Vamos falar de


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Boletim Municipal com nova imagem


A Câmara Municipal de Mértola acaba de lançar o nº 1 do "MÉRTOLA - INFORMAÇÃO MUNICIPAL" uma versão renovada do Boletim Municipal. Aqui fica a primeira página e o link para a versão digital.

http://www.cm-mertola.pt/cm-mertola/upload/cm-mertola/img/InformacaoMertola1.pdf

53 comentários:

  1. Já folheei a nova proposta do Boletim Municipal e fiquei decepcionada.
    Fotografias com luz em excesso, selecção de cores um desastre, lettering de gosto duvidoso.
    No geral nada apelativo. Do ponto de vista estético está entre uma vulgar brochura da Moviflor e um não menos vulgar catálogo promocional do Intermarché.

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo, muita fotografia e pouco conteúdo. Muito investimento num boletim que apesar de extremamente caro pouco ou nada tem a haver com outros boletins de municípios com maiores orçamentos. Esperava um pouco mais sinceramente. O grafismo está ok, mas não revela mais nada, fiquei a saber o mesmo. Este blog é no meu ver, bastante mais informativo.

    ResponderEliminar
  3. sem duvida ,tens toda a razao pedro.

    ResponderEliminar
  4. @pedro costa
    qual grafismo?
    Os títulos? Os subtitulos? O corpo dos textos? A paginação?
    ????????
    ????????
    não percebo

    ResponderEliminar
  5. @Cobracapelo
    A rica tá decepcionada, optimo significa que tinha espectativas o que significa que tem cerebro.
    "Fotografias com luz em excesso, selecção de cores um desastre, lettering de gosto duvidoso", quem sou eu para por em causa o seu gosto.
    "No geral nada apelativo. Do ponto de vista estético está entre uma vulgar brochura da Moviflor e um não menos vulgar catálogo promocional do Intermarché".
    Boa comparação porque eu sou fã dessas punlicações, não perco nenhuma, mas gosto mais do catálogos do Lidle.

    @Pedro Costa
    Muita fotografia e pouco conteudo? Oh doce então desde quando é que fotografias não são conteúdo (Uma fotografia vale mais que mil palavras, ou nãi?).
    Extremamente caro? Já que está tão bem informado, diga-me lá quanto custou este e quanto é que custam os tais das Câmaras com maiores orçamentos.
    Safou-se o grafismo e o Blog, já não é mau.
    Palmas para o rico
    uauuuuuu

    ResponderEliminar
  6. @ermelinda
    olha filha, podes apoiar de olhos fechados, podes contrariar só porque o que digo não alinha, podes até afirmar que o rei não vai nu, e que o guadiana vai em primeiro na classificação, mas o boletim está aí pra se ver, é o que é e pronto cada um vê à sua maneira. Tu apoias porque sim eu faço críitica construtiva, dando ideias para melhorar. recuso-me a ser ovelha em rebanho.

    ResponderEliminar
  7. Também não gostei!Mas n sabia que havia tantas cobras em Mértola!Pelo menos sabemos umas coisitas banais da nossa vila!

    ResponderEliminar
  8. sabe umas coisitas banais da vila por haver cobras ou por haver boletim?

    ResponderEliminar
  9. Tou espantado com a tal de cobra atão a gaja diz que faz critica construtiva. Porra que se aquilo é critica construtiva eu vou ali já venho.
    Parece-me que se as fotografias tem luz em excesso a selecção de cores é um desastre e o lettering de gosto duvidoso a critica construtiva da gaja tem pouca luz a selecção de cores é muito boa e a letra é a porra que o comentário tem seleccionada, resumindo uma ...

    ResponderEliminar
  10. @cobracapelo
    Olhe filha, em primeiro lugar não a tratei por tu portanto agradeço respeitinho.
    Em segundo lugar não se trata de apoiar de olhos fechados, trata-se de verificar que você só vê por um olho e prefiro não dizer por qual (direito ou esquerdo claro)
    Terceiro lugar você anda a ver muitos reis nus sua depravada, conte lá alguma coisa de geito, vá lá não seja garganeira, conte lá.
    Em quarto lugar cá pra mim o Guadiana vai sempre em primeiro com uns rapazes tão geitosos vai sempre em primeiro.
    E em quinto lugar, tal como você diz o boletim está aí pra se ver, é o que é e pronto cada um vê à sua maneira.
    Em sexto lugar eu não disse que apoiava nem que desapoiava eu disse é que você era parva, percebeu ou quer que eu lhe faça um desenho.
    Agora se a rica é ovelha com ou sem rebanho isso já não sei mas veja se arranja carneiro porque assim não se safas.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. @ermelinda
    ao tratar-me por "a rica" é de despeito que se trata. Percebe-se logo que você é do regime e prefere não enfrentar e levar a conversa para outro campo à falta de argumentos. Não estou interessada. Fica a minha opinião sobre o boletim. Sobre aquilo que referi em concreto você não contradiz nada, limita-se a brincar com as palavras e a ofender-me: "ser ovelha em rebanho" significa dizer amen a tudo, Você manda-me procurar carneiro e baixou de forma estúpida o nível da conversa.
    Já percebi que é uma reles serviçal de quadros do regime.
    Tenha muito bom proveito, rica !

