Vamos falar de


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Festival Islâmico 2011 - o Cartaz

Pintura e Escultura de Manuel Carvalho

Intervenção territorial Integrada - Sessão de esclarecimento


A Câmara Municipal de Mértola em colaboração com o grupo de trabalho da Estrutura Local de Apoio (ELA) da Intervenção Territorial - Zona de Rede Natura Alentejo, vão realizar uma sessão de esclarecimento aberta a todos os interessados sobre os apoios às componentes Agro-ambiental, Silvo-ambiental e Investimentos Não Produtivos. A sessão terá lugar no dia 1 de Março, pelas 15:30, no cine-teatro Marques Duque.

Prisioneiro

Foto
Margarida Guerreiro

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sem comentários!

Alguns dos comentarios e mensagens recebidos no meu Facebook pessoal e no da Casa Visconde de Bouzões, quem tiver curiosidade em saber o autor basta fazer uma pesquisa no Facebook pelo nome Filipe Canina Simão.

As apreciações sobre os conteúdos e o nivel deixo para os nossos leitores.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cultura Itinerante continua com “Estórias do Serafim”


No âmbito do projecto Cultura Itinerante, promovido pela Câmara Municipal de Mértola, decorrem no dia 26 de Fevereiro mais dois espectáculos com “Estórias do Serafim”. O primeiro terá lugar, às 14h30, na Sociedade Recreativa Mesquitense e o segundo, às 17h00, no Cine-teatro Marques Duque, em Mértola.

A Cultura Itinerante é uma actividade promovida pela Câmara Municipal que teve início em 2010 e que irá continuar em 2011, com iniciativas culturais variadas. O objectivo desta acção é levar a cultura ao encontro das populações, promovendo espectáculos nas suas localidades.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carnaval em Mértola


Comcurso de Videos sobre Cidade Velha (Cabo Verde)


A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago informa que, por iniciativa da Organização das Cidades Património Mundial, OCPM, decorre - até 31 de Maio - o concurso “A minha cidade, Nosso Património Mundial”, ao qual se podem candidatar jovens com idades compreendidas entre 14 e 17 anos e entre 18 e 21 anos que se disponham a produzir um vídeo sobre Cidade Velha.

Os filmes, que sejam produzidos por jovens residentes, candidatam-se a dois prémios, no valor de 500 dólares cada um e a uma estada paga em Sintra (Portugal), por ocasião do Congresso Mundial da OCPM, durante o qual serão apresentados os vídeos premiados.

Estes vídeos não podem ter duração superior a 5 minutos. Os interessados devem contactar a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (Vereador da Cultura, Director do Gabinete do Presidente da Câmara ou Gabinete de Informação e Imagem) para obtenção de mais informação sobre esta matéria.

Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, 18 Fevereiro 2011

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Rua do Calhau, CP.01, Cidade Velha, ilha de Santiago, Cabo Verde. e-mail: gi.cmrgs@gmail.com

Programa Carnaval 2011 - Vila Real Santo António


Um bom motivo para passar pela Biblioteca


RUIZ ZAFÓN, Carlos – Marina. Lisboa: Planeta, 2010

Do autor de A sombra do vento e O jogo do anjo, mais um romance que tem como cenário Barcelona, local de eleição do autor.
...Desta vez, as personagens são dois adolescentes (Marina e Óscar) que juntos descobrem o amor e perseguem os trágicos mistérios de outras paixões, que lhes chegam do passado.
Drama, tragédia e morte, mas também aventura e mistério, são os ingredientes, tão ao gosto do autor, deste romance surpreendente.

Por Isabel Martins
in
Facebook da CMMértola

Em busca das túberas

Um convite do Turismo do Alentejo para um passeio pedestre com recolha das misteriosas trufas brancas.

O percurso pedestre pelo Parque Natural do Vale do Guadiana promete uma lição sobre como e onde são encontradas as misteriosas túberas, também conhecidas por trufas brancas, tão apreciadas na preparação de alguns pratos regionais alentejanos. O passeio inclui ainda a oportunidade de visitar a Ermida de São Barão, uma pequena capela construída nos finais do séc. XVII - inícios do séc. XVIII, recuperada recentemente.

