Vamos falar de


terça-feira, 7 de março de 2006

Dia Internacional da Mulher - é amanhã!!

(Actualização)

No dia 8 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas p/dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E infelizmente, não é uma luta que diga respeito só ao passado.

Mas não será o próprio Dia Internacional da Mulher uma discriminação? Não deveria este dia ser abolido e passar a ser o Dia Internacional da Humanidade ou do Homem?

46 comentários:

  1. as melheres não deviam ter dia, nem trabalho, nem nada. so deviam tar em casa ao pe do fogao e dos filhos!

    ResponderEliminar
  2. parece-me que o 1º comentário foi uma brincadeira mas....a maior parte das pessoas não tem sentido de humor!cadÊ o sentido de humor das pessoas,não estão fartas de levar a vida tão a serio????
    Mulheres /homens ao fogão ou longe dele não interessa!Há que manter uma mente limpa sem preconceitos ao pé ou longe do fogão!há que apostar na educação de todos e este dia da mulher deixa de fazer sentido!temos que fazer que cada mulher se sinta bem no papel que desempenha ao pé ou longe do fogão!

    ResponderEliminar
  3. todos sabemos que tambem há mulheres bastante inteligentes e que gostam de alargar os seus horizontes, nesse caso compra-se-lhe um fogão com 7 bicos e manda-se alargar a cozinha.E não esquecer que elas tb precisam de sair de casa, enquanto o chão seca.

    ResponderEliminar
  4. O homem tem os dias todos do ano

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que deveria deixar de existir Dia I. da Mulher e também as tais cotas como diz a @maria gustava dos prazeres e morais.
    Acho que para haver efectivamente igualdade este tipo de coisas tem que desaparecer!
    Ah, e não me venha já um homem a seguir por "igualdade? porque é que não vão trabalhar para as obras?"
    As mulheres e os homens são muito diferentes anatomicamente... temos que ser iguais nas nossas diferenças!

    ResponderEliminar
  6. Nem parece que o homem saiu da barriga de uma MULHER. Se é o ser que mais adoramos é a nossa mãe, pois se não fosse ela não estariamos cá, é claro com a ajuda dpo homem, mas até já isso não é necessário físicamente.Porquê tanto machismo? Há e porque é que os homens gostam de mulheres? É para estar em casa a fazer o jantar?
    Ui acho que me excedi um pouco. Sorry

    ResponderEliminar
  7. Enquanto houver discriminação das mulheres em relação a empregos e machismos idiotas, faz todo o sentido as mulheres terem um dia. Acho muito bem elas celebrarem este dia, não só pelo significado, mas pelo menos neste dia, põem de parte obrigações que têm que fazer sozinhas todos os dias (tratar da casa, dos filhos, compras etc...)

    Mas cada vez tenho mais a noção que a balança desiquilibrada que existia ha anos se esta a equilibrar, em termos de direitos e igualdades. Só foi possível porque lutaram e reenvidicaram o que lhes pertence. Mai nadda!!! no dia 8 de Março venham à taberna que há vinho à borla!

    ResponderEliminar
  8. Eu só gostava de pôr uma questão.
    Vai tudo mulheres ou os motoristas dos autocarros são homens? É que se são homens as mulheres não vivem a 100% o espírito da coisa, que é passar todo o dia na galhofa sem aturar homens.

    ResponderEliminar
  9. Pois eu cá não acho que ajam diferenças entre mulheres e homens, para mim têm os mesmos direitos e obrigações, tanto defendo os homens como as mulheres quando têm razão e ajudo quando alas precisam de ajuda. Agora não me peçam para pôr em igual patamar os maricas e as lésbicas porque não dá. Ou bem que se é homem, ou bem que se é mulher, um bicho assim que fique a meio dos dois é impossivel. Não é pão nem bolo, é uma costa mal amassada.

    ResponderEliminar
  10. @batman - Com uma conversa dessas deves ter um "picozinho"!

    ResponderEliminar
  11. @batman
    percebo que essa sua posição,não é mais do que fruto da ignorância!se calhar tem algo dentro de si e que não sabe explicar.... não sabe...lidar e por isso toma essa posição,será? sai do armário.....

