Tema Polémico mas actual no nosso blog.
Podemos neste ou noutros espaços dizer tudo o que nos vem à cabeça? Podemos insultar quem nos apetece impunemente sob a capa do anonimato? Temos o direito de tecer considerações negativas ou violentas sobre determinadas pessoas mesmo assinando por baixo?
Deve quem "administra" este meios de comunicação exercer algum tipo de controle? Esse controle pode ser considerado censura?
Opinem amigos !!!
Opinem!!
Colaborem activamente na gestão deste nosso espaço.

23 comentários:

  1. O travão na caixa de comentários tira fluidez e espontaneidade à troca de opiniões, o que é uma pena.
    A “censura prévia” agora montada ou o registo obrigatório, são duas possíveis formas de evitar o tipo de comentário indesejável (baixo e gratuito), mas limitam muito a dinâmica do blog.
    Se é esse o preço que todos temos de pagar pelo abuso da liberdade de expressão de meia dúzia, então ainda é preferível o registo obrigatório, porque a presente solução obriga a uma filtragem manual o que leva a uma quase permanente presença do “lado de trás” do blog.
    Nesta fase, melhor será dar o exclusivo de comentar a quem está registado (e é portanto responsável pelo que escreve) é uma medida higiénica e necessária para combater com eficácia os anónimos que “sujam”.
    Volta-se a ganhar rapidez nos comentários, a sua qualidade tenderá a aumentar o que é desejável, e este espaço será sempre de liberdade para aqueles que a sabem utilizar.
    Fica a minha opinião

    ResponderEliminar
  2. Este Blog como em tudo deve ser democrata mas existir alguém que mande. A liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da seguinte. Na maior parte dos casos as pessoas não conseguem (ou não querem) respeitar as liberdades dos outros. Assim é necessário haver censura, claro que sempre que possível por mais que uma pessoa (isto se o objectivo for ser idóneo).

    ResponderEliminar
  3. Não percebo bem o comentário Srª Maria "democrático..mas existir alguém que mande". mandar?? autoritarismos? hein?.. Pelo que liberdade com mandamentos não vou muito por aí. A liberdade faz-se com respeito e sem ordens superiores. Estou contra a sensura neste blog e em tudo o que é publicado, há muitas formas de combater aqueles que apenas vêm por aqui mandar bocas e postas de pescada sem alguma espécie de fundamento.

    Por alguma coisa houve muita gente que morreu defendendo ideais que ainda prevalecem. Não me falem em sensura outra vez!!

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, um blog é um espaço para podermos dar a nossa opinião! Ora, para darmos a nossa opinião não é necessário ofender ninguém, salvo se for uma pessoa com um fraco poder de argumentação! O que é, a meu ver, o que tem acontecido neste Blog! Quando não concordam, mas não sabem bem porquê, ou não conseguem arranjar argumentos que justifiquem a sua opinião... ofendem,é claro, sob a protecção do anónimato!

    Agora em relação à "censura":
    Quando é ofendido o nome de alguém, quando são utilizadas expressões menos próprias, a meu ver temos o dever, enquanto administradores do blog, sanear esses ccomentários! Não é esse o objectivo do blog, portanto não se trata de censura, mas sim de bom senso!

    ResponderEliminar
  5. Ai @leninha... escrevi ccomentários!!!!! E agora???? Será melhor apagar o comentário? ;)

    ResponderEliminar
  6. @Sume
    Ao menos quer indicar uma medida prática que evite as "más companhias"?

    ResponderEliminar
  7. Digo censura.
    Obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar
  8. A censura é um instrumento, serve um propósito, o que, a meu ver, nunca é bom!
    A censura que se pretende no blog, é censura preventiva, supostamente para prevenir situações de ofensas pessoais a terceiros, sob anonimato, com o fundamento que, se houver lugar a queixa-crime, serão os responsáveis do blog os arguidos.
    Se isto tem “base legal”? Não faço ideia!

    Durante os primeiros tempos, e cerca de 3 mil e tal entradas, as coisas funcionaram, de vez em quando o C.V. vinha com aquela de “meuss amigosesess…” armado em Diácono, mas, não era nada de grave, nunca chamámos o 112!
    Sobrevivemos aos “Casamentos Homossexuais”, sobreviveu a Câmara, sobreviveu o Centro de Saúde, sobreviveu o Guadiana e o Náutico, sobrevivemos ao tremor de terra, sobrevivemos, inclusivamente, ao Post das fraudes! Com direito a ameaças de parte a parte, listas, Ministério Público e tudo!
    Parece-me então que a gota de água foi mesmo o Post das Finanças (per say)!
    Também me parece, que se alguém tinha a intenção de limitar os comentários, conseguiu, parabéns!

    Se formos polidos e tivermos bom senso, se não usarmos nada nem ninguém como nosso saco de boxe, como o CV tem coração mole, depressa voltamos à liberdade de expressão! Assim espero!

    ResponderEliminar
  9. @lena
    acho bem... porque eu já tava com medo de não dormir esta noite por causa disso!!!

    ResponderEliminar
  10. @analsd
    Porquê esses temores minha querida?
    Eu sou só uma reles correctora ortográfica.
    Diga lá que não se está a escrever muito melhor neste blog?

