Vamos falar de


sábado, 5 de abril de 2008

Obras no eixo comercial de Mértola


Estão a decorrer já as obras no eixo comercial de Mértola. No decurso das obras de foram encontrados vestígios arqueológicos que datam de períodos distintos e que mais uma vez atestam a importância desta Vila ao longo da História. Em simultâneo com as escavações arqueológicas continuam os trabalhos.

Esta obra que inclui as ruas Dr. Afonso Costa, Serrão Martins e Alves Redol está a ser feita de forma faseada. Os trabalhos iniciaram-se na Rua Alves Redol onde foram descobertas estruturas e cerâmica de época romana, que estão a ser escavadas e estudadas. Na Rua Serrão Martins, próximo do Cine-teatro Marques Duque, foi encontrado um conjunto de sete sepulturas datadas do período paleocristão. Estas estão agora a ser alvo de um cuidadoso estudo e levantamento por arqueólogos e antropólogos, de modo a saber-se quem foram estes habitantes de Mértola, sendo posteriormente removidas. Os trabalhos nesta zona da obra também continuam.


O prazo para a conclusão da empreitada de remodelação do eixo comercial é de 365 dias.

50 comentários:

  1. Kuais obras meu ?
    eça sena das taskinhas não é do festival islâmico?
    os empatas do kampo arkeologico há 30 anos que param tudo mas só o que lhes interessa meu.
    o eixo é pa engonhar na boa tás a ver meu a vila parada e ppl kom os kabelos empé
    ke ça lixe o dioniso mais o rolha e romba do tamuje.
    eles kerem lá saber
    Inventam-se os kulpados do kostume e pronto.
    è por iço kesta vila é uma grande M... rodeada de M.... por todos os lados.

    viva o Kamp Ark

    ResponderEliminar
  2. De idiotas como tu é que a vila não precisa! Vai-te tratar, pá! E já agora aprende a escrever como um homem...

    ResponderEliminar
  3. Ó estupido.
    Vivemos num país livre! Há alguma coisa que obrigue uma mulher a escrever como um homem ???
    Além de estúpido és sexista ó estupor da cdu. Não querem lá ver o parvo.

    ResponderEliminar
  4. Qualquer obra causa transtorno, acho que a rua vai ficar muito gira, e abaixo aquela calçada horrivel, que não da acesso a carrinho de bébé e que não tem qualquer sombras, é horrivel.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o transtorno e prejuízo que as obras necessariamente acarretam são facilmente recuperáveis com o aumento de transeuntes que a remodelada via irá ter. Vai dar um certo gozo passear numa artéria tão moderna e futurista que será o orgulho dos mertolenses.
    Já agora, não posso deixar de lamentar o facto de o PCP/CDU nunca ter tido “tomates” para levar por diante uma obra destas.

    ResponderEliminar
  6. Que raio de guerra é essa do Campo Arqueológico, os Comerciantes , a Câmara, comunicados à população!!! Que é que se passa?

    ResponderEliminar
  7. Anonimo 6/4/08 7:05 PM

    Amigo pro-câmara Municipal, ta boa a sua intenção de dar a volta ao tema e ficarmos todos a sonhar numa Vila que vai deixar de ser o maior atraso do distrito para a Vanguarda. Se você ta inibido e iludido tudo bem, porque a fabrica de sonhos onde votaram está em pleno. Falando em transtornos, desde dos canteiros florais que lá estavam colocados, faz vocemecê ideia quantos milhares de contos perderam os comerciantes e quantas lojas fecharam, faça as contas :-)

    ResponderEliminar
  8. Caro Amigo(a) das 10:05,

    Não me diga que os canteiros florais é que trouxeram todos esses milhares de contos de prejuízos aos comerciantes e que muitos deles tiveram de fechar as lojas por isso!!! É certo que algumas fecharam, mas olhe que outras abriram, faça as contas que logo vê. O problema não está aí, como vocemecê muito bem sabe.