    ResponderEliminar
  12. Tenho, por acaso tenho um picozinho aí com uns 18cm, mas não o apresento a toda a gente, quanto à minha ignorância mais não é que a dificuldade em perceber como é que se vem ao mundo sendo uma coisa e depois querer-se ser outra completamente diferente.

    ResponderEliminar
  13. 18 cm pra quê rico, se não lhe dá uso ...

    ResponderEliminar
  14. que faça muito proveito dos seus 18cm e muitos homens e mulheres felizes! nunca se sabe o dia de amanhã!

    ResponderEliminar
  15. Sim se calhar só dou uso a 17 o outro não cabe

    ResponderEliminar
  16. @bATMAN
    Não há nada como experimentar os dois para perceber, é um tira dúvidas, ou, por vezes empate. Alias com 18cm, até é uma pena não avançar.

    ResponderEliminar
  17. Vocês, sem dúvida, estão mesmo a fazer comentários no âmbito do Post... sinceramente!

    ResponderEliminar
  18. não deve demorar e vamos ter a censura a bater á porta!

    ResponderEliminar
  19. Então não tem a ver com o post? Não estamos a falar no dia da mulher e naquilo a que elas têm direito? Faz parte!

    ResponderEliminar
  20. Caros Bloguistas, não é censura é bom senso, se os comentários continuarem neste tom vou mesmo começar a limpar a casa!

    ResponderEliminar
  21. Quando Deus fez o homem disse "Posso fazer muito melhor"...então depois fez a mulher. Falam, falam, falam, mas o que seriam os homens sem as mulheres?O que interessa é que o dia é delas e para elas, merecendo toda a comemoração. atirando foguetes e apanhando as canas. E viva às mulheres...

    ResponderEliminar
  22. AS MULHERES SÃO A MELHOR COISINHA QUE HÁ POR AI... DESEJO A TODAS ELAS UM FELIZ DIA DA MULHER. BEM O MERECEM, TÊM FEITO MUITOS PROGRESSOS, PENA QUE EM MUITOS PAÍSES AINDA SEJAM ESCRAVAS DA SOCIEDADE.

    ResponderEliminar
  23. O homem sempre teve o seu lugar de destaque na sociedade e a mulher não. Antigamente a mulher que fumava era considerada puta, ao homem até ficava bem. Acho muito bem que seja assinalado no calendário mundial, um dia dedicado ÀS MULHERES, que lhes seja dado o devido valor. O homem é que não necessita de ter um dia no calendário, pois sempre teve a vida mais facilitada em tudo. Deixem de ser machistas.

    ResponderEliminar
  24. Ainda há homens que merecem a nossa consideração. Em nome das mulheres um muito obrigado aqueles que sabem dar algum valor aquilo que nós somos e merecemos. É pena que alguns ainda não o saibam, e que as maltratam sem razão. É realmente triste saber que ainda muitas mulheres e também crianças sofrem bastante.

    ResponderEliminar
  25. é isso e andar a calada da noite nos montes...

    ResponderEliminar
  26. Assim como nem todos os homens são iguais, tb as mulheres são diferentes umas das outras. Fale só por aquelas que conhece, pois nem todas andam pela calada da noite nos montes.
    Enquanto nos estamos em casa a fazer o comer e a cuidar dos filhos, "vocês" estão no café bebendo belas cervejas. Mas repito nem todos são iguais.Ainda bem

    ResponderEliminar
  27. @papo-amarelo,
    espero sinceramente que tenha aprendido a lição, como parece, é que, realmente, cada vez são menos as mulheres dispostas a aturar de tudo um pouco que os homens fazem!!
    Como mulher asseguro-lhe que, a sua conversa tá boa, mas, não será só "fogo de vista"?

    ResponderEliminar
  28. @papo_amarelo
    E você onde é que fica? Sem barriga, com barriga ao fogão, ou com barriga ao balcão?...e quanto ao sofá? o que é que me diz??

    Espero que não leve a mal, estou só a jogar conversa fora!

