Vamos falar de


domingo, 7 de dezembro de 2008

Sondagem SIC/Expresso/RR -



PS mais perto da maioria absoluta


O PS está agora mais perto da maioria absoluta. No último mês, os socialistas aumentaram a sua distância relativamente ao PSD, segundo os dados do estudo da Eurosondagem para a SIC,

Expresso e Rádio Renascença.
Raquel Alexandra
Jornalista

A mais ou menos nove meses das eleições, o PS consegue garantir 42,5 por cento das intenções de voto dos inquiridos da Eurosondagem. Ao invés, no último mês, o PSD caiu mais de dois por cento nas intenções de voto. O Bloco de Esquerda garantiu o terceiro lugar e cresceu três décimas. A CDU surge logo a seguir, tendo caído uma décima no último mês. O CDS-PP continua no fim da lista, mas registou uma recuperação de oito décimas.
Ferreira Leite em queda No barómetro de Dezembro, a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, registou uma queda significativa de 3, 5 por cento na sua popularidade. Encontra-se em terreno francamente negativo. Logo a seguir, foi o Presidente da República, Cavaco Silva, que sofreu o maior desgaste. O seu saldo desceu 2,3 por cento. Provavelmente, a esta descida não é alheio tudo o que foi dito e escrito sobre o caso do Banco Português de Negócios. Por outro lado, o desempenho do líder comunista, Jerónimo de Sousa, piorou quatro décimas.
In Expresso
5/12/08

28 comentários:

  1. Era, salvo erro, Camus que dizia que "as sondagens são um reflexo e não uma reflexão".

    No caso concreto, e se pensarmos no que se passou/passa com a Função Pública, bastaria uma pequena reflexão para...

    Mais uma vez a adopção do modelo anglo-saxónico (já faltou mais para o despedimento verbal...) tem efeitos trágicos em mentalidades que se regem por outros padrões.


    Convenhamos que, desde o Eng. Guterres, que tinha aquele crónico problema da hesitação e de querer agradar ao céu e ao inferno, o panorama não tem sido famoso:

    * Barroso? Pôs os olhos em Bruxelas e foi-se.
    * Santana? Nem vale a pena comentar. Só não percebo a importância que se dá a alguém tão completamente irrelevante.
    * Sócrates? Tem firmeza, frequentemente casmurrice, mas guia-se por agendas de comunicação e não tem dimensão intelectual. Recorde-se o "gag" da licenciatura para enquadrar todo um estilo.

    Não será surpresa isto, mas estou e estarei com os meus amigos da CDU, embora não de forma incondicional. Nem em todas as circunstâncias...

    Um bom domingo para todos!

    ResponderEliminar
  2. A arte de manipular!
    A sondagem publicada no expresso vale o que vale, mas se os resultados fossem os apresentados a CDU tinha uma subida percentual, pois nas eleições legislativas de 2005 obteve 7,57% o que correspondeu a um aumento de mais 54 mil votos tendo passado de 12 para 14 deputados e já agora o quadro completo, 650 mil votos para as freguesias, aumento de votos e de mandatos nas últimas eleições para as autarquias locais,aumentou de 28 municipios em maioria para 32, elegeu pela primeira vez um vereador no Funchal e dois na Horta e nas Presidênciais a candidatura de Jerónimo de Sousa obteve 8,6% e 470 mil votos ganhando a Cavaco Silva no Distrito de Beja, aliás o único onde o actual Presidente da República não ganhou. Por isso a descida que a sondagem apresenta, corresponde efectivamente a um aumento da CDU, se comparada com os resultadas concretos e não com sondagen anterior, e o que conta são os resultados não as sondagens.

    ResponderEliminar
  3. Sondagens são sondagens mas há muito tempo que são fiáveis.Esta não agrada a CDU. Nem sempre a rua dá votos como se prova pela CDU e todos os partidos aos profesores. Mas em cada 1 professor há sempre 20 pais que não gostam dos comportamentos dos prof.
    Mas sobre a reflexão do Santiago, que se coloca num patamar intelectual muito acima do Durão,Guterres e agora Socrates, não lhe fica bem. Nós percebemos que o Santiago prefere o Jerónimo cuja intelectualidade é abaixo de cão. Convições, firmeza chama o Santiago casmurrice.
    O que se chamará aos altos digentes da CDU que pareciam abutres em Aljusrel?
    Será por isso que o Santiago está e estará com os amigos da CDU, embora de vez em quando discorde, para que se possa dizer que não e totalmente alinhado.
    Nada do que Santiago disse é surpresa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ao Santiago

    Há outras citações mais relevantes que esta do "Camus". Mas citar "Camus" não é para todos, só para alguns letrados cá do burgo, Cá para mim citava o Camarada Jerónimo que acerca do assunto diz com grande eloquência "Sondagens são sondagens".

