Vamos falar de


sexta-feira, 24 de março de 2006

O Triunfo dos Porcos

Este espaço de debate, já incontornável na blogosfera para todos os que gostam de Mértola, tem sido vítima de várias tentativas concertadas para o destruir, desacreditar e em última instância encerrar. Quem o frequenta assistiu recentemente ao uso e abuso insistente por parte de alguns anónimos de linguagem menos própria e comentários com conteúdos propositadamente ofensivos. Não é preciso ir à bruxa para se perceber a origem de tais actos, quais os seus objectivos e quem os protagoniza.

É imperativo manter aqui a dignidade e o respeito. Custe o que custar. Por isso tomámos algumas medidas com carácter provisório: numa primeira fase retirámos todos os comentários ofensivos e cobardes e, ultimamente, os não inscritos no blog passam por uma aceitação prévia, única forma de garantir linguagem e conteúdos adequados.

As pessoas que iniciaram este espaço, não vão permitir que poucos estraguem o trabalho de muitos, pelo que, vamos continuar a manter o filtro de comentários aos não identificados, sabendo que tal condiciona a fluidez da participação e portanto da informação.
.
Fica o apelo a todos aqueles que gostam de Mértola e aqui participam ou apenas nos visitam, para que continuem a construir este espaço que se quer de liberdade e respeito.
.
E não desistam!
Para que os porcos não triunfem.

44 comentários:

  1. é a primeira vez que entro neste blog.foi-me indicado por um grande amigo.disse-me que era bom e que valia a pena consulta-lo.eu,como um grande amante de mertola concordo,é bom!tambem concordo com aquilo que o sr Viegas escreveu neste artigo,mas a expressao "triunfo dos porcos" faz-me lembrar uma historia ja bem antiga que foi escrita por quem foi,e até deu um filme em animação.vi o filme e li o livro.não me leve a mal mas neste caso(do filme e do livro)se formos a ver bem a mensagem que passa é projudicial a quem acredita que certas e determinadas "coisas" são viaveis.o sr sabe bem ao que me refiro.è pena que os porcos triunfem.pelo menos no filme.
    Não sei porque tal expressao lhe veio á cabeça,mas é algo que me choca.

    ResponderEliminar
  2. Neste caso, não vamos alimentar a ideia a alguns porcos de que podem triunfar

    ResponderEliminar
  3. Tinha de ser tomadas medidas para impedir que este espaço que se quer de liberdade de expressão de troca de ideias fosse destruido por poucos cujos interesses se adivinham

    ResponderEliminar
  4. estou de acordo com a decisão tomada.
    Precisamos de ideias e não de asneiras

    ResponderEliminar
  5. há pessoas com atitudes lamentáveis.
    temos de as combater.

    ResponderEliminar
  6. Fizeram muito bem não deixem que estraguem este espaço

    ResponderEliminar
  7. Os que aqui andavam a sujar a alcatifa da sala, trocaram agora o certo pelo incerto. Perderam a visibilidade que tinham.
    Tenham muito bom proveito e muito sucesso na espelunca que agora frequentam: agora já podem cuspir pró chão e sujar as paredes à vontade.

    pra mim é um descanso

    ResponderEliminar
  8. concordo com o novo sistema.só espero que não se utilizem dele para censurar opiniões que não sejam do agrado de quem faz este rastreio.

    ResponderEliminar
  9. @Katy@
    Últimamemnte tem dado algum trabalho manter esta casa limpa por razões que se conhecem. Daí as medidas tomadas.
    O critério em uso jamais se baseou na diferença de pontos de vista, que é salutar e se encoraja.
    Para nós o debate é essencial.
    Não vale é chamar nomes. Muito menos ofender.

    Ponha-nos à prova!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite a todos

    Nunca gostei da cobardia do anonimato. É demasiado rasca e demasiado fácil.