    ResponderEliminar
  29. amanhã vou dar um beijinho à minha miúda e dizer-lhe que a amo demais.
    Espero que ela não ache estranho

    ResponderEliminar
  30. Pois eu o ano passado fui dar um beijo à minha levei com um trapo encharcado no focinho. Se não me ponho a milhas acabava-me com o canastro. Este ano fico quieto a ver se o dia passa sem incidentes.
    Ufa !!!

    ResponderEliminar
  31. Dia da mulher, cotas para as mulheres, descriminação positiva para as mulheres, etc a maior parte propostas por homens.
    Acham que faz algum sentido hoje em Portugal? As mulheres são mais, desempenham cada vez mais cargos decisivos, sempre tiveram um papel preponderante na sociedade, basta quererem.
    As mulheres devem assumir-se TODOS OS DIAS e não refugiarem-se nestas comemorações ridículas que em nada as prestigiam - jantares, idas a bares, strips masculinos

    ResponderEliminar
  32. Passei o dia 8, sem incidentes. Vá lá, escapei de boa.
    Ela ainda me olhou de atravessado quando me mostrou a flor que tinha recebido da câmara, mas eu fiz que não era nada comigo.

    ResponderEliminar
  33. É como diz o ditado: “no melhor pano cai a nódoa”, tenho lido com gosto os seus comentários, no entanto e apesar de, quanto a mim, querer dar um ar de consideração, denota-se algum machismo recalcado.
    Vocês, homens, habituaram-se a ver nas mulheres a salvação e a culpa para todos os vossos males, certo? É por isso que considero que uma sociedade liderada por mulheres será uma sociedade mais justa, mais organizada, mais íntegra, pois, estas são qualidades intrínsecas à generalidade das mulheres, habituadas a… “serem mulheres, profissionais, cozinheiras, arrumadeiras, mães dos filhos e mães dos maridos.”
    Não concordo quando refere algumas actividades considerando-as desprestigiantes, passo ao lado dos jantares e idas a bares, por razões óbvias! Quanto aos strips masculinos, não são uma das minhas preferências, mas também não tenho a pretensão de achar que, o que não o é, seja por isso desprestigiante ou depreciativo! O sexo, meu caro Papo de Pisco, e aposto que concorda comigo, é parte deveras importante, independentemente do género. Sejam quais forem os motivos que conduzem as pessoas a estes espectáculos, sendo os seus, serão, no mínimo, aceitáveis, ou não?
    A “mais velha profissão do mundo” só o é, porque continua a ter “mercado”, e, quem sabe, sinal do “progresso” é também a crescente prostituição masculina, cada vez mais, quem não tem em casa, procura fora, também, independentemente do género!
    E quanto a sermos muitas, somos, mas pouco unidas, e enquanto algumas continuarem a “lamber as botas” aos homens porque acham que são melhores que as outras, a “quantidade” não nos beneficia!

    ResponderEliminar
  34. Acho engraçado a forma como as mulheres se sentem picadas pelas brincadeiras dos homens, embora por vezes tenham alguma razão, acho que se excedem. Em relação ao dia da mulher penso que este é aquele dia em que elas saiem de casa para puder fazer aquilo que tem vontade durante todo a ano mas apenas nesse dia não são recriminadas, nem pelos homens nem pelas mulheres.Sim, pelas mulheres pq se formos ao fundo da questão elas é que procuram confusão, elas conseguem sair nesse dia que devia ser de divertimento transformá-lo numa pré coscuvilhice para no dia seguinte falar mal das próprias companhias, às vezes até se discuidam e falam mal delas próprias. Mas claro, não são todas iguais embora sejam a maioria. jinhos para todas as mulheres do mundo até aquelas que exercem aquela tal profissão mais antiga, pois também merecem um carinho anual.

    ResponderEliminar
  35. Jinhos pra mim também gordilho?