    ResponderEliminar
  12. ah agora eu sou uma serviçal do regime? E você de que regime é serviçal rica?
    A rica ficou ofendida? Então desculpe esta pobre serviçal do regime que de tão boçal e reles põe o dedo nas feridas e sem intenção ofende as pessoas.
    Mas olhe penso que afinal você tem razão, a luz das fotos do boletim fere os olhos, é uma coisa horrivel.
    Adorei o seu ar impoluto e absolutamente insuspeito a dar uma opinião igualmente impoluta e insuspeita sobre o dito boletim. Eu quero lá saber do boletim eu quero mesmo é chatea-la, percebeu rica.

    Quando encontrar o dito faça bom proveito dele ( o carneiro claro)

    ResponderEliminar
  13. @ermelinda
    És uma reles serviçal do actual regime e tens o comportamento ovino de um rebanho. Está tudo dito. És tão vulgar que quando isto mudar outra vez, vais bater palmas aos novos donos. É o destino das queques como tu sem coluna vertebral.

    ResponderEliminar
  14. @cobracapelo
    Oh rica fiquei excitada com a coluna vertebral, você tem? Onde se compra?

    ResponderEliminar
  15. Comentando o tema do Post, o Boletim Municipal de Mértola. Na minha opinião podia estar melhor mas penso que é um das versões mais interessantes mesmo em termos gráficos. Quanto ao conteúdo é o de um boletim Municipal, embora também aí se possa melhorar e introduzir outros temas. Quanto a custos e comparações com outros boletins da região, talvez alguém da Câmara nos possa esclarecer, seria um exercício interessante.
    Não resisto é a comentar os comentários acima, a ermelinda tá a dar um baile à cobracapelo que parece que ainda não percebeu que está a ser gozada à força toda.
    Tá com piada continuem!

    ResponderEliminar
  16. acho engraçado, a maneira de apresentar este novo album fotografico da câmara...
    E ja agora onde esta o wally

    ResponderEliminar
  17. desculpem os meus leitores do harry poter mas em ves de dizer "onde esta o wally"... É melhor odizer onde esta o sor Pulido lol......

    ResponderEliminar
  18. @poter
    sim, tens razão, e obrig pela correcção, porque no tempo da outra senhora só aparecia o paulo neto o bento e o patolas.

    ResponderEliminar
  19. Sim senhor,o Folhetim Municipal está muito mais bonito!
    As cores suaves foram uma optima opção, muito condizentes com com a suavidade das medidas tomadas pelo executivo.
    Como diz o nosso querido edil no Editorial: "...porque é indispensável atender aos mais carenciados, alargaremos e intensificaremos as acções que contribuam decisivamente para a coesão social...", estas palavras são claramente consubstanciadas pelas actividades promovidas pelo GDS e largamente divulgadas no Folhetim Municipal.

    ResponderEliminar
  20. tás é com dor de corno. Já se te acabou a avença.

    ResponderEliminar
  21. Sim, assim está melhor, embora ainda mereça, a meu ver, um pequeno reparo: É que deixaram escapar quatro ou cinco fotografias de elementos da oposição, sendo certo que isso, no tempo da “outra senhora”, era impensável. Pois, nesse tempo, jamais alguém se lembra de ter visto algum vereador da oposição retratado no Boletim Municipal.

    ResponderEliminar
  22. Ja que se fala em fotos, em wally´s etc. Se guardaram bem esses antigos boletins, podem contar quantas vezes aparece o protagonista antes, e o protagonista de agora. Não é por nada que uma vez contei vinte. Mas por mim, tudo bem, os bons políticos, e inteligentes, sabem bem usar a mediatização e a sua publicidade, para assim se afirmarem e conseguirem votos.
    A arma da publicidade neste executivo está a ser bem aproveitada, e a sensação com que se fica é que existe mesmo muito trabalho. Ha que dar mérito a quem teve esta ideia (de fazer um boletim de luxo)parvos foram os que tiveram cá antes que não tiveram essa brilhante ideia.