    ResponderEliminar
  5. Para pessoas inteligentes esta sondagem não espanta.
    Se não vejamos como seria um Governo liderado agora por este PSD?O povo sabe que este partido não está em condições de ser alternativa. O que sobra depois? CDS também não será solução vive apenas à conta do grupo parlamentar. O que fica ? CDU com Jerónimo e BE com Louça anda que intelectualmente muito diferentes. Jeronimo tosco serve apenas para gerir uma tasca embora Louça tivesse outras capacidades. Quem vota em partidos que são sempre do contra e só andam atrás dos descontentes. Gente lúcida saberia que Portugal seria País pouco tempo.
    Alternativa a S+ocrates não existe.Tem dimensão de Estado, inteligente quanto baste, é escutado na Europa e no mundo, apenas apupados por comunistas.
    Veja-se só o trabalho que tem feito no Alentejo comparativamente com o Alentejo que conheciamos do tempo da APU.
    Como poderia ser outro o resultado da sondagem.

    ResponderEliminar
  6. Ao Santiago

    Oh Santiago você está enganado.Se h+a trabalho feito é na função pública. Qualidade e alguma igualdade perante os outros portugueses. Não era possivel manter a Função Pública a este ritmo senão os impostos não chegariam para lhe pagar. Professores todos no topo, militares, médicos, juizes, todos reformados aos 50 e poucos anos, levando para casa 100%, alguns com mais de 5 000 euros por mês era impensável alguém responsável sem fazer nada. Cada 1% de aumento da função pública corresponde a 200 milhões de euros.E os outros que trabalham na privada, descontam para a segurança Social e levam 80% da média dos últimos 10 anos? Isto era justo?
    Como eu há muitos que discordam da abundânica de muitos funcionários da função pública em comparação com outros que trabalharam na privada e recebem metade.
    Se há alguns que saem prejudicados a curto prazo na função pública, há muitos que saem beneficiados a longo prazo.
    Coerência e firmeza em tempos alguma casmurrice são argumentos que fazem de sócrates um bom exemplo de um grande patriota e oresultado da sondagem é lógico.
    Este que escreveu não é o Santiago que conheço. Estratégias..

    ResponderEliminar
  7. Camarada Santiago
    Fiquei mais aliviado por saber que ainda está connosco, apesar de pequenas discordâncias.

    ResponderEliminar
  8. Independentemente de concordar ou não com o comentário do Santiago, há uma apreciação que tenho que fazer a este lote, o único com cara é o dele,e isso confirma uma atitude de grande dignidade e frontalidade que sempre lhe reconheci.

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo esta sondagem agrada e muito à CDU, como já referi actualmente os resultados concretos da CDU são 7,57 ora os 8,2 representa uma subida e não uma descida, podem não gostar do Jerónimo de Sousa mas pelo menos respeitem-no e não esqueçam foi ele que ganhou as eleições Presidênciais no Distrito de Beja, não me digam que o eleitorado que votou nele 470 mil votantes 8,7% são todos burros, apenas todos os outros são pessoas de sabedoria.

    ResponderEliminar
  10. " Jerónimo de Sousa cuja intelectualidade é abaixo de cão"
    Olha meu amigo os cães para além dos melhores amigos do homem são também dos animais mais inteligentes, ao contrário de alguns bicho homem que por serem letrados se julgam inteligentes. Podes estar descançado que o Sócrates não cai pois não é um edificio, sai com benzina porque é uma nódoa.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma adenda ao que já referi a CDU passa para 8,4% e afinal quem tem motivos para estar preocupado é o Partido Socialista pois perde a maioria absoluta que tem actualmente. Bom mas sondagens são sondagens, cá por mim espero que sejam fiáveis e se venham confirmar nas urnas

    ResponderEliminar
  12. Caro anónimo indefectível admirador do Eng. José Socrates aconselho-o olhe para o lado veja outras opiniões como por exemplo uma que vem no Diário de Notícias de 18 de Novembro de 2008:"A vergonha de não ter vergonha na cara".... "se José Socrates visse um ministro a tentar arrombar um cofre diria que estava só a apertar um parafuso"..... escrito por João Miguel Tavares, vale apena ler o artigo todo, não transcrevo por razões óbvias. jmtavares@dn.pt depois não diga que os sectários são os comunistas.

