Vamos falar de


quarta-feira, 4 de outubro de 2006

9º Aniversário da RAIA DO CHANÇA


No próximo domingo, dia 08 de Outubro, a RAIA DO CHANÇA vai comemorar o seu 9º Aniversário.

E, face à actual conjuntura e tendo por preocupação o futuro, entendeu a Direcção que deveria associar à comemoração todos os jovens da Freguesia nasceram no mesmo ano: 1997. Porque são poucos entendeu-se estender a homenagem a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico residentes na Freguesia.

Eis o programa:

12:00 H – Almoço convívio no Grémio de Santana de Cambas

(Inscrições pelo telefone 286 655137 – Preços : 5,00 €uros/pessoa e crianças até aos 10 anos, 3,00 €uros)

15:30 H – Homenagem aos jovens nascidos em 1997 e a todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico residentes na Freguesia.

O apelo é o de que possam divulgar esta mensagem. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, gostaríamos de que a sala da Grémio de Santana estivesse cheia.

MUITO OBRIGADO!

31 comentários:

  1. o presidente da junta não foi. Faz sempre o mesmo só está presente quando lhe interessa ou pra dar o comício que lhe mandam dar. Agora se calhar tava fazendo pela vida nalguma manifestação que é aí que se resolvem os grandes problemas

    ResponderEliminar
  2. ò blogueiros, ponham lá ai um postzito da viagem a budapeste. Já que n fui, queria saber como correu.

    ResponderEliminar
  3. O bom da ida a Budapeste foi à noite na discoteca na despedida de solteiro que lá se comemorava.
    meteu strip e tudo.
    Agora queremos é uma viagem a Bangkok garotas e miudos é mato

    ResponderEliminar
  4. O Presidente da Junta esteve ausente, mas pior do que tudo é o Presidente da Associação continuar com o mesmo discurso de quem pretende autovalorizar-se, que fala , fala , fala , mas não diz nada, porque quando o deve fazer não tem CORAGEM!!!!!!!!, mandado que está pelo Secretário da Direcção continua a não dar uma para a caixa.

    ResponderEliminar
  5. Quem viu a Raia do Chança e quem a vê:
    muitas iniciativas nos primeiros anos, com uma publicação regular, editada pelo falecido Heitor Domingos
    e agora só se ouve falar da Raia quando celebra o aniversário...

    e para não ser acusado de tomar partido:
    Sr Presidente da Junta, como está o projcto para os terrenos da antiga fábrica de moagem?

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez se a mesquinhice das pessoas de santana em vez de ajudar continuam a tentar denegrir a imagem de quem faz alguma coisa pela terra.
    Ajudem, façam criticas construtivas e deixem trabalhar quem tanto faz pela terra, até porque está mais que evidente quem fez os comentários.....

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde!
    São muitas as vantagens da democracia, sendo que uma das mais importantes é a possibilidade de dizermos aquilo que pensamos. E estas "ferramentas" ajudam. Pena é que, sobre a grande capa negra do anonimato, gente que tem condições para defender pontos de vista não o faça. Mas, mal por mal, antes este que o da mordaça e do impedimento.

    Eis algumas opiniões, para discussão:

    A intriga é arma dos que não têm razão;

    No caso concreto, o Presidente da RAIA DO CHANÇA tem um nome: chama-se André Soares. E quem sobre ele tem a opinião que deixa aqui no anonimato, é pessoa com condições para, nos locais apropriados, lhe dizer o que sente e o que pensa. E porque não o faz?

    Ao segundo anónimo:

    Tem razão. E, no que respeita ao Senhor Heitor Domingos, eu sou um dos que, duma forma muito intensa, sinto a sua falta. E o lugar do Senhor Heitor Domingos nunca mais foi, e dificilmente será, preenchido. Porém, com todo o respeito, não concordarei com a ideia de que apenas se falar da RAIA DO CHANÇA por altura do aniversário. Eis alguns exemplos:
    a) o voluntariado;
    b) o transporte diário das crianças para Mértola;
    c) a participação nas refeições diárias no Grémio;
    d) um Encontro de Poetas Populares do Sul, com gente de muito valor que nos chegou desde Ferreira do Alentejo a Faro;
    e) a formação;
    f) a participação na Feira de Vale do Poço.

