Vamos falar de


sábado, 25 de fevereiro de 2006

Fraudes piramidais ! Cuidado ! (Actualização)

Fui há dias abordado por alguém com um brilhozinho nos olhos , que me anunciou ter descoberto a galinha dos ovos de ouro.
E eu era um dos escolhidos que podia beneficiar do chorudo negócio.
Dispus-me a ouvir os contornos da operação mas logo percebi tratar-se de mais um velho e estafado esquema de pirâmide. Dei logo uma nega e ainda fiz o favor de alertar a pessoa para os perigos que corria ao entrar naquilo que é objectivamente uma fraude.
Não sei se o meu alerta surtiu efeito, mas sei que um outro amigo foi convencido a tentar a sua sorte. Levaram-no a Espanha e, num hotel de luxo, em ambiente montado a preceito, foi aliciado a investir 2.000 Euros. Qualquer coisa como 400 contos.
Mas reagiu e recusou. Ainda bem. Não passou à fase seguinte:a de burlado e futuro burlão.
Fica portanto o aviso:
Se um destes dias alguém lhe aparecer a oferecer "flores" e promessas de dinheiro fácil, não caia nessa, onde muitos outros já caíram
Aqui fica o alerta.
Não seja trouxa.
Comente e divulgue.
(Actualização)
Alguns “apanhados” que fazem deste o post do momento.

“Fui convidado por um amigo, como tinha confiança nele fui. Com a lenga-lenga dele, lá me enganou e eu aderi”
“Este erro serviu de exemplo para eu deixar de confiar nos amigos, familiares e por aí fora.”
“Ser enganado não é vergonha, vergonha pode ser não desmascarar os que enganam”
“Eu estou enterrado até aos cabelos e duas pessoas de família”
“No início funciona mas os que entram no fim estão lixados.”
“Lembram-se da D. Branca? Esta é a prima”
“Caso alguém me tente aliciar para esse "negócio" apresento queixa”
“(burla, fraude, roubo, vigarice, logro, esparrela, mistificação...)”
“Basta que no início haja um aldrabão e algumas pessoas disponíveis para serem aldrabadas.”
“Há um problema fisico que os vigaristas ainda não conseguiram resolver: é transformar-nos todos em otários.”
“Lá muita conversa tens tu. e dinheiro? puseste lá algum?”
“Dá um passeio pela vila, fala do assunto e logo vês a porcaria que descobres.”
“Parabéns ao blog e a todos os que denunciam estas actividades.”
“Já repararam que este Post bateu todos os records de opiniões? Porque será????”
“Como vencer na vida enganando a mãe o pai o irmão a prima ou a família toda sem sair de casa.”
“Ainda bem ca minha tia não foi na conversa”
“Estão a ficar desesperados, por isso vamos continuar a denunciar esta rede.”
“Não há que ter pena deles denuciem, divulguem, falem, gritem, mas deitem abaixo.”
“Há pessoas que estão a ser ameaçadas para não falarem!!”
“Recebi mails com ameaças”
“Amanhã entra a primeira queixa em tribunal!!”
“Isto está a aquecer !!!”

173 comentários:

  1. Eu também fui aliciada! A única coisa que a pessoa me disse foi: vens comigo, se quiseres aceitar, aceitas, se não: amigos como dantes!
    Ao que eu respondi: vou onde? fazer o que?
    Nenhuma das minhas perguntas foi respondida!
    Duas semanas mais tarde fiquei sabendo qual era o "esquema"... e digo: ainda bem que não fui!
    Tem que haver algo de errado, vivemos num mundo em que ninguém dá nada a ninguém! As pessoas deixam-se iludir por estes jogos, e depois quem se lixa, para variar, é a raia miuda! Os senhores do esquema sairão sempre ilesos!
    Abram os olhos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente há muita gente em Mértola a "cair"..

    ResponderEliminar
  3. Pois há... constou-me que já são umas largas dezenas! O país atravessa um crise, os salarios são baixos, os preços muito altos! As pessoas vêem ali dinheiro "fácil" e nem pensam nas consequências! Só espero que não se venham a arrepender!

    ResponderEliminar
  4. Tou espantado atão ainda há gente a cair nessa? Isso é já do tempo da minha avó, ela recebia orações do stº antónio, agora mete hoteis de luxo? E gajas há? Se houver também sou capaz de ir lá dar uma voltinha, nas gajas claro que cá comigo não me apanham guito nenhum.

    ResponderEliminar
  5. Eu também fui convidado por um amigo, como tinha confiança nele fui.
    Com a lenga-lenga dele, lá me enganou e eu aderi.
    Só passados 2 dias é que me apercebi da asneira que tinha feito, mas como não gosto de enganar ninguém também não vou levar lá ninguém fico a perder € mas alerto os meus amigos para não cairem nesse fraude.

    ResponderEliminar
  6. Eu aqui à uns anos, fui a Lisboa e ali no Rossio sentei-me numa esplanada. Pedi um sumo de laranja e uma tosta mista. Enquanto esperava, apareceu uma cigana que me perguntou se eu queria que ela me lêsse a sina por 1€. Eu fui dizendo que não e ela insistindo, até que cedi. Dei-lhe 1€ que ela colocou entre as mãos, esfregou as mãos com a moeda lá dentro, e quando abriu as mãos a moeda tinha desaparecido...
    Quando chegou o meu pedido, nem sabem o que vinha dentro da tosta...

    ResponderEliminar
  7. O esquema embora já seja velho é recorrentemente utilizado com roupagens modificadas mas na base o mesmo principio o esquema da pirâmide. É necessário muito cuidado.

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos, o dinheiro fácil, sem trabalho e sem esforço, tem por base a desgraça dos outros.

    ResponderEliminar
  9. eu fui pesquisar no google, e ao que parece, foi "apanhado" um esquema com os mesmos moldes em Alcobaça! Tambem levavam ao pessoas para um Hotel em Espanha! Ja imprimi a noticia e vou dar a ler a todos os meus amigos que estão "metidos" nisso ou a pensar em estar!!! É preciso alertar as pessoas...

    ResponderEliminar
  10. eu estou enterrado até aos cabelos e duas pessoas de familia.

    ResponderEliminar
  11. Desculpem lá mas parece que estão falando por códigos, pois ainda não diseram do que se trata.Assim só fica a saber quem passou por isso, se querem que os outros não cometam o mesmo ero, expliquem-se melhor.

    ResponderEliminar
  12. Isto é uma burla velha baseada num sistema designado por piramide, em que quem entra tem que pagar para quem já está dentro e depois tem que arranjar novos contribuites para vir a receber a sua parte. No inicio funciona mas os que entram no fim estão lixados. E estamos a falar de muito papel..

    ResponderEliminar
  13. Eu sei de alguma malta que largou muito papel, 2000 euros e ficou a ver navios. A única solução que tinham era lixar outros. Há mesmo muita malta do Concelho e dos arredores a ser apanhada na teia.

    ResponderEliminar
  14. La vem ele a intrometer-se? Lembram-se da D. Branca? Esta é a prima

    ResponderEliminar
  15. Lá tá um espertinho a pensar q é mais esperto q os outros.mas engana-se é mais burro?????
    Quem n sabe não fala hello!!!!!

    ResponderEliminar
  16. enquanto der e porque não, quando deixar de dar azar o q já entrou é bem vindo e é lucro não....
    A pensar no assunto....
    ..............

    ResponderEliminar
  17. Tou espantado com o anónimo aqui de cima. Aão ele vem mesmo pra qui dizer que andar a f.... o próximo. grandessissimo fiho da fruta, desenvergonhado, devias ir preso, não mereces a água que bebes.

    ResponderEliminar
  18. hooo seus dores de cornia....só fala quem tem dor de corno e quem não teve dinheiro para investi..eu ja la estou a mais de 1 ano e ganho muitos€€€e vou continuar a ganhar...e ja agora ninguem engana ninguem só entra quem quer ninguem obriga ninguem a aderir...e não se trata de ilegalidade nenhuma a dona branca é a dona branca e aquela empresa é aquela empresanada a ver....quem duvidar principalmente os que falam com dor de corno pk levam a trabalhar o mes inteiro e não ganham o que eu ganho em 5h de trabalho eu dou a morada e levo os la...acompanhados da GNR PJ FBI POLICIA todas as bofias que quizerem pk a empresa tem 35.000 membros e 8 anos agora veem meia duzia de espertos a descubrir que é ilegal...lol lol vão se curar e e falem das voças vidas...xau he he he he he eh ..é só inteliguentes e espertos aki em mértola city....

