Vamos falar de


segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Sentido Único!!!!!



Há bastante tempo que tenho vindo a pensar nisto e não chego a uma conclusão... Já todos repararam (até porque é impossivel não reparar!!!), que Mértola tem apenas um sentido e, portanto, só podemos subir a rua principal (Dr. Afonso Costa e Dr. Serrão Martins - afinal são duas!!!) até chegar ao Largo do Guadiana. Será que é ao melhor estilo "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"??? Quais as vossas opiniões?

30 comentários:

  1. A opção pelo sentido Norte/Sul, deverá ter sido baseada no caracter centrífugo da Rotunda, como espaço de recepção e distribuição de trânsito. Não sei qual foi o critério, mas este que menciono, parece-me válido.

    Mas pensando de forma menos tecnicista: a maioria dos veiculos que atravessa a vila dirige-se para Sul, tendo em conta os preços praticados no Algarve, a unica hipotese de deixarem cá algumas divisas no eixo comercial é na ida, pois na volta, escaldados como vêm, nem para parar tèm vontade, quanto mais para comprar!

    ResponderEliminar
  2. Partilho da opinião do fingido. A circulção num só sentido veio prejudicar de quem vive do comércio. tambem não vejo qual foi a intenção de tal opcção. Se foi para resolver o tráfego, até agora não vejo melhorias, ou para beneficiar as pessoas que se deslocam a pé, não vejo soluções porque não existem passeios. Uma coisa segura que temos é que já houve muita contestação por parte dos comerciantes. Como o equipamento que lá está é provisório, ainda está a autarquia bem a tempo de voltar atrás com tal medida, penso eu.

    ResponderEliminar
  3. O sentido do transito veio a prejudicar bastante os comerciantes, é verdade, mas já repararam que Mértola é feita para automóveis pequenos, pois os camionistas e autocarros quase não conseguem sair daqui, pois vejam um camião/autocarro a dar a volta na nossa retunda junto ao Mirtilis, é um espectáculo.Manobras e mais manobras.Hora o nosso Presidente deveria sim, arranjar uma alternativa sim para solucionar este problema.

    ResponderEliminar
  4. Já tenho ouvido alguns comerciantes queixarem-se, e não digo que será mentira, o que digo é que se os passeios estivessem melhorados (de ambos os lados da rua)e com o transito a fazer-se num só sentido, com estacionamentos apenas para cargas e descargas, andar na rua principal de Mértola seria bem melhor, quer a pé, quer de automóvel.O que eu não concordo de maneira nenhuma é com aquelas maravilhosas lombas que estão desde a entrada na Vila até à avenida. Penso eu, que haveria alternativas àquelas aberrações que estragam as suspensões dos Automóveis. Dêem ideias.

    ResponderEliminar
  5. Este assunto teve já larga discussão pública (o que não impede que aqui volte a ser discutido), talvez estivessem um pouco distraidos e não tivessem dado por isso. Mas apesar dos pesares e tanto quanto sei existe um projecto de reconversão do Eixo Comercial (Zona do sentido único) cuja obra deverá ser lançada ainda este ano. Esse projecto foi igualmente alvo de discussão pública. Já agora em minha opinião penso que o sentido único é benéfico para todos inclusivamente para o comércio e com o projecto implementado mais ainda. E aproveitando a oportunidade vou lançar um pouco mais de lenha para a fogueira. TRANSITO NA VILA VELHA - Para mim reservado exclusivamente a residentes.

    ResponderEliminar
  6. Cmpletamente de acordo com o Carlos Viegas, transito só para residentes e veículos de emergencia.

    ResponderEliminar
  7. Concordo e não concordo, pois os seus colegas que andam fazendo serviço nos veiculos da câmara,fazendo cargas e descargas, ou seja os pretos, teriam de carregar com a mercadoria no lombo.
    É INJUSTO, NÃO.Agora quem passa o dia sentado não acha diferença.Lembrem-se dos mais fracos.

    ResponderEliminar
  8. Trânsito só para residentes e veículos de emergência!!