    E muitas mais coisas que não fizemos por incapacidade nossa e por falta de mios, não por falta de vontade.

    Aproveitando, com os muitos defeitos que temos, um não queremos ter, que é ser ingratos. Sempre que nos foi possível, publicamente, elogiámos aqueles que o mereceram. E são muitos os exemplos. Mas, nesta "discussão", quero deixar dois nomes que merecem elogio público, pela sua dedicação e pelo seu empenhamento pelo povo de Santana. Outros o merecerão. Fica para uma próxima que hoje é o dia dos Senhores António Valente Martins e Gregório Capelo. OBRIGADO!

    Assina o autor desta opinião, para que não restem dúvidas,

    Manuel Saraiva

    ResponderEliminar
  8. Só duas coisinhas sobre os elogiados, o Sr Valente quer muito á sua terra, mas é nas reuniões da raia do chança, porque no que toca a fazer algo por ela, não se vÊ nada. Sobre o sr. Capelo a coisa fia mais fino, ali há gato escondido com o rabo de fora, o homem quer estar em todas, ele é o grupo coral, casa do povo, raia do chança, dono do grémio,informador do presidente.... É o que se chama um selfmade-man.

    ResponderEliminar
  9. Srº Anónimo,

    Bom dia!

    Que pena não se mostrar.

    O Srª Valente não faz nada pela sua terra! Dá para rir, mas opiniões são opiniões. A ideia das obras do Grémio deve ser certamente sua, sr(a) anonimo(a). A ideia e a concretização do Grupo Coral, uma das coisas mais lindas que se fez em Santana deve tambem ser sua, sr(a) anonimo(a). A ideia de concretizar um projecto de divulgação do cante nas Escolas do Ensino básico deve ser sua, sr(a) anonimo(a). A ingratidão causa dor.


    Pois, bom para o(a) nosso(a) interlocutor é falar, falar e não fazer nada e, mais grave ainda, num trabalho de intriga, desmotivar aqueles que querem trabalhar. O Srº Capelo trabalha e tem vontade em fazer coisas. Pensando bem, é cpompreensível a sua estratégia, sr(a) anonimo(a): desmobilizado o Srº Capelo outros caminhos se abririam. Talvez se engane: O Srº Capelo é homem de convicções e princípios. E que não lhe falte a saúde e a força par continuar a ajudar.

    Obrigado ao Senhores Valente e Capelo. E a muitos mais.

    Manuel Saraiva

    ResponderEliminar
  10. Chega-lhe Manuel Saraiva. Dá-lhe duro que certa gente não vai com boas falas: são pagos para dividir e por isso reinam ou são os bulldogs de quem reina.

    Tristes . . . . .

    ResponderEliminar
  11. Para o senhor anónimo que escreveu em 11/10

    Saiba o senhor que é curta a distância que separa o Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Senhor Presidente da Associação Raia do Chança: no comportamento em geral, na arrogancia, no quero posso e mando e nos cargos que ocupam e fazem colecção. São as duas piores pessoas para servir o povo da nossa querida Freguesia de Santana. E por estranho que pareça os dois principais partidos no nosso concelho apresentaram-nos a frente das suas listas o que só vem provar o divórcio que existe entre a politica dos ditos partidos e os verdadeiros interesses da população que só teria muito a ganhar com uma verdadeira alternativa e que era uma lista de independentes para a Freguesia. É preciso muita coragem para varrer do mapa a incompetência. Vamos arregaçar todos as mangas e limpar a nossa freguesia dos maus que tudo podem e tudo dominam porque os bons e honestos são mais que muitos. Estamos a tempo de preparar as coisas para que a nossa freguesia seja a rainha da raia. Temos a razão do nosso lado, temos pessoas muito válidas e bastante sérias dos dois lados. Temos vontade e muito querer e força para bem de Santana
    Viva a Freguesia de Santana de Cambas
    Viva o povo da Freguesia de Santana de Cambas
    É preciso recuperar do atraso perdido