    ResponderEliminar
  19. xiiiii... quem publicou isso é mesmo burro...vexe logo que não sabe do que esta a falar...não seijas burro e vaite f...........e perde tempo com a tua esposa ou namorada se não ela ainda te põe um par dfe c....xau adiram não tenho medo de ganhar num dia o que não ganham em um més ou dois de trabalho...só falam os fracos aqueles que não sabem ganhar dinheiro..e voces sabem como se ganha dinheiro????investindo aquilo é um investimento legal quem não quer come menos....he eh ehe he

    ResponderEliminar
  20. É o país dos "chicos espertos". E ainda dizem que os políticos é que são ladrões. para alguém ganhar dinheiro é prciso alguém perder...por isso nada como trabalhar para ganhar o merecido...é muita pena que nunca tenham feito essa proposta a um familiar meu... pode ser que um dia se saiam mal... um acidente de caça??? quem sabe?

    ResponderEliminar
  21. arkitetu.......es mesmo burro.....he he he he he he.....gostava de te conhecer para te esplicar como es dahhh..hihihi

    ResponderEliminar
  22. @anónimo das 4:12

    Aconselho que acesse este site: http://www.diarioleiria.pt/4105.htm
    e leia a noticia, depois escreva aqui um comentário e diga se é o que se está a passar ou não!

    ResponderEliminar
  23. e mais, acerca da legalidade do "esquema da Piramide": não é pelo facto de o negócio se concretizar em espanha que passa a ser legal, porque o aliciamento e recrutamento dos elementos é feito em Portugal! Não sou eu que o digo... são os D-L!!!

    ResponderEliminar
  24. então porque não vão la e fecham a empresa?????já que falam tanto da ilegalidade da mesma????é só xauuu

    ResponderEliminar
  25. Meus amigos este comentários não apesar de vulgares são esclarecedores do tipo de pessoas que se envolvem nestes negócios. Por isso peço ao Sr. Carlos Viegas que os mantenha para que toda a gente possa testemunhar. Gostava ainda de dizer que caso alguém me tente aliciar para esse "negócio" apresento queixa e o mesmo recomendo a todos.

    ResponderEliminar
  26. Tou espantado.
    Tanta moral e tanta cobardia.
    Os burlados ainda entendo que tenham vergonha e se escondam, agora os burlões, se não o são porque não dão a cara. Porque não dizem aqui quem são. Se é tudo tão legal de que têm medo?? Desafio-os a dizerem quem são e a explicarem o método do negócio (burla, fraude, roubo, vigarice, logro, esparrela, mistificação...)

    (...)Segundo a Inspecção Geral das Actividades Económicas, esta prática pode consubstanciar uma situação de "vendas em cadeia", em "pirâmide" ou de "bola de neve", proibida pelo Decreto-Lei nº143/2001, artigo 27.
    Mário Frota, presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, aconselha os prejudicados a apresentar queixa à Inspecção das Actividades Económicas e ao Ministério Público.
    Para este responsável, o facto de o negócio ser fechado em Espanha não torna a prática menos ilícita, uma vez que o recrutamento e parte da actividade ocorre em Portugal.
    Este responsável alerta para o facto de não serem apenas os responsáveis pela estrutura a incorrer em punição, pois os aderentes que façam recrutamento de novos membros estão igualmente a cometer ilegalidade.(...)in Diário de Leiria Sexta-feira, 4 de Junho 2004)
    Tou espantado com tanto descaramento

    ResponderEliminar
  27. Eu também estou espantada com tanto descaramento! Mas como diz o arkytetu, estes comentários são esclarecedores do tipo de pessoas que se envolvem nestes negocios!

    ResponderEliminar
  28. é isso e andar a calada da noite nos montes........

    ResponderEliminar
  29. Caros Bloguistas agradeço que se atenham a comentários aos Posts. Comentários sem sentido e fora do contexto são dispensáveis.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  30. question mark?18/02/06, 17:06

    Algo de muito elementar está na base de tudo isto: basta que no início haja um aldrabão e algumas pessoas disponíveis para serem aldrabadas.
    Num esquema destes a pessoa é levada a depositar uma quantia e reberá juros do seu investimento se conseguir aldrabar outros e os convencer a pôr lá de preferência o mesmo valor.

    Porque é que isto funciona? Porque o otário que entrou e caiu passa a vigarista na prospecção de novos otários. O rendimento dos que estão, depende dos novos que entram.

    E ganha-se dinheiro?
    Bom, os que começam o esquema têm mais hipóteses de ganhar dinheiro, às vezes muito dinheiro até, mas os que entram depois, e são a grande maioria, não vão recuperar o dinheiro investido porque isso depende da capacidade de convencer e recrutar novos elementos.
    A ciência disto está sempre na entrada de novos elementos. Esses é que vão pagar para quem lá está.
    Há um problema fisico que os vigaristas ainda não conseguiram resolver: é transformar-nos todos em otários. Há sempre quem denuncie estas coisas, começando pelos próprios que entraram e depois não têm o rendimento esperado e quebram a cadeia, reagem e cantam com o rouxinol.

    Um maneira simples de perceber isto a funcionar:
    Vamos admitir que Mértola tem 1000 habitantes. Se alguém se lembrasse de por o esquema a funcionar na base de 1 fulano a recrutar 10 por semana, teríamos em três semanas a população da Vila toda convencida / enganada:

    1
    10 (ao fim de uma semana)
    100 (ao fim de duas semanas)
    1000 (ao fim de três semanas

    Surge a pergunta: quem é que vai pagar aos que estão na linha de baixo? para aqueles que entraram à última?????
    Só indo enganar outros para fora da vila ou para fora do concelho. Daí que pessoas de Mértola encontrem outros de Beja, Castro Almodovar, Serpa etc no dito hotel em Espanha
    Uma curiosidade: os que recrutam convencem os novos a não levar carro. Dão-lhes boleia. É só facilidades. Podem levar as crianças. Faz parte das condições e do ambiente de convencimento. É que assim, o potencial otário, se quiser pegar na chave e vir embora, não pode,não tem lá a viatura. Tem de gramar lá. Até pode vir a ser convencido mais tarde. É só mudar o programa da lavagem ao cérebro. É que, quando se trata de dinheiro e de levar vida fácil, a ganância faz de alguns vigaristas autênticos artistas na arte de convencer e ludibriar.

    Quem entra num esquema destes, porque foi iludido, debate-se a seguir com um grave problema de consciência, que tem de deitar para trás das costas: fazer uma lista com o nome dos amigos mais próximos e até pessoas de família para enganar. Só assim ele recuperará o que acabou de lá pôr.
    Quem já foi enganado não vai convencer ninguém que não conheça! O seu campo de recrutamento está portanto limitado aos seus conhecimentos. São os mais próximos as vítimas da rede!!!

    É evidente que estas explicações não agradam nada aos que, estando na teia se querem safar nem que seja à conta de um seu familiar.

    Não esquecer ainda que a organização (o grupo de aldrabões e vigaristas) que está por detrás disto também tem as suas despesas. Esse dinheiro sai de onde? Está de ver que sai de quem o lá pôs.

    ResponderEliminar
  31. lá muita conversa tens tu. e dinheiro? puseste lá algum?

    ResponderEliminar
  32. Muito esclaredor Mark, obrigada!

    ResponderEliminar
  33. Grande Mark, isso é que é boa explicação. Gostei.

    ResponderEliminar
  34. Tou espantado - ou se calhar até não estou. Tou espantado Por os tais artistas tão honestos não terem ainda dado a cara. Confirma-se tudo aquilo que aqui tem sido dito. VIGARICE E DA GROSSA.

