Vamos falar de


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quadro de Picasso leiloado por 30 milhões de euros


Um quadro em que Picasso retrata a sua jovem amante Marie-Therese Walter foi leiloado esta terça-feira, em Londres, por 25,2 milhões de libras – quase 30 milhões de euros. A identidade do comprador, que licitou por telefone, não é conhecida. O intermediário no negócio foi um executivo da própria Sotheby (a empresa que organizou o leilão), que, segundo a agência Bloomberg, costuma trabalhar para clientes russos.

Chamado “La Lecture”, o quadro mostra uma mulher a dormir num cadeirão, com um livro aberto no colo. Foi pintado em 1932, numa altura em que Marie-Therese Walter (que serviu de modelos para vários outros quadros) tinha 21 ou 22 anos. A jovem e o pintor tinham-se conhecido alguns anos antes, quando a Walter tinha apenas 17 anos e Picasso, 45 – os dois tiveram uma filha.

Segundo declarações de uma porta-voz da leiloeira, há coleccionadores que estão interessados especificamente nos quadros que Picasso pintou tendo como modelo a jovem amante. “La Lecture” (que estava na posse de um coleccionador americano), já tinha ido a leilão em 1996, mas não fora arrematado.

A segunda obra mais cara foi uma escultura de bronze do artista italiano Marino Marini, vendida por cerca de 4,8 milhões de euros. Já o quadro “Le maître d'école" de René Magritte foi vendido por quase 2,6 milhões de euros.

in
Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.