Vamos falar de


segunda-feira, 10 de julho de 2006

ALSUD - Cooperativa de Ensino e Formação Profissional

ALSUD, Cooperativa de Ensino e Formação Profissional do Alengarve, CRL é como se designa a nova cooperativa que no dia 6 de Julho, foi criada oficialmente.

A cerimónia de assinatura da escritura de fundação, teve lugar nos Paços do Concelho do município tavirense.e envolve a participação além daquela autarquia, também dos municípios de Mértola e Alcoutim e, ainda, a empresa de mineração do baixo Alentejo Somincor e a Associação NucliSol/Jean Piaget.

O objectivo é, dar continuidade e sustentabilidade a um projecto de ensino profissional que começou, em Mértola, nas áreas de formação do património arqueológico, património edificado e património cultural e alargar a experiência a outras áreas formativas de acordo com as necessidades inter-regionais. Desde logo, uma cooperativa desta natureza tem como principais finalidades criar e estimular as sinergias entre os municípios citados, do Algarve e do Alentejo, que apesar de afastados por fronteiras administrativas têm um passado histórico comum e fortes ligações culturais que têm persistido através dos tempos.

Esta iniciativa afasta o fantasma do encerramento do pólo de Mértola da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça que há já algum tempo pairava sobre aquela instituição.

10 comentários:

  1. Parabens à Escola e Autarquias.
    Este Projecto parece interessante e penso que, todos nos vamos lucrar...

    ResponderEliminar
  2. Quem lucra é kem dá lá aulas, ganham umas belas massas....e os alunos n são suficientemente bem preparados.....

    ResponderEliminar
  3. anonimo das 12.56
    deve ser algum doutor que tentou dar lá aulas e não conseguiu!
    ainda bem que há escolas onde os professores são bem pagos... e quantos aos alunos não tenha duvida que saem de lá bem formados, tanto é que são os técnicos mais requisitados pelas empresas das áreas profissionais desenvolvidas nesta escola...
    se fala sem conhecimento de causa é melhor que não diga nada!

    ResponderEliminar
  4. @queixinho
    Não me diga que dá lá aulas? Ou tirou lá o curso?
    Em tempos foram muito requesitados, agora nem por isso,segundo consta!!!Andava tão abandalhado que tiveram que se juntar com CÂmaras e afins....Mas en fim vocês é que são os bons!!!Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  5. Não vou dizer que a critica não é justa nem verdadeira mas feita anónimamente soa a falso e é cobarde, tipo "bate e foge". Não percebo pq é que se estão convictos das vossas criticas, não dão a cara.

    ResponderEliminar
  6. Nunca vi um bloge como este as pessoas nunca se identificam e parece que se estão sempre a agredir.
    Porquê isso têm problemas para resolver entre vós, resolvam-nos.
    O que é que se passa em Mértola?
    Sou um ex-aluno da BJC Mértola e sinceramente só não tira aí um curso quem não quiser.
    È claro que os que realmente se empenham têm saidas profissionais, os que sempre andaram no papel de "sou um coitadinho, e não percebo, façam lá por mim".È claro que não vai passar de um coitadinho,tirou o curso mas é incapaz de conduzir seja o que for que estiver relacionado com o seu curso.Conheço alguns, nem falar sabem, mas têm o curso concluido com aproveitamento, sabe-se lá como.

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos!!!
    É assim, eu estudo na antiga Escola Bento Jesus Caraça que actualmente é a Alsud e há coisas que comentam que não são verdade... Os Professores ganham mal, dizem que não, mas os das Escolas Profissionais sim, porque nao tem horário fixo, logo recebem uma miséria, tenho professores que não dão só aulas lá, senao morriam a fome... Não me posso queixar, mas os alunos recebem mais ou menos... Bons profissionais, sim saem lá todos os anos bons profissionais, porque os professores rigoroso e exigem dos alunos, porque nem sempre é para brincar...

    Abraço...

    PS: Por isso não sei o porque de estarem para ai a falar e a dar opiniões de coisas que não sabem de que estão a falar...

    ResponderEliminar
  8. Primeiro que nada boa tarde a todos, estou de acordo com quem disse que é um disparate falar sem se identificarem isso, para além de ser uma falta de educação tremenda tira qualquer razão ao autor do comentário.
    Eu sou estudante da Antiga escola BJC e da Actual ALSUD, e depois de ler os vossos comentários decidi exclarecer algumas das vossas dúvidas das que tanto falam....O Tiago tem razão os professores nao ganham assim tao bem, mas falamos dos professores que vão e vêm pk existem os "Fixos" que ganham melhor, sei lá agora se isso mudará com a nova escola ou nao!Naquela escola anda de facto muita gente a passear, gente que nao sabe o que quer da vida e quer simplesmente acabar o 12º ano. Mas ha alunos que gostam do que fazem, que querem aprender e trabalhar, esses alunos podem ter certeza absoluta que são hoje os melhores técnicos de portugal, porque na escola têm todo o apoio necessário para sairem preparados para o mundo de trabalho, se a escola é má?sinceramente não é muito organizada e ha coisas simplemente mal feitas, onde não ás há?Resumindo e concluindo, alunos maus ha em todas as ecolas, aqui so se nota mais porque a EPBJC so tem 50 alunos....De maus professores esta cheio o pais, onde querem chegar? Não se resume a falar, se acham que está assim tão mal, e se têm argumentos para criticar tanto porque no se levantam da cadeirinha e fazem alguma coisa? Ana.A
    P.S desculpem os do anonimato, descubri pk estão anonimos....bem o meu comment esta assinado

    ResponderEliminar
  9. Quem diz que os alunos da antiga Bento de Jesus Caraça, agora ALSUD estao mal preparados, devia estar caladinho, pois os alunos saem de la muito bem informados e formados para ter uma vida profissional que de lucro a eles prorpios e a comunidade. Eu sou aluna da escola e o meu curso já não existe, mas é um dos mais requesitados do país. os professores ganham miserias mas fazem de tudo para que os alunos saiam da escola com o diploma na mao e com notas suficientemente boas para serem bons profissionais. Aqueles que sao más linguas e falam mal daqueles que se esforçam para ensinar e criticam a nossa escola, estejam calados e assumam que dizem aquilo que dizem. tomem vergonha.

    ResponderEliminar
  10. Sou aluna da Escola Profissional Alsud. Antes de mais qeria salientar que é uma boa escola, com boas condições, bons professores e professores esses com qem criamos bons laços de amizade, e axo q isso também será importante, e que por vezes comete umas peqenas falhas.
    É uma escola com bons cursos, e que espero que nos ajudem a conseguir entrar para o mercado de trabalho.

    ResponderEliminar

Se quer comentar inscreva-se no Blog

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.