Vamos falar de

Brevemente novo artigo de opinião de Jorge Pulido Valente com o titulo: RUMO Á ECONOMIA CIRCULAR. O QUE É?

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mina de São Domingos recebe estágio de Paracanoagem

A Federação Portuguesa de Canoagem, através do técnico Nacional de Paracanoagem Ivo Quendera, promove entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de março mais um estágio da Seleção nacional de Paracanoagem com vista ao apuramento Olímpico para o Rio 2016.
Este estágio realiza-se na mina de S. Domingos em Mértola, palco de competições Nacionais no passado recente da modalidade e que se encontra neste momento a montar a segunda pista de velocidade do País.
Foram convocados para este momento de preparação um total de 4 atletas, com destaque para Norberto Mourão, que ja representou as cores nacionais em eventos Internacionais em 2013 e Abraão Vieira em 2009.
Atletas convocados
Abraão Vieira - CN Crestuma
Francisco José - CDO Patos
Norberto Mourão - SCPortugal
Paulo Santos - SCPortugal
A este estágio vão juntar-se o atleta de Porto Rico Eddie Montanez que ja se encontra em Mértola a estagiar e 4 atletas polacos com o seu técnico. A equipa técnica do Clube Náutico de Mértola junta-se a estes trabalhos com os jovens treinadores Rafael Luz  e Luis Godinho.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Obras da Pista de Canoagem da Mina de São Domingos


Prosseguem a bom ritmo as obras de instalação da Pista de Canoagem e Remo da Mina de São Domingos com a colocação das estruturas de suporte do sistema de cabos e boias.

Jorge Pulido Valente vai ser vice-presidente da CCDR Alentejo


O antigo presidente da Câmara Municipal de Beja, Jorge Pulido Valente, vai assumir funções como vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo a partir de 1 de Março.

Na sequência do concurso público realizado para estas funções, cujo primeiro classificado foi António Dieb (actual líder da CCDR), Jorge Pulido Valente ficou em segundo lugar e foi agora designado para o cargo por um período de cinco anos.

Presidente da Câmara de Beja entre 2009 e 2013, Pulido Valente foi também líder da Câmara de Mértola entre 2001 e 2008. Antes disso foi director regional do Ambiente e do Ordenamento do Território do Alentejo.

in

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Workshop de Cestaria em Cana na Casa Visconde de Bouzões

Inscrições: 10,00€ com direito a um cesto.
Almoço: 8,00€ - Opcional

Os participantes inscritos que marquem alojamento terão um desconto correspondente ao valor da Inscrição, caso a reserva seja feita diretamente para: casa.visconde.b@gmail.com.
(Esta oferta não se aplica ao Quarto Low Cost.)

Informações e Inscrições:
casa.visconde.b@gmail.com
965351979 - Carlos Viegas
Organização:
Casa Visconde de Bouzões e Casa do Funil

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Arte Non Stop 2015



A 1 de fevereiro a Casa das Artes Mário Elias completa 12 anos de existência. Ao longo destes anos, e num projeto de colaboração entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Mértola muitos artistas têm exposto neste espaço que se tem assumido simultaneamente como galeria e espaço de tertúlia. 
A Arte Non Stop é uma forma de celebrar o
Aniversário da Casa das Artes, através de um conjunto variado de atividades procura-se abranger várias expressões artísticas, direcionadas para vários públicos. 
A programação desta edição convida à participação ativa da comunidade, assim são várias as oficinas onde os interessados poderão aprender fazendo. Destacamos a 1ª exposição de Arte Postal na qual se desafiam todos os interessados a desenvolver o tema do Cante. Esta será uma forma de celebrar não só as Artes Plásticas mas também de homenagear o Cante, recentemente classificado como património cultural imaterial da humanidade.
Por último deixamos aqui o convite à participação de toda a comunidade.

Mértola na final das candidaturas a Marca do Património Europeu



Mértola foi uma das duas candidaturas portuguesas aprovadas, pela autoridade nacional responsável pela pré-seleção, para concorrer à Marca do Património Europeu. A candidatura resultou de um convite da Direção Regional de Cultura do Alentejo à Câmara Municipal de Mértola. A vila de Mértola e o Promontório de Sagres foram as candidaturas selecionadas para a “short list” a enviar para a Comunidade Europeia. Estiveram a concurso sete propostas a nível nacional, tendo Portugal que escolher apenas duas, para serem posteriormente avaliadas em Bruxelas.

Mais uma vez, a Vila Museu distingue-se das restantes candidaturas pelo trabalho realizado em termos do património cultural, histórico e arqueológico, e vê reconhecido o esforço da autarquia, em cooperação estreita com outras entidades, nomeadamente o Campo Arqueológico de Mértola. Segue-se, agora, a fase de apreciação pela CE, para decisão final sobre qual das duas candidaturas portuguesas agora apuradas, Mértola e Sagres, terá direito a ostentar a Marca do Património Europeu, galardão de prestígio, importante para a valorização e promoção turística em termos internacionais.