Com início na pequena aldeia da Corte da Velha (Mértola), o percurso parte em busca das pequenas e deliciosas túberas por entre estevas em flor… No cimo da Serra de São Barão, um breve pausa permite recuperar forças, apreciar a paisagem e visitar a Ermida.

O passeio termina no regresso à aldeia, com uma prova gastronómica com alguns produtos locais, onde as túberas não poderão faltar.

O programa está disponível nos fins-de-semana de 4 a 6 de Março 2011 e 18 a 20 de Março 2011. Mais informações aqui.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA RECOMENDA A DEMOLIÇÃO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTANA DE CAMBAS

PARTIDO SOCIALISTA
CONCELHIA DE MÉRTOLA

NOTA DE IMPRENSA
VISTORIA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA RECOMENDA A DEMOLIÇÃO
DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTANA DE CAMBAS


Após um ano de gestão PS, é importante dar a conhecer a gestão ruinosa e de calamidade levada a cabo pelos últimos executivos CDU na freguesia de Santana de Cambas.
Problemas de legalidade da ligação eléctrica da Casa Mortuária de Vale do Poço, falta de transparência financeira relativa à obra de construção do Museu do Contrabando, destruição com a máquina retroescavadora da zona de Lazer da Barragem do Chança, são apenas alguns dos exemplos da actuação do antigo executivo CDU.
Mas a situação mais grave prende-se com o edifício sede da Junta de Freguesia de Santana de Cambas, construído por administração directa e inaugurado em 2005 pelo executivo anterior.
Depois de uma vistoria da Câmara Municipal de Mértola, agora a vistoria da Universidade de Évora RECOMENDA A DEMOLIÇÃO DO EDIFÍCIO DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA, CUJA CONSTRUÇÃO FOI ORIENTADA E CONDUZIDA PELO ANTERIOR PRESIDENTE DA JUNTA, O MESMO QUE AGORA SE NEGA A PRESTAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE O MODO COMO FORAM EXECUTADAS AS OBRAS.
Não há memória que alguma edificação neste concelho, pública ou privada, tenha sido demolida, por erros básicos de construção.
Juntamos fotos comprovativas daquilo que denunciamos e convidamos toda a comunicação social a visitar o local.
Por que estão envolvidos dinheiros públicos, o PS local reclama responsabilidades políticas e pessoais do anterior Presidente da Junta de Freguesia e actual vereador, bem como dos dirigentes locais do Partido Comunista que o continuam a apoiar.
Entretanto, aguardamos serenamente que as Instituições que tutelam as freguesias, ou seja, o Tribunal de Contas e a Inspecção-geral da Administração Local, se pronunciem sobre a gestão danosa da CDU em Santana Cambas.
O secretariado do PS em Mértola, orgulha-se dos seus autarcas no executivo da Junta e Assembleia de Freguesia de Santana de Cambas, pelo trabalho notável que vêm desenvolvendo ao longo deste ainda curto período do seu mandato.
Mértola, 21.02.2011
O Secretariado PS Mértola








Eu jovem artista


Câmara atribui subsídios a associações do concelho


A Câmara Municipal de Mértola deliberou por unanimidade, na reunião de 16 de Fevereiro, atribuir subsídios para a actividade regular a 34 associações do concelho, num total de 26.500 euros. Nesta mesma reunião foram aprovados outros subsídios para as associações que promovem formação e grandes iniciativas.

Os montantes atribuídos às associações de cariz cultural e recreativo são definidos pelos Instrumentos de Apoio ao Associativismo Cultural, sendo que estes variam entre os 450 e os 1900 euros.

Para apoiar a continuação do projecto Dansul e a formação contínua em dança, foi atribuído à AMDA – Associação em Mértola para Desenvolver e Animar dois mil euros.