    ResponderEliminar
  35. li e voltei a ler o que diz o question mark sobre este assunto. Eu já entrei num filme destes só que era com cartas que tinhamos que enviar para outros com dinheiro lá dentro.
    Lembra-me que enviei junto com a lista dos nomes mas nunca cheguei a receber nada. Foi só prejuízo.

    ResponderEliminar
  36. Essa das cartas é uma versão menos sofisticada mas o esquema base é o mesmo.

    ResponderEliminar
  37. @anónimo 6o5
    pouca conversa, alguma prosa e pouco dinheiro. Não pus lá nenhum.

    @bomboca e tati
    se com o pouco que se sabe se puder ajudar alguém, já valeu a pena. Obrig. pelo v/ incentivo.

    @borboleta e arkytetu
    tenho quase pronto um pequeno texto sobre as cartas

    ResponderEliminar
  38. Eu recebi cartas de três pessoas, mas fiquei com ele, e rasq«guei as cartas, agradeço aos amigos que me enviaram.

    ResponderEliminar
  39. Tanta concentração de falta de principios é assustadora.

    ResponderEliminar
  40. tem piada e k eu este fim-de-semana tive uma conversa com o Carlos Viegas sobre este mesmo tema kuando iamos pra prova em prado, uma coisa k m surgiu por ter visto num filme.ele depoix e k m informou da proporçao k isto tinha adkirido em mrtl!!plo k vejo aki, ele tem razao e mt!!!
    agr axo piada e ao anonimo k vem praki a mandar bocas sobre a suposta legalidade(segundo ele) deste tipo d negocios!!e k para alem d n ter moral por tar a enganar alguem(amigos talvex) n tem coragem pra dzr kem e, s ixo e tao legal como ele dix n deveria ter exa coragem??...

    ResponderEliminar
  41. última hora21/02/06, 22:25

    Diz que há gente conhecida a gabar-se de ter ganho muito e outros a entrar em parafuso porque ainda não receberam nada. Outros não atendem o telemóvel.
    Isto está a aquecer !!!

    ResponderEliminar
  42. Não me admira nada que esteja a aquecer. E ainda vai aquecer mais!

    ResponderEliminar
  43. última hora22/02/06, 00:09

    Quantos terão sido levados a Cartaya ao engano?
    Quem levou quem?
    Quantos terão caído?
    No concelho de Mértola a margem esquerda é a mais afectada com a vigarice.

    ResponderEliminar
  44. Penso que face à gravidade da situação as pessoas que foram burladas deviam colaborar testemunhando aqui o que efectivamente aconteceu para que outros não caiam também no conto do vigário. Ser enganado não é vergonha, vergonha pode ser não desmascarar os que enganam.
    C.V.

    ResponderEliminar
  45. Agora vamos aqui falar a sério, qto á ilegalidade da cena ainda tou na duvida, então se fosse ilegal eles passavam recibos onde está escrito q está registado na conservatória e onde por trás explica a legalidade da empresa,pelo menos foi o q me disseram.Agora ninguem que vai lá é obrigado a nada pelo q me foi dito a pessoa aceita se quiser e n tem de dar a resposta na hora.n vejo o porquê de ser chamado de burla. só ouvino a história da empresa q existe há 8 anos se percebe o q é.opá posso até estar enganado mas é o q acho.acho q até o responsável já viu este blog e riu se do q dizem aqui sem saberem de nada.a pensar na ilegalidade será verdade ou não???????????????????????????????????????????????????????????????????????eu axo q não?

    ResponderEliminar
  46. Quanto ao comentário anterior, tenho uma coisa a dizer são obrigados a decidir na hora o sim ou o não

    ResponderEliminar
  47. Mesmo que seja legal será que é ético??

    ResponderEliminar
  48. É ilegal! É uma forma de gerar € "fugindo" aos impostos! Quanto ao passarem recibos, coneço pessoas que vão lá, e que não confirmam isso!

    ResponderEliminar
  49. @anonimo das 402
    papéeis a falar de registo na conservatória, qualquer falsificador de esquina monta.
    isso faz parte da vigarice.
    dá um passeio pela vila, fala do assunto e logo vês a porcaria que descobres.

    ResponderEliminar
  50. xiii meu deus tantas asneiras juntas....os chefes e directores ja viram esse blog e fartam-se de rir..sera que esse senhor "carlos viégas" é que percebe de tudo mas ele sabe do que esta a falar?????não sei se sabe mesmo!!!!mas já que é tanto espertalhão eu um dia gostario de o levar la para ele ser gozado,e finalmente deixar de falar de uma coisa que estão prai todos a falar e não dizem nada espliquem la isso melhor ou então calenxe pois assim não falam de coisas que não sabem..não teem mais nada para fazer agora???e mais uma coisa quem disse que tem de decidir isso é pura da mentira ninguem obriga ninguem e teem tempo para decidir se querem ou não..que fique bem claro isso..e ja agora ao "analsd"eu poxo te dar os recibos que quizeres e baterte com eles no fucinho e se te disseram que é mentira é pk tb não esta lá, é sinal de mais um chico esperto que inventa e fala sem saber...vão cuidar das voças vidas que essa conversa ja cheira mal..he he he he..e não gostaria de ver o meu concelho ser gozado mais do que ja esta a ser, com este blog de mérda de senhores "espertalhões" que não é perciso dizer os nomes eles sabem que teem a mania e a fama de serem os chicos espertos a ter descuberto depois de tamtos anos a ilegalidade de uma empresa que é legal e por mais que falem não poderão fazer nada percebem NADA NIENTE..hehehe..XIIIII FUJIR AOS IMPOSTOS..AI MEU SENHOR :)..QUANTAS ASNEIRAS..

    ResponderEliminar
  51. xiii que porcaria ou burro...????outro chico esperto so faltava mais este...heheheheh

    ResponderEliminar
  52. Ainda querem mais exemplos? Meus caros bloguistas penso que está tudo dito.
    Meus amigos mais uma vez estes comentários apesar de vulgares são esclarecedores do tipo de pessoas que se envolvem nestes negócios. Por isso peço ao Sr. Carlos Viegas que os mantenha para que toda a gente possa testemunhar.
    Repito que caso alguém me tente aliciar para esse "negócio" apresento queixa e recomendo a todos a fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  53. Caros Bloguistas volto a pedir a todos que cuidem a linguagem.
    Caso isso não aconteça serei obrigado a apagar os comentários com linguagem imprópria.
    Quero lembrar também que este é um espaço de livre opinião onde cada um pode defender o seu ponto de vista desde que o faça com elevação e sem insultos.
    Quero ainda dizer tendo em vista o esclarecimento de uma matéria de grande delicadeza e importância como esta iremos pedir a opinião de pessoas e entidades competentes que oportunamente serão divulgadas.
    Entretanto podem continuar a expor aqui os vossos testemunhos e opiniões com respeito e elevação.

    ResponderEliminar
  54. @arkytetu

    So mesmo esse "tipo de gente" é que eles conseguem enganar! Mas daqui a uns tempos, quando o esquema der barraca, eu nem os quero ouvir a lamentar!

    @anónimo das 12:26 AM

    1)Se é tudo TÃO legal, se é tudo um mar de rosas, porque é que vossa exa. se mantém no anónimato???
    2)Focinho??? EDUQUE-SE, que ninguém é obrigado a conviver com a sua má educação!
    Ah, não é ao Analsd, é à Analsd!

    ResponderEliminar
  55. Pelas reacções de agonia vê-se que o esquema dos falsários está a ruir.
    Ainda bem. Isto sim é serviço público.
    Parabéns ao blog e a todos os que denunciam estas actividades.

    ResponderEliminar
  56. @Analsd
    Mas que mania que voces têm de pedir ás pessoas para sair do anonimato!!! Mas afinal o que é que interessa mais? a opinião da pessoa ou a sua "identificação"?

    ResponderEliminar
  57. eu não pedi para que saisse do anónimato, apenas me faz confusão, se é tudo tão legal como apregoa, porque o defende sob o anónimato??? Foi uma questão! Não uma afirmação!

