Vamos falar de


terça-feira, 13 de junho de 2017

Estou a ficar com mau feitio ….peço desculpa! - "CRÓNICA"


Começo por reconhecer que estou a ficar com mau feitio. Não sei se é da idade, se de alguma fragilidade na saúde que se tem acentuado ultimamente ou se é mesmo mau feitio intrínseco que apenas agora começo a reconhecer.

Feita esta nota introdutória de “mea culpa” vamos ao motivo que me levou a que recentemente esse mau feitio voltasse a manifestar-se.

No passado fim de semana fui dar uma volta ao Algarve para aproveitar estes primeiros dias de calor desfrutando  da beira mar e da gastronomia, antes que estivesse demasiado caótico e com as enchentes normais dos meses de verão.

Vai daí comecei na sexta-feira à noite por procurar um restaurante em Olhão na zona do mercado, acompanhado por uma amiga e um amigo. Não podia ter escolhido pior local. Não pela qualidade dos restaurantes ou da comida sobre os quais apenas posso falar daquele onde acabei por jantar, mas pelo comportamento transversal a quase todos, que fez “instalar-se “ em mim “urticaria comportamental” e “comichão no céu da boca”.

Resumindo fez vir ao de cima o meu mau feitio. Os empregados de mesa, donos, chefes de mesa e demais gente do ramo, demonstraram de forma absolutamente agressiva e sistemática a sua vontade de angariar clientes. Em inglês, francês alemão e por fim em português foram tentando impingir-nos as suas ementas, a qualidade do seu serviço metendo-nos pelos olhos dentro ementas, menus, recomendações, preços. O dito mau feitio manifestou-se informando todos os que nos iam rodeando, que para mim este tipo de abordagem tinha o efeito contrario ao pretendido, que não era inglês, nem alemão, nem francês, que sabia ler … enfim que por favor não me chateassem.

Finalmente acabei por escolher o único restaurante da rua que não nos tentou “engatar” nem “embrogliar”.  Comemos bem, serviço simples e bom, nem foi extraordinariamente caro. Mas os primeiros 15 minutos de massacre quase me estragaram o jantar.  Este tipo de comportamento nos restaurantes em particular e no comércio em geral que de certa forma se tem vindo a generalizar é na minha opinião penalizador na imagem do nosso comércio e para o turismo em geral. Ou não será? Eu pelo menos penso assim. Ou será do meu mau feitio. Se for esse o caso peço desculpa.

1 comentário:

  1. Mau feitio tens! Há muito tempo. Mas essa tua reação não tem nada a ver com o teu mau feitio, tem sim a ver com a falta de bom senso de quem, sem qualquer tipo de formação, faz da restauração a sua forma, não de vida, mas de enganar a vida dos outros.

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.