No âmbito das grandes iniciativas, a Câmara aprovou a atribuição de 1500 euros à Associação ACEA – Associação Cultural erica andevalensis para a realização do projecto “Passear” – Arte na Tapada, que tem como objectivo promover a pintura e a escultura ao longo da Praia Fluvial da Tapada Grande da Mina de s. Domingos durante os meses de Verão.

in
Site da Câmara Municipal de Mértola

Cultura Itinerante continua com “Estórias do Serafim”


No âmbito do projecto Cultura Itinerante, promovido pela Câmara Municipal de Mértola, decorrem no dia 26 de Fevereiro mais dois espectáculos com “Estórias do Serafim”. O primeiro terá lugar, às 14h30, na Sociedade Recreativa Mesquitense e o segundo, às 17h00, no Cine-teatro Marques Duque, em Mértola.

A Cultura Itinerante é uma actividade promovida pela Câmara Municipal que teve início em 2010 e que irá continuar em 2011, com iniciativas culturais variadas. O objectivo desta acção é levar a cultura ao encontro das populações, promovendo espectáculos nas suas localidades.

in
Site da Câmara Municipal de Mértola

Pintura no Convento


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tribunal de Mértola condena a oito anos de prisão homem suspeito de violação de uma mulher

O Tribunal de Mértola condenou sexta-feira, 18, um homem, de 44 anos, a uma pena de oito anos de prisão por sete crimes, entre os quais rapto e violação de uma mulher e posse de arma proibida.
O homem foi condenado por um crime de coação, um de rapto, um de ameaça agravada e dois de violação de uma mulher e dois crimes de detenção, um de arma proibida e outro de munições proibidas.
O colectivo considerou a acusação de 11 crimes "parcialmente procedente" e absolveu o homem de quatro crimes, ou seja, um de sequestro, um de violação de domicílio ou perturbação da vida privada e um de violação da mulher e um de tráfico de armas.
O arguido era acusado de três crimes de violação, mas foi condenado apenas por dois, porque o colectivo considerou duas violações com penetração vaginal como um único crime com cópula e uma prática de sexo oral como um crime de violação com coito oral.
Segundo a matéria dada como provada pelo colectivo, o homem, em Novembro de 2009, conheceu a mulher, seguindo um plano e através de uma rede social na Internet.
A vítima depois decidiu terminar os contactos com o arguido, que começou a fazer-lhe telefonemas e a enviar-lhe mensagens ameaçadoras, exigindo-lhe que se encontrasse com ele.
As ameaças levaram a mulher a encontrar-se com o arguido na tarde de 02 de Dezembro de 2009 num centro comercial de Lisboa, onde a convidou para jantar num restaurante.
A mulher entrou voluntariamente no carro do homem e quando se apercebeu que estavam a sair de Lisboa em direcção ao sul do país confrontou-o.
O arguido disse à mulher que iam para Mértola, no Baixo Alentejo, o que ela contestou, instando-o a regressar a Lisboa.
"Tu aqui não mandas nada", disse-lhe o homem, que depois exibiu uma arma de fogo à mulher com a qual disparou um tiro para o ar através da janela do carro.
Após a viagem, já na Mina de São Domingos, o homem obrigou a vítima a acompanhá-lo a um restaurante e a um bar e, na madrugada de 03 de Dezembro, forçou-a a entrar na casa dele na aldeia, impedindo-a de fugir.
Após ameaçá-la com expressões como "vou fazer o que quiser contigo", o homem violou a vítima duas vezes seguidas e forçou-a a praticar sexo oral uma vez.
Naquele dia, o homem foi com a vítima a Espanha, onde comprou munições para armas e, depois, seguiu para Lisboa, onde libertou a mulher.
A 20 de abril de 2010, durante buscas às duas casas do homem, em Lisboa e na Mina de São Domingos, e ao veículo, foram apreendidas armas e munições.
Segundo o coletivo, o homem atuou com o objetivo de cometer contra a vítima "crimes contra a sua liberdade e autodeterminação sexual" e, ao forçá-la a ter sexo, agiu "movido por excitação lasciva", "satisfazendo os seus instintos libidinosos".
Em declarações à Lusa, a advogada do arguido, Maria Manuela Sebastião, considerou a pena "excessiva" e disse que vai recorrer.

in
Correio Alentejo

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PS e PSD chumbam limite aos salários dos gestores

"As propostas que propunham limitações nas remunerações dos gestores públicos foram chumbados no Parlamento pelo PS e PSD.