    Nota: não confundir a minha função de borrachómetra electrónica para a defesa da nossa língua pátria com a mordaça que esse vilão da administração do blog agora impôs, çim?

    ResponderEliminar
  11. Ai, mas que bem... já se registou!!! (Analsd)

    ResponderEliminar
  12. @ana
    Tinha eu já vinte dias, era uma pimpoila linda diz a minhã mãe, foi o meu pai todo feliz ao registo civil preencher os papéis.

    ResponderEliminar
  13. Ahahah! Mas que bem... faça-me uma visitinha, no chá!

    ResponderEliminar
  14. Toda a liberdade tem um preço. Umas vezes é quase gratuita, mas geralmente, inerente às liberdades individuais e colectivas há um custo associado elevadíssimo. Há por aí quem, que sob um incompreensível e idiota anonimato se dedica à crítica gratuita, fugindo assim ao preço que deveria pagar pela sua liberdade. Eu não sou rigorosamente nada favorável a qualquer tipo de censura, prévia ou posterior à publicação de comentários. Parece-me preferível adoptar uma postura de “Costas Largas”, ou seja, ignorar completamente os comentários desajustados, infantis e idiotas. Ignorar por completo um idiota fá-lo sentir verdadeiramente um idiota. Eu escrevo sempre identificando a minha identidade, para aliás, poder receber o feed-back às minhas opiniões. Geralmente é o que faço neste blog: quando a coisa descamba ignoro! Quase sempre coincide com o que faço na vida real. Ignoro!!

    ResponderEliminar
  15. Cá para mim não me agrada a censura mas entendo a necessidade de limpar a casa de gente indesejavel e mal formada

    ResponderEliminar
  16. @Rui
    Gostei de ler o seu comentário e partilho da sua opinião.
    Mas, à semelhança de outras coisas o espartilho social no nosso meio ainda nos obriga a alguns constrangimentos.
    Acredito que alguns comentários idiotas passariam despercebidos não fora o meio ser pequeno. Pequeno em todos os sentidos entenda-se.

    ResponderEliminar
  17. @Sume de sumol S/ Espinhas
    "...ser democrata mas existir alguém que mande." era um comentário sarcástico.
    Não existindo bom senso por parte das pessoas, CENSURA.
    Não se deve roubar, mas uma vez que se rouba, POLÍCIAS e TRIBUNAIS.

    ResponderEliminar
  18. Tenho pessoalmente defendido junto de alguns dos participantes do Blog o fim do anonimato, sem saber da existência deste post onde a questão estava em discussão.
    Penso que este Blog conquistou um lugar de destaque entre as pessoas que se interessam por Mértola, mas corre o risco de começar rapidamente a descambar e a perder interesse e audiência.
    Digo isto por várias razões, que passo a enumerar:
    Em primeiro lugar porque não é possível permitir que por detrás de um cobarde anonimato se aponte o dedo e se ofenda quem quer que seja.
    Em segundo porque este pode ser um sítio de encontro, de informação, de debate e lançamento de temas que possam ser de interesse comum, e para que seja um espaço de liberdade é necessário que se respeite o direito que todos tem de serem respeitados e onde a responsabilização aconteça e isso só com a identificação de quem coloca um comentário.
    Em terceiro porque quantidade não quer dizer qualidade, e se esta possibilidade de colocar comentários sem se estar registado gera um grande número de comentários, também é verdade que a maioria deste não tem qualquer interesse, são feitos por poucos e muitos deles impróprios para publicação.
    Em quarto por falta de tempo, o tempo é um bem precioso e escasso, pelo que não o devemos desperdiçar, e quem de forma séria quer participar neste espaço, quando vai colocar uma opinião quer ler as que já foram anteriormente publicadas, alem disso para quem administra ter de ler tudo, começa a ser desgastante, por isso no ultimo mês não tenho participado nem sequer lido grande parte dos comentários. E convenhamos que com esta quantidade de comentários, e admitindo que uma parte importante são pessoas de Mértola isso quer dizer que a produtividade na Câmara deve começar a ser afectada, basta ver a hora a que os mesmos são publicados.
    Quinto porque assim se evita a censura, pois a partir do momento em que cada um responde pelo que escreve pode por isso ser responsabilizado, e esse é o melhor filtro que pode existir.
    Se tal não acontecer terei de me demitir de funções de administrador pois não quero ser responsabilizado por publicações que não tive tempo de ler e censurar.

    ResponderEliminar
  19. Ó Antonio, não se demita, que o cariz intelectual e pedagógico dos seus comentários fazem muita falta a este espaço, muito que não seja, a preparação de um bom candidato para as proximas autarquicas. Espero não ter sido muito directo.

    ResponderEliminar
  20. O antónio fique por aqui e ajude com um dos seus famosos textos, para o pessoal se riri um pouco, pois o do sr fingido já deu o que tinha a dar

    ResponderEliminar
  21. E é bom que não haja censura por aqui, pois o que conta apos o 25 de abril é a liberdade...

    e viva o saco azul

    ResponderEliminar
  22. matraquilho23/03/06, 12:39

    este marcavelio do saco azul tá a pedilas outra vez fala da sensura não sabe o que é a liberdade querse por bem
    jurou que nuca mais aqui vinha e cá tá ele. chamarte burricalho só ofende os burros

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.