Vamos falar de


segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Unidade Móvel Médico-Social de Mértola reconhecida pela ONU - ACTUALIZAÇÃO

A Unidade Móvel Médico-Social (UMMS) da Câmara Municipal de Mértola viu a sua actividade reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao ser seleccionada para fazer parte de um restrito número de 48 projectos que, em todo o mundo, se distinguem pela sua actividade em prol do desenvolvimento comunitário.

A escolha sucedeu no âmbito do Prémio para as Melhores Práticas, a que o Gabinete de Desenvolvimento Social (GDS) se candidatou em Março deste ano. Inicialmente apresentaram-se a concurso 609 projectos de todo o mundo. Destes, 31 foram considerados não ilegíveis, 116 foram considerados apenas como promissores, 336 foram classificados como Boas Práticas e 126 como Muito Boas Práticas. Foi de entre estes últimos que emergiu a lista de 48 finalistas, nos quais se integra a UMMS. Os 48 seleccionados concorrem agora a um dos 12 lugares premiados. A decisão final deverá ser anunciada a 22 de Novembro, no decurso da reunião do Comité Técnico da Agenda Habitat, a realizar na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Criado em 1997, e atribuído de 2 em 2 anos, o Prémio para as Melhores Práticas visa distinguir projectos inovadores que produzam um impacto local na áreas social, económica ou ambiental e que cumpram com os princípios da Agenda Habitat, Agenda 21 e os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio.

Independentemente do resultado final, o facto de fazer parte da lista de finalistas é já uma distinção importante do trabalho realizado pela UMMS nos últimos quatro anos. Não só por causa da entidade que preside ao prémio, mas por ser esta a primeira vez que uma candidatura portuguesa consegue estar entre a lista de finalistas. Acresce que a UMMS passará a constar da Base de Dados de Boas Práticas gerida pela Nações Unidas, juntando-se assim aos mais de 2000 projectos de 160 países já seleccionados em outras edições do prémio.

Desde Setembro de 2002 que a UMMS percorre diariamente o concelho, tendo-se tornado numa visão familiar para a população, em especial a mais isolada. Ao longo dos últimos 4 anos, a UMMS atendeu mais de 5400 munícipes, percorreu quase 58 000Km – mais do que o suficiente para dar a volta à Terra pelo Equador – e realizou 29 campanhas diferentes. Entre estas incluem-se a campanha anual de vacinação gratuita contra a gripe; os rastreios da diabetes, colesterol e obesidade; e as campanhas de sensibilização e informação sobre higiene oral, cancro da pele, cancro da mama, automedicação, acidentes domésticos, tabagismo ou alimentação equilibrada. Para além dos cuidados de enfermagem, a UMMS tem desempenhado um papel importante na luta contra a solidão e o sentimento de isolamento a que estão votadas muitas das pessoas atendidas diariamente, fruto da desertificação humana e geográfica que assola o concelho. Trabalho este que já havia sido reconhecido anteriormente, ao ser considerado um projecto modelo quer pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, quer por outras autarquias, caso do Município de Évora, que prevêem criar unidades semelhantes.

Artigo de Pedro Borralho

Noticias
Público
Portugal Diário
Diário Digital

RTP

Médicos na Internet

Fábrica de Conteúdos
Famácia.com
Correio Alentejo
Sol

23 comentários:

  1. Muito bem, mas no concelho tão grande e vasto como o nosso, não se exigia mais uma unidade... tal como fora prometido ha um ano??

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos Viegas, Caros visitantes,

    Eis uma notícia que vale a pena comentar. E, recordando polemica antiga, gostaria - ou gostaríamos- agora de saber a opinião dos cepticos.

    Nós, todos nós, temos um problema grave: a dificuldade de conviver com os que clamam que nada se faz e que quando alguma coisa se faz também aparecem para desvalorizar.

    Mértola bem precisa de bons exemplos e o conhecimento desses bons exemplos deve ser amplificado. E é isso que estás a fazer e por isso eu passo por aqui em busca de novidades.

    Deixo um esclarecimento, evitando confusões: a critica não deve ser abafada, antes estimulada, mas é importante haver espaço para a divulgação do que é positivo.

    Um abraço para todos os que se empenharam no projecto e aguardemos notícias agradáveis do Dubai.

