Sustentabilidade: uma intervenção magistral do Ministro de Economia e do Mar
Na última 6ª feira, dia 6, assisti à conferência organizada pelo Inatel, em Setúbal, com o título Diálogos de Sustentabilidade – Economia Azul, na qual foram oradores Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Sustentável, e António Costa Silva, actual ministro da Economia e do Mar.
Quando estive na CCDRA tive a oportunidade de reunir com o então responsável pelaelaboração do PRR, o actual ministro da economia, e já nessa altura fiquei deslumbrado e rendido ao seu conhecimento e cultura, à sua capacidade de memorização de informação geral e numérica, ao seu raciocínio lógico, claro e estruturado, à sua visão estratégica e à sua enorme facilidade de exposição de pensamento e ideias.
A sua intervenção na sessão a que me referi, iniciou-se com um interessantíssimo enquadramento geral do tema, incidindo na história do planeta e da espécie humana, a sua situação actual e os problemas gravíssimos de sustentabilidade que enfrentamos para, depois, abordar não só a importância dos oceanos, as ameaças e oportunidades ambientais e económicas, como também tudo o que o seu ministério está a fazer para responder aos enormes desafios que enfrentamos no presente e no futuro.
Apresentou uma extraordinária visão estratégica, um planeamento rigoroso e um programa de acção decisivo e já a ser executado, com projectos concretos no terreno e alguns resultados visíveis.
Este é, para mim, o melhor ministro deste governo com uma capacidade técnica e política extraordinária e com uma coragem, não habitual nos governantes, de assumir publicamente as suas ideias mesmo que não politicamente correctas ou oportunas.
Pelo que esta intervenção tem de exemplar, pedagógica, informativa e esclarecedora vale a pena vê-la, ouvi-la e partilhá-la com todos, sejam eles jovens ou adultos, alunos ou professores, técnicos ou políticos, ou simples cidadãos.
A cidadania activa também se faz com a partilha de informação e conhecimento!
Deixo abaixo o link, ou, se preferirem, podem aceder através da página do Facebook da Fundação Inatel
https://fb.watch/hWohJi1RZq
ou Clique aqui para aceder diretamente./
Jorge Pulido Valente
Sem comentários:
Enviar um comentário
Se quer comentar inscreva-se no Blog
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.