    ResponderEliminar
  11. Não virá mal ao mundo e a este blog se ele continuar a fomentar o debate e a circulação de ideias entre as pessoas que estão verdadeiramente interessadas nisso.

    Sendo livre e gratuita a inscrição, não vejo que estejam postos em causa princípios e garantias gerais que todos defendemos.

    Faz todo o sentido trocar a quantidade pela qualidade dos comentários.

    Quem acha que tem direitos e os reclama, não pode queixar-se de que lhe censuram os disparates

    ResponderEliminar
  12. Completamente de acordo @question mark?
    Por mim, só comentavam as pessoas registadas no blog, assim cada um é responsável pelo que diz!

    ResponderEliminar
  13. capitão gancho27/03/06, 16:04

    a verdade choca é o único comentário que me apraz fazer pois não há poder mais cobarde que o poder inquisitorial.

    ResponderEliminar
  14. Se a pessoa estiver registada, e não se esconder cobardemente sob o anónimato já poderá dizer o que mais lhe aprouver, porque assim,só essa pessoa é responsável pelo que escreve!
    Coragem não é dizer o que lhe dá na real gana... coragem é dize-lo assumindo a sua identidade.

    ResponderEliminar
  15. @capitão gancho
    Que moral é que o capitão gancho tem para fazer tal afirmação? Diga quem é mostre a cara e depois falamos de inquisição.

    Uma boa sugestão de leitura para si é precisamente o "A Revolução dos Bichos - O Triunfo dos Porcos" uma obra de referência de de George Orwell.

    ResponderEliminar
  16. Sou da opinião, vendo a discussão aberta por este tema. O termo "censura" não tem muito a ver com o que estamos aqui a discutir. A questão é, cortar palavras, ofensas, comentários desanexados acho muito bem. Uma boa maneira de se evitar isso é restringir este blog apenas a comentadores registados para evitar que tal aconteça, seria uma solução, mas pode de certa forma inibir opiniões mais controversas.

    Tenho a mesma opinião da @Katy@: e as opiniões que não são do agrado de quem administra este blog?? Qual é a garantia dada para podermos estar livres de comentar livremente?

    ResponderEliminar
  17. Já há algumas semanas que não escrevia qualquer post neste espaço e, confesso, ´já estava a perder o interesse em entrar no blog devido ao estrangulamento de que ele vinha sendo vítima, tal a quantidade de boçalidades, idiotices e insultos que se tinham que ler antes de consultar ou proferir qualquer opinião mais interessante.
    Daí que, concordo inteiramente com as medidas agora propostas pelos administradores do blog, para lhe voltar a conferir nível e dignidade, como merece.
    Quando se pretende impedir o alastramento das imbecilidades e ofensas cobardes escondidas na capa do anonimato, não se trata de censura mas sim de SERVIÇO À COMUNIDADE!

    ResponderEliminar
  18. Pois...isto do anonimato é mt giro. Mas o que será necessário para uma pessoa ser considerada de corajosa e séria?! Basta ter um nome escrito a azul?! Penso que o número do BI era mais fiável, e já agora a morada de residência. Não será o "metemaisum" igual a um "sume de sumol s/espinhas" a um "question mark?" ou mesmo a uma "analsd"?!(desculpem usar os vossos nicks,só pa expôr a ideia)
    Ou será que os administradores irão publicar uma lista correspondente aos respectivos números de BI e morada?! Ou guardar essa lista para matar a sua própria curiosidade e interesse?!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  19. @nicks
    Não se trata duma questão de curiosidade ou de interesse pessoal, trata-se pura e simplesmente duma questão de responsabilização. Por exemplo, não sei quem tu és mas o teu comentário absolutamente inocente é publicado, não tenho qualquer responsabilidade com essa publicação. Um comentário ofensivo colocado por um qualquer anónimo é responsabilidade jurídica dos que dão a cara neste espaço. Se há gente irresponsável que inicia blogues anónimos, não será certamente responsabilidade minha e certamente não desejarás que seja responsabilidade tua.