    MS

    ResponderEliminar
  3. outro anónimo24/10/06, 13:04

    É louvável o esforço do anónimo anterior ao reconhecer a existência da Unidade Móvel. Parabéns por isso

    Ele sim é que devia levar um prémio para casa e não essa Unidade Móvel que tantos problemas tem trazido à vista dos que a não querem ver e aos muitos que têm tido que a engolir.

    Custa muito mas com o tempo a coisa vai ...
    para quem já engoliu sapos e elefantes ...

    ResponderEliminar
  4. Tudo isto é para justificar mais uma viagem turistica do presidente e provavelmente do Sr.Viegas e porque este novo roteiro não fazia parte do vasto rol de viagens já efectuadas por esse mundo fora à nossa custa à que acrescentá-lo à agenda.

    ResponderEliminar
  5. outro anónimo24/10/06, 19:38

    Quando digo que "é louvável o esforço do anónimo anterior" refiro-me ao primeiro anónimo das que escreve às 12:05

    ResponderEliminar
  6. A cobardia reinante! Só para variar. Não há ninguém que aqui nestes comentários dê a cara...
    É estranho, sobretudo quando estamos a falar de algo que é bastante positivo para o concelho...

    Estão de Parabéns quem para Mértola trouxe a unidade, quem nela labora e implementa essas Muito Boas Práticas e, sobretudo quem mais ganhou, as populações que vêem reconhecido o trabalho, o bom trabalho, de quem está ali para as tratar, curar, auxiliar e muitas vezes, ouvir...

    Muitos Parabéns a todos!
    Esperamos os bons ventos do Dubai!

    ResponderEliminar
  7. Há gente tão pequenina e pobre de espirito! Palavras pra quê?

    Os meus parabéns à Câmara aos meus colegas que trabalham na UMMS.

    ResponderEliminar
  8. É assim .....de todos os comentários apenas um não gostou da Unidade móvel.Bem mas este ainda teve a coragem de exigir outra e só ficaria um pouco satisfeito se houvesse uma unidade móvel para cada habitante.Coitado foi assim que lhe ensinaram.Bem hajam aqueles que tiveram a ideia e a puseram em prática..pode ser que aquele anónimo um dia a Unidade móvel o vacime contra a raiva, lhe descubra o excesso de colestrol e açucar no sangue, para que ele ainda vá a horas de se curar para ainda ter tempo de vir a blafesmar para este espaço.As melhoras camarada... que eu já não vou por aí

    ResponderEliminar
  9. leonor pela verdura25/10/06, 04:49

    silvia
    Este é o resultado das koisas pur resolver kána terra entre chuchas e komunas. Tás perdoada kainda tás bué da crua minha

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns a Câmara, ao GDS, a Todos. Sinto me orgulhosa!

    ResponderEliminar
  11. era melhor que em vez de passeatas ao DUBAI abrissem e lutassem pela abertura das urgencias do centro de saude isso era muito mais importante para a população do que prémios que não levam a lado nenhum e que só servem para encher o ego de certas castas.

    ResponderEliminar
  12. Zé do Boné25/10/06, 14:35

    @Anónimo 24/10/06 6:30 PM
    Isso é dor de cotovelo da qualidade do trabalho que eles apresentam. O pior cego não é o que não quer ver é aquele que quer cegar os outros.

    ResponderEliminar
  13. Zé do Boné25/10/06, 14:41

    @anónimo 25/10/06 2:33 PM
    Quando além de cego se é abolutamente estupido não há nada a fazer...

    ResponderEliminar
  14. Leiam o artigo e comentem o que de positivo lá se diz!

    ResponderEliminar
  15. estar classificado em 48 onde concorreram 600 não me venham ca com merdas é de louvar!Muitos parabens.

    ResponderEliminar
  16. para aqueles gajos e gajas que dão enfâse ao 48º lugar lembro que já alguém dizia que o 2º lugar era o primeiro dos últimos