O PSD justificou o voto contra com o argumento de que os projectos "só trariam mais problemas". Segundo o deputado Miguel Frasquilho esta "é uma medida cega" se o objectivo for "atrair gestores qualificados que poderão melhorar a gestão das empresas públicas".

Bloco de Esquerda, CDS-PP e PCP apresentaram esta sexta-feira, no Parlamento, projectos de lei para limitar o montante das remunerações dos gestores públicos e criar regras de maior transparência no sector empresarial do Estado.

O Bloco de Esquerda pretendia que as remunerações dos gestores públicos não excedessem as do Presidente da República, presidentes dos governos regionais ou das câmaras, enquanto entidades responsáveis pela sua nomeação.

Esta posição era partilhada pelo CDS que propunha, além do tecto máximo nas remunerações fixas equiparadas ao vencimento do Presidente da República, que "os prémios só sejam possíveis quando e se forem cumpridos objectivos muito concretos na gestão".

O PCP, que já em 2005 propôs no Parlamento restrições ao limite dos vencimentos dos gestores públicos, pretendia fixar o limite dos vencimentos dos gestores públicos eleitos para sociedades com capitais do Estado a 90% do que ganha o Presidente da República e as ajudas de custo ao máximo de 40% dos salários."

in

Santana - Ruina do Edificio da Junta - As imagens falam por si







Presidente do Náutico em entrevista

Clique na imagem para aumentar

Fim do número de eleitor.

Se a proposta do governo for aprovada, em 2013 bastará o BI para votar.
Oposição preocupada com decisão do governo de substituir número de eleitor pelo número de bilhete de identidade ou do cartão de cidadão.
O governo aprovou ontem uma proposta de lei para extinguir o número de eleitor em 2013. O objectivo é que a partir dessa data os cidadãos possam passar a votar apenas com o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão. De acordo com a proposta, os cadernos eleitorais de cada assembleia de voto ficariam organizados segundo a ordem desse número de identificação civil. "Esta proposta implica um prazo de adaptação que confira segurança a esta mudança", explicou Silva Pereira. Até lá o governo pretende assegurar "a adopção imediata de um conjunto de medidas adicionais destinadas a facilitar o conhecimento pelos eleitores das condições de exercício do direito de voto, nomeadamente a notificação obrigatória aos novos eleitores e aos que vêem alterada a sua situação eleitoral".

Estas palavras do governo são, segundo o líder da bancada laranja, a "confissão do falhanço". "O governo falhou num aspecto essencial da regularidade do processo eleitoral: informar os cidadãos onde poderiam votar. O Conselho de Ministros fez uma confissão de falhanço do governo."

A oposição, com excepção do CDS-PP, mostrou-se preocupada com esta proposta do governo, que terá de ser aprovada pela Assembleia da República. "Aconselhamos ao governo que assuma as suas responsabilidades, mas que tenha calma quanto a medidas precipitadas, porque de medidas ligeiras e aplicadas com irresponsabilidade estamos fartos", disse o deputado do PCP António Filipe.

Os comunistas pediram esclarecimentos sobre as dificuldades de voto e também sobre a existência de menos 60 mil votantes nos mapas oficiais de resultados, conhecidos esta semana, face aos números inicialmente divulgados, um facto condenado por toda a oposição. A discrepância entre os cadernos eleitorais e o mapa de apuramento dos resultados poderia ter tido uma "influência decisiva para o próprio regime e para a democracia", referiu o deputado centrista Nuno Magalhães.