    ResponderEliminar
  12. Volta Rosa que estas perdoado.O Gomes a presidente da Junta que é o tipo que melhor sabe de gestão.O Valente que deixe o germano fazer o ponto e outro qualquer a fazer o alto que ele esta muito esganiçado.O sebastião gordo para Presidente da Casa do Povo e o magro para animador social em companha do toi carrasco.Inventem ums fins de semana para reiniciarmos as obras do lar de Santana(a Freguesia mais bonita do mundo)Só voluntariado, ninguém recebe.Eu dou o cozido de grão.se ningúem advinhar quem é este anónimo então a inteligência local esta pelos dias da amargura.Viva Santana e a sua Casa do Povo.

    ResponderEliminar
  13. Pergunta ao anónimo de 28/10: - gostava de saber quem és, por causa do cozido de grão.

    ResponderEliminar
  14. Pergunta ao anónimo de 28/10: - gostava de saber quem és, por causa do cozido de grão.

    ResponderEliminar
  15. Os que falaram de grão cozido devem de ser "amigos" de santana concerteza. Interessa-lhes desviar a conversa e não falar naquilo que é mais importante. Eu prefiro a ideia da lista de independentes para a freguesia. Já alguém começou a trabalhar no assunto? Está na hora como sabem . Santana merece gente séria e como sabem ambos os lados tem gente do melhor que há e é só juntá-los. Santana tem todas as condições para ser uma Freguesia diferente e para melhor porque tem gente fora e dentro que quer ajudar. Desviem-se os incompetentes e os oportunistas que já é hora de Santana respirar de alívio meus senhores.
    tenho dito

    ResponderEliminar
  16. Que se passa em Santana? Quem é de fora não percebe nada da conversa. Não querem partilhar com os outros blognautas os vossos problemas de forma mais séria e de forma a que qualquer cidadão perceba?

    ResponderEliminar
  17. Alguém que os tenha no sitio e tome posição para avançar com os projectos. Identifiquem-se as pessoas com capacidades, ideias, vontades e sobretudo bondade e não se tenha medo de dizer os nomes, e fazer com que as ditas pessoas se sentem à mesa e conversem, e assim de certeza que a nossa linda freguesia será diferente, melhor e se desenvolva.
    Já agora, alguém tem alguma coisa contra o cozido de grão? è que o cozido de grão já uniu, reuniu e trabalhou com muito boa gente na aldeia de santana, trabalhos esses que estão bem á vista (só não vê quem não quer) e o dito cozido, esse como sempre, estava espectacular. Mão à obra pessoal que o tempo não perdoa.

    ResponderEliminar
  18. À parte o mal entendido do cozido de grão estou de acordo com a anónima de 6/11. Subscrevo o que ela diz. A nossa freguesia tem muita gente boa e competente desejando que se separe o trigo do joio. A nossa freguesia não tem de sofrer e perder pelos jogos partidários de alguns.

    ResponderEliminar
  19. O cozido de grão é bom para juntar pessoas a mesa e fazer trabalhar os intestinos.

    ResponderEliminar
  20. Não venham para aqui gosar com o que verdadeiramente interessa a nossa FREGUESIA. A nossa linda freguesia que é de todos nós os que cá estão e os ausentes que a trazem no seu coração merece que todos juntos e unidos a tomem e a elevem ao lugar que ela merece. A nossa freguesia tem condições para ser rainha entre as rainhas a primeira entre as primeiras. E só a boa vontade de todos mas todos unidos num espirito fraterno mas ao mesmo tempo desinteressado, pode salvá-la dos maus caminhos por onde a levam. A nossa freguesia não pode ser a vítima de más relações permanentes com a camara só porque o zé rodrigues tem o partido a frente de tudo. há 5 freguesias comunistas porque o povo escolheu mas a nossa é que paga por tudo. o zé rodrigues tem de escolher entre o partido e a freguesia mas não sendo obrigado a prejudicar o partido que é de alguns não pode é prejudicar a freguesia que é de todos.