    ResponderEliminar
  23. Viva a crítica construtiva, sim senhor!!
    Um boletim de luxo? Caro? Folhetim municipal? Fotografias com cor, luz?!?!? Album fotográfico da câmara!
    A discutir o que é importante, realmente!!!

    ResponderEliminar
  24. @falei e
    com a memória curta: "parvos foram os que tiveram cá antes que não tiveram essa brilhante ideia".
    Tiveram outras mais brilhantes: muitas viagens ao seixal, muito papel pago em projectos de papel encomendados ao carlos marques e só ao carlos marques, que nunca pensaram fazer, compra da quinta da atalaia, contrução da sede do partido, etc

    ResponderEliminar
  25. Acho vergonhoso que uns e outros que por acaso não se identificam, apenas saibam lançar pedras, tô a ver que nunca devem ter contribuido nem o pretendem fazer em relação ao desenvolvimento do concelho de Mértola.
    Não sou de Mértola, não tenho ai casa, mas vizito com freqência essa Vila Museu, lamento que uns e outros não canalizem o seu tempo para enriquecer um pouco as suas capacidades, e se limitem apenas a pobreza de espirito.

    ResponderEliminar
  26. Já agora, alguem sabe quanto é que custa o Boletim?

    ResponderEliminar
  27. Em Mértola é de distribuição gratuita.

    ResponderEliminar
  28. Vou reformular para que possa entender, daahhhhhhhh.
    Quanto é que custa à Câmara o Boletim?

    ResponderEliminar
  29. não é a Câmara que paga o boletim estúpido.
    somos todos nós.
    todos nós pagámos sempre todos os boletins, sabias??
    desde que há boletins.
    Pagamos isso e tudo o mais.!

    ResponderEliminar
  30. Então eu pergunto de outra maneira oh anónimo esperto e mal educado. Quanto é que nós pagamos por este boletim?

    ResponderEliminar
  31. Bom, estive durante alguns minutos sem saber se me metia na conversa ou não! Decidi que sim, devia intervir.
    Parece-me que se fala de um Boletim Municipal que apresenta as obras realizadas pela câmara. O que tem isso de estranho? Tem muitas fotos? Em primeiro lugar o Boletim não é um Jornal, e por isso o número de fotos acompanhadas por pequenos trechos de textos. Aliás, não sei se os senhores que por aí dizem tratar-se de um despêndio desmesurado, pelas fotos em excesso e pelo próprio Boletim, eu lembro que as taxas de analfabetismo e e abandono escolar do conselho (entre idosos e jovens)é elevadíssima, e por isso se justifica o maior número de fotos relativamente à quantidade de texto (prima-se pela qualidade). Outra questão que pura e simplesmente serve por si só para defender o boletim, assim ou escrito em russo, é a dimensão do conselho. Mértola é o 5º maior conselho do país. Há muitos idosos em S. Pedro de Sólis que há décadas que não vão às festas da mina, ou que nunca foram à feira trans-fronteirissa de vale do poço. Não será serviço público fazer que também eles tenham acesso a apenas umas fotos do que têm sido repetidos sucesso (Festival Islãmico, Festiva do Peixe do Rio, etc, etc...). Não se concentrem no vosso umbigo e lembrem-se que até em Almada há um Boletim Municipal! Horrível, por sinal.

    ResponderEliminar
  32. @anti chico
    e se pedisses a um matematicuzinho que te faça a conta?

    ResponderEliminar
  33. A boa política faz-se com publicidade e jornalismo. Propaganda é muito bem utilizada, Continuem amigos!!!

    ResponderEliminar
  34. concordo amigo...

    ResponderEliminar
  35. Bom dia a todos. A minha opinião acerca da nova imagem do boletim é positiva. O anterior estava mto bom, este é diferente, como concerteza se pretende, e está ao nível do anterior. Parabéns ao sector de imprensa da CMM. Por curiosidade perguntei o preço dos boletins pós 2002 e antes 2002 e os valores são similares. O que se gasta agora mais em impressão é compensado pela avença que havia antes com o Sr.João Honrado, que o preparava. Com a grande diferença que agora o conteúdo é menos politico e mais informativo, as cores não são só duas (preto e branco), mas todas, são mais páginas, artigos melhor feitos e arrumados, com bastantes fotografias a ilustrar os textos, que é óptimo para quem lê mal ou não sabe ler. Obrigado.

