Vamos falar de


terça-feira, 23 de março de 2021

Mértola: extensão de Saúde da Mina de São Domingos continua fechada (in Rádio Voz da Planície)

 


A Comissão de Moradores fez chegar à Voz da Planície a sua manifestação de repúdio sobre “o inaceitável encerramento da extensão do Centro de Saúde da Mina de São Domingos, concelho de Mértola”. Exige a sua reabertura, a atribuição de um médico e funcionamento do serviço de enfermagem tal como acontecia. A ULSBA respondeu que "para além das obras" há "equipamento que ainda está em falta" e que se "está à espera", assim como a resolução de "um problema elétrico que impede o sistema informático de funcionar" convenientemente.

A Comissão de Moradores afirma que fez chegar as suas preocupações à Câmara Municipal de Mértola e à Junta de Freguesia de Corte do Pinto, assim como às autoridades de Saúde, lembrando que, quatro meses depois das obras concluídas, o Centro de Saúde continua encerrado, obrigando a população da Mina, maioritariamente idosa, a ter de se deslocar a Mértola para consultas médicas, serviços de enfermagem e passagem de receitas, através do transporte público que sai às 09.00 horas e que parte de Mértola para regresso às 15.00 horas, duas vezes na semana. Havendo agora, diz a Comissão de Moradores, mais algumas facilidades porque as aulas regressaram e já há transporte diário. Contudo, as entidades continuam sem dar qualquer resposta. Seja como for, frisa Joaquim Cavaco, da Comissão de Moradores, a população é maioritariamente idosa e, para além das dificuldades de mobilidade, não tem dinheiro para fazer face a despesas de deslocação a Mértola. Estando em desenvolvimento a aplicação da vacina contra a COVID, que nesta fase é aplicada prioritariamente aos mais idosos, seguindo-se outras camadas da população, mais releva, a Comissão de Moradores, a necessidade da reabertura daquela unidade de saúde e neste contexto pede que, pelo menos uma vez por semana, sob marcação, se desloque à Mina uma equipa para aplicação da vacina, para servir a população da Freguesia da Corte do Pinto e população limítrofe.

A nossa estação pediu esclarecimentos à Unidade Local de Saúde (ULSBA), tendo a mesma respondido que a extensão de Saúde da Mina de São Domingos, "além das obras, necessitava de equipamento, que se aguarda que seja fornecido, tal como a solução de uma problema elétrico que põe em causa o equipamento informático, cuja solução também se aguarda." Garante que logo que estes problemas estejam resolvidos", supondo que "será muito em breve, proceder-se-á à sua reabertura". O Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULSBA, refere, ainda, que compreende "o transtorno que as obras havidas no edifício da extensão da Mina de S. Domingos terão causado, lembrando que, além de necessárias, foram feitas na sequência das restrições impostas pela atual pandemia de Covid-19 que levaram a que se encerrassem temporariamente muitas das instalações por não cumprirem as necessárias regras de segurança." Acrescenta a resposta que "as limitações de transportes são-nos completamente alheias e foram motivadas, ao que julgamos saber, pela baixa utilização e, muito particularmente, pelo encerramento das escolas. Uma vez que estas retornaram ao funcionamento regular julgamos que será retomada a frequência, variável consoante os dias, de 2 a 3 horários, por dia." "De todo o modo", é escrito igualmente," como decerto sabem, uma parte considerável das consultas, quer relativamente aos utentes da extensão da Mina, quer a todos os outros são, neste momento feitas por via não presencial, o que continuará a acontecer com a extensão em funcionamento. As receitas são enviadas para telemóvel e, quando não possível, são deixadas pela nossa funcionária para levantamento local pelos utentes." "Quanto à vacinação contra Covid-19" é esclarecido que "esta é efetuada em pontos centralizados pela especificidade do seu manuseio, pela necessidade de presença de médico e pelo período de observação necessário após a inoculação." 

A Voz da Planície tentou chegar à fala, também, com o presidente da Câmara Municipal de Mértola Jorge Rosa e com o presidente da Junta de Freguesia de Corte do Pinto Ricardo Godinho mas não foi bem-sucedida.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.