Vamos falar de


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

As estradas que nos ligam ao mundo...

Partindo de Mértola vamos até Serpa, concelho vizinho. A estrada está péssima, com o piso em mau estado, muito mau estado, e sem bermas. O mesmo se passa com as estradas que ligam Mértola aos concelhos de Almodôvar e Castro Verde. Qual delas a pior!
A estrada de Mértola para Beja é sem dúvida a melhor de todas. Enquanto que a estrada que nos liga ao Algarve, todos admitem, está muito melhor com o novo troço do IC27.
Mas de quem é a responsabilidade? O que podemos e devemos fazer para ter melhores estradas?

31 comentários:

  1. E relação a esse assunto ,julgo que se tratam de competências da C.M.M. e das câmaras dos concelhos vizinhos.
    Terá de haver interesse de ambas as partes para a colocação de novos "tapetes".
    Há de facto a necessidade de um maior empenhamento na resolução desses problemas que já duram a bastantes anos pois, todos esse troços se encontram em muito mau estado a muitos anos!!!

    ResponderEliminar
  2. INTRUSO
    O COMENTÁRIO anterior só pode ser dum espanhol.Então se as estradas são nacionais de quem serão as competencias? só pode ser dos governos centrais.
    É verdade que estes problemas já duram há mais de dez anos e que nessa altura podiam ter sido resolvidos se tivessemos nessa altura alguém na Camara de Mértola, serpa, castro Verde e Almodovar com visão de futuro. Lembram-se que a estrada foi arranjada até aos Fernandes. Pois nessa altura o governo de Cavaco ofereceu o arranjo destas três estradas desde que as Câmara fizessem a manutenção.Como não aceitaram aqui temos o resultado

    ResponderEliminar
  3. Intruso, faço minhas as suas palavras. Ganhou-me por antecipação.
    Ao espanhol ainda quero dizer que “a” do verbo haver escreve-se sempre com h (assim: há).

    ResponderEliminar
  4. Todos nós, os utilizadores diários, destas estradas, temos de pressionar as autoridades- locais e nacionais- para procederem á reparação destas estradas.

    A culpa pode não ser das Câmaras de uma forma directa, pode não ser um trabalho da sua competência.

    Mas elas devem interpretar os anseios e necessidades das populações locais, e exigir junto dos outros poderes a sua execução.

    ResponderEliminar
  5. Eu em parte tenho de concordar com o que o senhor espanhol disse, pois como todos nos sabemos, estas estradas são nacionais e é da competência das Estradas de Portugal mas não é por isso que os autarcas, devem virar as costas a este problema.
    E sim em parceria com os concelhos vizinhos que tem o mesmo problema, irem junto da entidade, que gere estas estradas e fazerem pressão, para que elas sejam arranjadas.
    Pois o ano passado em Junho ou Julho vinha num jornal de tiragem nacional, que a estrada nacional que liga o concelho de Mértola a Serpa, iria ser arranjada durante o ano de 2006, mas até agora a única coisa que vejo, são os semáforos da Mina de S Domingos e de Santa Iria, que nem se quer funcionam correctamente. Será que essa era a grande obra prometida pelas Estradas de Portugal, para esta estrada.
    E o mais grave ainda é que o senhor que esta a frente das Estradas de Portugal no Distrito de Beja, ainda veio a televisão, mais propriamente ao programa da RTP1 sobres as regiões onde dizia que a maior obra agendada para o não de 2006 ia ser a estrada de Mértola para Serpa, acho que a este senhor, é que devíamos ir pedir contas sobre o mau estado das estradas nacionais do nosso concelho…

    ResponderEliminar
  6. Espero que os espertalhões do intruso e o anonymous que sabem tanto se deixem de armar em carapaus de corrida e ponham a vista no que o xxxesburguer escreveu...
    É so para ver se baixam a crista!
    Acham mesmo que se a camara nao informar os governos centrais eles se deslocam a Mértola para ver o estado das estradas???????
    A pressão tem que partir de onde esta a necessidade....
    Que tristeza!!!

    ResponderEliminar
  7. Tou espantado com vocês quase todos moces. Atão vocês acreditam que os artolas das cambras de Mértola, Serpa, Almodôvar, Castro ainda não fizeram pressão com os caramelos do Instituto de Estradas? Acham mesmo que eles têm interesse em que as ditas estradas estejam todas esburacadas? o intruso parece que sabe do que fala pois o que diz faz todo o sentido.
    Tou mesmo espantado porque além das cambras agente todos temos tamem responsabilidade tamem temos que fazer força com os da cambra e com os lá de cima porra.