    ResponderEliminar
  20. @Sume de Sumol
    Assim é chover no molhado.
    O comentário que reservei à Katy vai inteiro para si. Não dá para perceber? Quer garantias por escrito? Quer dar algum exemplo de opinião que tenha emitido “menos do agrado etc…” e tenha sido cortada?
    Vamos é deixar de ser anjinhos e falar claro: há regras mínimas de decência que convêm cumprir. Quem achar que tem direitos especiais, e quer tratamento preferencial, tem na sua própria “casa” o melhor sitio para os exercitar e reclamar.

    O Sume já imaginou ter alguém à sua mesa, a quem tenha servido um prato de sopa, que lhe cuspa na dita?

    @metemaisum
    Nem mais!!!!!

    ResponderEliminar
  21. @nicks
    o question mark? está registado e, não tenha dúvidas que responderá sempre por aquilo que escreve. E ao emitir uma opinião procura não ofender deliberadamente ninguém.
    O verbo construir implica muito trabalho e dedicação mas é de longe muito melhor que o verbo destruir.

    ResponderEliminar
  22. @nicks,

    Já referi por diversas vezes o meu nome, não o volto a fazer!
    Se tiver que ser chamada à responsabilidade por algo que venha a escrever, há um email e um nome associado a este nick, assim a responsabilidade é so minha e não estou a por em causa mais ninguém!

    ResponderEliminar
  23. capitão gancho28/03/06, 12:27

    para C.Viegas
    queres saber a n/identificação para
    depois nos colocarem na lista negra
    da oposição ao regime e como consequência de isto tudo é os nossos filhos não arranjarem emprego na Camara e outros serviços onde v. têm influência.
    Quanto ao Triunfo dos Porcos" uma obra de referência de de George Orwell.
    Quero-te informar que ainda tu estavas a tentar descobrir quem eras, já a biblioteca itinerante de Mértola me propiciava essa leitura.

    ResponderEliminar
  24. Pedro Costa28/03/06, 14:35

    Acho que a situação não está favorável para quem critica. Aparecer o nome da pessoa, ou qualquer identificação poderá ter repercussões muito delicadas para aquele ou aqueles que terão a ousadia de o fazer.

    ResponderEliminar
  25. @capitão gancho
    Essa da lista negra é experiência pessoal de outros tempos? Era assim que funcionava?

    No que se refere aos hábitos de leitura é provável que se é mais velho que eu tenha lido "O triunfo dos porcos" em primeiro lugar. Também por esse motivo poderá ter tido uma relação mais cedo com a biblioteca itinerante de Mértola mas só pela razão da idade.

    ResponderEliminar
  26. Incrível!
    Depois de ler todos estes comentários tive de ir ver qual era o tema do post!
    Mas o blog está substancialmente mais agradável e sem "novelas da vida real ou não"!
    No início, confesso, não me pareceu lá muito bem a moderação de comentários, mas agora é possível verificar que surtiu efeitos. Podemos continuar a emitir as nossas opiniões, melhorar, construir, criticar, mas sempre identificados e sem atingir a liberdade de terceiros.
    Mais uma vez, uma atitude sensata! A continuar...

    ResponderEliminar
  27. Ah! E confessem, têm saudades da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian! Eu tenho...

    ResponderEliminar
  28. @carlos viegas
    Percebo a ideia, mas talvez não me tenha explicado da melhor forma. O que queria dizer duma forma mais directa, é que quase todos os nomes que estão registados, não estão identificados, ninguém sabe quem eles são. Talvez o nome de Silvia, ou de Analsd ou o teu, revelem realmente quem são as pessoas em causa, estão portanto identificados, agora os outros nomes não passam de anónimos.

    @question mark?
    Mas no entanto não estás identificado. Eu com um nome qq poderei sempre responder pelo que digo. Afinal "exige-se" que todos se identifiquem, ou apenas se registem?! São coisas diferentes, sendo iguais para os administradores.