    ResponderEliminar
  13. Não os comunistas não são sectários, em 25 de Novembro de 75 preparavam-se para ficar sozinhos. Estivemos bem próximos de nos transformar numa Coreia. De ditaduras ficamos cansados. Fiquem lá com os vossos 7%, 8% ou lá o que seja porque felizmente vivemos em democracia.

    ResponderEliminar
  14. Tens razão Carlos, concordo inteiramente contigo quando referes a dignidade e frontalidade do Santiago, qualidades que toda a gente lhe raconhece. Agora, tendo em conta que ele, com alguma frequência faz comentários neste blog, a pergunta que eu deixo é a seguinte: porque estarão, desta vez, as pessoas a "lateralizar" tanto? É que se eu bem vi o tema do post não é o Santiago... É que comentar uma sondagem deve ser uma reflexão, agora "morder" no único que comentou e deu a cara, já me parece um reflexo...

    maria josé henrique

    ResponderEliminar
  15. Boa noite

    Antes de mais, registo as palavras simpáticas do Carlos.

    Quanto à pessoa que me conhece, podia ter tido a cortesia de se apresentar. Até porque aquilo que v. disse nada teve de ofensivo. Discordou da minha opinião, nada mais.

    Vamos às questões:
    1. Não me coloco em patamar algum. Limito-me, enquanto cidadão, a tomar posições. E não me parece nenhum exagero afirmar que a coerência moral e o correspondente nível de actuação de Cavaco ou de Guterres tem pouco a ver com os dos seus sucessores. Repito, a propósito de Sócrates, que a triste história da licenciatura são todo um programa...
    2. Aquela do Sócrates ser escutado no mundo faz lembrar os elogios, in illo tempore, ao nosso Salazar.
    3. Mais uma vez, não são as habilitações académicas que estão em causa. John Major não é licenciado, Bill Gates (!) também não, Jacques Delors também não, Alfonso Guerra também não... Etc Etc
    4. Jerónimo de Sousa incomoda muita gente? Ainda bem. Fico feliz quando os meus camaradas têm essa capacidade e essa qualidade.
    5. A questão da função pública não tem a ver com as escalas remuneratórias. Que diabo, não sou assim tão agarrado ao ordenado. O problema é outro: a precariedade introduzida com a nova legislação só virá aumentar o clientelismo e reduzir a eficácia de um dos grandes esteios do Estado. Criar quadros de pessoal com vigência de um ano vai pra tudo, minha gente.
    6. Não é por nada, mas se calhar está também chegada a hora de corrigir as graves injustiças da privada. A começar pelos salários ofensivos do topo e que, benza-os Deus, não se comparam com nenhuma "função pública".

    ResponderEliminar
  16. José Sócrates ficará na história de Portugal como o seu melhor Primeiro-ministro.
    Esperem pelo julgamento da história.
    Alguém que teve a coragem de inverter um caminho que nos levaria ao descalabro, embora ainda nos falte muito caminho por percorrer esta é a direcção certa.
    Respeito muito Santiago Macias, é uma pessoa séria, fico muito curioso com as suas palavras e se bem entendi as entrelinhas fico expectante.
    António Medeiros

    ResponderEliminar
  17. Maria José
    Sabia que você tinha uma licenciatura na área do direito, só não sabia que estava nos blogues a fazer a defesa dos Santiagos e ds Pulidos.
    Não lhe ficaria bem comentar a sondagem ?

    ResponderEliminar
  18. Sou tão defensor do Sócrates quanto alguns comentadores são do Jerónimo.
    Não fiz nada que o Santiago não tivesse feito quando pôs em causa a maior ou menor intelectualide do Socrates, Barroso e Guterres.
    Lembrei-lhe só face ao sectarismo evidenciado, que o Jerónimo que ele acredita, fica muito aquém das qualidades dos que ele citou e no entanto isso não lhe causava qualquer engulho se o Jerónimo alguma vez viesse a ser primeiro ministro , o que seria possivelmente a maior desgraça que podia cair sobre nós, incluindo os própios comunistas.

