
Um jovem, de 23 anos, acusa um militar GNR de Mértola de o ter agredido a murro e à chapada dentro do posto local. João Palma apresentou uma queixa contra o militar. O caso está a ser seguido pelo Ministério Público.
Agressões terão começado pelas 03h30 de domingo junto ao bar Alsafir, em Mértola. João encontrava-se na rua quando foi agarrado no braço pelo militar, que estava fora de serviço e aparentava estar alcoolizado. "Depois de lhe pedir a identificação atirou-me ao chão. Chegou a GNR e fomos ambos para o posto, onde, numa sala, me deu vários encontrões, murros e chapadas durante uns vinte minutos", lembrou o jovem.
Fonte do Comando Territorial da GNR de Beja adiantou que foi instaurado um inquérito interno ao militar.
Alexandre M. Silva
In Correio da Manhã
22 Janeiro 2009 - 00h30
Jovem de Mértola diz que foi agredido por militar da GNR
João Palma, de 21 anos, natural de Mértola, queixa-se que foi agredido por um militar da Guarda Nacional Republicana, no interior do Posto de Mértola. Os incidentes terão começado à porta de um bar, na madrugada de 18 de Janeiro, onde o jovem garante que foi abordado pelo militar da GNR à civil, aparentemente alcoolizado, “de forma violenta”, sem razão para tal. A GNR, chamada ao local, transportou João Palma para o posto uma vez que este pretendeu apresentar queixa e aí terão começado as agressões. O jovem afirma que quando entrou foi imediatamente empurrado pelo militar que estava fora de serviço e agredido “ao murro e à chapada”. O jovem queixa-se de ter estado 25 ou 30 minutos “a levar chapadas e murros”.
Ao que a Rádio Pax apurou junto do Comando Territorial de Beja, a GNR está a averiguar os factos. O militar queixa-se que foi agredido por João Palma e apresentou também queixa contra o jovem de Mértola. Na madrugada dos incidentes o militar foi transportado para o Hospital de Beja onde recebeu tratamento
In Rádio Pax
26/01/2009 - 07h01
O Forum GNR também dedica atenção ao assunto, pode aceder clicando na imagem.
Considerando a delicadeza do assunto deste Post, não serão publicados quaisquer comentários anónimos.
ResponderEliminarAmigo João,
ResponderEliminarUm grande abraço da minha parte. Espero que leves o processo até ao fim, que se apurem responsabilidades e se faça justiça.
Carlos não percebo porque limitas os comments apenas a pessoas que se identificam. Já aqui se fizeram comentários sobre posts com assuntos tão ou mais delicados.
Que a justiça seja cega.
VAMOS TODOS APOIAR O JOÃO
ResponderEliminarNão podemos continuar a permitir que os nossos filhos sejam sovados por gente sem escrúpulos, por gente que em nada dignifica a farda que veste.
Tenho imenso respeito pelos agentes de autoridade, mas não posso calar-me perante tamanha brutalidade, não quero sequer saber os motivos que deram origem ao desentendimento, o que eu sei é que perante uma qualquer desobediência o agente só tem que proceder em conformidade, nunca da maneira que o fez.
Já agora alguém me consegue esclarecer porque é que um agente de autoridade que não está de serviço e estás a frequentar os bares a seguir vai para o quartel dar uma valente sova no rapaz???
João leva o caso até onde puderes, estamos todos contigo.
Olga Dâmaso
@pedro
ResponderEliminarSe estivesses deste lado e visses o nivel de alguns comentários, percebias. Abraço
Um bj e leva o caso até onde poderes. Tem de haver justiça.
ResponderEliminarEstamos ctg.
Ana Valente
A liberdade acaba quando colide com a liberdade alheia.
ResponderEliminarA autoridade torna-se em autoritarismo antidemocrático sempre que deixe de usar os princípios da "estrita necessidade" e da "proporção".
Os termos da notícia, a serem verdadeiros, sugerem "abuso de autoridade" e "ofensas corporais gratuitas" agravadas em função da qualidade do agressor (infringindo o dever especial de não agredir), o que constitui CRIME PREVISTO E PUNIDO PELO CÓDIGO PENAL.
Que a vítima não tenha medo de denuciar e apresentar queixa.
