Vamos falar de


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Anafre: Autarcas contra extinção de Freguesias

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) realizou no sábado, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago em Beja, um encontro distrital de freguesias, com o objectivo de debater matérias como a Lei das Finanças Locais e os recursos necessários às freguesias; as competências próprias e as delegadas pelos municípios; e todas as questões que de alguma forma afectam as freguesias e as suas populações.

Álvaro Nobre, Presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda e coordenador distrital de Beja da Anafre, no balanço da reunião, refere que no encontro, os autarcas das freguesias presentes, consideraram manifestar-se contra a anunciada intenção de reorganização administrativa em curso, por proposta do PS e PSD, que aponta para a extinção de algumas freguesias, defendendo os autarcas presentes de forma unânime, que devem ser as populações a decidir o seu futuro.

Outra das matérias analisada foi a proposta de nova Lei Eleitoral, que aponta para a existência de executivos de uma só cor política, em que o encontro, também de forma unânime rejeita por entender que esta medida reduz a participação democrática nos órgãos. Foi ainda defendido que os presidentes de Junta devem continuar a ter assento de pleno direito na Assembleia Municipal, como a actual lei lhe confere.

No encontro foram ainda feitas fortes críticas à forma como a direcção nacional da ANAFRE, tem representado o interesse das freguesias junto dos órgãos de poder.

As conclusões expressas das freguesias, vão agora ser enviadas à Anafre, para que esta associação as defenda junto do Governo e das diversas entidades competentes.

In
Rádio Voz da Planicie

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.