    ResponderEliminar
  9. Agradecia que os anónimos se dessem uma designação para podermos distingui-los. A anonimo que faz o comentário acerca dos meus colegas que teriam que carregar mercadorias às costas tá como uma certa má vontade em relação a mim, (ou será só para picar?) pois como é obvio viaturas de serviço poderiam circular

    ResponderEliminar
  10. Não será má vontade acerca de si, o que eu disse é verdade,ou não?Agora que diz que carros de serviço podem circular, assim estou de acordo.E quando me referi a que alguns passam o dia sentado, não me refiro a si, pois não sei aquilo que faz. Não é para picar ninguêm, é a realidade.

    ResponderEliminar
  11. O trânsito assim não está mal, o mau é que para dar uma volta à vila de carro temos de andar quilómetros... Mas aquilo tudo arranjadinho não fica nada mal, sim porque agora está péssimo, pavimento irregular e muitos obstáculos no caminho. Quanto ao trânsito na vila velha estou de acordo a que seja condicionado, apenas para residentes, veiculos de emergência e cargas e descargas.

    ResponderEliminar
  12. Dantes quando havia dois sentidos a guarda andava em cima de quem parava na rua, e só uns quantos meninos bonitos é que não eram multados e podiam parar os carros com os piscas ligados. não sei se o transito assim tá bem ou tá mal que eu não tenho carro. mas vejo que agora tá mais democrático porque em certos sitios pode-se parar um quarto de ora ou mais pra resolver qualquer assunto ou comprar qualquer coisa. O que não se pode é deixar lá o carro e ir conversar pró café e os que trabalham que querem carregar ou descarregar qualquer coisa tem de lombar com a mercadoria como diz um anonimo e muito bem quando fala dos pretos. que até é uma maneira de falar acho eu. ele até não tá falando mal dos pretos mas de certos desgraçados que trabalham muito e ganham pouco.
    ele até tem alguma razão porque em todo o lado há pretos a trabalhar, seja na camara nas obras nas valas. e há outros que só tão vendo e ganham o mesmo ou mais ao fim do mês.
    eu vejo muito branco andar de carro e pouco preto andar de carro. é por isso que os brancos tem mais queichas do sentido único porque querem ir beber a bica de carro que é para mostrar que tem carro pra se gabaram. parece aqueles emigrantes quando vem de lá com a musica muito alta todos vaidosos.

    ResponderEliminar
  13. Vejo que o sentido unico e o equipamento das famosas salgadeiras, já existentes pouco ou nada veio beneficiar. A ideia era tornar a vila mais acessível tanto para carros como para as pessoas, mas só quem vai a Mertola vê o contrário. Sr Carlos suas palavras--""tanto quanto sei existe um projecto de reconversão do Eixo Comercial (Zona do sentido único) cuja obra deverá ser lançada ainda este ano." Esta história dos projectos ja estamos mais que fartos, planos, discussões publicas... obras, queremos obras. é com a maior esperança que as suas palavras sejam certas, que a obra será ainda lançada em 2006, aguardando com expectativa o início dos trabalhos.

    ResponderEliminar
  14. no outro tempo havia uns que diziam cdu é obra. este agora quer o ínicio dos trabalhos que tá farto dos projetos e das discuções. quais trabalhos? então os outros não deixaram tudo feito? ficou tudo feito eletricidade ruas e esgotos tudo amanhado.
    só basta que deixaram os esgotos de mértola a correr pró rio.nem os acabaram. aquilo ali debaixo da ponte é uma piscina ó é o quem? nunca trabalhou como deve de ser e sempre cheirou mal, nunca tiveste á noite a do manel inácio? vai-te lá a beber uma mini no verão e logo v~es o chero
    nunca deste um mergulho no cais ?? nunca cheiraste o que vem lá de cima da associação doo patrimóino? ou só cheiras o que te convém ó marcavélio?