    ResponderEliminar
  36. @ Worker
    É assim mesmo. Parabéns pela inspiração e mestria que teve para nos proporcionar um pequeno mas elucidativo post, onde está tudo dito. Já era tempo de alguém dizer alguma coisa de jeito sobre o Boletim Municipal.

    ResponderEliminar
  37. @Worker
    É pá não te esqueças que há:"Fotografias com luz em excesso, selecção de cores um desastre, lettering de gosto duvidoso.
    No geral nada apelativo. Do ponto de vista estético está entre uma vulgar brochura da Moviflor e um não menos vulgar catálogo promocional do Intermarché" palavras de Cobracapelo e ainda mais se te atreves a dizer bem do boletim és "ovelha em rebanho" e "reles serviçal de quadros do regime" palavras também da dita.

    ResponderEliminar
  38. @ermelinda
    "A rica tá decepcionada, optimo significa que tinha espectativas o que significa que tem cerebro." fim de citação

    Esta meiguice, é a sua inicial interpelação ao que eu escrevi sobre o "seu" boletim e que em definitivo contaminou o que poderia ter sido uma troca de opiniões. Mesmo com animosidade.
    Eu limitei-me a ter uma opinião sobre o dito. A sra opinou sobre a minha opinião. Reagiu como se lhe tivessem violentado o físico. Disse ao que vinha. Demarcou-se. Disse o que era. Fez bem, mas podia tê-lo feito sem despeito e acinte.
    Estou certa que nunca estivémos juntas à mesa pelo que lhe dispensaria de bom grado os fartos "elogios"

    E sendo a sua condição de reles serviçal, um facto que não consegue iludir, não queira agora fazer-se de virgem pura e imaculada
    O andor não aguentaria tal pesadelo !
    Rematarei, dando-me debalde ao trabalho de lhe explicar aquilo que a sua monumental @ de cérebro não alcançou:
    Porque não a conheço, jamais me permitiria colar à sua pessoa, repito, à sua pessoa, qualquer atributo, e mesquinho ainda menos. Mas a condição de "reles serviçal" aplica-se por inteiro à sua reacção. E só.
    Alguém dizia por aí e com razão, que sempre que outro discorda do alinhamento, do que está dito, do caminho que segue o rebanho, aparece uma sentinela a contradizer, quase sempre de forma imprópria, numa atitude que mais parece um serviço prestado com emissão de recibo verde ao fim do mês.
    Daí que o termo serviçal lhe assente no figurino, que é reles por condição.

    passe bem e sirva-se do seu boletim

    ResponderEliminar
  39. Está na hora do intruso entrar.
    Uns gostam outros não.É normal
    O que não é normal é perguntar pelo preço do bloetim. Será que alguém pode saber o preço daquele produto?
    Para os que não gostam acham caro, muito dispendioso e dinheiro mal gasto
    Para outros qu gostam, acham barato nem sabem o preço porque só que alguém que nunca lê e agora arranjou tempo para ler tem um preço incalculável.
    O ser caro ou barato tem a ver com a visão que cada um tem com a sua finalidade.
    Em resumo quem não fomenta a leitura nem a informação acha caro
    Quem pensa o contrário o preço não conta;
    Mas quem quizer saber o preço é só dirigir-se à Câmara e pedir essa informação comparativa com o tempo da outra senhora
    Como sempre nunca fico pelas criticas.
    Façam como eu e escrevam a dar sugestões para que o Boletim continue a ser de todos.... ao contrário do que acontecia antes

    ResponderEliminar
  40. @Cobracapelo
    A rica continua abespinhada e saiu-se cá com um discurso que é obra. Mas nada do que diga disfarça o seu alinhamento claramente demonstrado na sua intervenção inicial. Quanto a mim fico feliz por tê-la chateado e por estar a tirá-la do sério.
    Não perca a compostura, você não é dessas coisas. Ambas sabemos o deus a que você reza. Adeus rica até sempre.

    ResponderEliminar
  41. Qual a diferença entre a nova edição e as primeiras? Claramente a gordura de um vereador e o cabelo do outro.