    Tou a ver que vocemecê é dos que queriam que o trânsito continuasse por muitos e bons anos a fazer-se nos dois sentidos. Devia ser bonito de ver! Depois, sou eu que sonho acordado. Tenha uma boa semana.

    ResponderEliminar
  9. anon 10:06
    Ainda não li mas parece que o PC mandou cá para fora um comunicado em papel do campo arqueológico a dizer que a culpa era da camara e que devia de por mais trabalhadores a cavar que aquilo não é vida que se leve um dia e outro sem fazer nenhum e patati e patátá e que se fosse eles que mandassem andava tudo a sem a hora e que em 30 anos já fizeram mais por Mértola que o Santana Lopes e o Meneses juntos.
    Mai nada é assim memo.

    ResponderEliminar
  10. Abutres ao ataque.Assim que viram um osso era vê-los aos magotes.Correu o Cláudio logo a fazer um comunicado , mais parecendo da CDU.Claro levou a resposta e calou-se. Não basta ter parado a obra da Residencial e da Biblioteca e agora também esta.
    BASTA.
    Já chega de sepulturas, ossos pedras.Temos o passado registado mas não queremos voltar aos séculos anteriores.Já nada é novidade em cada sepultura encontrada, a não ser que haja lá algumas moedas de ouro.

    ResponderEliminar
  11. Com que então lojas fechadas? Quias? Eu lembro-me é das que abriram. Prejuizos para os comerciantes? Não. Transtornos sim.Quem compra em Mértola não são os passantes sãos que vivem cá.Se eu precisar de um frigorifico mesmo em obras eu vou ao Bibe, Zé Carmo ou Ezequiel.E se precisar de fruta omde vou.Mmestre, Dionisio ou praça.E se for ao Banco ou caixa deixo de ir porque à obras?Este projecto é da autoria desde sempre dos comunas com a ideia do Guilherme, só que nunca tiveram tomates para fazê-la.Estes concordaram com a obra e estão a fazê-la.Depois de feita vão ve-los todos a dizer que a obra era deles. Lembram-se do folhetim Ponte do Pomar~´ao? O Galinha e o Revez vão querer ficar na fotografia da inauguração.
    Calma não se excitem

    ResponderEliminar
  12. parece-me que é um transtorno pra todos, para os comerciantes, para a própria camara , para os habitantes em geral , ninguem gosto de ver assim a vila.se todos tivermos paci~encia e deixarmos a politica fora disto tudo se resolve.parece-me uma grande parolice , e pensamento mesquinho colocarem politica em tudo .Na camara não duvido que haja sacanas mas tb há pessos de valor e com vontade de trabalhar sejam elas do PS ou CDU.Na CDU HÁ GRANDES sacanas mas tb ~´a de certeza boas pessoas.DEIXEM as pessoas trabalhar

    ResponderEliminar
  13. É isso, “camarada” das 8/4/08 12:37 PM, não estávamos nada combinados, mas vejo que tem uma opinião muito semelhante à minha. Esses comunas até tiveram um tempo de “vacas gordas” para fazerem a obra em causa, quero dizer, por muito menos dinheiro. Porém, faltou-lhes tomates.

    Esta obra e tantas outras que estes agora têm feito ou estão a fazer, só que a eles faltava-lhes também o espírito de iniciativa, faltava-lhes a ordem vinda do comité central para avançarem com os projectos e, é claro, como tudo isso não aparecia, nem interessava para o desenvolvimento do concelho, o mesmo ia ficando cada vez mais para trás. Os tipos preferiam ter o dinheiro no banco a ganhar juros, enquanto as pessoas continuavam com o saneamento básico por fazer, só lamentavelmente lhes restando beber água inquinada. Mas, é como diz, espere que assente a poeira das obras, que as obras acabem, que logo havemos de vê-los todos perfilados não vá o diabo deixá-los de fora da fotografia da inauguração.

    ResponderEliminar
  14. Como é que vocês tem inteligência pa ligar um computador? É realmente um fenómeno!! Cabecinhas tão mesquinhas.

