Vamos falar de


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

As Torres de Falcões


De acordo com a tradição dos frades franciscanos, os jardins do Convento constituem um verdadeiro paraíso para a vida selvagem.
 
Através de fundos angariados pela Birding Company, pela Quercus, pelo Parque Natural do Guadiana e pela organização europeia LIFE, o Convento tem conseguido aumentar com sucesso uma enorme variedade de espécies de aves, tanto nos jardins como nos terrenos em volta. Dada a notável diversidade de fauna e flora, o Convento é reconhecido como um destino referenciado de ecoturismo.
As espécies mais encontradas são: melharucos ou abelhudos, pica - peixes ou guarda-rios, poupas, pardais espanhóis, pombos de asa azul, orióis dourados ou papa –figos - reais, cegonhas brancas, gralhas e falcões naumanni. O projecto que se destinou a proteger os falcões naumanni foi feito com sucesso.
 
Os visitantes podem fazer visitas diurnas a estes locais ou mesmo pernoitar. As visitas são pagas. Consulte também alogamento.
 
Desde 1985 um projecto de protecção e de ajuda a falcões naumanni tem lugar no Convento. A população destes pequenos falcões tem vindo a diminuir em toda a Europa. Uma vez que esta espécie rareia em Portugal, agora a única população com número significativo é a de Mértola.
 
A maior parte do trabalho tem consistido em providenciar ninhos para as aves.
 
As aves voltam em Março, pois emigram, durante o Inverno, para a zona sul do Sahara em África. Construíram-se, assim, as torres dos falcões, uma ideia de Zwanikken, que vê nestas torres umas “Esculturas Vivas”. Os números falam por si, já que anteriormente pequenos pares formam agora uma colónia de 65 pares.
 
O projecto foi tão bem sucedido que proporcionou ao Convento angariar mais fundos de várias associações ambientais.
 
Um nova estratégia para redesenhar estes locais começou em 2005 com a ajuda de peritos e de dinheiro vindos da LPN ( Liga de Protecção da Natureza ). O que se coadunou com a estratégia já iniciada em 2002 para salvar os falcões naumanni.
 
Os terrenos do Convento têm pontos observatórios de aves, o que permite aos amantes da observação de aves apreciarem aqui várias espécies. Estas visitas são possíveis, no entanto os potenciais visitantes devem telefonar com antecedência.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.