Vamos falar de


quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Mau tempo: Protecção Civil recomenda medidas de autoprotecção

O mau tempo previsto até ao final da manhã de quinta-feira levou hoje o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) a recomendar medidas de autoprotecção e a elevar para amarelo o nível de alerta .

O SNBPC elevou o nível de alerta para amarelo (o terceiro mais grave) desde as 12:00 de hoje e por 24 horas, com reforço da vigilância da situação a nível distrital e local, em estreita colaboração com os institutos de Meteorologia e da Água, e aviso de toda a estrutura operacional.

Segundo o Instituto de Meteorologia, a aproximação e passagem de um sistema frontal de forte actividade serão responsáveis, durante a tarde de hoje, por precipitação moderada a forte em todo o território, acompanhada de trovoada.

O vento, do quadrante sul, deverá soprar forte com rajadas até 90 km/h no litoral e forte a muito forte com rajadas até 120 km/h nas terras altas.

A partir do início do dia de quinta-feira, a chuva deverá dar lugar a aguaceiros, em geral fracos, com enfraquecimento gradual do vento e descida da temperatura.

Devido a esta situação de instabilidade, o SNBPC recomendou hoje à população uma série de medidas de autoprotecção, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados.

São também aconselhados a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados, o fecho de portas e janelas, e a arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo e outros objectos, em virtude do vento forte.

Aos condutores dos veículos é recomendada a redução da velocidade e cuidado com previsíveis congestionamentos de trânsito, lençóis de água ou redução de visibilidade, que poderão aumentar o perigo de acidentes.

Adverte-se também para a não utilização de veículos em zonas inundadas, de modo a evitar o seu eventual arrastamento para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

à população residente em zonas ribeirinhas é pedida especial atenção às inundações por transbordo de linhas de água e a retirada de animais para locais seguros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.