O projecto TESS pretende, entre outros objectivos, encorajar as populações ao nível local a desempenharem um papel activo na monitorização, manutenção e restauro dos serviços dos ecossistemas e da biodiversidade.
No âmbito deste segundo objectivo, foi desenvolvido no passado mês de Julho um caso de estudo em Barrancos onde a população local foi convidada a participar numa iniciativa que tinha como objectivo o recenseamento da população local de coelho-bravo, tendo em vista a determinação de áreas de habitat potencial para a reintrodução do lince-ibérico nesta região. Esta iniciativa contou com o apoio da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA, S.A.), no âmbito do Programa IBERLINX."
Rui Morgado, ERENA (11-01-11)
(notícia completa aqui)
Aqui está um bom exemplo que demonstra que as populações locais podem contribuir para obtenção de dados científicos quando se investem esforços na formação das mesmas. Embora nem todos os estudos possam permitir este tipo de informação, existem alguns casos em que esta cooperação pode ser benéfica auxiliando os investigadores na obtenção de dados.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Se quer comentar inscreva-se no Blog
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.