    ResponderEliminar
  8. poix eu cá acho ke só irão ser "tapete-adas" quando fôr construído o campo de golfe, pela necessidade de alguns "xeques" se deslocarem cá para a prática de tal desporto acompanhados de belíssimas loiras.
    não sejam sadomasoquistas, não se submetam a este insulto! discutir quando e como as principais vias de ligação ao concelho de mértola irão ser reparadas!

    por favor! esse assunto está mais do que badalado! lembram-se (só pra avivar a memória de alguns) do presidente da câmara ter falado prás camaras da sic em 2004 ?! acham que o nosso primeiro não viu essa entrevista ?!
    poix é! eu axo ke seria muito fácil as estradas deste concelho serem reparadas se conseguíssemos atrair para cá uma grande superfície comercial ou algo que tenha a ver com um belmiro ou jerónimo! porquê ?
    principal razão: - os lobbies que existem em torno dos maiores empresários nacionais (detentores também eles das maiores superfícies comerciais), também eles "cercam" todos os governos que por cá hão-de passar enquanto vivermos!

    tenho dito e remeto à discussão a criação de uma grande superfície comercial em mértola , pra não ver os "munícipes" em beja, em castro ou algarve tantas vezes !!!

    pra quem não acredita nesses "frutos" vá passear ao concelho de beja ou castro ... e nós votados ao abandono a encher os bolsos dos "senhores da caça" ke vêm na sexta, arrancam no domingo, e ke pra não perderem tostão até criaram infraestruturas pra cobrar dormidas a kem ká vem!
    ...

    ResponderEliminar
  9. Essas estradas são da competência do Governo, que já tinha prometido avançar com a estrada de Castro e Serpa.. A CMM em 2005,foi a própria a denunciar na televisão a nossa vergonha de estradas...(sic)
    Tanto este executivo como o anterior demonstraram interesse em se arranjar as estradas, uma vez que é vantajoso para todos.

    ResponderEliminar
  10. mertolinha17/02/06, 16:04

    O sr. papo_amarelo está mesmo desiludido com esta terra e com o país.
    Quanto a uma superfície comercial por aqui, parece-me que já existiram estudos, pelo menos... mas nunca deu em nada, ao que parece porque a CMM se opôs. Será que isto é verdade? É a defesa do comércio tradicional? E a defesa do consumidor?
    Para termos estradas de jeito precisamos de uma superfície comercial em Mértola, é?
    Nós só queremos ter estradas em que possamos circular com condições. E não estar sujeitos a partir a suspensão ou a direcção do carro por causa dos buracos. Ou mesmo a ter um gravíssimo acidente. O elevado numero de mortos nas estradas em Portugal devem-se às más condições das mesmas. Para quando respostas??!?!?

    ResponderEliminar
  11. Os "senhores da caça" fazem uma publicidade danada a Mértola.
    Esta semana na revista "Sábado" vem uma referência à Herdade da Espargosa, no concelho de Mértola, onde, ao que parece, alguns dos homens mais influentes e poderosos deste nosso Portugal se juntam para caçar e cantar fado!!

    ResponderEliminar
  12. todas as opiniões que li parecem correctas, mas eu tenho outra opinião. A estrada que melhores condições tem é a de Beja, será por isso que aproximadamente 10% dos trabalhadores da CMM vivem em Beja?? Por esta lógica as estradas de C Verde, Almodovar e Serpa devem continuar muitos anos neste estado!!! Governo? Câmara? hipermercados? Venham viver no local onde trabalham e vão ás compras ao Domingo (Beja/algarve?, belas estradas!)e aproveitam para pessear.

    ResponderEliminar
  13. "os senhores da caça" fazem publicidade ?! à péssima condição em ke as estradas se encontram!? há quantos anos andam a encher os bolsos por estas paragens!? ke melhorias para o concelho trouxeram essas "publicidades"?! para alguns, se calhar!? mas nunca para os munícipes ke têm que se deslocar ainda ke dentro do concelho!
    o sr. anónimo deve estar a gozar! só pode! espere! vive da ou para a caça!? das duas uma! vá passear, ao fim de semana a beja ou castro e vera ke é como digo.
    quanto à sra lícia maria abra os olhos, procure por casas e veja se actualmente a localidade de mértola é sítio onde quem aí trabalha possa comprar casa, mesmo ke kisessem sai mais barato em beja , até os ke moram nesse concelho estão a "safar-se" para os limítrofes, - se calhar não sabia?!
    penso ainda ke terá ke ser rectificado o erro apontado pelo mertolinha, ke aponta para o facto da camara não ter apoiado a criacao de uma grande superficie comercial. na minha opiniao tudo seria mais facil com o belmiro! ...