    @Analsd
    Lá tás tu com essas tuas reacções. Referi que apenas iria utilizar os vossos nomes pa explicar a minha ideia, não me dirigi a ninguém em específico. Mas pronto....
    Bem sei que há um email associado, e um nome, mas achas que isso é uma identificação?!?! Eu chamo-lhe registo.

    ResponderEliminar
  29. @nicks
    Os administradores tem conhecimento de quem são todos os participantes ainda que os seus nomes possam possam se assim o entenderem ser mantidos reservados. No entanto em caso de necessidade cada um pode ser responsabilizado pelo que escreveu.

    ResponderEliminar
  30. @Nicks
    Está a bater numa tecla fora do piano.
    Enquanto você põe a identidade como uma questão central, a mim isso pouco me interessa.
    Interessa-me muito mais o que escreve, a sua opinião e o que pode trazer de acrescento construtivo ao assunto/tema/debate.

    Eu perante a administração do blog sou conhecido. Ponto final.
    O meu comportamento é que dita e mantêm a minha presença e não o facto de eu estar ou não registado. Percebe?
    O registo só evita trabalho de limpeza nos bastidores, e é um acesso directo à caixa de comentários.
    Você insiste noutra linha de pensamento. Lá terá a suas razões pelo que deve experimentar um blog administrado à sua maneira e em campo aberto, e esperar pelos resultados que não tardarão: invadem-lhe a barraca e partem-lhe a mobília toda.

    Ou ainda não percebeu que pode registar-se e não assinar o que escreve com o seu nome de registo, e portanto, sem ultrapassar os limites da decência, mandar as suas farpas??

    ResponderEliminar
  31. Zé do Telhado29/03/06, 12:11

    Ora se já se viu que o Carlos Viegas chame porcos aos outros....Ele parece que nem se conhece....

    ResponderEliminar
  32. sr Carlos viegas,os livros que aconselha são mesmo a prova de que o sr é um tumor na sociedade.


    enquanto existirem comunistas a dirigir certos orgãos de mertola ou com influencia dentro dos mesmos,nunca este conselho sairá da porcaria em que está.Quando digo comunistas refiro-me tambem aos socialistas,pois,como sabemos aqui em mertola a coisa é a mesma.enquanto não meterem os cravos vermelhos e Abril dentro de uma sanita,nunca as nossas gentes vão saber o que é a palavra progresso e evolução.enquanto esta ditadura vermelha de um esquerdismo reles e sujo continuar neste conselho,as gentes da nossa terra vão continuar a ser ignorantes,cegas,e os jovens vão continuar a ter a cultura dos charros de manhã á noite,e do alcool para dar uma moca melhor.esta é a verdade destas terras.

    ResponderEliminar
  33. @question marks?
    Eu estou a comentar e a colocar uma questão, e não a mandar farpas só para arranjar confusão, isso que te fique bem claro.Não penso que seja uma tecla fora do piano, tanto se tem falado aqui nos anónimos e na coragem para admitir o que dizem, já se falou inclusive na possibilidade de apenas os registados poderem comentar. Tenho falado disso mesmo, não estava a impor nenhuma linha de pensamento, apenas estava a distinguir 2 coisas que eram aqui confundidas mas pronto...já vi que a razão e a verdade suprema não está do meu lado.

    @Calos Viegas
    O que é um caso de necessidade?

    Anonymous 7:21
    Pois...as nossas gentes continuam ignorantes, enquanto este "conselho" continuar assim.

    ResponderEliminar
  34. @zé do telhado
    Não percebi se me estás a querer chamar alguma coisa ou se és só pouco inteligente...

    @anonimo das 7.21
    com esse discurso ficou bem claro onde está o tumor.

    @nicks
    Caso estejas identificado e te estiques naquilo que escreves e alguém queira responsabilizar-te é um caso de necessidade!

