Vamos falar de


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

As estradas que nos ligam ao mundo...

Partindo de Mértola vamos até Serpa, concelho vizinho. A estrada está péssima, com o piso em mau estado, muito mau estado, e sem bermas. O mesmo se passa com as estradas que ligam Mértola aos concelhos de Almodôvar e Castro Verde. Qual delas a pior!
A estrada de Mértola para Beja é sem dúvida a melhor de todas. Enquanto que a estrada que nos liga ao Algarve, todos admitem, está muito melhor com o novo troço do IC27.
Mas de quem é a responsabilidade? O que podemos e devemos fazer para ter melhores estradas?

22 comentários:

  1. INTRUSO
    O COMENTÁRIO anterior só pode ser dum espanhol.Então se as estradas são nacionais de quem serão as competencias? só pode ser dos governos centrais.
    É verdade que estes problemas já duram há mais de dez anos e que nessa altura podiam ter sido resolvidos se tivessemos nessa altura alguém na Camara de Mértola, serpa, castro Verde e Almodovar com visão de futuro. Lembram-se que a estrada foi arranjada até aos Fernandes. Pois nessa altura o governo de Cavaco ofereceu o arranjo destas três estradas desde que as Câmara fizessem a manutenção.Como não aceitaram aqui temos o resultado

    ResponderEliminar
  2. Intruso, faço minhas as suas palavras. Ganhou-me por antecipação.
    Ao espanhol ainda quero dizer que “a” do verbo haver escreve-se sempre com h (assim: há).

    ResponderEliminar
  3. Todos nós, os utilizadores diários, destas estradas, temos de pressionar as autoridades- locais e nacionais- para procederem á reparação destas estradas.

    A culpa pode não ser das Câmaras de uma forma directa, pode não ser um trabalho da sua competência.

    Mas elas devem interpretar os anseios e necessidades das populações locais, e exigir junto dos outros poderes a sua execução.

    ResponderEliminar
  4. Tou espantado com vocês quase todos moces. Atão vocês acreditam que os artolas das cambras de Mértola, Serpa, Almodôvar, Castro ainda não fizeram pressão com os caramelos do Instituto de Estradas? Acham mesmo que eles têm interesse em que as ditas estradas estejam todas esburacadas? o intruso parece que sabe do que fala pois o que diz faz todo o sentido.
    Tou mesmo espantado porque além das cambras agente todos temos tamem responsabilidade tamem temos que fazer força com os da cambra e com os lá de cima porra.

    ResponderEliminar
  5. Essas estradas são da competência do Governo, que já tinha prometido avançar com a estrada de Castro e Serpa.. A CMM em 2005,foi a própria a denunciar na televisão a nossa vergonha de estradas...(sic)
    Tanto este executivo como o anterior demonstraram interesse em se arranjar as estradas, uma vez que é vantajoso para todos.

    ResponderEliminar
  6. O sr. papo_amarelo está mesmo desiludido com esta terra e com o país.
    Quanto a uma superfície comercial por aqui, parece-me que já existiram estudos, pelo menos... mas nunca deu em nada, ao que parece porque a CMM se opôs. Será que isto é verdade? É a defesa do comércio tradicional? E a defesa do consumidor?
    Para termos estradas de jeito precisamos de uma superfície comercial em Mértola, é?
    Nós só queremos ter estradas em que possamos circular com condições. E não estar sujeitos a partir a suspensão ou a direcção do carro por causa dos buracos. Ou mesmo a ter um gravíssimo acidente. O elevado numero de mortos nas estradas em Portugal devem-se às más condições das mesmas. Para quando respostas??!?!?

    ResponderEliminar
  7. Os "senhores da caça" fazem uma publicidade danada a Mértola.
    Esta semana na revista "Sábado" vem uma referência à Herdade da Espargosa, no concelho de Mértola, onde, ao que parece, alguns dos homens mais influentes e poderosos deste nosso Portugal se juntam para caçar e cantar fado!!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma ideia (parva). quando vierem cá os grandes senhores do governo, caçar nas belas coutadas alentejanas nós vamos pedir-lhes pessoalmente para eles verem essa treta das estradas.Talvez nos liguem, ou então não.Depois vem o Belmiro de Azevedo e manda fazer um hiper só porque já temos boas estradas.Boa?

    ResponderEliminar
  9. BASTA.
    COMO VAI ESTE PAIS EVOLUIR?
    JÁ PENSARAM TODOS BLA, BLA E OBRAS NADA.
    PAPA AMARELO, ESPANHOL ETC ETC JÁ PENSARAM QUE ´COM A VOSSA CONVERSA A ESTRADA PARA ALÉM DE NÃO SER ARRANJADA AINDA FIZERAM QUE ALGUNS QUE QUERIAM VIR AO CONCELHO JÁ NÃO VENHAM?
    O QUE FIZERAM VOCÊS TODOS? NADA.
    COMO BONS PORTUGUESES OS OUTROS QUE FAÇAM PRESSÃO, FAÇAM A ESTRADA
    QUE NÓS AQUI SENTADOS EM FRENTE AO COMPUTADOR DEPOIS DELAS ARRANJADAS AINDA VAMOS ENCONTRAR ALGUM METRO QUADRADO QUE NÃO FICOU BEM FEITO.
    VAMOS PASSAR À ACÇÃO FAÇAM COMO EM ENVIEM PROTESTOS PARA O INSTITUTO DE ESTRADAS, ORGANIZEM MANIFESTAÇÕES. NUMA PALAVRA VÃO TODOS TRABALHAR MAS É PARA AS ESTRADAS MAIS NÃO SEJA LIMPAR AS BERMAS E DEPOIS SIM VENHAM PARA AQUI DIZER OI QUE FIZERAM E EXIGIR AOS OUTROS MAIS QUALQUER COISA.
    ESTA É A MENSAGEM DO INTRUSO QUE SÓ VOLTARÁ AO ASSUNTO QUANDO ALGUM DISSER O QUE FEZ INDIVIDUALMENTE

