Vamos falar de


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Vote na escolha de nomes para 3 crias de lince ibérico (In site do ICNF)

Clique aqui para votar
 

O ICNF lança hoje uma votação online para escolher, até ao próximo dia 17 de fevereiro (às 20h00), os nomes das três jovens fêmeas de lince ibérico, provenientes do Centro de Cria de La Olivilla, a serem libertados no dia 18 de fevereiro, no Vale do Guadiana.

Teve início no dia 9 de fevereiro, a época de soltas de lince ibérico em Portugal. O Vale do Guadiana receberá, durante este mês, 7 linces. São linces nascidos no ano passado, oriundos dos Centros de Reprodução em Cativeiro, nomeadamente de La Olivilla e de El Acebuche na Andaluzia e do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, localizado em Silves.

A nível ibérico, o Vale do Guadiana é uma das áreas de reintrodução com maior sucesso. Em 2020 nasceram 60 crias em meio natural e estabeleceram-se 18 fêmeas reprodutoras com territórios estabilizados.

A reintrodução é um processo a médio/longo prazo que tem como objetivo estabelecer uma população viável e que mantenha um fluxo genético regular com outras populações de lince, restabelecendo a situação favorável à espécie, a qual só será atingida, quando se fixarem territorialmente no Vale do Guadiana, pelo menos 30 fêmeas reprodutoras. 



Juvenis provenientes do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico/ICNF, Silves (libertados a 9 de fevereiro):

Rosmaninho (macho) – filho da fêmea Fresa e do macho Drago

Rouxinol (macho) – filho da fêmea Juncia e do macho Fresco

Juvenis provenientes do Centro de Cria de El Acebuche/OAPN, Andaluzia (libertado apenas o Riachuelo a 10 de fevereiro, enquanto o Retoño será libertado em data a definir, assim que atingir o peso adequado):

Riachuelo (macho) – filho da fêmea Gitanilla e do macho Damán II

Retoño (macho) – filho da fêmea Nota e do macho Jota

 

Ajude-nos a escolher um nome para as três jovens fêmeas de lince ibérico, provenientes do Centro de Cria de La Olivilla/CAGPyDS, Andaluzia!

Todos os anos, os nomes dos linces começam com uma letra consecutiva do alfabeto. As crias que nasceram em 2020 e que estão agora a ser libertadas, receberão nomes começados pela letra R: Romeira, Ravina, Rocha, Ribeira, Rasteira, Roselha, Rutabaga, Rola, Russiana e Raponcio, são as opções propostas para estes três filhotes.

 R1 (fêmea) – filha da fêmea Caña e do macho Huerto

R2 (fêmea) – filha da fêmea Cynara e do macho Olivillo~

R1 (fêmea) – filha da fêmea Jandra e do macho Fausto

Vote AQUI >>>


Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.