Vamos falar de


quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Serviços de Saúde podem começar a encerrar mais cedo..ACTUALIZAÇÃO

Por falta de médicos, o Centro de Saúde de Mértola prevê a hipótese de passar a encerrar a partir das 18.00horas. Esta situação, com todas as suas implicações poderá ser reversível caso as vagas venham a ser preenchidas, no entanto o risco de redução permanente em três horas diárias dos serviços de saúde em Mértola é real.

Comunicado do PCP sobre o assunto.Clique aqui.
Comunicado do PS sobre o assunto. Clique aqui.
Comunicado da Câmara sobre o assunto. Clique aqui.
Diário Online sobre o assunto. Clique aqui.


51 comentários:

  1. E o Sr. Presidente da Câmara não faz nada pra que isto não aconteça?
    Ou está mais preocupado com as produções de vinho de Mértola?

    Desapontado!

    ResponderEliminar
  2. @xiribitata
    Tou espantado contigo! És um gajo inteligente como o caraças! Fazes uns comentários muito criativos.
    Pessoalmente não tenho duvidas que
    o Sr.Presidente da Câmara certamente que já fez alguma coisa, e tu já fizes-te? Não és capaz de fazer um comentário construtivo? Não és capaz de sugerir uma acção? Que tal sedesses inicio a um protesto criativo contra a redução do tempo de abertura. Que tal se assinasses um documento de protesto. Que tal se ajudasses o Sr. Presidente a ter peso nas suas reivindicações. Tou espantado não por tu seres burro mas sim por seres maldoso.

    ResponderEliminar
  3. Deixa ..
    a água lava tudo menos a má lingua

    ResponderEliminar
  4. Oh espantado, desculpa lá, mas tenho estado a ler os teus comentários e pergunto-me: será q sabes q vivemos em democracia e temos todos direito à opinião e a espressá-la? É que parece que os comentários aqui feitos não podem ir contra a tua opinião. E parece que estás a armar-te em defensor de não sei quem...Pobre ratote...

    ResponderEliminar
  5. @ainda mais espantado
    Tou espantado com a tua inteligencia! Democracia... isso mesmo, tenho direito a expressar a minha opinião, foi pura e simplesmente o que fiz e estou a fazer... Não sou obrigado a concordar contigo. Pobre ratinho!

    ResponderEliminar
  6. eu é mais ratas, percebem? ratas

    ResponderEliminar
  7. falem de saúde ou da que não temos

    ResponderEliminar
  8. que desgraça de concelho, que não aprece alguém capaz e competente de o governar. O director do centro de saude não se pode enviar para o iraque?

    ResponderEliminar
  9. A Câmara ja tomou providência, como era de esperar. Mas, nós o que é que fazemos? esperamos? Organizamos uma excursão e vamos para Beja a porta da ARS? fazemos barulho? ou esperamos que os outros o façam? Se outro dr se for embora (como correm rumores), o centro de saude passara a fechar as 15h?

    ResponderEliminar
  10. E se a população de unisse e reivindicasse esta situação? Se fosse no Norte havia logo barulho e as coisas tentavam-se resolver. Agora aqui estamos sempre á espera que o vizinho tome iniciativa.
    Com a quantidade de população idosa que temos no concelho e a dimensão deste, não s admite que os Serviços de Saúde não estejam, pelo menos, abertos atá ás 21h, era o minimo.
    É a Saúde que temos, os governantes que temos, o director do centro de saúde que temos e a população que temos e contra tanta evidência o que se há-de fazer?

    ResponderEliminar
  11. já se esqueçeram do que diziam no programa eleitoral?

    ResponderEliminar
  12. @anonymous
    Parem com a politica!! Procuremos soluções, sugestões! Vejam as coisas de outra forma: existe um concurso aberto para médicos no Centro de Saúde de Mértola e ninguém concorreu...

