Vamos falar de


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Festival Islâmico de Mértola com data marcada


A Câmara Municipal de Mértola já definiu a data de realização da próxima edição do Festival Islâmico de Mértola, a ter lugar de 21 a 24 de Maio de 2009. Em preparação estão quatro dias mágicos onde Mértola celebra os sons, os cheiros, as tradições e a vivência dos povos do outro lado do Mediterrâneo.


O programa, ainda em preparação, inclui exposições, colóquios e workshops a decorrer durante o mês de Maio

15 comentários:

  1. É indesculpável que não conhecia esse vosso blog, ainda por cima, se pudesse escolher onde viver escolheria a vossa zona!

    Vou certamente voltar!

    ResponderEliminar
  2. Quem disse que não havia cultura em Mértola? Li algures um teórico a divagar que Mértola deixou de ter cultura. Hoje faz-se cultura em Mértola em todas as vertentes. Senhor Rui Mateus opina sobre falta de cultura por que ele apenas considera cultura o que é feito pelo Campo Arqueologico, por que de lá vivia. Ele escondeu o seu dia à dia.Intitulou-se residente em Mértola, ex investigador do Campo e membro da Assmbleia Municipal. Mas não disse o que faz hoje. Eu digo é comissário politico do PCP na Câmara de Beja e atira-se ao Pulido porque sabe que ele vai ganha a Câmara de Beja.
    E já agora por que ele não sabe, cultura em Mértola faz-se há sete anos- atrav+es de Grupo de Teatro, cgrupos cantares, grupo de dança, exposições quase que diárias no Espaço Mário Elias, que os comunistas queriam transformar em tasca de cultura para alguns reformados e muitas e muitas tertíluias que o snr Mateus nunca debateu. Apareça snr Mateus, dê qualquer coisa a Mértola e não leve só para fora.Não basta o curriculum que apresentou é preciso mais para que tenha legitimidade para criticar os outros.

    ResponderEliminar
  3. Este arrazoado a propósito do Rui Mateus nã tem munto a ver com o Festival, pois não? Caaaaaalma...

    O Festival vai para a 5ª edição (começou em 2001) e o Campo Arqueológico dirá "presente". O Mediterrâneo vai ser pretexto para um livrinho e mais umas coisas.

    Já agora, o Mestrado "Portugal Islâmico e o Mediterrâneo" (este sim, é parente próximo do Festival) arranca no dia 31 de Outubro. E vai ser aqui, em Mértola. Assim se dão mais uns passos no futuro. VIVA MÉRTOLA!!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei Santiago.

    ResponderEliminar
  5. Ao Santiago

    Esta arrazoado a propósito do Rui Mateus, tem como finalidade esclarecê-lo. Como o festival Islâmico "também faz parte da minha cultura" é necessário lembrar a todos aqueles que trabalham noutros concelhos e que de vez em quando cá vêm dormir (como é o caso do Mateus)é preciso lembrar-lhe que por aqui passa mais cultura para além daquela do passado, também se faz OUTRA dando mais uns passos PARA O futuro. VIVA MERTOLA, DO PASSADO DO PRESENTE E DO FUTURO.

    ResponderEliminar
  6. Não gostei Santiago dessa defesa ao camarada Rui Mateus, que era bom estar calado, para não nos atrapalhar.Quem foi trabalhar para fora com trabalho cá dentro não nos dá votos. E ele não é um bom exemplo e tu asbes disso.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite aos anónimos I, II e III

    Ao/à I, nada a dizer. Registei o apoio à mensagem.

    Ao/à II, direi que o FESTIVAL ISLÂMICO tem muito a ver com o trabalho que nesta terra se tem feito sobre o passado. Por muito que isto cause engulhos a alguma gente. De um ponto de vista pessoal tenho muito orgulho em dar algum contributo a este projecto.

    Ao/à III, esclareço que não fiz defesa de ninguém. Acho útil que não se misturem as coisas. És provavelmente alguém que conheço mas fico assim uma beca intrigado. Trats-me por tu, o que só me confunde mais: a maior parte das pessoas com quem lido em Mértola trata-me por tu. Revela-te ó anónimo/a (santiagomacias@sapo.pt).

    Até amanhã às 18, quando se inicia o NOSSO mestrado.

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso conheço pouco o Dr. Rui Mateus, mas ainda não percebi porque é que gostam tanto de falar dele, têm medo do quê, afinal?
    Ele vem cá dormir de vez em quando e depois? Alguns dos nossos eleitos nem cá dormem e se não viessem no "nosso" jipe nem de dia cá vinham!
    Quanto a ti Santiago parabéns pelas tuas intervenções que são sempre ponderadas e sensatas, é de pessoas assim que Mértola precisa, deixa que te diga que darias um excelente presidente para a nossa Câmara.
    Um abraço para ti,
    Maria José Henrique

    ResponderEliminar
  9. Ui!!!
    Mais uma crise de nervos para o outro proto-candidato da CDU a Mértola.

    ResponderEliminar
  10. Porquê mais uma crise de nervos? A minha opinião não é importante, pelo menos não ao ponto de causar crises e muito menos de nervos! Além disso eu expressei a minha opinião sobre a pessoa do Dr. Santiago, não disse que ele era o único que daria um excelente presidente, pois felizmente há mais pessoas que reunem qualidades, na cdu e sem ser na cdu, mas que ele seria um grande presidente,não tenho dúvidas.
    Abraços,
    maria josé henrique

    ResponderEliminar
  11. para o anónimo das 10.19 talvez essa pessoa é que desse para presidente da camara falta de palextra não lhe falta.

    ResponderEliminar
  12. Gostei de saber as datas previstas para o festival islamico , mais uma vez espero vir aqui passar uns optimos dias e melhores noites ainda... Adoro este clima para alem de ser uma amante de mertola, sempre.Mas deixa-me confusa estas pegas todas acerca de politica...

    ResponderEliminar
  13. Bom dia

    O Festival terá lugar de 21 a 24 de Maio de 2009.

    E olhe que a política não são só "pegas" (até porque a expressão pode ser lida na versão tauromáquica, o que não é seguramente a sua intenção).

    O que se passa na nossa terra, mesmo as coisas menos agradáveis, diz respeito a todos. Enquanto cidadão e enquanto mertolense sigo as movimentações neste ano pré-eleitoral com todo o interesse. E se isto já está quente, quando chegar o Festival Islâmico vai estar a ferver...

    Cumprimentos
    Santiago Macias

    Agradeço o apoio da amiga Maria José.

    ResponderEliminar
  14. _AndarilhaMedieval_31/03/09, 12:54

    Estou lá batida!!! ;)

    Era cool saber mais informações sobre o festival também para fazer a respectiva divulgação aqui por Coimbra :) ...como por exemplo um cartaz de bandas...

    ResponderEliminar
  15. Políticas à parte, o meu interesse maior vai para o Festival Islâmico.

    Do Algarve está a ser preparada uma pequena "invasão", aliás se somos considerados "mouros" por outrém(leia-se... alfacinhas), não admira que estejamos interessados nas acções deste festival.

    Um abraço
    Marreiros Alves

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.