    ResponderEliminar
  21. p/favor srs do PS repitam a dose André Soares que o José Rodrigues agradece

    ResponderEliminar
  22. Deixem o Zé em paz.
    Vamos comer beber e cantar no São Martinho. Não vamos esperar por ele que ele inventou uma desculpa e foi para Lisboa à reunião do Partido Comunista com os outros partidos comunistas.
    Ele é que sabe as escolhas que faz.
    E ganhará com elas ou pagará por elas.

    ResponderEliminar
  23. Porque não juntar todos a mesa com ou sem cozido, para discutir a construção do Lar(Junta, Montes altos,Raia, Câmara, obviamente a entidade promotora,casa do povo, pedimos a todos os pedreiros e amigos para continuar o Lar(todos de borla)acabar com a conversa de xaxa e arregaçar as mangas.fico a espera de carregar os baldes de massa.

    ResponderEliminar
  24. Já não podes com uma gata pelo rabo. Baldes de massa só vazios

    ResponderEliminar
  25. o Pedro já não vende fiado. Cimento e tijolos só com dinheiro na mão

    ResponderEliminar
  26. O tempo desmagina tudo e também fáz prova de tudo. Pés bem assentes na terra que Santana vai prá frente, devagar, mas vai.
    Quando se fala em fazer o Lar, não se deve esquecer que a referida obra, que certamente se vai fazer e servir os que dela necessitam, se importa em muitos milhares de euros. De certo que a ajuda de todos é muito importante e fundamental, mas como diz um amigo meu, "tempo ao tempo e palha à vaca". Certamente que as pessoas envolvidas neste nobre projecto estão atentas ao desenrolar dos acontecimentos e mais certo ainda estão com um menino nas mãos que adoram, e que não o querem perder, tal a importância (pelo que vejo e sei)que esta causa significa.
    Desistir, é uma palavra que não existe no vocabolário da equipa à frente da Casa do Povo e principalmente das gentes de Santana de Cambas (e freguesia naturalmente), e exemplos não faltam, veja-se os Montes Altos, Moreanes, a própria Casa do Povo, a Sociedade de Santana, entre muitas outras. Viva Santana.

    ResponderEliminar
  27. Dá-lhe tói. Nã fosses tu ...

    ResponderEliminar
  28. Mas o tói somos todos nós...

    ResponderEliminar
  29. Bom dia caros senhores e senhoras.
    Efectivamente, hoje ao tomar conhecimento deste local de encontro senti Santana com dois sinais contrários, o que à partida é bom. Por princípio a crítica (construtiva) é um valor que Portugal ganhou face ao tempo da "outra senhora".
    Agora o lavar da roupa é que (me) parece francamente mal, descredibiliza mais não só os que já não contribuem , como deixa uma núvem, evitável, sobre os que se esforçam. Se esforçam e conseguem, muito ou pouco não interessa agora. Esforçam-se.
    Não me identificarei. Não faria sentido.
    Agora não perca a aldeia de Santana de Cambas esta oportunidade de cativar novos leitores e, eventualmente, atrair novos visitantes apenas porque se degladiam nestes (e noutros) espaços os seus (cada vez menos) habitantes.
    Peço desculpa se fui incoveniente, mas Santana será sempre Santana, a de Cambas.
    Um forte abraço, até sempre.

    ResponderEliminar
  30. Ao anónimo anterior:

    Meu Caro Senhor,

    Como é agradável o exercício da lucidez! Obrigado.

    Opiniões desta natureza não precisam de se esconder no anonimato. Por isso, para os que gostam de Santana, ficariam a conhecer mais um amigo.

    Bom dia para si e até um dia destes....

    MS

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.