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho uma ideia (parva). quando vierem cá os grandes senhores do governo, caçar nas belas coutadas alentejanas nós vamos pedir-lhes pessoalmente para eles verem essa treta das estradas.Talvez nos liguem, ou então não.Depois vem o Belmiro de Azevedo e manda fazer um hiper só porque já temos boas estradas.Boa?

    ResponderEliminar
  15. sr(a) trol
    peço-lhe que por favor leia o meu anterior comentário, não só o último!
    e na próxima vez, antes de meter o pé na poça, leia, leia antes de se expressar
    ...

    ResponderEliminar
  16. BASTA.
    COMO VAI ESTE PAIS EVOLUIR?
    JÁ PENSARAM TODOS BLA, BLA E OBRAS NADA.
    PAPA AMARELO, ESPANHOL ETC ETC JÁ PENSARAM QUE ´COM A VOSSA CONVERSA A ESTRADA PARA ALÉM DE NÃO SER ARRANJADA AINDA FIZERAM QUE ALGUNS QUE QUERIAM VIR AO CONCELHO JÁ NÃO VENHAM?
    O QUE FIZERAM VOCÊS TODOS? NADA.
    COMO BONS PORTUGUESES OS OUTROS QUE FAÇAM PRESSÃO, FAÇAM A ESTRADA
    QUE NÓS AQUI SENTADOS EM FRENTE AO COMPUTADOR DEPOIS DELAS ARRANJADAS AINDA VAMOS ENCONTRAR ALGUM METRO QUADRADO QUE NÃO FICOU BEM FEITO.
    VAMOS PASSAR À ACÇÃO FAÇAM COMO EM ENVIEM PROTESTOS PARA O INSTITUTO DE ESTRADAS, ORGANIZEM MANIFESTAÇÕES. NUMA PALAVRA VÃO TODOS TRABALHAR MAS É PARA AS ESTRADAS MAIS NÃO SEJA LIMPAR AS BERMAS E DEPOIS SIM VENHAM PARA AQUI DIZER OI QUE FIZERAM E EXIGIR AOS OUTROS MAIS QUALQUER COISA.
    ESTA É A MENSAGEM DO INTRUSO QUE SÓ VOLTARÁ AO ASSUNTO QUANDO ALGUM DISSER O QUE FEZ INDIVIDUALMENTE

    ResponderEliminar
  17. @intruso
    escreve com letra pequena. Lê-se melhor

    ResponderEliminar
  18. mertolinha18/02/06, 15:59

    Sr. intruso, não somos nós que temos de ir trabalhar para arranjar as estradas. Para isso pagamos impostos ao Estado Português, para isso temos representantes eleitos pela população. Poderemos, e aí concordo consigo, arranjar formas de pressionar, mesmo que estejamos sentados em frente ao computador. É natural que não volte ao assunto pois parece-me que entre as pessoas que por este blog circulam não deve haver ninguém que tenha feito algo pelas estradas... Já agora, o que fez o sr. intruso pelas estradas?
    Quanto à limpeza das bermas é frequente ver pessoas a limpá-las e arranjá-las no concelho de Mértola.

    ResponderEliminar
  19. O Saturado19/02/06, 18:21

    É mesmo uma vergonha, a única estrada de ligação de Serpa a Mértola estar como está. Um perigo para quem tem de a fazer todos os dias.
    Falavam em 2005, que já lá vai...Devem ser as obras da Stª Engrácia...

    ResponderEliminar
  20. Falam, falam, falam...Mas não os vejo fazer nada. Não são eles que tem que viajar pelas nossas belas estradas, por isso tão-se a cagar, para quem as utiliza. O que interessa é encherem o saquinho.