    ResponderEliminar
  19. Ao anónimo de 11/12, 2:36:

    Sabe eu não tenho que fazer o que o sr. acha que me ficaria bem, faço aquilo que quero fazer, percebeu? E não comento a sondagem porque não me apetece!
    O administrador do blog publicou, certamente, porque lhe apeteceu e depois? O que é que tem a ver com isso? E já agora não acha que lhe ficava bem identificar-se?
    Quanto a fazer a defesa de "Santiagos e Pulidos", também não me parece que seja da sua conta, eu defendo quem quero, e nem o sr. nem ninguém me vai impedir, por isso não perca o seu tempo... Os comentários à sondagem deixo-os para si que deve ser um expert na matéria.

    cumprimentos

    maria josé henrique

    ResponderEliminar
  20. Não vivemos no mesmo País, quando a nossa economia apresenta crescimento negativo, com o problema do ensino sem fim à vista, o desemprego a aumentar exponencialmente, os consumidores a perder poder de compra, divergências internas fortes no Partido do Governo, caso Manuel Alegre, não sei o que Jerónimo de Sousa faria se fosse primeiro ministro, mas sei o que José Sócrates está a fazer e não gosto, preocupa-me..........

    ResponderEliminar
  21. Bi Zé
    Então o que é isso? Calma, não se irrite nem grite.Eu sei que quando somos apnhados em contradições que ficamos incomodados. Você vai defender quem quer, por conta dos seus clientes, do Ministério Público e por conta própria. Nada tenho a ver com isso, mas não me limite nas minhas observações, nem de escrever aquilo que me parece adequado. Aqui tratava-se apenas de comentar a sondagem e você não o quiz fazer, preferindo fazer o papel de advogada., pelo que não poderá estranhar que outros comentem o que você não quiz comentar.
    Pronto já está mais calma..
    Eu um dia tenho todos os seus escritos juntos, vou levá-los para os comentar.
    Até um dia

    ResponderEliminar
  22. Ao Senhor que fala ai de Aljustrel...

    Informo-o que em aljustrel a CDU manteve a posição que sempre teve, foi estar ao lado dos trabalhadores.
    O Sr. apelida os membros da CDU de Aljustrel de abutres, então o que dizer do PS que quando o Sócrates veio aqui até comunicado lançaram para a rua a dizer que foi o PS que tinha reaberto as minas!
    Se foram eles que as as abriram, quem as fechou?
    Já agora informo o Sr. que desde que a mina abriu que a CDU tem vindo a falar com os trabalhadores, tem vindo a alertar os trabalhadores para o trabalho precário que existia aqui, a CDU quer saber em que condições foram vendidas as minas de Aljustrel e Somincor, mas desses angelicais Socialistas, ainda não tivemos resposta!
    Abutres, são os senhores Socialistas que mais uma vez na vinda do ministro da economia a Aljustrel, lá estavam atrás das camaras de TV os comunistas estavam no sindicato dos mineiros ao lado dos trabalhadores aguardando respostas do ministro da ecónomia que nem se dignou a ir ao encontro dos trabalhadores, é esta a diferença entre os abutre que fala e os abutres que exitem!
    Já agora que toca nesse assunto, informo que esta solução para as minas de Aljustrel, é tudo fantochada, depois das eleições as minas encerram definitivamente, por isso, fazendo juz nas palavras do governo em relação a Aljustrel, conforme-se com a promessa que não vai passar de promessa em relação à pista de águas bravas para Mértola, é o PS no seu melhor, mentindo e iludindo as pessoa do seu e do meu concelho, no meu já aprendemos a não confiar em mentirosos, no seu, custam a acreditar, mas o tempo vai dar razão lembre-se deste post depois das eleições!

