segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Curso de Observação de Aves em Mértola

Festival Islâmico - Sondagem de opinião!


GNR abandona posto de Mértola


A GNR vai fechar esta semana o posto de Mértola devido às péssimas condições do edifício. Os 15 militares vão ser transferidos para os postos vizinhos da Mina de São Domingos e Castro Verde. Na vila ficará apenas uma sala para atendimento, apurou o CM junto de fonte da Guarda.

Há um ano, o nosso jornal denunciou que o edifício deveria ter encerrado em 2007. Logo nesse ano, a Inspecção-Geral da Administração Interna mandou fechar as instalações. Mas as infiltrações, as deficientes instalações sanitárias e as rachas nas paredes não foram suficientes para que o Ministério da Administração Interna, a Câmara de Mértola e a GNR encontrassem solução.

Depois de várias inspecções em 2010, foi decidido reparar o edifício até à construção de um novo, em 2011. Mas até hoje não foi feita qualquer obra nem lançado concurso público. O entrave partiu do MAI, devido a medidas economicistas: a renda do imóvel é de 12,5 euros por trimestre e, segundo uma sua fonte, um processo de partilhas impossibilitou a compra do edifício. Nos próximos dias o Ministério reúne-se com o autarca local, que já disponibilizou um terreno para o novo posto. "No posto têm dormido seis militares. Aparam a água com baldes e protegem documentos com plásticos", acusa José Alho, da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda .

sábado, 29 de janeiro de 2011

Aeroporto de Beja - Primeiros voos charter para Londres


Sunvil Discover lança primeiro charter para Beja.

A Sunvil Discover é o primeiro operador a assentar operação charter para o novo aeroporto de Beja.

Com base na companhia BMI e utilizando um Embraer de 49 lugares, a Sunvil operará semanalmente desde Heathrow, aos domingos.

Recorde-se que a inauguração deste Aeroporto está prevista para Abril.

in
Publituris



A empresa Sunvil Discovery será o primeiro operador de voos charter no novo aeroporto de Beja, noticiou este sábado a edição on-line da "Publituris", uma publicação especializada em turismo que anuncia também a inauguração do aeroporto no próximo mês de Abril.

A mesma fonte adianta que a operação decorrerá com base na companhia BMI e utilizará um Embraer de 49 lugares para uma ligação semanal entre Heathrow e Beja, aos domingos.

Recorde-se que o administrador da ANA, Pedro Beja Neves, responsável pelo processo de abertura ao tráfego daquela infra-estrutura, já havia confirmado ao "CA" que estanegociação estava em curso, tendo também adiantado que o processo de certificação da infra-estrutura deverá estar concluído em Junho e que estão confirmados investimentos de 15 milhões de euros na instalação de dois hangares.

in
Correio Alentejo

Stomp

Obrigado Ricardo!

Correio Alentejo nº 244

Clique aqui para folhear o Jornal.

Revista 30 dias nº18


Clique aqui para folhear a revista.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estágio de pré temporada do Sporting em Israel

Apesar de ainda agora se ter iniciado a segunda volta do campeonato nacional de futebol época 2010 / 2011, o Sporting Clube de Portugal já decidiu onde se realizará o estágio de preparação da próxima época.

Telavive foi o local escolhido. Costinha, director desportivo do Sporting, avançou ao I.P. quais os motivos que levaram à escolha deste destino. “ Assim temos possibilidade de realizar jogos amigáveis com o Hapoel Tel-Aviv todos os dias durante uma semana. Vamos aprender com eles, a forma de pelo menos em casa, ganhar 3 a 0 ao Benfica. Por outro lado, aproveitamos estar em Israel para realizarmos no hospital de vida selvagem Ramat Gan Safari, tratamentos médicos essenciais a alguns dos nossos jogadores. Foi esta instituição de saúde que conseguiu que uma tartaruga paralisada nas patas traseiras readquirisse a mobilidade, através do implante de um par de rodas na carapaça. O Izmailov poderá voltar a jogar ao seu melhor nível, após a realização do tratamento ao joelho, que consistirá num implante em pvc com buchas de latão macho/fêmea roscável”.

