Vamos falar de


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Serrão Martins (Por Júlio Silva)


Foto: Fundação Serrão Martins

Serrão Martins

Farias no próximo dia 25 de março, 77 anos. Lembro-me bem de ti. Recordo o olhar sereno mas analítico, os passos curtos mas apressados, o casaco escuro, a pequena mala de cabedal a tiracolo e uma motivação absolutamente demolidora.

As tuas armas eram os argumentos, a tua defesa era a tua visão, a tua estratégia era o exemplo, a tua atitude era sentar e ouvir. Tudo coisas raras hoje em dia.

Sabias bem o que era viver com dificuldades. E por isso é que conhecias bem os teus munícipes. O que te levou a ser político foi apenas e sempre a vontade de melhorar a vida das pessoas.

Eras político para servir, não para ser servido. Eras político para olhar e ver, não para ser olhado. Eras político para respeitar e por isso eras respeitado.

Mais do que lembrar-te é necessário aprender contigo. Mais do que lembrar-te é importante recuperar os teus ensinamentos. Os teus 38 anos de vida são e serão sempre uma referência para muitos de nós.

Sabes, hoje ainda és lembrado por uma questão muito simples. Tu conjugavas sempre os verbos na primeira pessoa do plural. Tu personificavas um "nós" primitivo, primordial e solidário que, cada vez mais, está em extinção.

Obrigado por tudo.

Julio Silva

(Associo-me a esta singela homenagem,ao meu professor, e ao meu Presidente de Câmara)

Carlos Viegas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.