Vamos falar de


sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

O que se passa em Mértola?




Na semana passada encontrei uma pessoa, que conheço e que gosta muito de Mértola, por isso sempre que me encontra pergunta-me se tenho estado em Mértola e quer saber o que se passa que novidades existem sobre Mértola.
Nesta nossa ultima conversa este meu conhecido estava muito entusiasmado, começou " O que se passa em Mértola" e diz-me que passou recentemente um fim-de-semana em Mértola, o que já não fazia desde 2002 e que encontrou Mértola muito diferente, e enumerou algumas das razões que faziam a diferença que tinha constatado, e assim foi dizendo que viu a Mina de São Domingos com uma magnifica exposição, um hotel de grande categoria, o Pomarão com um novo centro de Interpretação, viu que muitas localidades já tinham saneamento básico, apreciou os produtos tradicionais e promoção que deles agora è feita, viu uma agenda cultural repleta de acontecimentos, viu o rio com canoas em forte actividade, viu planos e projectos, viu piscinas, falaram-lhe que agora existe uma empresa municipal de turismo, achou que as pessoas estavam com mais dinâmica, até mais felizes e com espanto disse "Mértola contratou algum grupo de estrategas!".
Fiquei a pensar no que o meu interlocutor me estava a dizer e mesmo descontando algum exagero próprio dos entusiastas, de facto Mértola esta muito diferente, eu talvez não fique tão espantado dado passar aí muito tempo, mas para quem esteve algum tempo ausente de facto encontra muitas diferenças.

5 comentários:

  1. Em Mértola não se passa nada!!!!
    Como devo eu chamar a esse seu amigo???? Será que ele tem MIOPIA CEREBRAL,
    Pois como ele diz que a Mina esta mais desenvolvida por ter tido uma exposição, em que alguém gastou balúrdios de dinheiro nuns panos para tapar a fachada de um edifício quase em ruínas, e que já devia sim era ter sido restaurado, em vez de tanta exposição que não serve para o desenvolvimento do nosso concelho, O hotel sim é um bom investimento mas é privado meu caro, mas como é que eu ou alguém chega a Mina de S. Domingos se a estrada está na ultima buraco atrás de buraco, sujeito a ter alguma avaria grave num carro. Pense sim nisso, pois eu sei que a estrada não é da vossa competência, mas acho que vocês deviam fazer um pouco mais de pressão junto das Estradas de Portugal.
    Saneamento Básico, esse seu amigo é mesmo míope, era bom que ele desse uma volta pelo concelho, para ver se de facto é verdade isso, pois temos um caso bastante polémico, que é o da Mina de S. Domingos que as obras do saneamento já se arrastam a quase 4 anos, e ainda sem termino a vista, tendo a população pago já a taxa de ligação a quase 3 meses e a realidade é que muito ainda falta por fazer nesta obra de saneamento, como por exemplo a ETAR ainda nem se quer esta a funcionar, como querem vocês por isso a funcionar????
    Quanto a agenda cultural, a muito para dizer mas como o meu tempo é muito pouco só fica a achega o porque de só se lembrarem das localidades mais pequenas no verão, para fazerem actividades culturais, será que no Inverno não mora lá ninguém, isso sim é uma vergonha.
    Eu cada vez acho mais graça ao seu amigo sabe, porque quando ele diz que viu piscinas ele devia estar a sonhar, pois aquilo mais parece um tanque para por verdemans ….
    E já agora pode-me dizer para que serve essa tal empresa de turismo, porque eu acho isso mais uma fachada para alguns jobs… porque de concreto até agora não se viu quase nada a não ser os tais projectos megalómanos que como o centro de estágio e natureza ou como Mértola concelho termal para os doentes de alzheimer, vocês só podem estar loucos acho eu mas enfim como para tudo a remédio menos para a morte acho melhor que pensem 1º antes de escreverem tanta mentira junta num só post

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem tive um amigo que visitou o nosso concelho. Foram passear pelas nossas terras enfim, depois de dar 3 voltas para estacionar no meio da vila, para beber um café. Deu umas voltas na rotunda e foi beber uma aguinha ao hotel da Mina, pois foi caro. Mas o meu amigo disse que aquilo era cinco estrelas mais valia ir dormir à pensão. No outro dia foi dar uma volta pelas ruas da mina ( de jipe claro), no fim da conversa ele diz - realmente isto está diferente!

    ResponderEliminar
  3. Oh D.Sancho... não há quem o entenda. Acusa o autor do texto de miopia cerebral, mas parece-me que você também sofre de algumas dificuldades de visão...Não consegue mesmo vislumbrar nada de bom? Pois parece que não mora cá. Certamente que nem tudo está bem mas alguma coisa sempre se vai fazendo, mesmo ao nível do saneamento. Informe-se e veja quantas obras nessa área estão a decorrer, quantas estão em dase de adjudicação e quantas estão em projecto, ah... e já agora veja se se lembra de que data são esses projectos!!! Também me parece interessante discutir que estamos a fazer no Séc XXI obra que deveria ter sido feita no seculo XX (esse facto incontestável não lhe faz soar nenhum alarme?) Também me parece que está a trazer para este forum de discusão questões, algumas importantes, mas de forma pouco construtiva, não é esse o nosso objectivo, queremos fazer deste ponto de encontro um local de discussão com elevação e construtividade.Se vê apenas para a fente e não consegue olhar para os lados...

    ResponderEliminar
  4. Anônimo, meu amigo. Mais objectividade nas suas análises. E já agora um textozinho construtivo e com opiniões consistentente ficava bem aqui neste espaço...Assinado é claro. Inscreva-se no Blog e participe. Peça um convite para carlosviegas@cm-mertola.pt

    ResponderEliminar
  5. Caro Sr. Carlos eu não acusei o autor deste texto de miopia, mas sim o amigo desse Sr., mas sem querer ofender ninguém, para mim o mais importante é o desenvolvimento do nosso concelho. Pelo que achei esse texto muito faccioso, já que no concelho de Mértola nem tudo vai as mil maravilhas como o Sr. António aqui descreve neste Post.
    E como o próprio Sr. Carlos o diz que o saneamento básico devia de ter sido uma obra do séc. XX , assim por este andar nem no sé. XXIII essas obras se encontram prontas.
    Pois em vez de se estar aqui a lavar roupa suja é melhor que se faça trabalho concreto, para o desenvolvimento de Mértola, para que cada vez mais não se veja este concelho como um concelho de interior e pobre.

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.