sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Famílias carenciadas recebem cabazes de Natal

Famílias carenciadas do concelho de Mértola, no total de 59, vão receber cabazes de Natal, repletos de iguarias típicas desta época festiva. O principal objectivo desta iniciativa, que já foi realizada em anos anteriores, é proporcionar um Natal mais feliz para todos.

A iniciativa de distribuir os cabazes é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas, através de 4 alunos da turma de acção social e do Núcleo de voluntariado do concelho de Mértola que, conjuntamente conseguiram angariar produtos / géneros alimentícios para completar 59 cabazes.

Colaboraram ainda nesta iniciativa a Câmara Municipal de Mértola, através do Programa Rede Social, Santa Casa da Misericórdia (Equipa do Rendimento Social de Inserção) e a Segurança Social através do Núcleo local de Inserção.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Filme da Treta

Mértola
Sexta Feira
21.00h
Cine-teatro Marques Duque
Filme da Treta

"Filme da Treta", é o nome para a versão de cinema da Conversa da Treta, está hilariante e a comédia estreia em Outubro nas nossas salas de cinema.
Esta comédia é realizada por José Sacramento, produzido por Leonel Vieira e escrito por Filipe Homem Fonseca e Eduardo Madeira da Produções Fictícias. O Filme da Treta, é financiado com capitais privados, marca um desafio ainda maior e provavelmente um passo ainda mais importante, para um novo apoio ao cinema.
No "Filme da Treta" vai conhecer a família e os amigos, que tanto foram falados por Zezé e Tóni (António Feio e José Pedro Gomes) na Conversa da Treta, vai conhecer as suas mulheres, as suas peculiares viaturas e o bairro onde vivem estas personagens.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Exposição de Fotografia na Casa das Artes

Inaugura dia 18 pelas 18.00h na Casa das Artes Mário Elias uma exposição de Fotografia intitulada "Outras Coisas Outras Cores" da autoria de Carlos Viegas e João Miguel Serrão Martins.

Canoagem:Emanuel Silva e Beatriz Gomes são os atletas do ano


O campeão europeu sub-23 de pista em K1 1.000, Emanuel Silva, e a vice-campeã do Mundo de maratonas, Beatriz Gomes, foram consagrados neste sábado como os "atletas do ano" da canoagem portuguesa.

Além do título alcançado na pista olímpica da Grécia, o atleta do CN Merelim evidenciou-se também nos campeonatos do Mundo, onde foi sétimo, enquanto a competidora do CN Mértola se destacou igualmente na pista integrando o K4 que disputou os europeus da República Checa.

Ver mais

O Museu da Mina na Imprensa


"A memória de S. Domingos" é o titulo de uma reportagem de Luis Lourenço, jornalista da Lusa, sobre o Museu da Mina que vale a pena ler. Clique na imagem para aceder.

sábado, 16 de dezembro de 2006

Ainda a Ponte do Pomarão


O assunto, Ponte do Pomarão voltou a ser discutido em Assembleia Municipal. Foi votado um Voto de Repúdio que reafirma o empenho na construção daquela infra-estrutura e que critica a campanha de protesto contra a construção da ponte protagonizada por um cidadão espanhol e ainda a que designam incompreensível participação no apoio logístico do “Barco Saramugo propriedade da Associação Defesa do Património , co-financiada pelo Município em 62.640 €”.

Este voto foi aprovado por maioria com os votos contra da bancada do PCP/CDU.

Texto completo

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Novo Boletim Municipal já disponivel na Versão Digital

Pinturas de António Anacleto

Mais um Blog de Referência dum Pintor do nosso Concelho. Visitem porque vale a pena. O link passará a constar na nossa lista.

Entretanto clique na Imagem para ser redireccionado.

"Wady-Actos" de novo em cena agora com Marionetas

Estreou ontem, 14 de Dezembro, no Cine-teatro Marques Duque em Mértola a peça infantil “Jinguba o amendoim que ladra” da autoria de Joaquim Pedro Ferreira. A encenação está a cargo do autor e as marionetas foram construídas pelo Grupo de Teatro de Mértola - "Wady-Actos".