    ResponderEliminar
  58. conheço maralha metida nisso não percebo como é que arranjam o bago para por la. 2000 áróis só a roubar

    ResponderEliminar
  59. parece-me claro ke o esquema montado em espanha está a dar prejuízos a alguns aí de mértola, mas por outro lado também notei ke está a dar lucros!
    não consigo ainda entender o ke é ke o senhor e a senhora acima pretendem com os comentários ke tem feito!
    axo ke voçês dois se calhar estão na profissão errada! pra voçês só daria a S.I.E.D., lugar onde poderiam descortinar estas coisas melhor! não axam?
    que moral tem o senhor arkytetu pra falar disto se ainda não foi convidado! pois se fosse já tinha feito queixa, não?! e a analsd vai atrás! porkê? tem alguém da família burlado? (se tem ele(a) ke se queixe! não axa?!) ou será ke é por não ter amigos a aliciarem-na no esquema?!
    axo essa vossa preocupação com o bem estar dos outros muito extranha! ou é dor de corno?!
    eu não tenho nada a ver com essas merdas, já fui convidado por um amigo e conheço gente de beja a ganhar muito dinheiro, mas nunca os irei critikar por estarem lá metidos ou ganharem e eu não! era só o ke me faltava! não tenho inveja de kem arriscou e teve inteligência e capacidade para convencer outros! só investe kem ker, os 400contos não são roubados a ninguém, presumo!
    e se fõr ilegal ke sofram as consequências ... e aí continuo a não os invejar ...

    ResponderEliminar
  60. @papo_amarelo
    excelente remate!

    ResponderEliminar
  61. @Papo_amarelo - Inteligência confrangedora.

    ResponderEliminar
  62. caro Papo_amarelo

    1) Não pretendo nada, alem de quer salvaguardar os meus amigos que andam metidos nisto; porque este esquema já passou por várias terras de portugal e o resultado tem sido o mesmo: os senhores Manda-chuva "bazam" deixando os ultimos que entram em maus lençois;

    2) não que você tenha alguma coisa com isso,mas ja fui convidada por 2 pessoas;

    3) dor de corno? Pois... pois... Acho que expressarmos a nossa opinião e querermos defender os que nos são mais queridos não é considerado dor de corno;

    4)Eu não critico quem está metido; faz-me apenas muita confusão que haja pessoas tão ingénuas ao ponto de não saberem que isto é o tão falado e batido esquema da piramide e que há sempre alguem que se lixa!

    -e para mim chega, vou continuar a alertar os meus amigos, fora do blog! Porque parece que aqui,neste post, só quem não critica a fraude é que é sr. e dono da razão! Uma coisa é certa, quando a coisa der para o torto... eu não terei nada que me preocupar, pelo menos em relação á minha pessoas!

    ResponderEliminar
  63. @Papo-amarelo . Caro bloguista tenho toda a moral para falar porque fui efectivamente aliciado por uma amiga para lá ir e porque a alertei ela ainda foi a tempo de cancelar os cheques que tinha passado. Não apresentei queixa porque não fui lá e porque essa minha amiga tinha efectivamente sido enganada e na prática não chegou a enganar ninguém.
    Além disso qualquer pessoa tem moral para denunciar um esquema ilegal. Por isso é que vivemos em sociedade.
    Começo é a ver, muita preocupação com o que aqui se tem dito.

    ResponderEliminar
  64. papo amarelo
    viva o teu umbigo !!!!!
    quando ficares debaixo dum autocarro eu quero ver quem a aparece a dar ajuda.
    pelo tua, não te importas com os outros os outros não vão alevantar o vioculo ficas lá debaixo tu a tua ideia e o teu egoismo bacaco.
    Tá visto que já foste a Cartaya e já passaste pela escola em Beja, andas a comet á conta.
    com o que escreves infetas a blogosfera

    ResponderEliminar
  65. Já repararam que este Post bateu todos os records de opiniões? Porque será????

    ResponderEliminar
  66. @arkytetu
    continuo a axar ke deves ter a profissão errada e darias no jeito na S.I.E.D.
    deves ser o exemplo e consolo para uma carrada de gente, és sócio numa carrada de colectividades, ajudas ceguinhos e velhinhas nas passadeiras, fazes parte dos escuteiros da tua terra, mandas ajudas em géneros e depositas o dinheiro ke te sobra em contas ke irão ajudar os meninos e meninas subnutridos de áfrica, e ke os irá também ajudar a combater o vírus do HIV, não compras nada "made in indonésia" para não colaborar com os mafiosos da mão de obra infantil, etc ... sempre pronto a ajudar sem nada ganhar com isso, e sempre rodeado de mulheres bonitas e cheirosas.
    pois é meu amigo, é "bonito" ver ke existem pessoas ke se preocupam com a humanidade e com as "bolsas" dos amigos! e aproveitando a tua generosidade neste momento estou a precisar de um consolo, será ke não dava pra convenceres uma amiga a vir ter comigo ...
    ah, e enkuanto eu me consolo tu aproveitas para ver kuantos actos dos acima referidos fizeste nos últimos 5anos.

    ResponderEliminar
  67. @Papo_amarelo
    Consuma-se!! Eu conheço o Arkitetu e, de facto, ele é tudo o que o sr. acabou de referir!
    É aquilo a que costumamos chamar, uma "joia de pessoa"!!
    Para além de muito giro e agradavel!!

    ResponderEliminar
  68. Ao contrário do Papo amarelo, pessoas que queremos de todo ,evitar e que só olham para elas, e que como amigos deixam muito a desejar. E com esse feitio e arrogãncia ....amiga para ir ter consigo só pagando mesmo!

    ResponderEliminar
  69. como se costuma dizer: Com amigos como o Papo_amarelo, quem precisa de enimigos...

    ResponderEliminar
  70. @ana_lee
    Inimigos!!

    @Papo_amarelo
    Não compreendo qual é o mal que vê em que se tente alertar os mais incautos? Sendo fraude ou não!!(quero lá saber!)
    Quanto à dor de corno: de quê? de ganhar uns quantos euros à custa de embarrilar os amigos, vocês, os que se acham mais espertos que toda a gente, só porque têm lábia, e "levam" uns quantos otários pela frente, vocês é que têm dor de corno de haver pessoas com coragem para trazer à praça publica aquilo que até há bem pouco tempo só se sabia à boca pequena!!

    E não vale a pena vir p'raí a mandar "postas de pescada", porque o que eu tinha que dizer sobre este assunto já disse!
    Para mim: Ponto final parágrafo!

    ResponderEliminar
  71. @akkytetu 1:47

    o senhor expliquece la melhor vai apresentar queixa onde??quando??e pk??alguem obrigou alguem a ir??alguem forçou alguem para entrar???tenha juiso que ja tem idade para isso...falas falas e não sabes dizer nada..acho que devias parar para pensar e depois ires ver, podes levar qualquer auturidade do pais ou do mundo ctg um advogado ou ate um juiz e ai sim falas!!!que te parece?????deixa de ser chico esperto e o mais inteligente de todos e fala no que sabes:::este blog esta a ser tão gozado..xiiii minha nossa senhora...tantas asneiradas e tantas burrises juntas...tchau nem vale a pena vir ver mais tanta burrixe junta..até nunca mais..hello..dahhhh...hihihihihi..

    ResponderEliminar
  72. 2 senhores inteligentes da cidade mais famosa do pais por seu nome "MÉRTOLA" descubriram a polvora 8 anos depois da guerra..de tão espertos que querem ser estão a ser tão BURROS TÃO BURROS que até aburrexe...é tudo..

    ResponderEliminar
  73. Nervoso miudinho23/02/06, 16:21

    @anonymous
    Você parece nervoso!?...
    ...e volte, já que acha tanta graça às "burrises e burrixes", volte para nós também nos rirmos!!

    ResponderEliminar
  74. Eu fui convidado por um grande amigo, ou pensava eu que ele o era.
    Aderi e tou arrependido, mesmo por isso prefiro ficar a arder com o dinheiro do que levar lá amigos e também sei de pessoas que optaram por fazer o mesmo.
    Este erro serviu de exemplo para eu deixar de confiar nos amigos, familiares e por aí fora.

    Este blog está a ser gozado porque estão a ver que o negócio está cada vez pior pois os otários a irem são cada vez menos.