    ResponderEliminar
  13. Vamos deixar de criancices e dar contributos positivos.
    Vamos pensar em voz alta.
    Eu sou Dr Carlos Pereira, tenho casa e filha em Évora etenho hipótese de ir para Portel a 50 Kms de Casa. O que faço?
    Mesmo gostando mt Mértola, a Câmara e a Casa Povo Santana arranjando pescates, ainda assim prefiro Portel.Como não sou do quadro vou para onde quero.
    Outra hipótese , sou médico desempregado tenho vários concursos abertos e moro em Lisboa?
    Se tenho vaga em sANTA mARIA OU QUE VOU FAZER PARA mÉRTOLA?
    Concluindo se ninguem pode evitar que o Dr Carlos vá para Portel e se ninguem pode obrigar a alguem concorrer para aqui o que fazemos?
    Se em Beringel ainda não fazem médicos de barro só há uma solução formar médicos em quantidade como professores e depois colocá-los onde fazem falta.
    Mas o meu PC que é perito na contra informação ,mas mente, o que eu não gosto, falou que o Centro de Sa+úde ia fechar a partir das 18 h.
    Não é verdade o Centro Saúde não fecha- As urgências é que não terão médico das 18 as 21h, mas estarão lá enfermeiros como eu e pessoal auxiliar.
    Como se resolve a reposição do horário?
    Contratando outro médico ou sensibilizando algum médico amigo nosso e dizendo-lhe que viver em Mértola é um privilégio. Não votei neste Presidente mas tenho que lhe prestar homenagem por ter conseguido trazer um médico amigo dele para a Mina e convencê-lo a trabalhar lá até hoje.
    Se com uma manif, se resolvesse eu ia á frente, mas assim só agravaria para os médicos que cá estão. Estive a frente de muitas e só agravei os problemas.
    Venham daí palpites e sugestões

    ResponderEliminar
  14. Sabes amigo,o Dr-Carlos não se foi embora de Mértola por motivos pessoais,foi mas muito triste,pois não teve conhecimento do concurso. '' DÁ QUE PENSAR NÃO DÁ''

    ResponderEliminar
  15. Até parece que o concurso era ou é secreto, será?

    ResponderEliminar
  16. Como é que estava um concurso aberto para o CS de Mértola e o Dr. Carlos não teve conhecimento.

    O que é que faz ai o Sr. Director do CS? Navega na internet não?

    ResponderEliminar
  17. PARA GRIPE
    SABES DEVE SER POR MÉRTOLA SER UM CONCELHO MUITO APELATIVO E INTERESSANTE. É A 26 ESTRELA DA BANDEIRA AZUL, ONDE O NÍVEL DE VIDA É BASTANTE SUPERIOR À MÉDIA NACIONAL E ONDE SENTIMOS TER GENTE COMPETENTE A GOVERNAR-NOS EM VEZ DE UNS BOYS INEXPERIENTES.

    ResponderEliminar
  18. Para GRIPE
    Sabes deve ser por Mértola ser um concelho muito apelativo e interessante. É a 26 estrela da bandeira azul, com um nível de vida muito superior à média nacional e onde nos sentimos governados por gente adulta e competente.

    ResponderEliminar
  19. Em vez de se estar para aqui a lavar tanta roupa suja, que não interessa a ninguém, era melhor que todos fizéssemos algo mais construtivo, afim de combater esta pouca-vergonha que o ministério da saúde nos quer impor. Ou será que só temos o direito de estar doentes até as 18h do dias úteis, estando o resto do tempo longe da assistência médica que no caso de Mértola a unidade hospitalar mais próxima, fica a uns 60km aproximadamente. Assim não há quem possa ficar doente, lutem por isso em vez de lavar a roupa suja ……

    ResponderEliminar
  20. definhem boys definhem

    ResponderEliminar
  21. Qual foi o resultado de Mértola nas legislativas?
    Quem ganhou?
    Foi o PS, certo!!
    São eles que estão no governo!
    São eles quem tomam estas medidas!
    Agora chorem, não culpem o presidente da Câmara, pois ele não tem culpa de nada culpem-se a vós que no momento do voto elegem esta corja de gente!!
    Parabéns Mértola, tendes o que mereces!!

    ResponderEliminar
  22. @Anónimo das 29/9/06 11:38 AM
    Você ou está um bocadinho confundido, ou é burro ou é maldoso! Parto do principio que está confuso por isso vou tentar esclarecer. Não se trata de nenhuma medida do Governo, pura e simplemente não há médicos, ninguém concorreu para Mértola. A Saúde, a câmara e a corja de gente, como você lhe chama, está a tentar resolver o problema. Faça lá aí uma forcinha (não muita pois pode escapar alguma coisa) e colabore com a malta veja lá se tem algum médico amigo, mesmo desses do PC que também se estão cag..... para a gente que queira vir cá para Mértola.

