Vamos falar de


quinta-feira, 24 de junho de 2021

Populações reclamam Estrada esquecida


 Municipal n.º  1153  -  Populações reclamam da Estrada esquecida

Monte Alto, Fernandes, Tamejoso, Alves, Picoitos, acesso a Espanha

 

“Estamos esquecidos! E não se vê para quando a reparação e o alargamento da nossa estrada” - dizem as pessoas, de Picoitos ao Monte Alto.

Para além de ser uma via de ligação muito necessária e utilizada localmente é também um acesso a Espanha e às povoações de Salgueiros e Pomarão e é parte da rede estruturante de acessos na margem esquerda. Esta estrada permanece um grande risco para a circulação e para a vida dos seus utilizadores, moradores e visitantes, sem que a construção da ponte internacional do Pomarão em 2009 tenha sido motivo suficiente para a realização das obras desejadas. A sua via estreita e o pavimento em mau estado como se conhece desde há demasiado tempo é palco de frequentes acidentes viação, incluindo pelo menos um com desfecho mortal. As populações lamentam a indiferença sistemática do município ante esta realidade insuportável e reclamam medidas urgentes. Apontam a falta de sinalização na via e nos entroncamentos, a faixa estreita e as bermas e o piso gravemente degradados como as principais causas para acidentes e para a situação de risco permanente. Sofrem pelo isolamento e ficam assustadas cada vez que têm de se deslocar para o trabalho, com crianças para a escola ou recorrer a serviços em Mértola, Serpa ou Espanha.

Esta infra-estrutura viária de suporte à vida e à fixação das populações locais, mas também de apoio à economia dos setores agrícola e turismo, tem sido sistematicamente ignorada pelo executivo de Jorge Rosa. Um executivo que dá prioridade para gastar milhões de euros em grandes obras de equipamentos e organização de festas, que mais servem a imagem exterior e a saída de recursos financeiros de grande monta para fora do concelho e da região. Aproveita quem vem de fora, essa extrema generosidade, por oposição à escassez de atenção e apoio para os que são resilientes e permanecem pobres no território, mas fazendo dele o autentico, o que verdadeiramente é.

O “Movimento Unidos por Mértola e pelas Pessoas” dá PRIORIDADE MÁXIMA ao alargamento e pavimentação da estrada CM 1153, de Monte Alto a Salgueiros e ao Pomarão - Para servir as pessoas e fomentar a economia de base local; para atrair visitantes e estimular as atividades turísticas; para aumentar o rendimento na margem esquerda … que não pode mais permanecer esquecida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.