    ResponderEliminar
  75. @anónimo

    Claro que os sr. do esquema têm que gozar, ou tava á espera que eles dissessem: sim senhora o que eles dizem é verdade!!!

    ResponderEliminar
  76. nervoso muidinho23/02/06, 16:35

    @ana_lee
    Parabéns!
    Foi curta e grossa!
    Tá demais!!

    ResponderEliminar
  77. @anonimo que se dirigiu ao arkytetu - A qualidade do teu português demonstra bem o tipo de cabecinha que tens.
    Se aqui só se dizem asneiras e "burrises" não percebo porque se preocupam tanto em vir desmentir.
    O blog está a ser gozao é? Por quem? Pelos que foram enganados? Não acredito!!

    ResponderEliminar
  78. Nervoso muidinho23/02/06, 16:39

    @anonymous das 4:29
    É assim mesmo como você disse!!
    Quem é honesto, não tem coragem para espoliar os amigos, só porque foi enganado e quer reaver o seu dinheiro!
    Parabéns pela atitude, não é vergonha ser enganado, agora enganar, sim é vergonhoso!!

    ResponderEliminar
  79. Tinha prometido voltar ao assunto. Ficou um pouco extenso mas quem tiver a paciência de ler...
    É um pequeno contributo para esclarecer, que não pretende esgotar o tema. Haverá sempre novas achegas e mais opiniões que serão benvindas se contribuirem para desmascarar estas urdiduras.

    "A cadeia de cartas é simples e baseia-se no mesmo principio. Vejamos um exemplo na base 10:
    Recebe-se pelo correio uma carta com uma lista de 10 nomes. Quem recebe a lista não sabe quantas pessoas estão envolvidas. Nem sequer sabe se está no inicio no meio ou no fim da cadeia ...

    O que lhe pedem na carta é que envie uma determinada quantia (por exemplo 10 euros, que até nem é muito) para o nome e morada da pessoa que consta no topo da lista e acrescente o seu próprio nome ao fim da referida lista.
    Coisa bastante simples!!
    Quem recebe a lista elabora nova lista já com o seu nome incluído na parte final e manda para 10 novos “contribuintes”.
    A condição é que quem entra na cadeia só passará a receber quando o seu nome sequencialmente chegar ao topo da lista. À medida que os de cima vão saindo porque recebem dinheiro. Se não houver gente a baldar-se o esquema é também de pirâmide:

    1
    10 (pessoas após o primeiro envio de cartas)
    100 (após o segundo envio)
    1.000 (após o terceiro envio)
    10.000 (após o quarto envio
    100.000 (após o quinto envio)
    1.000.000 (após o sexto envio)
    etc

    algumas conclusões se podem tirar:
    1 – a corrente/cadeia só funciona se os que entram não se baldarem.
    2 – alguém que tenha entrado após o segundo envio estará no grupo de 100 pessoas que, passados mais 4 envios, ainda nem sequer chegou com o nome a meio da lista.
    3 – nesta altura, e não havendo repetições (isto é, gente a escrever para a mesma pessoa) já está recrutado um milhão de pagantes. Tal, sendo possível é pouco provável.
    4 – a este ritmo, e com o nosso nome a meio da tabela, portanto ainda longe de receber algum, atingiríamos toda a população do nosso país. (10 milhões !!!!!!!!). Nada provável mesmo.

    Um pormenor "insignificante", que só tem real significado para os vigaristas de serviço e está na base do segredo disto: na lista inicial que chega aos primeiros trouxas, os nomes e moradas que constam fazem todos parte da “família” que teve a feliz ideia de iniciar a vigarice.

    Nada mais simples, nada mais fácil. Fica tudo em casa. É só meter ao bolso
    E o que são 10 euros???
    Quase que nem dá para carregar o telemóvel.

    Que proporções pode isto atingir?
    Basta só que o efeito do esquema chegue a 1000 pessoas que piquem os tais 10 euros para que a “organização de beneméritos”, sem gastar um tusto (só teve que comprar 10 selos de correio) embolse 10 x 1000 = 10.000 Euros. Sempre dá para uns drinks.

    O que é triste é que os que fazem contas pensando que chegam ao topo da lista e enviam os 10 euros têm duas características: são gananciosos e otários
    E a família dos burlões agradece o piedoso gesto."

    question mark?

    ResponderEliminar
  80. Amanhã entra a primeira queixa em tribunal!!

    ResponderEliminar
  81. bem informado23/02/06, 23:05

    já circulam nomes de pessoas enganadas, em muita conversa de café. E a lista vai crescendo: gente da vila, do concelho e outros que são de cá mas moram em Beja.
    Também se sabe que quem cai na esparrela e não tem patuá para enganar o vizinho, vai a Beja a tirar um curso rápido dado por gente habilitada. O curso chama-se mais ou menos isto: como vencer na vida enganando a mãe o pai o irmão a prima ou a família toda sem sair de casa.

    Há quem diga que qualquer dia compra a mota dos seus sonhos.

    ResponderEliminar
  82. @question mark
    Li e percebi como funciona.
    Só não percebo uma coisa. Como estes esquemas já têm barbas, porque é que as pessoas caem sempre?
    Não se aproveitarão das alturas em que o zé povinho anda mais apertado de cacau e de cinto? Se sim há uma contradição: se o dinheiro mal chega para as necessidades do dia a dia, como é que se tem dinheiro para pôr numa cena destas ???
    Ou não tou a ver bem a coisa ou o meu QI não chega lá.

    ResponderEliminar
  83. ou há algum dinheiro de parte ou vão cheques carecas ou vai crédito etc. etc.

    ResponderEliminar
  84. http://www.cetico.hpg.ig.com.br/piramide.html

    Um link para mais esclarecimentos.
    Consultem

    ResponderEliminar
  85. ohh arkytetu da treta que tem a ver uma coisa com a outra...cartas com aquela empresa cuida-te...vai te curar o teu mal e dor de corno....esse link tem tudo a ver só nessa tua cabeça de m....vai ao médico....pk andas a esquecerte de tomar os comprimidos...

    ResponderEliminar
  86. Mas sempre deste uma espreitadela não foi? E não encontras-te semelhanças? Mesmo nenhumas? Pois eu fui lá e é muito claro.

    ResponderEliminar
  87. aquela empresa ... qual empresa?

    ResponderEliminar
  88. O pior estará para vir...e a tareia que irá haver por aí para o acerto de contas...Quantos cobardolas irão aguentar a pressão?
    Grandas otários...nem com o canal RTP MEMÓRIA lá chegam.
    Dinheiro fácil...onde? Nem na China.
    A vida é bela...mas não dê cabo dela.

    ResponderEliminar
  89. "Um esquema de pirâmide é um sistema fraudulento de fazer dinheiro que requere uma fonte infindável de recrutas para ter sucesso. Os recrutados (a) dão dinheiro aos recrutadores e (b) recrutam novos elementos para lhes darem dinheiro.

    No esquema das cadeias de cartas, o recrutador envia aos novos recrutas uma carta com uma lista de nomes, incluindo o do recrutador no fundo da lista. Os recrutados devem enviar dinheiro ao nome que está no topo e adicionar o seu nome ao fim da lista. O dinheiro apenas é ganho conquistando novos recrutas para a cadeia, adicionando o nome e recrutando outros. Em teoria, o nome de cada chega ao topo de milhões de listas e recebe milhões. Na prática, a maior parte das pessoas não recebe nada. Qualquer um pode quebrar a cadeia, privando os outros da lista de possiveis "ganhos". Mas, mesmo se ninguem quebrar a cadeia, 95% dos que enviam dinheiro não recebem nada.

    Num esquema de Ponzi, as pessoas são recrutados para "investir" e recebem "juros" do seu "investimento" com o dinheiro "investido" pelos recrutados posteriormente (D. Branca diz-lhe alguma coisa?). Eventualmente, os recrutas acabam e a grande maioria dos "investidores" perde tudo.