    ResponderEliminar
  23. situação idêntica vivemos a uns anos atrás quando alguns médicos de mértola sairam, e viviam-se tempos dificeis. Nessa altura o PS estava na oposição e fez grande alarido acusando a Câmara CDU, do mesmo que o PCP pede responsabilidades à Câmara.

    Não sou de memória curta, mas já estão esquecidos????

    E agora vêem com comunicados destes!!!!

    ResponderEliminar
  24. Guerras políticas estúpidas, que estupidificam estas gentes.
    E tentar ver o que existe em frente, lá mais ao longe? Seguir em frente?
    O espírito que aqui se respira definha-nos a alma.

    ResponderEliminar
  25. bombastik se fosses levar na anoka ganhavas mais
    vai a gozar com a tua familia

    ResponderEliminar
  26. Já fui censurado por muito menos.

    ResponderEliminar
  27. tambem eu os administradores não são isentos e defendem interesses
    instalados

    ResponderEliminar
  28. Chi!
    No meio de tanta tinta, deixa-me escrever mas é a lápis!
    Este não será um daqueles males que vêm por bem?
    Desculpem lá a ignorância do macaco (velho), mas assim não se pode recorrer a Serpa 3 horas mais cedo!
    Blé

    ResponderEliminar
  29. O nosso grande problema em Mértola é só um. Em vez de nos preocupar-mos com coisas sérias como a saúde, levamos o tempo todo com politiquices e cada um manda os bitates melhor que pode!!! mas é só conversa e criticar...criticar quem está no poleiro... venham daí esses fulanos que só sabem falar mal e unam - se para resolver este problema gravíssimo que nos afecta a todos. Ou será que esses senhores que só sabem ladrar, não arranjam a solução ideial? vá lá !!
    em vez de criticarem, arrajem os médicos, porque população doente e doentia já temos que nos chegue.

    ResponderEliminar
  30. Tentar fazer uma critica aos (senhores)que estão no poleiro é o mesmo que nada pois eles é que sabem.O mesmo acontece com os parteneres que cegamente os seguem.

    ResponderEliminar
  31. Meu caro "anonymous" das 4:29,

    Meus caros,
    Então o nosso problema em Mértola é só um?!!!
    Então "em vez de criticarem, arranjem os médicos"?!!!
    Mas quem, nós?
    Então não há um responsável pela situação. O doutor Carlos tem o direito de ser transferido, é verdade, mas quem o autoriza ignora a situação que isso vai criar? Não, seguramente, senão não estaria nesse lugar.
    Pois eu critico, e até me doer o céu da boca, ora essa!
    E fiquei sabendo pelo comunicado da CMM que se estão conjugando todos os esforços. TODOS! Então a solução está para breve. Entretanto o INEM zela por nós, e quem puder (nós uns poucos apenas) vai para Beja, ou para Serpa, para onde já ia depois das nove (e às vezes até se esperava pelas 21 horas para poder ir, ou não é verdade?).
    BOA SAÚDE! (imprescindível aqui, onde Judas perdeu as calças).

    Blé Martins

    ResponderEliminar
  32. Uma sugestão.Porque não contratamos um médico para as IPSSs, do concelho(Mesiricórdia, Casa do Povo de Santana,Moreanes e Montes Altos, entre estas instituições paga-se o médico e pelo menos os mais velhos estavam com a assistÊNCIA GARANTIDA.Ponham esses gajos a falar(eles até são todos muito amigos)O Zé alberto, o comandente andré o zé Rodrigues e o sotero pagam isso tudo.ponham os gajos a falar e deixem -se de tanta conversa de xaxa.

    ResponderEliminar
  33. pro blé martins
    não passas de um lirico optimista e cheio de boa vontade deves ser daqueles que acreditaram que os poderes publicos locais iam trazer o TGV para Mertola e fazer o aeroporto dos Fernandes olha já agora dava jeito pois em caso de maior urgencia ja tinhamos a possibilidade de evacuar por avião os nossos doentes.

    ResponderEliminar
  34. À muito tempo que não visitava o BLOG, mas acho que vou continuar a não o visitar. Não compreendo como não existe uma evolução das mentes deste concelho.continuam cada um para o seu lado com a sua côr politica não tentando ter uma atitude minimamente positiva para a vossa linda terrinha.
    Penso que a falar mal de tudo e de todos, de quêm faz, de quêm não faz não resolve mesmo nenhum dos problemas com que se debatem todos os dias quêm opta por tentar viver nessa Linda Vila que é Mértola.