    ResponderEliminar
  35. @Carlos Viegas
    Ou seja, caso alguém se estique(porque serei logo eu?!) tu fornecerás essa identificação a quem o desejar, certo?

    ResponderEliminar
  36. @nicks
    Caso tu ou outro qualquer se estique não forneço a identificação a quem desejar, forneço-a a quem a ela tiver direito legalmente. Assunto encerrado.

    ResponderEliminar
  37. xiribitata31/03/06, 15:19

    Rapaziada deixem-se de lutas com o sr. carlos viegas, então não se vê que ele é tendencioso! se por acaso lhe caíres no goto ou fores amigo, tens tudo! até pancadinhas nas costas e alguns abracinhos.

    ResponderEliminar
  38. @xiribitata
    Não sei se percebes-te que os comentários de não inscritos no Blog estão sugeitos a moderação. Não adianta mandar muitos iguais, só um é que é publicado.

    Já agora se ser tendencioso é quando alguém nos cai lhe no goto e é amigo, lhe retribuimos com tudo, até pancadinhas nas costas e alguns abracinhos, então estás certo sou tendencioso.

    ResponderEliminar
  39. @Carlos Viegas
    Epá tava a tentar perceber o funcionamento, calma não te stresses, tava perguntar de boa fé. Talvez a tua reacção seja normal, já que és mt criticado, mas n o tava a fazer com esse propósito.
    Passem Bem

    ResponderEliminar
  40. Embora nada tendo para dizer acerca do post, há um comentário que me merece, embora não merecendo o autor, algumas considerações.

    Trata-se do comentário feito por um tal de anonimo, que a páginas tantas tece considerações sobre a ignorância das gentes e juventude do conCelho. Pois caro anonimo: sou de mértola e jovem, e penso que opiniões que generalizam, caso da sua, são sempre alicerçadas em falta de conhecimento, isto é, ignorância.
    Não sei se leu a obra de Orwell, tenho as minhas dúvidas. Eu li, assim como, li os surrealistas, os situacionistas, a beat generaion, etc. E afirmar que o triunfo dos porcos é uma obra comunista é claramente ignorância de quem não a leu, ou lei uma tradução, no minimo, duvidosa.

    Para sua informação/formação o "triunfo dos porcos" é uma fábula politica, que relata a história de uma revolução entre os animais de uma quinta e o modo como o idealismo foi traido pelo poder, corroido pela corrupção e a mentira.
    Haverá ideal politico mais idealista que o comunismo? eu não conheço mais nenhum. Para que não fique com dúvidas , não sou de esquerda ou direita... sou de Mértola.

    JDR

    ResponderEliminar
  41. uma fabula politica.idealismo traido pelo poder,corroido pela corrupçao e a mentira.pois é fingido...lembre-se da uniao sovietica e torne-se num bom fascista que é aquilo que voçe devia ser se fosse inteligente.

    ResponderEliminar
  42. Não é ser advogado do Fingido, mas lembre-se anónimo, que os fascistas (e dos belos) tambem foram traidos pelo seu idealismo arrogante, foram inclusíve corruptos e mentiros, mas todos acabaram na maior das desgraças, sendo os maiores ditadores e sanguinários que Deus trouxe ao mundo. Se você fosse inteligente nem faria comentários acerca do fascismo. Mais valia tar calado amigo.

    ResponderEliminar
  43. borges_nefasto04/04/06, 13:24

    há algum tempo que consulto este blog.acho-o bom e com qualidade.Não sou de Mertola mas adoro essa vila.eu andava a tentar evitar participar nestes comentarios mas há coisas que me provocam uma certa ira.gostava que me fosse explicado qual a diferença entre o comunismo e o fascismo no que diz respeito a Democracia.E já que se transformou isto num debate politico,expliquem-me quantos mortos inocentes e pessoas torturadas causaram estas duas ideologias no mundo.uns sao patriotas os outros são nacionalistas.será que ambos aceitam que existam pessoas que nao concordem com eles e até tentem depor as suas ditaduras?

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.