    Num esquema de pirâmide é pedido ao recruta para dar dinheiro ao recrutador, por exemplo 100. O novo recruta alista, digamos 10 novos, cada um dos quais dá 100. Neste exemplo, o recrutador recebe todo o dinheiro dos seus recrutas. No nosso caso, cada um dá 100 em troca de 900 (100 de cada um dos 10 menos os 100 que deu ao recrutador). Para que ninguem perca dinheiro, o esquema tem de continuar para sempre. Num planeta com um numero limitado de pessoas, mesmo se tão grande como a Terra quase com 6 biliões de potenciais recrutas, os recrutas esgotam-se muito depressa."

    Este é o principio do texto do link que referi, o resto é ainda mais esclarecedor especialmente depois de hoje ter estado à conversa com um dos burlados.

    ResponderEliminar
  90. sol aos quadradinhos24/02/06, 01:16

    Eu não tenho nada a ver com isto mas desculpa lá ó defensor do negócio. Tás mesmo a ficar preocupado disso não há dúvida. Eu se fosse a ti punha as barbas de molho.

    ResponderEliminar
  91. Fico chocada, com tanta informação como é possível duvidar?

    ResponderEliminar
  92. essa da lista isso n é verdade, onde é q foram in~ventar isso, isso deve ser outro tipo de negócio......

    ResponderEliminar
  93. ainda assim é só inveja de quem quer ajudar os amigos a ganhar algum q ajude nas despesas mensais, n é nada ilegal e só uma questão de ajudar quem precisa, porque hj em dia ninguem dá nada a ninguem não é verdade, aquilo é muito claro e só aceita quem quer, ainda querem mais óbvio do q isso.´Não vejo o mal de ajudar os outros tal como eu gostaria q fizessem comigo.Parem de se meter na vida pessoal das pessoas, sim porque eu axo do que fazem aqui neste blog é só se meterem na vida pessoal das pessoas onde ninguem gosta q isso aconteça não é verdade????Preocupe-se com o vosso trabalho, preocupem-se com o q a vossa autarquia faz q não é nada. preocupem-se em mostrar trabalho!!!E esse carlos viegas que cuide melhor deste blog e insira coisas em q n se metam na vida das pessoas...este blog tá a ser muito desinteressante e inútil.....Ao menos se dissessem as coisas com são? então mas é só ordinarices e mentiras:...carlos viegas pense bem neste blog...e nos documentos publicados, não meta toda a m....

    ResponderEliminar
  94. Este comentário de cima é de um descaramento espantoso, agora é um discurso de anjinhos que ajudam o próximo.

    Decreto-Lei n.º 143/2001, de 26 de Abril
    Publicada no DR. n.º 97 (Série I - A), de 26 de Abril.
    Assim:
    Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta, para valer como lei geral da República, o seguinte:
    (...)

    CAPÍTULO I
    Âmbito geral de aplicação
    (...)
    Artigo 27.º
    Vendas «em cadeia», «em pirâmide» ou de «bola de neve»

    1 - É proibido organizar vendas pelo procedimento denominado «em cadeia», «em pirâmide» ou de «bola de neve», bem como participar na sua promoção.

    2 - Para efeitos do disposto no número anterior, considera-se venda «em cadeia», «em pirâmide» ou de «bola de neve» o procedimento que consiste em oferecer ao consumidor determinados bens ou serviços fazendo depender o valor de uma prometida redução do seu preço ou a sua gratuitidade do número de clientes ou do volume de vendas que, por sua vez, aquele consiga obter, directa ou indirectamente, para o fornecedor, vendedor, organizador ou terceiro.
    (...)
    Podem consultar em:

    http://www.icp.pt/template20.jsp?categoryId=96805&contentId=163115

    ResponderEliminar
  95. Mas oñde é q esse decreto se enquadra lá não é concerteza, nem se vende nada, nem se oferece bens nem serviços, nem se reduz preço de nada uma vez q não há venda.não tou a perceber esse decreto lei integrado nisto.dah dah dah

    ResponderEliminar
  96. Eu não percebo mto disto Mas.. é impressão minha, ou se é passado um recibo é porque se comprou alguma coisa, ou se presta algum serviço, certo, mais que não seja "compram" os vossos escrupulos, porque só assim não tem vergonha de tentar amigos e familiares... só para se safarem!!! Não se passam recibos por nada, certo???

    ResponderEliminar
  97. Produção24/02/06, 13:39

    @Anonimo
    Com tanto dinheiro que ganhas com a pirâmide, já não precisas de trabalhar para a Câmara, contrariado,pouco produtivo e revoltado. Deixa o lugar para quem tem vontade de trabalhar.

    ResponderEliminar
  98. matraquilho24/02/06, 14:17

    ist tá bonito tá!
    ainda bem ca minha tia não foi na conversa, se não era mais uma aldrabarda
    a mim não chegam qué sou um tezo

    ResponderEliminar
  99. Continuem a dar depoimentos e a "publicar" esperiencias e conhecimentos, só assim ajudamos a mandar abaixo a rede organizada. Divulguem cada vez mais no blog ou fora dele, isto tem que acabar.

    ResponderEliminar
  100. @akkytetu
    axo ke devias ter começado assim, és muito mais elucidativo!
    nunca concordarei com "contos do vigário" ou kualker tipo de burlas!
    @bomboca se me mandares as medidas da tua amiga e foto estou disposto a negociar o "pagamento" por uma noite ... ou estavas a referir-te a ti ... ;) papo_amarelo@iol.pt
    @anonimo das 10.11 AM o blog é fixe e não axo ke sejam só ordinarices e mentiras, são opiniões ...

    ResponderEliminar
  101. Lamento papo-amarelo mas nem pagando, porque eu gosto também de uma boa conversa e tu deixas muito a desejar.

    ResponderEliminar
  102. Hoje conversei com um casal que foi convidado, mas que não aceitou. Era preciso dois mil euros, quem os convidou ficou indignado por eles não terem aceite, acusando-os de não estarem informados! Onde chega.. Este casal tem uma amiga que esta de rasto por não conseguir levar (enganar) ninguém. Estão a ficar desesperados, por isso vamos continuar a denunciar esta rede.

    ResponderEliminar
  103. @bomboca
    boa conversa ?! ou ke tenha a mesma opinião ke tu?!
    num post destes o ke é ke kerias?! ...

    ResponderEliminar
  104. Se quem se mete nisto é porque quer, se sofre as consequências tambem é porque quer, não há que ter pena deles denuciem, divulguem, falem, gritem, mas deitem abaixo.

    ResponderEliminar
  105. Quero alertar todos os bloguistas que recebi mails com ameaças relacionados com este Post. Informo ainda os autores das ameaças que isso não me intimida nem deve intimidar as pessoas que aqui tem prestado testemunho. Se me restavam algumas dúvidas foram agora dissipadas, além da desonestidade a cobardia são também caracteristicas das pessoas envolvidas neste "negócio".
    C.V.

    ResponderEliminar
  106. nervoso miudinho24/02/06, 16:55

    Sei que há pessoas que estão a ser ameaçadas para não falarem!!
    Solicito a todos que tiverem conhecimento de situações semelhantes que as divulguem, não podemos admitir que se silenciem as pessoas pelo medo!!

    ResponderEliminar
  107. Nervoso miudinho24/02/06, 16:57

    @carlos viegas
    Quando fiz o meu comentário ainda não tinha visto o seu!!

    ResponderEliminar
  108. para conhecimento de todos:

    Diário de Leiria novamente impedido de distribuir jornais [2004-06-19]
    Ontem, por volta das 05h45 da madrugada, dois adeptos franceses furtaram o carro do Diário de Leiria (DL) carregado com os jornais do dia.

    João Francisco Lopes, o distribuidor do jornal, estacionou o carro para fazer a entrega num quiosque. Quando voltou, o veículo tinha desaparecido. O carro foi interceptado alguns metros à frente pelos agentes da PSP, pelo facto de a viatura se deslocar em cima do passeio. Os autores deste furto já foram presentes a tribunal e cada um dos arguidos vai ter de pagar uma multa de cerca de 540 euros.