    ResponderEliminar
  15. Boa essa dos comunas, o selo de xuxialistas nao vos ficava mal, mas nem a esse tipo de fundamentalismo chegam porque a vossa pala, tipo burro algarvio só vê o Executivo e daqueles que "xuxa" m dos tachos. Teve graça um anonimo que compra em tudo que é nosso, mal dele ir ao modelo ou ao Lidl!! Ah grande moço, assim pessoas como tu isto não andava tão torto! Porem o ultimo e os outros todos à falta de tomates, que adoram falar do tomate, e coçam tanto que nem estas postas de pescada têm piada. é ridiculo, mas vale a pena ler!

    ResponderEliminar
  16. este anónimo que é mesquinho como os outros anónimos mesquinhos e que até tem computador e inteligencia pro ligar quando se acaba a corda é esta conversa tipo encher xóricos.

    Epá não és obrigado a turar isto podes so ler as piadas a teu respeito

    ResponderEliminar
  17. http://mertola-concelho.blogspot.com/=A SARGETA MAL CHEIROSA

    ResponderEliminar
  18. E o gajo a dar-lhe irrra
    Tão intelegente inda não percebeu que é o cheiro dele que empesta isto
    andas andas inda ficas o sarjeta meu
    toma e vaite curar ó sarjeta

    ResponderEliminar
  19. Isto de todos escrevermos como anónimos dá nestas situações. Não fui quem escreveu o último comentário. Mas para comprovar que desta vez sou mesmo eu.... Burros!! Continuam com as conversas de sempre. Vermelhos ou azuis, são TODOS UNS BURROS.

    Ah e é verdade, Burros de cabecinhas mesquinhas.

    Como veêm sou mesmo eu.

    ResponderEliminar
  20. Ah ganda sargeta
    Assim é que é meu, se não fosses tu isto não tava tão animado e mal cheiroso.
    mesmo assim ainda prefiro aturar uma cabecinha mesquinha pensadora como a tua ó sargeta do que ver a rua principal de Mértola entupida como os empatas.
    Ali em frente ós bombeiros velhos é que devia tar a dar aquilo não empata mas tá parado o ppl não lhe pega. mudavam páli a ferramenta mais as tasquinhas cavavam assim pó devagar devagarinho e até podiam com o tempo arranjar uma reforma a maneira
    né ó sargeta?

    ResponderEliminar
  21. Então vamos lá agora falar do Eixo comercial. Já viram o projecto? Vão ver que aquilo é bonito.Quero assumir aqui que fomos nós que o pensámos (Guilherme e Miguel)e que o fariamos não sei quando, mas era feito.Devemos assumir o projecto como nosso, embora alterado por estes, mas onde esteve de novo a mão do Guilherme, que me parecer ser ainda um dos nossos.Vamos lembrar ao Claudio que acelere porque a imagem das obras não andarem é do Campo. E quando se fala do Campo e da ADP ganhamos ou perdemos se fazem bem ou mal.Eu lembrei na altura da Ponte do Pomarão que o Jorge Revez fez mal em ter alinhado com o Espanhol.Essa imagem negativa do Jorge ADP-virou-se contra nós.Como viram que eles até não são todos parvos vieram explorar isso nos jornais.
    Vamos com calma não jogando pedras porque há muitos telhados de vidro e nós temos alguns.

    ResponderEliminar
  22. Aonde estão os moderadores deste blog? É uma vergonha. Enfim já nem leio.

    ResponderEliminar
  23. Não lês mas escreves quer-se dizer também vens aqui picar o ponto.
    Fazes senão bem eu faço o mesmo. Pelo que vejo isto aqui não há moderadores, há liberdade de expressão cada um diz o que quer e não há cortes.
    Sempre é bom evitar as ofensas e chamar nomes e coisas assim.