    ResponderEliminar
  23. Ao anónimo que, tão carinhosamente, me chama de Bi Zé:
    é a última vez que lhe vou responder, mas olhe o seu é um caso de burrice ou é só mesmo para me chatear? É que se é burrice pronto está desculpado, nem todos podem ser inteligentes, e se é para me chatear não perca o seu tempo.É que caso não tenha percebido quem quiz limitar as minhas opiniões foi o sr., eu apenas respondi à sua tentativa frustrada. E eu não estranhei que comentassem o tema, estranho é que quem me critica por não o comentar, não o faça e continue a comentar não o tema mas sim as minhas opiniões. Isso é que é de estranhar não acha? Por mim comente o que lhe apetecer, esteja à vontade... e se os meus comentários lhe suscitam tanto interesse, ao ponto de guarda-los, até me pode procurar quem sabe não trocamos umas ideias. Quanto a dizer que fui apanhada em contradição, não vejo onde mas está bem, se o sr. o diz... aquilo que parece é que eu escrevo uma coisa e o sr. lê outra, é conforme lhe dá jeito, sabe há muita gente assim dizem o que dá jeito, fazem o que dá jeito, enfim andam sempre a tentar ajeitar-se! E já agora agradeço-lhe por coleccionar os meus comentários, não imaginava que pudessem despertar assim tanto interesse, mas compre uma pasta grande porque ainda vou fazer muitos mais.

    cumprimentos

    maria josé henrique

    ResponderEliminar
  24. Maria José, como é que você tem paciência e pachorra para entrar em dialago com esse ou outros debéis mentais.Mande esse pessoal há vida.
    O santiago é o maior.E as sondagens refrectem obviamente o estado de espirito de todos nós.Aceita-se pois claro.
    Estes que lá estão, dão fortunas as tipos dos bancos. A ferreia Leite e o pobre PSD, estão enterrados e aparvalhados até as orelhas.O Portas é esperto, mas quem é que quer ser governado pelo CDS(E a Portugale, e a moderna etc).
    O PC, agora só se for aquela imgagem de tourada(perdão congresso)do campo pequeno.Quem quer ser governado pelo pobre jeronimo.Ainda se fosse o INDIO.
    Falta o suprasumo da intelegigencia do bloco. Ponham o chico Louça como ministro das finanças e justiça, tragam de lá o ainda socialista medina carreira e mantenha-se o governo como esta.Não temos alternativa porra.

    ResponderEliminar
  25. BI Zé
    Pela última vez me vou dirigir a si.Respondeu com acidez com pouco fair play. Eu sendo burro conclui que afinal estamos ao mesmo nivel. Você está a revelar-se uma grande politica, mas faz como muitos, são os grandes politicos que se consideram inteligentes.Mas no essencial fugiu aos meus desafios e negou as suas contradições. Se quer ser coerente, pare, pense, leia antes o que escreveu.
    São so conselhos deste seu burro.

    ResponderEliminar
  26. Ao defensor de Aljustrel

    Defender Aljustrel e os mineiros é criar-lhe condições para trabalharem.É o que Sócrates fez. A empresa teve dificuldades fizeram esforço para arranjar alternativa, e ela aí está. Se ninguem comprar zinco terá que fechar. Agora o PCP quer que se invente dinheiro. Isso é a a parte fácil enganar as pessoas que é o que o PCP andou a fazer em Aljustre. Se o PS andou a dizer em Aljustrel que foi o Sócrates que se bateu para a reabertura da Mina é verdade. Mas o PCP já demosntrou a sua má fé e para criar instabilidade nos trabalhadores já lhe anuncia o fecho depois das eleições.Tenham vergonha, lembrem-se do que fizerama aos trabalhadores, na Rússia, Polónia e Roménia e o que estão a fazer em Cuba e Correia do Norte.
    Já agora quantos funcionários o PCP já despediu com os argumentos que não tem dinheiro?

    ResponderEliminar
  27. Estes resultados reflectem que as pessoas reconhecem que o governo faz o melhor que pode para melhorar o estado do país, e alguns mesmo afectados por algumas politicas reconhecem que as mesmas são necessárias.
    E o que acontecerá nas eleições será um reforçar da maioria do governo porque o país sempre soube fazer as melhores opções.

    ResponderEliminar
  28. Interessante esta discussão, Pena, mais uma vez, é o excesso de anónimos, como se vivessemos num daqueles "maravilhosos" países, recentemente citados numa reunião no Campo Pequeno.
    Estranho, porque nã forçado, é que uma pessoa inteligente como Santiago Macias, faça considerações de valor sobre personagens, comparando-as com uma figura menor.
    E a sondagem é uma sondagem. Só isso.

    BOM NATAL para TODOS (anónimos incluidos).

    Manuel saraiva

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.