    Não foi, no entanto, a primeira vez que o diário da cidade do Lis foi quase impedido de distribuir os seus jornais. Já no dia 4 Junho, o DL teve de publicar não uma, mas sim três edições. A ocorrência deveu-se ao facto do jornal ter publicado uma notícia que envolvia um negócio em pirâmide, ilegal em Portugal. A empresa envolvida queria impedir que os jornais chegassem à banca, propondo aos distribuidores comprar toda a edição.

    Tânia Dias

    ResponderEliminar
  109. Copiem o endereço em baixo, colem na barra de endereços na net e vejam desde quando e onde isto vem. É muito mais grave que o que se pensa!!

    http://www.diarioleiria.pt/4105.htm

    ResponderEliminar
  110. @carlos viegas
    todos os bloguistas sabem ke o recurso à violência sempre foi, ao longo dos tempos, uma das armas privilegiadas para que grupos ou pessoas procedessem a acções de intimidação com fins político-sociais, susceptíveis de provocar o medo na sociedade, entravando serviços e actividades essenciais, mas isso não se está a passar aki poix os testemunhos são claros ...

    ResponderEliminar
  111. Tenho estado sem internet e muito adoentada. São os anos. E a minha irmã também não está melhor
    Fico triste por saber o que se está a passar na minha linda terrinha, que trago sempre no mais fundo do meu coração.
    É curioso que aqui no Estoril isso também já se passou há uns tempos. O que as pessoas fazem pelo dinheiro santo Deus!

    Acho que deve haver uma forma de as pessoas reaverem o seu dinheirinho que tanto suor lhe deu a ganhar. Em tribunal se pode decidir a culpa de quem levou a pessoa para ser enganada, não é?
    Aí em Mértola não há autoridades a quem apresentar queixas?
    Apresenta-se a queixa e pronto.
    Então os que andaram a levar pessoas não tem nome? Não são conhecidos aí? Já fujiram com o dinheiro?
    Se não houver autoridade aí em Mértola deve de haver em Beja.
    Mas façam qualquer coisa santo Deus!

    ResponderEliminar
  112. ai meu deus tentas asneiras...ao menus se falassem de uma coisa que sabem!!!!!mas voces falam falam e não dizem nada.....o senhor arkytetu ta prai a falar e ainda não falou uma unica coisa que tivesse a ver com akele negocio,da tantos link´s e ainda nenhum deles tem nada a ver com o que se esta a passar...por isso deixem-se de tretas...e quanto a queixa no tribunal achas mesmo que isso vai dar nalguma coisa...por amor de deus não seijas burro...e quanto ao nervosismo não deves tar a falar para mi????estou muito calmo e amanha la estarei e no domingo tb...apareçam la senhores"arkytetu e carlos viegas" ai sim poderão falar...e essa dos 95% não ganharem nada so por ai se ve que estão muito longe da realidade...lol...he he he...e o senhor carlos viegas que cuide da sua vida e não se meta na vida dos outros pois que não sabe não fala!!!e ja agora vc é que anda prai a ameaçar tenha cuidado!!!e as ameaças isso só pode ser mentira pois ninguem lhe fara mal...mas se vc continuar a falar sem saber e a tentar adivinhar ai sim podera ter problemas..mas não cmg nem com ninguem da empresa eu como ja disse não ameaço ninguem por falarem ainda mais quando as conversas não teem nada a ver com o que se esta a passar...mas a sempre malucos no meio....xau..

    ResponderEliminar
  113. a judite trata-te do coiro meu.
    até mias

    ResponderEliminar
  114. e depois logo sabes o que é cantar como o rouxinol. Ah dás com a boca no trombone dás!!

    ResponderEliminar
  115. Há mais de um mês que me convidam para um tal de encontro, até agora nunca soube do k se tratava pq nunca me foi dito. Por falta de disponibilidade nunca fui. Hoje fiquei a saber para o k era por amigo meu que já lá foi e não aderiu. Como é mesmo meu amigo alertou-me logo para este negócio e preocupou-se em saber se eu já tinha sido contactado. Como isto é feito por "amigos" fiquem alerta por quem estão acompanhados e realmente nisso eles têm razão só cai quem quer. Fica o meu modesto alerta, os sinais são claros, dinheiro fácil só saindo o Euromilhões e até para isso temos de nos habilitar. E não se esqueçam que os burlões valem-se da ganancia dos outros. A ganancia não é uma virtude.

    ResponderEliminar
  116. Só vou repetir uma parte da opinião expressa no comentário do anónimo da 1.33h -

    (...)e ja agora vc é que anda prai a ameaçar tenha cuidado!!!e as ameaças isso só pode ser mentira pois ninguem lhe fara mal...mas se vc continuar a falar sem saber e a tentar adivinhar ai sim podera ter problemas..mas não cmg nem com ninguem da empresa eu como ja disse não ameaço ninguem (...)

    Esclarecedor.

    C.V.

    ResponderEliminar
  117. levas um murro nos cornos25/02/06, 15:44

    @cv
    o cobardolas que garatujou isso não tem cara pra levar um chapadão de mão aberta.
    O homem que é homem não ameaça, chega-se à frente e mostra-se. Não ladra no escuro.

    ResponderEliminar
  118. o papo amarelo,so pensas e em trocar mails ,gajas e nao so.... pela tua conversa tamem deves gostar muito de ir ao estrangeiro.

    ResponderEliminar
  119. Esta história é já muito antiga.
    Por vota de 1985 fui convidado a participar um esquema semelhante. Nessa altura eram amis modestos e apenas pediam 5 contos. Moral da história: lá foram os 5 contos ...

    ResponderEliminar
  120. eu não caí25/02/06, 19:39

    @anonimo das 7:11
    Em 1985 já era algum! Era mais que o ordenado mínimo agora!

    ResponderEliminar
  121. assim por alto há uma lista de gente conhecida enbaratinada com isto meu! gente que até pediu pra por lá. com a vida como está tudo caro caem que nem patos quando lhe dizem que em duas semanas ficam ricos. grandes otários

    ResponderEliminar
  122. xngiuldzhgli hg

    ResponderEliminar
  123. é isso e ir ao estrangeiro,nao é pap+o amarelo.

    ResponderEliminar
  124. DESCONHECIDA26/02/06, 17:25

    muita conversa rapazes e raparigas...mas ainda não vi ninguem a denunciar nomes?
    E que tal uns nomes pra cima da mesa?

    ResponderEliminar
  125. @jamal
    vou algumas vezes sim senhor! porkê? por acaso tás a pensar ke eu ... não sou tolo a esse ponto. não acredito nas facilidades. é mto bonito andar de cabeça erguida sem receios de nada nem ninguém. não há dinheiro ke compre. ke se cuidem os incautos. no ke toca a trocar mails, gajas, era só pra responder a uma engraçadinha ... não custa viver ...

    ResponderEliminar
  126. na cautela ... começa tudo a retrair ... deve tar a dar o estoiro ... devem tar a preparar-se para dar de fuga

    ResponderEliminar
  127. eu não áí28/02/06, 12:48

    Quando o navio começa a afundar os ratos são os primeiros a fugir, né??

    ResponderEliminar
  128. question mark?01/03/06, 12:40

    os ratos as ratas e as ratazanas.
    Há ratazanas já identificadas e que só à sua contam já levaram a Cartaya vários otários. Essas ratazanas começaram cedo e já livraram o deles.
    É a essas ratazanas que os vigarizados devem pedir contas do capital investido.

    ResponderEliminar
  129. Depois de ler quase tudo, porque tudo é impossivel, a minha opinião é de que, se se sabe quem são as pessoas angariadoras, cada qual sabe da sua, ficam também a saber a quem pedir contas quando os "grandes empresários" desaparecerem, porque isto é o que sempre acontece! e depois serão essas pessoas as más da fita, penso que antes de tentar angariar mais alguém devem então medir bem as consequências, porque no final, vai sempre haver que não consegui reeaver dinheiro nemhum!

    ResponderEliminar
  130. O que diz Pitágoras noutro post é o máximo e ele não se vai chatear pela transcrição
    "É simples, é o inverso da minha teoria... a soma das Bestas quadradas é inversa ao quadrado das hipóteses-lusas. Ou seja soma que as bestas quadradas juntam enganando os amigos é inversa às hipóteses que os Portugueses têm de ganhar dinheiro. Acho que me fiz entender...
    Pouca matemática e mais gracinha, apesar de ser verdade."