Hoje ás 16,00 horas e dia 17 à mesma hora a peça volta à cena.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Música na Mina de S. Domingos

(clicar na imagem para ver maior)

Organização:
Associação Cultural Erica andevalensis

Apoios:
Câmara Municipal de Mértola
Fundação Serrão Martins
Casa da Galega - turismo rural
Café "Pires"
Pensão S. Domingos
Associação de Caçadores do Chança


Filme da Semana / Crank – Veneno no Sangue

Mértola
Cine Teatro Marques Duque

6ª Feira 15 de Dezembro
20.00horas
Preço do Bilhete - 3,00€

F
icha do filme

Crank - Veneno no Sangue

Título original:
Crank
De:
Mark Neveldine, Brian Taylor
Com:
Jason Statham, Amy Smart, Jose Pablo Cantillo
Género:
Dra, Thr

Classificacao: M/16
EUA, 2006, Cores, 87 min

Argumento
Chev Chelios é um assassino profissional que quer abandonar o mundo do crime por causa da namorada. Mas um dia, ao acordar, descobre que foi envenenado e que morrerá se o seu ritmo cardíaco abrandar. Numa corrida contra o tempo, Chev vai ter de manter os seus níveis de adrenalina elevados, encontrar um antídoto e vingar-se do criminosos que o envenenaram e que estão também a perseguir a sua namorada.

Trailer

Câmara aprova Plano de Actividades da Merturis

O Plano de Actividades da Merturis , para 2007 foi aprovado por maioria pela Câmara Municipal de Mértola. O próximo ano é encarado como de afirmação e consolidação da Empresa Municipal de Turismo enquanto instrumento de promoção, desenvolvimento e valorização turística do Concelho de Mértola.

“Mértola como destino para o ano inteiro” é a máxima que irá conduzir as diversas acções previstas no Plano de Actividades, designadamente a programação e animação de eventos, a qualificação, certificação, promoção e comercialização da “Marca Mértola”, a aposta numa campanha de marketing e a elaboração de projectos e investimentos.

O orçamento para 2007 da Merturis tem um valor global de 150.700 Euros.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

a reflectir... ou talvez não!

Ao ler o artigo de opinião do Autarca de Mértola 30 anos de Poder Local Democrático, e agora?” publicado pelo semanário Correio Alentejo, cujo conteúdo considero merecedor de leitura, retive esta interessante passagem:

Um outro desafio que se coloca actualmente com grande premência ao Poder Local é o da efectiva participação dos cidadãos na gestão municipal. As dificuldades são óbvias não só pelo facto de não existir tradição nem cultura de participação nas nossas populações e instituições, como também não terem ainda sido criados os mecanismos, os instrumentos e as condições para que ela se processe com simplicidade e facilidade mas também responsabilidade.”

À qual associei, imediatamente, uma frase de Vital Moreira, que cito de memória: “…os blogues podem finalmente realizar, a uma escala nunca imaginada, a utopia democrática de permitir aos cidadãos em geral intervir directamente nos assuntos da Polis”

Sem dúvida que os blogues poderão ser um dos meios para essa “efectiva participação”, de utilização simples e facilitada, resta esperar, ou formar, a intervenção responsável, que não passa necessariamente pela renúncia ao anonimato, pois uma opinião fundamentada não necessita ser assinada.

JDR

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

PS recupera, PSD continua queda


Estudo Eurosondagem SIC/Expresso/RR

O Partido Socialista recuperou nas intenções de voto em relação ao mês passado e os sociais-democratas continuam em queda, no estudo da Eurosondagem realizado para a SIC, Expresso e Visão.

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS manter-se-ia no Governo. Depois de descer quase um ponto percentual em Novembro, o partido mais votado voltou a subir na projecção da Eurosondagem (que parte do princípio que os inquiridos que não responderam - 12,5 por cento - se abstêm).

Já o PSD de Marques Mendes continua a cair desde Setembro.

A CDU também desceu nas intenções de votos dos portugueses, mas mantém-se como terceira força política, com 8,8 por cento. Mais perto dos comunistas, com oito por cento, está o Bloco de Esquerda, que ascendeu mais de um ponto percentual. O CDS manteve-se praticamente inalterado.