    ResponderEliminar
  35. É o resultado de guerras mal resolvidas e duma casmurrice generalizada.

    ResponderEliminar
  36. Pró anonimo das 7:53 do dia 8, alías, Chico,

    Já que encetaste esta troca de adjectivos, deixa-me substantivar-te e pôr-te um nome: vou chamar-te Chico, dá mais jeito do que andar sempre a ver a data/hora do teu post.
    Então o que eu escrevi suscitou-te essa brilhante produção! Mas enganaste-te quanto ao lirismo. Uso bota 42 bem apoiada no chão e não em TGVs nem em aeroportos de Ota/Fernandes.

    Então lê de novo o comunicado da CMM e o que ficas a saber? Está tudo explicadinho, não está? Envidam-se TODOS os esforços...

    Vive-se a alegre impunidade do "vamos lá a ver o que se pode fazer" em vez de se analisarem previamente consequências e de se conterem precipitações.

    E tá-se.

    Blé Martins

    ResponderEliminar
  37. @Blé
    Tão pá! há muito que não aparecias.
    Ictal uma manif frente ó ministério da Saúde com faixas pretas? Organiza lá isso que eu vou

    E tá-se mas mal

    Bia Estrudes

    ResponderEliminar
  38. anonimo das 8/10/06 7:46 PM
    concordo plenamente consigo..
    no meio de tantos comentarios tolos e irresponsaveis ao menos alguns vao tendo inteligencia p ttr solucionar algns dos nossos problemas..essa seria uma boa ideia apesar d n saber se é viável..mas ja é um começo. axo k dvia fazer essa proposta e ver o k dava.pode ser k a soluçao venha dai..
    e cmo ja disseram aki..conversem c gente amiga e pode ser k arranjem algm medico vosso conhecido k se disponibilize a vir p ka.façam alguma coisa k n seja so dizer mal

    ResponderEliminar
  39. @BLEZINHO
    OU MELHOR VOZ DO DONO.
    NÓS ENTENDEMOS A TUA POSIÇÃO ESTRATÉGICA QUE É SE QUERO CONTINUAR A COMER TEREI QUE DEFENDER O PATRÃO COM SUBSERVIÊNCIA E MUITA POMADA.
    MAS DE CERTEZA QUE HÁ COISA QUE TU NÃO CONSEGUES FAZER QUE É CALAR VOZES COM OPINIÃO CONTRÁRIA.
    DESCULPA O MEU ATREVIMENTO DE TER-TE SUBTANTIVADO COM O APELIDO BLEZINHO MAS O MEU PROPÓSITO FOI PARA DEIXAR AS COISAS QUITES.

    ResponderEliminar
  40. @chico
    Desculpa lá meter-me na conversa mas não resisto. Atão tu acusas o blézinho de responder à voz do dono e ainda não percebes-te que tás a fazer uma figurinha triste. Ele tem a opinião dele e tu tens a tua, nem tu tens que concordar com ele nem ele contigo. (ponto final). Ele não é dono da verdade mas tu também não, como queres fazer crer.
    Além disso é má educação gritar, fala normalmente que aqui não há surdos.

    ResponderEliminar
  41. Sou de Mértola e visito este blog quase diariamente porque gosto de saber acontecimentos da terra que me viu nascer e aonde permaneci até á idade do secundário, mas lamento que de todos os blogs que leio este seja o menos construtivo, não pelo que o seu proprietário e colaboradores nele escrevem, mas pelos comentários quase sempre destrutivos e sem fundamento que nele se fazem, atacando, no anonimato, pessoas e atitudes. Vamos corrigir e anular esses ditos comentários, que, embora anónimos e com psudónimos, os seus frequentadores locais saberão donde partem.

    ResponderEliminar
  42. afinal, acho que este dialogo de surdos deixou de fazer sentido, após sabermos que Serpa vai ter reforço de serviços, com urg~encia e tudo.Dado que O centro de Saúde de Mértola já funcionava tão mal, que diferença faz se encerrar?Desde que tirem daí o todo poderoso Director(mas quem se eles são todos de família) o Centro já fica melhor. A enfermeira chefe também pode ir.Pra madeira, pró pé do Alberto João.

    ResponderEliminar
  43. Olha "anónimo da 1:38",
    Sinto que vens com uma opinião semelhante à minha, na parte do "que diferença faz se encerrar?".