    Mais palavras para quê?
    Um cateto e admirador confesso

    ResponderEliminar
  131. Já acabaram os comentarios tenho pena.... acho que deviam lançar os nomes destas pessoas desonestas e maldosas que andam a engar os amigos e os ingenuos...

    ResponderEliminar
  132. a lista está feita e vai engrossando. ontem soube de mais dois casos. as pessoas por vergonha calam-se.

    ResponderEliminar
  133. A tal queixa em tribunal já entrou.

    ResponderEliminar
  134. agora é deixar trabalhar a canita que os coelhos tão todos nos buracos

    ResponderEliminar
  135. Acho que as pessoas não deviam ter vergonha por terem sido enganadas, vergonha é enganar outras pessoas. Falem... abram a boca e acabem com esse negocio tão lucrativos.

    ResponderEliminar
  136. Acho que as pessoas não deviam ter vergonha por terem sido enganadas, vergonha é enganar outras pessoas. Falem... abram a boca e acabem com esse negocio tão lucrativos.

    ResponderEliminar
  137. tão lucrativo para muito poucos

    ResponderEliminar
  138. Talvez...mas há que diga que já ganhou muito.

    ResponderEliminar
  139. @nelly
    melhor dizendo:
    Há quem diga que já "quilhou" a vida a nuita gente.
    Porque para um ganhar há prai uns 20 ou 30 patos a financiar.

    ResponderEliminar
  140. @atento
    concordo plenamente com o que dizes...

    ResponderEliminar
  141. num esquema destes em cada 100 existe a relação de 5 a ganhar e 95 a jogar as mãos à cabeça. Isto se tudo correr bem para os 5 porque para os 95 está provado que não corre.

    ResponderEliminar
  142. Mértola
    Fernandes
    Picoitos
    Alves
    Mina S Domingos
    Corte Sines
    etc
    etc
    etc
    está tudo perdido com a jogatana dos 2000 hárois

    tão burros que pensam que vão ganhar... se calhar o que a burra ganhou em Maio

    ResponderEliminar
  143. O que é que a burra ganhou em Maio?

    ResponderEliminar
  144. A burra ganha sempre o mesmo em Maio...o burro...ollool

    ResponderEliminar
  145. É assim as pessoas querem ganhar um belo dinheirinho sem fazer nenhum..
    @haroi
    conheces o pessoal...

    ResponderEliminar
  146. dos fernandes caiu muita gente dois ou três safaram-se mas o resto tá a olhar prós bolsos vazios
    na mina aconteceu o mesmo.

    ResponderEliminar
  147. INVESTIGADOR09/03/06, 23:24

    Chegou a hora das garndes revelações.
    Tenho as listagens feitas. Dum lado os "angariadores" do outro os "otários".
    Todos eles entraram com os 2 000.~
    Os angariadores já receberam a maquia inflacionada
    Os otários não receberam e talvez não venham a receber nada ,a menos que passem à condição de angariadores.
    Quem achar útil a publicação da listagem que o diga bem como o contrário.
    Até domingo vou contabilizar para a publicação ou não das listas que até lá serão actualizadas.
    Nota: A listagem tem o nome a localidade e o montante em causa por familias.
    Trata-se de um trabalho de investigação ao nivel do envelope 9.
    Respeitarei a vossa vontade.

    ResponderEliminar
  148. @investigador
    Concordo com a publicação da listagem.

    ResponderEliminar
  149. @investigador

    Eu não concordo! Acho que a situação tem que ser denunciada, mas acho também que os nomes das pessoas envolvidas só devem aparecer se as proprias o desejarem!

    ResponderEliminar
  150. @investigador
    Não concordo com a publicação da listagem (apesar da curiosidade..), só se todos os lesados concordarem,

    ResponderEliminar
  151. @investigador
    Acho que o que a Bomboca diz faz todod o sentido.. É claro que as pessoa não vão concordar têm vergonha de ademitire que foram enganadas. Acho que devia sair a listagem dos angariadores.

    ResponderEliminar
  152. É triste...
    Mas será que esta gente não vê tv!
    É vergonhoso...como é que há tanta gente a cair nesta aldrabice!!!Estou chocada!!!

    ResponderEliminar
  153. Força.... que saia a listagem...

    ResponderEliminar
  154. eu tb axo q a listagem só deve sair (apesar da curiosidade..), só se todos os lesados concordarem e as pessoas

    ResponderEliminar
  155. sim eu sou da mesma opiniãõ da anterior, esse investidor q se preocupe com a listagem das dividas dele e..... outras coisas mais bem piores q tb se eu quiser podem sair á cena.........

    ResponderEliminar
  156. anonimo das 5:03
    Você escreve mesmo muito mal, e o conteudo também não ajuda, e o tom de ameaça... idem! Epá, assim mais vale que tivesse calado!

    Quanto á lista, para ser sincero, não tenho curiosidade nenhuma!

    ResponderEliminar
  157. Alerta Pessoal!!!!!
    Ja que se fala aqui tanto de burlas, aproveito para alertar que, andam por aí uns meninos a burlar idosos. Aconteceu na semana passada, freguesia de São Pedro Solis, (convenceram a trocar as notas, afirmando que ja nao circulavam...)Cuidado com eles. Alertem vossos idosos e informem as autoridades caso conheçam situações.

    ResponderEliminar
  158. Mas afinal que raio de espaço é este aqui....
    Kerem apresentar mais trabalho do que a PIDE apresentou?

    Vocês são uma corja sem carácter nem limites.

    ResponderEliminar
  159. anda meio mundo emganando o outro

    ResponderEliminar
  160. publicar a lista com os nomes jamais. Denunciar a situação tá bem, agora a lista não que há muita gente enrolada ....

    ResponderEliminar
  161. Publica, pois já se falam em muitos nomes, publicar para assim salvaguardar mais alguns que ainda não estajam precavidos, eles andam aflitos, grandes adrabões

    ResponderEliminar
  162. Veve ser publicado, para que se siba, fiquei espantado com alguns nomes

    ResponderEliminar
  163. Buenos dias, Señores y señoras, estamos muy contentos con el buen dinero que nos an ragalado, Mértola es un gran pueblo an dado un gran contributo.
    a todos muchas gracias, ya nos vamos se ha terminado el juego, los que no ganaram, tenemos mucha pena pero el juego va terminar

    ResponderEliminar
  164. eu nao caí11/03/06, 18:17

    quando se lança a rede tanto cai o peixe graúdo como o mais miúdo.
    é o lucro fácil a mexer nas cabecinhas pensadoras !!

    ResponderEliminar
  165. resposta a cc

    então tu não sabes o que a burra ganha em maio??????

    ganha o mesmo que tu quando andas com ela a arder....

    ResponderEliminar
  166. há um casal da Corte Sines que andava muito activo que deu de frosques

    ResponderEliminar
  167. o tal casal se calhar tá com "cagufo" da queixa em tribunal...

    ResponderEliminar
  168. Não sei se a queixa em tribunal resulta. A pessoa "entrou com a massa", ninguém lhe pôs uma pistola ou peito. Só depois é que percebeu que tinha sido enganado.

    ResponderEliminar
  169. Acho que a queixa não deve resultar. Mas pelo menos essas pessoas vão a tribunal e pode ser que começem a ter vergonha na car.

    ResponderEliminar
  170. claro q não resulta pq depois desculpam se uns com os outros, tipo n fui eu quem me levou foi fulano e por ai a fora......

    ResponderEliminar
  171. até eu que me dou pelo nome de saco azul, não caia e nem ia estragar uma amizade, só para encher o meu saco as custas da trafulhi-se que muitas pessoas aqui neste concelho estão metidas.

    Eu so a favor de que se publique uma lista das pessoas burladas nesta venda da banha da cobra...

    Porque hoje em dia ninguem da nada a ningeum, ou sera que nos querem enganar com a velha historia do faça-se rico em semanas.... sem ter nunhum trabalho....

    é melhor que todos nos saibam dizer não para que isto acabe de vez

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.