    ResponderEliminar
  42. oh "chico" estás de vistas curtas..
    Então não sabes que as diferenças são 7.
    E as outras 5 ? Se adivinhares ganhas uma viagem a Marrocos com oferta de um livro de um autor daquela paragem.
    Fico à espera e sabes que o intruso cumpre com o que promete

    ResponderEliminar
  43. @intruso
    Você tem poucas e boas.
    Tocou num ponto importante: o preço relativo das coisas
    De facto, em matéria de informação aos munícipes, há opções a tomar. Se tivermos em linha de conta o público alvo do concelho e os níveis de escolaridade, a opção mais imagens e menos texto é a opção correcta. Goste-se ou não do “lettering” dos bonecos ou da prosa, etc, etc. (não quero entrar nessa guerra)
    Aí o preço pouco conta. Conta de facto a função de informar. E informar bem, levando ao conhecimento de todos o que se está a fazer, o que se quer fazer, porque é que se faz isto e não aquilo, etc. Todos merecemos portanto um bom boletim municipal.
    O boletim deve ser visto como um veículo de comunicação e união entre todos, apesar da saudável diferença de pontos de vista, e deve cumprir muito em especial a sua função de informar. E deve fazê-lo bem, de forma isenta, mostrando, evocando, chamando as coisas pelos seus nomes.
    Quem tiver ideias para o tornar ainda e sempre melhor, participe, ofereça os seus préstimos, escreva, interfira, comente. Se levar com “a porta na cara”, tem aqui um espaço de liberdade para denunciar a situação.
    Mas, não vamos lá só a comentar por comentar, mandando bocas, dizendo mal, ligando ao acessório.

    Um reparo em relação aos gastos: pode haver melhorias na distribuição e portanto menos desperdício.

    ResponderEliminar
  44. Estive a informar-me acerca dos custos do famoso e renovado boletim.
    Foi feita uma consulta pública sobre a impressão do boletim e ao que parece reduziram-se custos. Anteriormente impresso em Lisboa (mais propriamente na Amadora) e com os custos de tranporte era a CMM quem ia buscá-los. Actualmente é impresso no Algarve e com transporte incluído!
    E esta, heim???

    ResponderEliminar
  45. Apenas discordo, caro intruso e bem falante, em relação ao Boletim Municipal ser isento! Não me parece que o Boletim seja propriamente apartidário... É que "cada um puxa a brasa à sua sardinha", mas concordo consigo quando diz que todos merecemos um bom boletim municipal. E este boletim está bom! Esperemos pelos seguintes para confirmarmos a sua qualidade!

    ResponderEliminar
  46. Acho que o Boletim esta muito bom. Parabens pelo vosso trabalho......

    ResponderEliminar
  47. já parece a tomada de posse do george bush

    ResponderEliminar
  48. já agora podem informar quanto custou a publicação do dito boletim?
    Pois uma autarquia que não goza de saude financeira está a esbanjar o pouco dinheiro que dispõe em obras de fachada.

    ResponderEliminar
  49. @anonimo das 12:51
    Ó ganda burricalho na tomada de posse do bush não estavam comunistas. Aqui estavam. Estavam todos lá à frente e batendo palmas aos chuxas.
    Não assististe mais perdeste. Era vê-los todos de gravata como as pessoas, tomando posse e levando uma pastinha branca. E até assinaram a folha de presença para receberem a senha. Que eles lá nisso não brincam em serviço.

    ResponderEliminar
  50. Quem é que não brinca em serviço?
    Os comunistas, claro! Até chegam às reuniões quando estas estão quase a acabar só para receberem a senha!!!

    ResponderEliminar
  51. e até mudam de residência pra ganhar os kilómetros. Aquilo é uma rica vida. Quem paga é o zé povinho. Mas tábem assim que ninguém se queixa.
    toma que é democrático
    É por isso que eu não faço parte dessa palhaçada das listas dos partidos. Por mim acabava com eles e mandava vir o salazar outra vez.
    Esse andou 40 anos com as mesmas botas o parvo. deixou o ouro na gaveta e agora é gastar á fartazana.

    ResponderEliminar
  52. Parvos somos nós em não fazer parte de listas. Quem fez ja se safou ou vai safar-se...
    Todos arranjados. Muitos passaram de meninos pobres para princepes!Ninguem dava nada por eles/elas e agora ja sabem mandar!!!! ahhhhhh

    ResponderEliminar
  53. @anonimo das :13
    Quem Vota é o povo! MAndar é fácil trabalhar é para quem sabe e tem consciencia do que anda a fazer e desses temos infelizmente poucos!POrque é que não fez parte das listas,não foi convidado?

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.