Por João Serrão
In
Inimigo Público

Passeio TT Grifos Alentejanos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cultura Itinerante com “Estórias do Serafim” em Alvares e João Serra

A Câmara Municipal, no âmbito do projecto Cultura Itinerante, promove a 29 de Janeiro, sábado, dois espectáculos com “Estórias do Serafim”. O primeiro terá lugar, às 14h30, no Centro Recreativo e Cultural de Álvares e o segundo, às 17h00, na localidade de João Serra, freguesia de Alcaria Ruiva.

A Cultura Itinerante é uma actividade promovida pela Câmara Municipal que teve início em 2010 e que irá continuar em 2011, com iniciativas culturais variadas. O objectivo desta acção é levar a cultura ao encontro das populações, promovendo espectáculos nas suas localidades.

Informação dos Espaços Jovens de Mértola e Mina de S.Domingos

Clique aqui para aceder ao documento

Conheceu mulher em rede social e violou-a na Mina de S.Domingos

O Tribunal de Mértola (Beja) começou esta quarta-feira a julgar, à porta fechada, um homem de 44 anos acusado de 11 crimes, como os de rapto, sequestro e violação de uma mulher e de tráfico de armas.

No início da primeira sessão, o presidente do colectivo de juízes disse que o julgamento do homem, natural de Lisboa e em prisão preventiva, vai decorrer à porta fechada por envolver crimes de natureza sexual.

O homem é acusado de três crimes de violação, um de coação, um de rapto, um de sequestro, um de ameaça grave e um de violação de domicílio ou perturbação da vida privada de uma mulher. O arguido é também acusado de um crime de tráfico de armas, um de detenção de arma proibida e um de detenção de munições proibidas.

in
TVI 24
Para aceder à noticia completa clique aqui.

RIAS liberta dez grifos em Mértola

O RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa vai proceder a mais uma ação de devolução de animais recuperados ao seu habitat natural. Amanhã, dia 26, pelas 12h00, serão libertados dez grifos (Gyps fulvus) na base da Serra de Alcaria Ruiva, em Mértola.As aves que vão ser libertadas foram recolhidas por equipas SEPNA da GNR e por Vigilantes da Natureza das áreas protegidas, por se apresentarem debilitadas e desnutridas.
“Foram encontradas por particulares em Tavira, Loulé, Vila Real de Santo António, Castro Marim, Faro, Aljezur e Moura e encaminhadas pelas referidas entidades para o RIAS”, referem os responsáveis.

Recorde-se que o RIAS é um centro que acolhe e trata os animais selvagens autóctones feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.

Os responsáveis pelo Centro RIAS sublinham que “estes momentos de libertação de animais recuperados são assim o agradável culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo então momentos privilegiados para contacto com as populações locais, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país”.

In
Jornal do Algarve

Eleições presidenciais


1. As eleições presidenciais decorreram sem chama e perante um certo desinteresse dos portugueses. A enorme abstenção de 52,4% aí está para o demonstrar. Os resultados foram os esperados, embora com algumas surpresas. Os debates não trouxeram ideias novas quanto aos problemas que mais interessam os portugueses: como viver a crise global que nos afecta - que está a provocar o desespero em milhares de famílias - e, principalmente, como sair dela.

Como se sabe, estive, voluntariamente, silencioso durante todo o processo eleitoral. Quando o PS resolveu apoiar o candidato que já tinha sido escolhido pelo Bloco de Esquerda, disse - e escrevi - que considerava isso um erro de Sócrates, grave, sobretudo, para o futuro do PS, visto que ia dividi-lo, como aconteceu. Não o disse por ressentimento, como alguns comentadores afirmaram. Mas tão-só em defesa do partido de que fui um dos fundadores. Por essa mesma razão, fiquei calado e não apoiei nenhum candidato.