    ResponderEliminar
  17. Caro Viegas, se por mais não fosse a tua blogue é importante para colmatar a falta de psiquiatras no concelho de Mértola.de facto nota-se um desiquilibrio na generalidade dos participantes.Precisam de desabafar as suas raivas, as frustrações várias, ele é Kartaya e os enganos de faília e amigos, cujos resultados estão já á vista(com gente que perdeu o dinheiro, amizades e familia, ele são as separações em colectivo(quais elefantes em suícidio colectivo e baleias a morrer na baía) ele é o desemprego, o con celho envelhecido, a droga(o alcool e as porradas na mulher, ele é a estrada que não foi alcatroada e o saneamento básico que falta fazer, ele é a falta de dinheiro de muitos e o excesso de poucos, ele é um Presidente de Câmara desiludido e 2 vereadores frouxos, ele é uma CDU/PC, morta, estúpida e arqueologica, que gosta tantos dos pobrezinhos que até nem sabe o que lhe faz falta,desde que paguem as quotas do partido e vão as reunionzitas que vão fazendo, ele é uma escola secundária que deixou de fazer parte das melhores do País(volta Aurélio que estas perdoado)porque os gajos que lá estão são maus em tudo e ensinar é coisa que não sabem, pois nunca apredenderam nada! Ele é uma mesirecórdia paralítica e o Centro de Saúde?(que feche já)Assim pelo menos viamos livre do Matos e da Elsa.
    Depois do Pulido Valente , mais 4 anos com a Fernanda Romba e o último será o Henrique e sua Agência funerária, para fazer o funeral do Concelho.Desculpem mas hoje esqueci-me de tomar os pingos.

    ResponderEliminar
  18. È realmente triste quando a população chega a este desalento tão grande.
    A luz que se vê ao fundo do túnel,é nada mais, nada menos, que um comboio em direção a quem para essa luz está olhando.
    Na se vê pessoa de carisma tomar as rédeas ao descalabro, que é o desentendimento generalizado das pessoas.Dentro de algum tempo nem 50 unidades móveis nos safam.
    Para terminar penso que é de louvar e dar os parabéns á UM.Era bom é que o trabalho da UM fosse complementado por um bom atendimento médico, que penso que de dia para dia irá decrescer, pois com o decrescimo de médicos no centro de saude, os pacientes terão de ser destribuidos sobrecarregando,assim, os poucos que ainda temos.

    ResponderEliminar
  19. Blé Martins29/10/06, 00:09

    Eu, de novo,

    Grande surpresa a selecção da unidade móvel! Sei pouco disso (e de muitas outras coisas) e fiquei satisfeito com a notícia, mas como disse o outro, o prémio pode (e deve) estimular uma segunda, uma terceira, e por aí fora a caminho de uma melhor saúde, que a dita unidade não há-de servir apenas para medir a pressão arterial ao Cavaco.

    Mas meus caros, que vão os louros para quem os mereça, não nos podemos esquecer de como a saúde do nosso concelho aparece nas páginas da Visão.

    E o Centro de Saúde em vias de...
    e as soluções em vias de...
    e os doentes em vias de...

    Todos os dias são dias de caça nesta coutada, e com uns tirinhos se esvaiem muitas preocupações.

    Blé

    ResponderEliminar
  20. É assim, é triste mas verdadeiro. Há certos mertolenses que até parece que ficaram engasgados com esta notícia sobre a unidade móvel. São uns tristes, em vez de ficarem contentes com tal notícia, só mostram o contrário com os comentários que fazem.

    ResponderEliminar
  21. estrela do mar30/10/06, 14:04

    e viva a Unidade móvel e todos aqueles que a tornaram num projecto prático e parabéns à camara por financiar um dos projectos mais nobres do concelho,porque para além de andar a avaliar tensões ateriais e ??'????colestrois???? e a vacinar contra a gripe a população com mais de 65 anos e...... fala com as pessoas ,ouve, e está presente! Os meus sinceros parabéns

    ResponderEliminar
  22. curandeiro31/10/06, 15:02

    pelo ke vejo o blog2 já nãm chega prás "parvidades" do dia a dia.
    unidade móvel - bota abaixo
    cine teatro - bota abaixo
    presidente e vereadores - bota abaixo
    saneamento - bota abaixo
    pessoal de fora - bota abaixo
    etc ... etc ...
    parece ke a malta gosta é de ser contra tudo e todos, tudo tem defeitos e é feito com segundas intenções.
    TENHO realmente pena de voçês, pois coitados, vivem num "mundinho" cada vez mais pequenino, a encolher de dia para dia ... mas descansem! muitos estão solidários com a vossa causa, percebemos a dimensão da vossa perda, e por isso em breve divulgaremos a cura prós vossos males ...

    ResponderEliminar
  23. Os curandeiros na generalidade são aldrabões.Portanto cura que venha dessa gente, só se for algum presente envenenado.Não obrigado.

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.