    ResponderEliminar
  36. O problema das brincadeiras dos homens, (não digo todos, mas a maioria)é que lá no fundo são portadoras do machismo que está enraizado na sociedade! Nas pessoas mais velhas, não é aceitável mas dá para compreender porque viveram numa época diferente! Agora ver meninos da minha idade, sem saber estrelar 1 ovo, passar uma camisa ou simplesmente fazer a cama,é completamente inaceitável! E não sabem porquê?! Porque pensam que a mãe ou mulher são as suas empregadas domésticas!
    A culpa é de ambos, dos filhos/maridos mimados e das mães/mulheres que os habituaram mal!!! Minhas ricas senhoras... a necessidade faz tudo, se não houver quem lhes faça, eles tem que fazer sozinhos (e aprendem a fazer... se aprendem)!!!

    ResponderEliminar
  37. Esse comentário tem que se lhe diga. No meu caso não me serve o carapuço pois desenrasco-me na lida de casa melhor que muitas mulheres mas já que falou nisso diga-me qual é a precentagem de mulheres que sabe mudar um pneu ou mesmo saber onde se encontra a agulheta para ver o nivel de oleo do seu p´roprio carro?
    À coisas que não tem que ver com machismo mas sim com jeito e educação, há homens com muitos defeitos mas também há aqueles que surpreende todos os dias

    ResponderEliminar
  38. @gordilho
    Francamente!...cada vez que querem falar mal das mulheres lá vem a conversa das coscuvilhices, vocês também gostam de bisbilhotar na vida alheia.

    Adoram o dia da mulher para ver as figuras que elas fazem, excepto os que ficam com os filhos em casa nesse dia!
    Eu cá, não festejo o dia da mulher, ou melhor, não preciso de desculpa para fazer figuras, faço o que quero, com quem quero, quando quero e ninguém tem nada com isso! e acho que exceptuando algumas "ovelhas ranhosas" que vão ao jantar e depois se armam em púdicas, a maioria das mulheres que lá vão, pensam da mesma forma, pelo menos naquele dia! Só por isso, acho que já valia a pena!
    Mulheres desta terra, pensem bem, porque só temos esta vida, será que vale a pena estar sempre a pensar no "status" e no que os outros dizem???

    ResponderEliminar
  39. Nunca mudei um pneu (não tenho carro, nem carta), mas parece-me que é uma tarefa que exija força fisica! Há uma coisa que tem que ser compreendida, a anatomia do homem e da mulher é mto diferente! É sabido que os homens (na sua maioria) tem mais força fisica que as mulheres! Temos que ser iguais nas nossas diferenças! Agora para passar roupa, cozinhar, etc, não é necessária força fisica, certo??

    ResponderEliminar
  40. Porque é que doi tanto aos homens que as mulheres tenham um dia?

    ResponderEliminar
  41. @gordilho
    Francamente, outra vez?
    Porque ou é a conversa das coscuvilhices ou da mudança do pneu!!
    Se não estivesses identificado, diria que eras um grande machista, mas assim, tás desculpado!
    Arranja lá outro argumento!

    @ana_lee
    Francamente, também com a conversa do passar a roupa a ferro, até parece que é só o que as mulheres sabem fazer que os homens não sabem!

    ResponderEliminar
  42. É só um exemplo...não se exalte!!!!

    ResponderEliminar
  43. Eu venho numa de relax a mandar beijinhos e tudo pra todas vós e sou tratado assim?
    Chego à conclusão que vocês apenas querem discutir, vou mas é dar beijinhos pra outra freguesia que vocês não merecem nem um cesto de roupa suja por passar.Eu acho que as mulheres é que ainda não se habituaram a serem bem tratadas pelos homens são mais do tipo "Dá-me fuerte" AHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  44. @gordilho
    Francamente, como és jovens vou-te desculpar essa do "dá-me fuerte", nós Mulheres portuguesas é mais... em português! Claro para os homens que "aguentam"!

    ResponderEliminar
  45. vivam as mulheres ke aguentam com o "dá-me fuerrtee" !!!!!
    e não lhes dói a cabeça, as pernas, a barriga, o sovaco, etc, e ke kerem coisas novas ... só pra exprimentar ... vivam!

    ResponderEliminar
  46. @anónimo das 5.03
    eu sou dessas mas ainda não encontrei o parceiro ideal ...

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.