O líder da bancada social-democrata aproveitou a deixa para aumentar o tom das críticas ao governo e sugerir mais uma vez a demissão do ministro da Administração Interna. "O governo devia ter retirado todas as consequências políticas, coisa que até hoje foi manifestamente incapaz de fazer. Responsabilidades que são do governo, só do governo e só ao governo cabe assumir", insistiu Miguel Macedo. A deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto sugeriu o mesmo: "Entre ministro e cartão [de cidadão], o governo optou por extinguir o cartão. Nesta fuga às responsabilidades se vê o grau e sentido da ética da responsabilidade deste governo." Já o deputado do CDS-PP Nuno Magalhães foi mais longe e afirmou que o governo levou a cabo um "assassinato profissional" ao demitir o director-geral da Administração Interna, Paulo Machado.

Do lado do governo a questão está resolvida e coube ao líder da bancada parlamentar do PS fazer a sua defesa. "O governo avaliou ou não, inquiriu ou não, responsabilizou ou não? Avaliou, inquiriu e responsabilizou e por isso a questão está resolvida", garantiu Francisco Assis.

Posto da GNR de Mértola

INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO
POSTO DA GNR NA VILA DE MÉRTOLA

A Câmara Municipal informa a população que apresentamos solução para a permanência da GNR na vila de Mértola, e que foi a seguinte;

- O atendimento e secretaria funcionarão no edifício do Tribunal, no primeiro piso;
- O apoio habitacional aos militares quando de serviço ou entre turnos será assegurado no apartamento existente no Quartel dos Bombeiros Voluntários;
- No que se refere à construção do novo quartel a Câmara Municipal já obteve o compromisso do Governo que a obra será inscrita nas primeiras prioridades de investimento e será assinado em breve um acordo compromisso;
- A autarquia tem-se desdobrado em contactos para conseguir pela via negocial e de diálogo estas soluções, demonstrando a razão que nos legitima.

Agradecemos a toda a população o incentivo e apoio neste processo, bem como o facto de acreditarem na nossa capacidade negocial.

Mértola, 17 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Câmara Municipal

in
Facebook da Câmara Municipal de Mértola

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dança no Marques Duque


Espectáculo ” Movimentos da Terra” Domingo dia 20 às 17 h e segunda feira dia 21 às 14h no Cineteatro Marques Duque.

Sinopse:

“ É uma dança centrada na vida de três crianças de uma aldeia e das suas aventuras e percursos na cidade, para aprender as ciências pesqueiras, na oficina, para tecer e guardar a tradição, ou pelos campos e nos enleios da paixão, com o poder mágico da transformação.”

Edificio sede da Junta de Freguesia de Santana em ruinas!


A avaliar pela acta da reunião de Câmara de 19 de Janeiro, a situação de segurança, do Edificio da Junta de Freguesia de Santana de Cambas é no minimo preocupante. Da leitura da acta percebe-se ainda que outras situações irregulares tem sido detectadas pelo actual, executivo da Junta que as tem vindo a denunciar às instancias competentes.

Curiosa também a coincidencia na falta a esta reunião de Câmara do Senhor Vereador José Rodrigues Simão, anterior Presidente daquela Junta de Freguesia.

Tivemos entretanto conhecimento que a vistoria efectuada, e que é referida na acta, ditou a interdição total da utilização das referidas instalações, o que compromete o normal funcinamento daquela autarquia.
Clique aqui para aceder à acta completa.

Um bom motivo para passar pela Biblioteca

366 POEMAS QUE FALAM DE AMOR / org. Vasco Graça Moura. Lisboa: Quetzal, 2003

366 poemas sobre o amor, nas suas múltiplas versões e cambiantes, reunidos num mesmo volume. Vozes de épocas muito diferentes, desde as remotas cantigas de amigo até à actualidade, e de variados lugares.

Uma antologia que não obedece a qualquer ordenação particular “… pareceu-me ser mais importante e mais interessante que o conjunto espelhasse o lado caleidoscópico e anarquicamente desmultiplicado da relação amorosa e das suas vicissitudes.” (do prefácio)

Por
Isabel Martins
No Facebook da CMMértola

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Canoagem - Taça de Portugal de Maratonas I na Mina de S.Domingos

Câmara investe 250 mil euros na Mina de S. Domingos

A Câmara Municipal de Mértola está a realizar obras e melhoramentos na Mina de S. Domingos, num investimento que ascende os 250 mil euros, previsto nas Grandes Opções do Plano. Estas têm por objectivo a melhoria dos espaços públicos, como a pavimentação de ruas e a construção de colectores de águas pluviais.