    ResponderEliminar
  15. Sr. ou srª Matrafona você gosta de me perseguir, pelo menos iso anima mais... ou apanhou tanta bolada nos matrecos que ficou assim? Pelos vistos os teus bonecos são todos da mesma equipa mediocre. Por isso pega no teu carrinho ou vai de boleia... pode ser que mudes os horizontes, e visita o teu concelho em vez de andares tão incomodado com a obra dos cdu´s. Alias já que falas no presente, parece que depois de 5 anos o problema ainda não foi resolvido pelos teus idolos. Cumprimentos makiavélicus

    ResponderEliminar
  16. Relativamente ao trânsito na vila velha eu concordo (reservado a residentes), mas sou suspeito, pois sou uma das pessoas que não gosta de dar um passo a pé e visto que a minha residência se encontra lá, eu não ficava privado de lá chegar.
    Mas relativamente ao sentido único, acho que a melhor alternativa, até se resolver o problema dos passeios com largura reduzida e piso irregular (será que é esse o problema das pessoas continuarem a circular na estrada, ou será mesmo o hábito dos “portugas” de contornar as leis) acho que deviam, tirar os pinos e a estrada ficava com sentido único, mas com a alternativa de estacionar no lado esquerdo da estrada, o que certamente iria agradar à maioria dos condutores de Mértola…Só digo isto mesmo porque vejo a maioria das pessoas a andar fora dos pinos, onde os carros tem o direito de circular. O mais grave é que muitas vezes os automobilistas tem de parar para deixar os peões circular, sem causar algum tipo de acidente, quando deveriam ser os peões a sair da estrada para deixar o tráfego prosseguir normalmente..
    Na minha opinião, sentido único mas com possibilidade de parar na faixa da esquerda, o que se torna mais fácil se os pinos não estiverem na estrada…

    ResponderEliminar
  17. Eu concordo com o sentido único na vila de Mértola, pois só o que me parece mais mal são os tais ditos pinos e as já tão famosas salgadeiras, onde até alguns dos comerciantes deste eixo, já lá semearam uns coentros….. Em vez desse pequeno desastre arquitectónico, seria bem melhor que os passeios fossem alargados, para que ai sim a população não tivesse que andar no meio da estrada como continuam, pois como eu aqui a tempos vi uma pessoas com deficiência motora numa cadeira de rodas, a ter que ir para o meio da estrada, por causa de não conseguir circular do lugar dos peões. Uma outra situação que a mim também me preocupa em relação a este assunto, é o do mau censo dos condutores desta vila ao estacionar seu carros na faixa da direita, fazendo muitas das vezes engarrafamentos neste mesmo eixo de circulação, e por outro lado obrigando o resto dos condutores a fazer gincana automóvel.

    ResponderEliminar
  18. o marcvélio
    atina meu. quais idolos. eu não tenho. só da bola. já me oviste dizer bem destes? já? pra mim são todos iguais querem é tachos e empregos e mais nada, eu não tenho carro como tu tens para alaragar os orizontes mas não tenho pensamento de velho marreta como tu.
    olha vamos acabar com isto, para ti meus sentimentos que até dá pena

    ResponderEliminar
  19. só uma pequena dúvida de leitor desatento... as tais salgadeiras e os pinos não são penas uma medida provisória?
    abraços
    markus

    ResponderEliminar
  20. Eu concordo que na vila velha o transito deveria ser reservado a residentes e a veiculos prioritarios. Também acho que os funcionarios dos serviços deveriam dar o exemplo, porque são sempre os mesmos a trazer o carro quase para o pé da secretaria e não se lembram que se aparecer uma ambulancia por exemplo nem consegue fazer a manobra.

    ResponderEliminar
  21. Todos os dias vejo os meninos finos a deixar o carro á porta do trabalho, será por isso que estão tão barrigudos?
    Estou de veras preocupado uma vez que daqui a algum tempo vamos ter pessoas que devido á falta de exercicio fisico (andar uns metros)não conseguem mexer os olhinhos.
    Cá vai a minha opinião:
    Fazia muito bem a todos subir as escadas da torre do relógio pelo menos 2 vezes ao dia.
    Sentido unico sim.
    Transito condicionado no centro histórico sim.