Espera-se que o inquérito "interno" a que GNR diz ir promover reconheça o mal infligido a um cidadão indefeso.
Este deve queixar-se ao Ministério Público, sem delongas e sem medo.
@Carlos
ResponderEliminarCompreendo a tua parte, mas acho que não faz sentido qualquer tipo de censura nos dias de hoje. Até mesmo para escrever sobre os "Srs." agentes.
Caros comentadores vou lembrar pela enésima vez que escrever um nome por baixo não retira o anonimato ao comentário. Se querem comentar livremente inscrevam-se no blog.Peçam um convite.
ResponderEliminarFelisberto Felismino da Cunha
Porque não o fazes tu também caro "Felisberto"?
ResponderEliminarO Felisberto sou eu. Só quis demonstrar que escrever um nome não retira o anonimato.
ResponderEliminarEntão e não sabes que um registo na blogosfera também não identifica ninguém?
ResponderEliminarMas se me solicitares um convite, vais ver se eu não confirmo quem és.
ResponderEliminarConcordo com tudo o que disse a Olga Damaso! começa a ser preocupante o comportamento da GNR, quando ainda está tao fresco na memoria de muita gente o que aconteceu ao Mira. Mesmo tendo sido considerados culpados, parece que nao aprenderam nada!
ResponderEliminarA GNR tem um forum onde tambem postam assuntos e opinioes e se consultarem o forumgnr.virtuaboard.com/noticias e procurarem a noticia do Joao postada pelo GNR local Paulo Vitor terao oportunidade de ler o que os GNR pensam sobre este assunto! É triste e REVOLTANTE saber que a nossa (in)segurança tá nas maos de pessoas tao pequenas!
Só para terem uma ideia do que eles por lá dizem: "Coitadinho, já não se pode beber uns copos e ficar na rua até um pouco mais tarde, que os maus dos guardas vêm logo fazer mal aos meninos. Porrada para baixo."
@zé miguel
ResponderEliminarNão publiquei o teu comentário porque não sei quem és. Podes inscrever-te no Blog para te identificares. O comentário é pertinebte mas tem que ser responsável. Não basta por o nome por baixo para deixar de ser anónimo.
http://forumgnr.virtuaboard.com/noticias-f68/jovem-diz-se-agredido-por-gnr-no-posto-t12758.htm#103542
ResponderEliminar@Zé Miguel
ResponderEliminarNo seu segundo comentário disse tudo. Não se quer identificar porque tem receio de possiveis represálias. Mas como pode imaginar eu sou responsável pelos comentários anónimos, se você não der a cara quem fica em causa sou eu.
@F.Camelo
ResponderEliminarSe "é falta de ética, contrária às liberdades portuguesas não publicar as opiniões dos sujeitos que aqui escrevem" (sic) então que dizer dos sujeitos que continuam a comentar anónimamente?
@aos bloguistas do forum GNR
ResponderEliminaros gnr que postam no forum mostram bem o que valem! as vossas palavras sao o reflexo do vosso comportamento! ... nao tenho resposta/paciencia para tanto "recadinho" ao meu comentario!
há quem diga que "os inteligentes vao para a PSP e para a GNR vao os burros", os menos inteligentes vá!... sao burros mas com aspiração a juizes:
"Anjinhos... meninos bem comportados... agir em conformidade e como manda a "sapatilha" (lei)... blá blá blá!!!!!
Nos dias de hoje???? Não me f***!!! É mais que sabido que os tribunais nada fazem, e, que lei está do lado dos criminosos!
Quanto a mim, NÓS somos os primeiros a "aplicar" a lei... nós é que lhes fazemos sentir o peso da lei!
Se fizermos tudo 100% como manda a lei, "eles" continuam a beijar o tapete com um sorriso no rosto, e, a saírem das instalações do tribunal com um riso de oreha a orelha!!!
Assim, pelo menos ainda choram antes de serem presentes ao Juiz!"
@ao joao palma
indica este forum ao teu advogado. pode-te ser util!
@camelo
ResponderEliminarSe o blog é assim tão mau, o que anda aqui a fazer??Ainda por cima a a opinar??
Cumprimentos
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=B740FCC0-7087-4D08-8374-5D69597151E1
ResponderEliminar