    ResponderEliminar
  21. Tenho lido atentamente os comentários e numa coisa estamos todos de acordo: A estrada está péssima e poucos acreditam nas falsas promessas da E. P e do poder central. Não ha que responsabilizar directamente as câmaras, mas quem melhor para fazer pressão do que as autarquias locais? O meu carro chocalha que nem um guizo e quem paga as despesas sou eu.
    Uma coisa é certa se fosse no Norte do país já haviam estradas cortadas e pneus a arder. A TVI vinha logo que nem chacais esfomeados à procura de notícia.
    Uma forma ortodoxa e eficaz que por aqui ainda ninguem se lembrou de aplicar. Infelizmente é uma forma anti-democrática de se aplicar democracia neste país. é pena.

    ResponderEliminar
  22. Gostei da conversa do sume.Até parece um político. concordo plenamente com o dito.

    ResponderEliminar
  23. Não há pachorra!22/02/06, 14:33

    O que é isso, esse Intruso a escrever só com maiuscúlas?? Oh homem, você deve ser baixinho, não?? parece que está a falar aos berros e em bicos-de-pé!! p´ra chamar a atenção:
    - Eu defendo, eu defendo, eu defendo!!
    Defenda lá, mas em minúsculas, SFF!!

    ResponderEliminar
  24. Para vossa informação, as obras de conservação e restauro, da estrada de ligação entre serpa e Mértola, já começaram esta quarta feira, vamos agora aguardar pelo fim da obra para ver como fica

    ResponderEliminar
  25. Pois é! as obras ja começaram. Mas segundo me disseram este arranjo / reparação... vai so ate à localidade de São Domingos. As boas acessibilidades são sempre um dos principais factores de desenvolvimento. Vamos unir esforços conjuntos e pedir as autoridades competentes...
    Já agora uma curiosidade: Sabiam que a maioria das estradas nacionais que temos, foram feitas pelo tao mau salazar e pela monarquia? so para pensar!!!

    ResponderEliminar
  26. Yah, as obras começaram... mas estão a por remendos, grandes, mas remendos...

    ResponderEliminar
  27. Mesmo com remendos ja vai remedear muito. Mas, aviso que isto deve ser so para desenrascar, porque nós queremos boas vias de comunicação para o concelho. Se assim não for, temos de tirar uma tarde de domingo, num dia de calor, para apanhar todos os banhistas de monte gordo que se dirigem pra norte. (corte de estrada)aaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Harry Potter01/03/06, 00:16

    Que se passou com a obra de reparação e conservação da estrada, para serpa????
    Que tão depressa começou, e logo acabou por que alguem os foi mandar para.....
    E depois ainda se queixam do maus estar das estradas do nosso concelho. Vamos mas é apurar a verdade e ver o que se passou

    ResponderEliminar
  29. ...é de louvar todos os vossos comentários, é pena é que quando á eleições todos os eleitores vão votar e andam que nem anormais a pedir votos de porta a porta . Portence como seres humanos e façam pelo pouvo não pela carteira para terem poder e dinheiro;, servem-se de todos para estar no trono mas depressa se esquecem de quem os elegeu.
    É um sitiu triste por não ter quem saiba fazer por todos , e se gabe do pouco que se faz sem se pensar que algum dia tambem foi um daqueles que já precisou e não teve. Pensem nisso e tenham um futuro mais risonho, porq para sermos do terceiro mundo só falta andarmos com uma arma a matar para comer .

    ResponderEliminar
  30. .....espero que quem parou uma obra de milhares de contos possa um dia pensar que sem acessiblidades de sonho possa ter turismo e desenvolvimento agregado.Se pertencer á Câmara Municipal e se o problema for uma simples licensa se lembre que ás vezes é preciso fechar os olhos quando no fundo se beneficia o pouvo porq só ele sabe o ke é meio seculo sem um unico remendo na estrada que tanto precisa á sua Vila ou Cidade e que do qual se estraem a maioria dos votos para uma candidatura. Espero que quem o fez seja punido e reconhecido como o ser mais humilhante e vergonhoso que deveria andar a pedir para comer em vez de ter um lugar como funcionário da Camara. Viva á Fatima Felgueiras ....

    ResponderEliminar
  31. A estrada esclarece03/03/06, 09:50

    A obra só começou na semana passada, porque era o ultimo dia que a empresa tinha para começar o trabalho ou este era passado para outra empresa! Então vieram cá... puseram uns remendos ... pa não perder os €, e quando puderem (ou apetecer) logo vem terminar!

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.