    ResponderEliminar
  22. Ó Malacueco o matreco como te chamas, "ja me ouviste dizer bem destes?" já é um pouco tarde para tares com tretas que não defendes uns nem outros, não? fico lisonjeado com a tua pena por mim que não tenho nenhuma por ti, tenho sim de pais que não podem dar comer aos filhos, e de toxicodependentes. Por isso não venhas com lições de moral. dispenso. Cada vez que comento vens logo armado em advogado, afinal quem é o marreta. Por isso continua no teu lugar, e lança as tuas ideias eruditas que eu tambem não te chateio mais. Saude!

    ResponderEliminar
  23. o marcavélio acordou agora da folga. gande trabalhador o velho marreta que ainda por cima não sabe ler. compra uns oclos. levas um doce pra apontares um elogio a estes feito por mim. eu não sou como tu. engordaste com os outros e agora engordas com estes. agora das-lhe palmadinhas nas costas e comes caracois e bebes minis com eles e depois vens de anonimo criticar. és um velhaco é o que tu és. comes dos dois lados não é?
    pois eu pra comer tenho de trabalhar e não tenho falta de empregos na camara. eu se calhar aponto defeitos a estes e chamolhes nomes e tu não ves um defeito dos da cdu. velhaco é o que tu es pá. vaite a lixar

    ResponderEliminar
  24. Não mereces nem a minima resposta...Mas para teu esclarecimento: como caracóis e bebo as minis com bem entender e dou-me bem com toda a gente, não escolho os amigos pelas cores políticas. Sendo o marciavélio (fixe o nome) ou eu próprio. discuto sempre política abertamente quer que se goste ou não. não sou tão faccioso como tu, primeiro atacas, depois vens com outras histórias. Ja te disse para me deixares em paz. ès apenas o sujeito que vem aqui a defender a autarquia cada vez que se faz uma critica mais negativa. Agora velhaco, "vai-te lixar" podes bem arrumar essas frases onde mais gostas. Não tou para te aturar.

    ResponderEliminar
  25. bebes minis e das palmadinhas nas costas a estes mas foges com o cu. nao apontas um elogio meu a estes. vaite lá a busca. poe un oclos. senão és um baldas e um velhaco. os outros tiveram lá mais tempo. fizeram coisa boas e coisas más. estes tão lá a menos tempo.já fizeram coisas boas e tamem más. o qué disse é que tu nunca viste defeitos dos da cdu,
    compra uns oclos segueta senao vai-ta lixar que nã tens açunto pra mim meu

    ResponderEliminar
  26. acho que tens mais falta de "oclos" que eu, "açunto" pra ti já ví que não tenho mesmo. Agora lixar ja te disse, mete o lixamento onde mais gostas de o aconchegar. Não me dá comuxão as tuas insinuações malacueco. Como já disse eu falo aquilo que bem entender se sou faccioso muito bem, se o vês dessa prespectiva que só defendo cdu´s. Mas por cima de tudo defendo o meu Concelho. Agora lixamentos e seguetas ou velhacos vou deles à procura dos rodapés da TVI.

    ResponderEliminar
  27. com um decimo segundo mal acabado como tu tens das mais erros que eu o marcavélibu. tou a espera que me digas onde é que eu disse bens destes gajos. vaite a busca se nao disseres es o mentira fresca meu badameco e toda a gente que anda aqui e testemunhia.
    ganda velhaco me saiste o meu badameco marreta.

    ResponderEliminar
  28. vocês os dois acabem lá com esse ping pong que não leva a nada. Se calhar também bebem copos juntos e são amigos na vida real.
    Mértola merece melhores comentários

    ResponderEliminar
  29. Já viram a quantidade de lojas que abriram após o sentido unico? Se este sentido único prejudicou o comércio..

    ResponderEliminar
  30. não percebo tanta gente contra o sentido único,sobretuto os comerciantese no entanto após a decissão já abriram não sei quantas lojas, adaptaram-se outras e o negócio está mau?????
    Já estava mais que na hora de requalificar a zona espero é não demore muito mais tempo!!!acho que ficamos todos a ganhar!!!!

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.