Noticia Sic Online

Ainda a Ponte do Pomarão – Declaração de Voto dos Vereadores da CDU

Os Vereadores da CDU da Câmara Municipal de Mértola fizeram-nos chegar o conteúdo da sua declaração de voto na ultima reunião de Câmara sobre a construção da Ponte do Pomarão. No documento “reiteram a sua posição a favor da construção da Ponte do Pomarão. (…) Entendem que a construção da ponte deve respeitar todas as normas vigentes e pareceres necessários, devendo a Câmara Municipal de Mértola e a Députacion de Huelva cumprir todos os requisitos para que efectivamente se venha a construir a ponte sem atrasos.”
Referem mais adiante “Esta tomada de posição surge a pedido do Presidente da Assembleia Municipal na reunião de Câmara realizada no passado dia 15 de Novembro, sendo que o contexto tinha a ver com as actividades do Greenpeace e não de um cidadão em particular, não se percebendo assim o porquê desta tomada de posição à reunião de Câmara.“
Para melhor esclarecimento consulte o texto completo da declaração de voto clicando aqui.

Concerto no Museu de Arte Sacra

Filme da Semana - A Senhora da Água


A Senhora da Água

Título original: Lady in the Water
De: M. Night Shyamalan
Com: Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Jeffrey Wright
Género: Thr
Classificacao: M/12

EUA, 2006, Cores, 110 min.

Argumento

Uma fábula que o realizador M. Night Shyamalan escreveu e transformou em filme. Bryce Dallas Howard é Story, uma bela e misteriosa ninfa, uma "narf", que vive nas passagens debaixo da piscina de um complexo de apartamentos. É aí que Cleveland Heep (Paul Giamatti) a encontra e percebe que ela tem sido perseguida por criaturas malévolas que a impedem de regressar ao seu mundo. Os moradores do complexo terão de ajudar Story e Cleveland terá de enfrentar os seus demónios para devolver a liberdade à bela ninfa.

Sexta-feira 8 de Dezembro

Cine Teatro Marques Duque em Mértola

Guadiana promove espectáculo



quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Ponte do Pomarão - a polémica continua!

A Câmara Municipal aprovou hoje, por maioria com os votos contra dos vereadores do PCP/CDU uma tomada de posição sobre “a campanha fundamentalista contra a construção da Ponte do Pomarão desencadeada pelo Sr. Luís de La Rasilla”.


O documento manifesta publico repudio contra as posições tomadas por aquele cidadão espanhol que há já alguns meses se instalou no Pomarão com o seu iate, caravana e viaturas prejudicando, “com motivações estritamente pessoais (…) um investimento estruturante e decisivo para a dinamização sócio-económica e cultural deste vasto território transfronteiriço”.

Nota de Imprensa

Câmara Municipal - Orçamento e Opções do Plano aprovados por maioria

A Câmara Municipal de Mértola aprovou por maioria, na reunião realizada a 29 de Novembro, o orçamento e as Grandes Opções do Plano 2007-2009. No documento a Autarquia define sete objectivos gerais que considera prioritários para um futuro melhor e mais promissor para o concelho de Mértola.

Nota de Imprensa da CMM

Clube Náutico de Mértola - Assembleia a 20 de Dezembro

Dia 20 de Dezembro pelas 20.30horas vai ter lugar uma assembleia-geral ordinária do Clube Náutico de Mértola. Alguns dos temas a discutir são de fundamental importância para o futuro da instituição, nomeadamente a alteração estatutária, por isso a participação de todos os associados é fundamental.

Os associados que não tenham as quotas em dia terão oportunidade de regularizar a sua situação podendo assim participar na Assembleia.

Convocatória

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Caça, regime livre prestes a terminar

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, anunciou que cerca de 90 por cento do território de caça já se encontra ordenado tendo acrescentado que o regime livre desta actividade está prestes a terminar.


“Apenas zonas residuais, onde não é possível intervir, ficarão por ordenar. Os regimes passarão a ser exclusivamente associativos, turísticos e municipais”, disse aquele governante afirmando ainda que “actualmente já existem cerca de 60 concelhos com essa meta atingida”.

Correio da Manhã