    Já a ideia da contratação por instituições locais (que não sei se foi tua se doutro anónimo): acho que por um lado poderia resolver uma parte do problema, o da população idosa afecta a essas instituições, é verdade. E para a outra parte da população, como eu?
    O meu cartão do SNS continuaria a dar-me direito às consultas em troca duma parte dos meus descontos para a SegSocial, ou isso seria uma coisa assim para o privativo? Assim tipo "regime complementar", seguro de saúde, ou isso?!

    Termino com um aceno à Estrudinhas, que não sei bem bem porquê, de mim se alembrou.

    Blé

    ResponderEliminar
  44. mertola-concelho.blogspot.com
    =
    Blog de Escárnio e Maldizer

    Tenham vergonha do que a isto chegou.
    Cheira aqui a podridão de espírito.

    Façam-se à vidinha.

    ResponderEliminar
  45. @blé
    A outra parte da população como eu?? Peralápá.
    Então tu não entras e sais quando queres e passas à frente dos que levam a manhã na consulta a espera?
    Tu conheces as empregadas e as enfermeiras dás uma palmadinha nas costas levas uns ovos a doutora e vais aviar a receita. E só te fazes de vitima porque o partido te obriga a mostrar o descontentamento que não tens. Tu tens a porta sempre aberta e doutor a qualquer hora mas o zé do povinho que se lixe

    ResponderEliminar
  46. P'ró "Mal me conheces", e só para obviar equívocos, pois outra resposta não ta daria:
    Está lá bem escrito que os ditos "como eu" são aqueles que não estão afectos a essas instituições.

    Blé

    ResponderEliminar
  47. Pois pois é tudo muito lindo e airoso e a Câmara está descontente com a situação e blá blá blá... Um médico que sai do centro de saúde alegando causas pessoais, numa terra em que dá-se uma bufa e o monte ao lado fica a saber, deixa assim tanta gente surpresa? Hummm algo está podre mas muito podre, o povo sabe mas pronto o conformismo parece que se instalou definitivamente na Vila e seus agregados... Com muita pena minha devo acrescentar. Penso que desta forma, com o pouco que resta a ser dizimado não haverá lugar para aquela magnânime máxima "Raízes no Passado, Olhos no Futuro"

    P.S - Já agora... o cartão de saúde do CONCELHO dada a situação, vai ter descontos extras ou cabazes de Natal? Ou garrafas de vinho do Porto? Ou outras coisas de valor acrescentado?

    ResponderEliminar
  48. Já basta de ipocrisia, toda a gente sabe porque é que o Dr. saíu mas niguém dis/faz nada.

    mas o que é verdade é que à muito que se sabia que o Dr. ia dar de frosques mas nada ném niguém fez nada.

    basta de desculpas esfarrapadas chamem-se os bois pelo nome.

    oculpado disto é do sr. director,não é ele que manda? não é ele que obriga doentes a nãoirem a consultas da especialidade em transportes públicos ou pior acabampor não irem, ficando a doençaa gravar-se sóprqueosr nãoquer passar requisiçãopara a âmbulancia.

    vamos deixar de nos atacar-mos uns aos outros e vamos pedir contas a quem as tem que dar (ao sr. director)

    ResponderEliminar
  49. ó burro
    Sabes quem paga as ambulâncias que vao pra Beja e pra Lisboa?? não deves ser tu que nunca fizeste nenhum. Nunca pagaste impostos Essa das ambulancias irem a beja tratar do dedo do pai indo o filho atras no audi que veio da alemanha não é nadinha meu. A nação não tem de pagar isso
    vai-te lá curar e se não te pores melhor mete um supositorio que isso alevia a tosse.

    ResponderEliminar
  50. ó meninos cumunas vamos lá deixar de dores de cutuvelo pelo resultado das ultimas eleções! e vamos todos trabalhar em conjunto para um futuro melhor no conselho, seja a nivel de saúde seja outra coisa qualquer!
    já agora ouvi dizer que o Jeronimo de Sousa era o proximo candidato a camara de mértola! pode ser que ganhe e traga para o C.S. de Mértola um medico de foice e martelo, sim porque é isso que andão todos a precisar e de serem seifados e martelado!

    ´MÉRTOLA SEMPRE!!! CUMUNISMO NUNCA MAIS

    ResponderEliminar
  51. Agora são realmente os da oposição que trabalham.Porque de resto, nicles.Uma independente.

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.