    ResponderEliminar
  24. Ó sor carlão
    Quando é coisas a dar porrada nos comunas e na camara o seu blog é uma feira de comentários já reparou?
    Para que insiste no nautico e nas canoas e em assuntos que embora interessantes ficam a zero?
    O povo quer é confusão deixe-se de intelectual

    ResponderEliminar
  25. E viva o peixe!!

    ResponderEliminar
  26. O que é facto é que se trata de uma importante descoberta na rua principal. E ainda bem que temos pessoas no campo arqueológico conhecedores e com interesse na matéria e que sabem o que é preservar a nossa memória colectiva.
    Não ao betão a qualquer preço e só para cumprir calendários eleitorais.

    ResponderEliminar
  27. Cumprir calendários eleitorais?
    O sr BM sabe há quantas eleições atrás a remodelação do eixo está prometida?
    E já agora tem noção de quantos comerciantes mesmo dos que agora protestam beneficiaram com este projecto e embolsaram uns milhares à conta deste programa de apoio ao comércio?
    É que se não sabe teja calado e não diga asneiras.

    ResponderEliminar
  28. Há comerciantes a protestar?! Isto tá mau... Temos que os acalmar se não lá vai a câmara parar às mãos da cdu. Não bastava já os do psd não estarem nada satisfeitos, se não também os comerciantes... Isto tá mau, tá, tá...

    ResponderEliminar
  29. Comerciantes a protestar? Quais?
    Mas esses já protestavam.O problema não está nas ruas.Esses comerciantes t~em que convencer os residentes a comprar em Mértola.Mas esses comerciantes têm que dar o exemplo e não ir eles também todas as semanas ao LIDL.Não se vai comprar a Beja por que a rua está em obras. Vai-se a Beja porque em Mértola é tudo mais caro e é pena.

    ResponderEliminar
  30. Se o Menezes sabe dos cambalachos das eleições autárquicas PS - PSD, até a barraca abana. Pois porque 2 vitórias dadas pelos laranjas já começam a fazer mossa e só agora o pessoal do PPD viu que deu um tiro no sapato.

    ResponderEliminar
  31. Ó sargeta inteligente
    Tu que não és um politico da treta cá da terra porque não és cá da terra e chegaste um dia deste há terra e pensavas que cá na terra só havia burros, ainda te lembras da ultima sova que levaste cá dos burros de cá?
    Se não fosses tão castanho votava em ti nas próximas que estes xuxas já não me dizem nada e os azuis muito menos.
    Tá aí o tempo da vacina contra a raiva, trata-te se sobrar alguma dose

    ResponderEliminar
  32. Vão me desculpar mas como não sou visitante assiduo do blogs, gostaria de saber quem é essa personagem castanha que não é cá da terra e se possivel pelo que deu para ver mandem-no para retiros a ver se aprende a ser educado, se não mandem-no à adrem que sempre aprendia alguma coisa esadof.

    ResponderEliminar
  33. Não sabes quem é o castanho é? Pois é mais um politico da treta que aterrou em mértola para fazer um servicinho ós azuis mas as contas sairam furadas.
    Até ver que a esperança é a ultima a morrer e ele quer ainda ver o conselho todo castanho

    ResponderEliminar
  34. Castanho eu?! Sim, no final do Verão. Sou MERTOLENSE residente e ainda me orgulho disso, agora vocês já não sei. Digo ainda porque pessoas como vocês fazem com que Mértola seja cada vez mais uma Vila cheia de más linguas, de interesses e intrigas.

    Não prestam!! Comprem a merda dum espelho, tentem perceber o tipo de pessoas que são, e se forem inteligentes (duvido)poderão ver que não prestam.

    Burros!!

    ResponderEliminar
  35. Pois
    Pelo que tens escrito ó sargeta castanha os outros é que são más línguas. Tu não. És tipo uma boazona a armar em virgem inocente onde a má língua é mais anal do que oral. Tou-ta ver
    Pois
    Chegaste ontem, levastes pra contar e queres ser o exemplo do que há de melhor na socialite local.
    Tens cá um gosto que até dói.