O sistema de colectores de águas pluviais está a ser construído nas ruas Serrão Martins e da Igreja, uma zona mais baixa da aldeia mineira, onde se acumulava a água da chuva, sempre que chovia com maior intensidade.

As ruas que estão a ser pavimentadas são a Serrão Martins, da Igreja, S. Francisco e o Largo do correio. Com estes melhoramentos a Câmara renova os espaços públicos, contribuindo para uma maior qualidade de vida dos seus habitantes, assim como dos muitos turistas que visitam a aldeia e o complexo mineiro.

Estas obras estão a ser realizadas por administração directa e o prazo de execução é de 180 dias.

in
Site da Câmara Municipal de Mértola

Sportalentejo já nas bancas


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Anafre: Autarcas contra extinção de Freguesias

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) realizou no sábado, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago em Beja, um encontro distrital de freguesias, com o objectivo de debater matérias como a Lei das Finanças Locais e os recursos necessários às freguesias; as competências próprias e as delegadas pelos municípios; e todas as questões que de alguma forma afectam as freguesias e as suas populações.

Álvaro Nobre, Presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda e coordenador distrital de Beja da Anafre, no balanço da reunião, refere que no encontro, os autarcas das freguesias presentes, consideraram manifestar-se contra a anunciada intenção de reorganização administrativa em curso, por proposta do PS e PSD, que aponta para a extinção de algumas freguesias, defendendo os autarcas presentes de forma unânime, que devem ser as populações a decidir o seu futuro.

Outra das matérias analisada foi a proposta de nova Lei Eleitoral, que aponta para a existência de executivos de uma só cor política, em que o encontro, também de forma unânime rejeita por entender que esta medida reduz a participação democrática nos órgãos. Foi ainda defendido que os presidentes de Junta devem continuar a ter assento de pleno direito na Assembleia Municipal, como a actual lei lhe confere.

No encontro foram ainda feitas fortes críticas à forma como a direcção nacional da ANAFRE, tem representado o interesse das freguesias junto dos órgãos de poder.

As conclusões expressas das freguesias, vão agora ser enviadas à Anafre, para que esta associação as defenda junto do Governo e das diversas entidades competentes.

In
Rádio Voz da Planicie

Hungaros Estagiam em Mértola


Oito atletas Hungaros estão desde ontem em estágio no Centro de Estágio do Guadiana, aproveitando as excelentes condições que Mértola e o rio Guadiana oferecem para treinar. Esta escolha da Federação Hungara, uma das mais prestigiadas e medalhadas do mundo, e a presença do seu Secretário Geral Gabor Smith é mais um reconhecimento internacional dessas condições e confirma as apostas feitas pelo Clube Náutico de Mértola.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Clube de Futebol Guadiana recebe Taça Honra no Domingo

O Clube de Futebol Guadiana irá acrescentar este domingo mais um troféu ao seu património.

A equipa sénior do clube conquistou na presente época, antes do ínicio do campeonato, a Taça Honra com toda a distinção.

Como se pode ver pela tabela classificativa abaixo, o Guadiana foi claramente a melhor equipa, sendo a equipa com o melhor ataque, melhor defesa, sem qualquer derrota, e com o melhor marcador - Zé Fernando com 5 golos.


Esta é a 3ª edição desta competição, e o Clube de Futebol Guadiana, é já o Clube com mais troféus desta prova.

A 1ª edição foi ganha pelo Guadiana, a 2ª edição pelo Negrilhos Futebol Clube, e esta última novamente pelo Guadiana.

O troféu será entregue pela Associação de Futebol de Beja, antes do importante jogo Guadiana - Sp.Cuba.

Apela-se a comparência dos adeptos para presenciarem a entrega da Taça e para apoiarem o Guadiana neste jogo importante.