    ResponderEliminar
  10. @intruso
    escreve com letra pequena. Lê-se melhor

    ResponderEliminar
  11. Sr. intruso, não somos nós que temos de ir trabalhar para arranjar as estradas. Para isso pagamos impostos ao Estado Português, para isso temos representantes eleitos pela população. Poderemos, e aí concordo consigo, arranjar formas de pressionar, mesmo que estejamos sentados em frente ao computador. É natural que não volte ao assunto pois parece-me que entre as pessoas que por este blog circulam não deve haver ninguém que tenha feito algo pelas estradas... Já agora, o que fez o sr. intruso pelas estradas?
    Quanto à limpeza das bermas é frequente ver pessoas a limpá-las e arranjá-las no concelho de Mértola.

    ResponderEliminar
  12. É mesmo uma vergonha, a única estrada de ligação de Serpa a Mértola estar como está. Um perigo para quem tem de a fazer todos os dias.
    Falavam em 2005, que já lá vai...Devem ser as obras da Stª Engrácia...

    ResponderEliminar
  13. Falam, falam, falam...Mas não os vejo fazer nada. Não são eles que tem que viajar pelas nossas belas estradas, por isso tão-se a cagar, para quem as utiliza. O que interessa é encherem o saquinho.

    ResponderEliminar
  14. Tenho lido atentamente os comentários e numa coisa estamos todos de acordo: A estrada está péssima e poucos acreditam nas falsas promessas da E. P e do poder central. Não ha que responsabilizar directamente as câmaras, mas quem melhor para fazer pressão do que as autarquias locais? O meu carro chocalha que nem um guizo e quem paga as despesas sou eu.
    Uma coisa é certa se fosse no Norte do país já haviam estradas cortadas e pneus a arder. A TVI vinha logo que nem chacais esfomeados à procura de notícia.
    Uma forma ortodoxa e eficaz que por aqui ainda ninguem se lembrou de aplicar. Infelizmente é uma forma anti-democrática de se aplicar democracia neste país. é pena.

    ResponderEliminar
  15. Gostei da conversa do sume.Até parece um político. concordo plenamente com o dito.

    ResponderEliminar
  16. O que é isso, esse Intruso a escrever só com maiuscúlas?? Oh homem, você deve ser baixinho, não?? parece que está a falar aos berros e em bicos-de-pé!! p´ra chamar a atenção:
    - Eu defendo, eu defendo, eu defendo!!
    Defenda lá, mas em minúsculas, SFF!!

    ResponderEliminar
  17. Pois é! as obras ja começaram. Mas segundo me disseram este arranjo / reparação... vai so ate à localidade de São Domingos. As boas acessibilidades são sempre um dos principais factores de desenvolvimento. Vamos unir esforços conjuntos e pedir as autoridades competentes...
    Já agora uma curiosidade: Sabiam que a maioria das estradas nacionais que temos, foram feitas pelo tao mau salazar e pela monarquia? so para pensar!!!

    ResponderEliminar
  18. Mesmo com remendos ja vai remedear muito. Mas, aviso que isto deve ser so para desenrascar, porque nós queremos boas vias de comunicação para o concelho. Se assim não for, temos de tirar uma tarde de domingo, num dia de calor, para apanhar todos os banhistas de monte gordo que se dirigem pra norte. (corte de estrada)aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Que se passou com a obra de reparação e conservação da estrada, para serpa????
    Que tão depressa começou, e logo acabou por que alguem os foi mandar para.....
    E depois ainda se queixam do maus estar das estradas do nosso concelho. Vamos mas é apurar a verdade e ver o que se passou

    ResponderEliminar
  20. ...é de louvar todos os vossos comentários, é pena é que quando á eleições todos os eleitores vão votar e andam que nem anormais a pedir votos de porta a porta . Portence como seres humanos e façam pelo pouvo não pela carteira para terem poder e dinheiro;, servem-se de todos para estar no trono mas depressa se esquecem de quem os elegeu.
    É um sitiu triste por não ter quem saiba fazer por todos , e se gabe do pouco que se faz sem se pensar que algum dia tambem foi um daqueles que já precisou e não teve. Pensem nisso e tenham um futuro mais risonho, porq para sermos do terceiro mundo só falta andarmos com uma arma a matar para comer .

    ResponderEliminar
  21. .....espero que quem parou uma obra de milhares de contos possa um dia pensar que sem acessiblidades de sonho possa ter turismo e desenvolvimento agregado.Se pertencer á Câmara Municipal e se o problema for uma simples licensa se lembre que ás vezes é preciso fechar os olhos quando no fundo se beneficia o pouvo porq só ele sabe o ke é meio seculo sem um unico remendo na estrada que tanto precisa á sua Vila ou Cidade e que do qual se estraem a maioria dos votos para uma candidatura. Espero que quem o fez seja punido e reconhecido como o ser mais humilhante e vergonhoso que deveria andar a pedir para comer em vez de ter um lugar como funcionário da Camara. Viva á Fatima Felgueiras ....

    ResponderEliminar
  22. A obra só começou na semana passada, porque era o ultimo dia que a empresa tinha para começar o trabalho ou este era passado para outra empresa! Então vieram cá... puseram uns remendos ... pa não perder os €, e quando puderem (ou apetecer) logo vem terminar!

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.