    ResponderEliminar
  36. Eu não diria socialite local,porque simplesmente não existe.
    Há é muita tacho, e são sempre os mesmos a comer.
    Ès daquele que vê as revistas cor-de-rosa e pensas:
    -Quando for grande quero ser assim.
    È pena que que as pessoas não tenham vontade de rir em Mértola.
    Isto é sinónimo de que muita coisa precisa de ser mudada.
    A má lingua é uma delas, e a falta de civismo e educação é outra.
    Já para não falar das seitas que proliferam com interesses comuns....sacar ao maximo enquanto dura,porque qualquer dia as pessoas podem abrir os olhos,e acabou-se a mama.
    É triste sermos tão pequeninos.

    ResponderEliminar
  37. Epá essa conversa mole tipo tony carreira a falar ás fãs não. Tá bem que hoje e 25 abril e coisa e tal mas é muito melhor a tua versão sargeta castanha a amandar ódios pó pple.

    ResponderEliminar
  38. "seitas que proliferam com interesses comuns....sacar ao maximo enquanto dura,porque qualquer dia as pessoas podem abrir os olhos,e acabou-se a mama." ----- Construir-se onde não se pode, mais do que se pode... promiscuidades... As pessoas estão atentas aos abusos de poder! Vê-se bem, é só passar por lá

    ResponderEliminar
  39. Ó mitra!! Como já se percebeu és um gajo(a) com convicções muito fortes, pleno de razão, enfim, o senhor da verdade. Enquanto todos os outros são sargetas e tonis carreiras.

    Viva a mitralhada!! e viva aqueles animais que afinal não estão em vias de extinção. Os Burros!!

    ResponderEliminar
  40. ò chavalo quéquéisso meu. Tás a armar em malaico? Curto bué do Tony carreira nada de confusões meu. Ó tenho que te amandar uma sarda ó teclado?
    E deixa-me o coiso do burro em paz. Ao menos esses mudam quando encalham e tu andas-me sempre com a cabeça à parede. É o que dá tanta inteligencia ó castanho

    ResponderEliminar
  41. Mitra!!! Não sejas tão racista pá, cada um tem a sua cor e já te disse que o Verão ainda vem aí.

    Pela primeira vez estamos estamos de acordo. Viva o Sr. Carreira.

    Não curtes burros?! Epá se se mudam, porque raio é que um empecilho como tu ainda não se mudou?!?

    Enfim...há burros estranhos.

    ResponderEliminar
  42. Ao anónimo de 26.04 5.23

    Devias identificar-te, náo ficares com meias tintas denunciares,identificares as seitas, que ao contrário das tuas usam o erário público.
    Percebo-te a inveja, a dôr de alma de veres alguém que com trabalho serio e trabalhando com alegria para os outros, quer ser feliz.
    Percebo que só alguns dos teus possam ter Mercedes, boas casas, bons passeios e que tenham outras mais valias.
    Mas aconcelho-te a não ficares calado e denunciares o que está mal.
    Eu no final, falarei contigo, ainda que náo tenha procuração para defender aqueles que queres lançar lama.

    ResponderEliminar
  43. As obras do eixo comercial começaram no dia 4 de Março. Ora sendo o prazo de conclusão da empreitada de 365 dias e não havendo derrapagem orçamental, pergunta-se em quanto nos ficará a derrapagem em dias ou meses?

    ResponderEliminar
  44. È memo á conta,já não falta muito para as proximas eleições.

    ResponderEliminar
  45. Informação: as listas do PSD já estão muito adiantadas e as listas de apoiantes quase concluídas.

    ResponderEliminar
  46. A contento do comentador antecedente, pedimos à CMM que delibere a paragem imediata de todas as obras municipais em curso no concelho.

    ResponderEliminar
  47. Shame on you people!!!!! God!!

    ResponderEliminar
  48. Meus parabens a CMM, pela coragem em avançar com a obra, apesar das ameaças e polémica.!

    ResponderEliminar
  49. Os empatas já lá não estão,o que é agora,o mau tempo?

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.