Estimo pessoalmente Fernando Nobre, que conheço há muitos anos, e aprecio-o pelo seu carácter e pela obra que realizou. Mas não fui eu que o empurrei para candidato. O seu a seu dono. Como ele próprio disse - e quem o conhece sabe que não podia ser de outro modo -, "decidiu pela sua própria cabeça". Limitou-se a consultar alguns amigos, depois de estar determinado, e eu fui um deles, entre vários. Com muita honra.

Numa entrevista em que me interrogaram sobre se, desta vez, iria votar Cavaco Silva, afirmei, discretamente, para desfazer equívocos, que "nunca votaria em Cavaco Silva". E agora acrescento: por razões político-ideológicas e não pessoais.

Terminado o acto eleitoral, devo felicitar o candidato, como fiz, aliás, há cinco anos, como candidato derrotado. Trata-se de um ritual democrático, que deve ser respeitado, porque em democracia, os políticos, dos diversos partidos e os independentes, não se consideram inimigos, mas tão-só adversários ocasionais.
Estranho e lamento que o candidato Cavaco Silva não o tenha feito, no passado domingo, em relação aos seus adversários. Como aliás lamento os dois discursos que proferiu no momento da vitória. Em lugar de ser generoso e magnânimo para com os vencidos, foi rancoroso. O que, além de lhe ficar mal, quanto a mim, representa um erro político grave que divide Portugal precisamente quando mais o devia unir.

A verdade é que as últimas eleições mostram que o nosso país está mais dividido do que nunca. E, além disso, desorientado. Por isso, o Presidente ora reeleito deveria ter feito um discurso positivo, voltado para o futuro, e não um discurso que divide mais os portugueses, com a agravante de que, feitas bem as contas ao volume da abstenção, a metade que votou nele está longe de ser maioritária...

Nesse aspecto, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, marcou um contraste com o candidato Presidente, tendo proferido um discurso politicamente responsável, muito equilibrado e inteligente.

Por Mário Soares
in
Diário de Noticias

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Enriquecimento ilícito é pecado


Em comunicado oficial, a Igreja Católica declara que é a favor da criminalização do enriquecimento ilícito.

Vários bispos e padres portugueses contactados pelo I.P. afiançam "não se pode concordar que pessoas enriqueçam dessa maneira, lesando terceiros" ou "a apropriação ilegal de bens é pecado, segundo os cânones da Igreja, e não pode ser aceite como actividade lícita pelas leis civis". Padre Frederico, da ordem dos Franciscanos, sacerdote na localidade de Papa-Leite e presidente do PIGN (Pequenas Igrejas, Grandes Negócios), vai mais longe e afirma que a sociedade em geral deveria seguir o exemplo de gestão que utiliza na sua paróquia, pois é transparente e justo. “Diariamente depois de cada missa, pego no saquinho das esmolas e guardo o dinheiro num local seguro. No fim do mês, tenho que separar o que é de Deus, do pouco que eu preciso para o meu sustento. Assim, jogo o dinheiro ao ar. O que Deus agarrar é da Igreja e o que cair no chão fica para as minhas necessidades básicas do dia a dia”. A mesma fonte confidenciou ao I.P. que planeia ficar na localidade de Papa-Leite até ao final do sacerdócio e ter idade para se reformar, pois é “uma paróquia onde fui muito bem recebido e onde se vive rodeado de gente devota, de bem e são todos muito simpáticos”.

Por
João Serrão
In
Ininigo Publico

domingo, 23 de janeiro de 2011

Concelho de Mértola dá vitória à abstenção e a Francisco Lopes

Cavaco Silva - 891 votos - 27,7%
Defensor Moura - 29 votos - 0,9%
Francisco Lopes - 990 votos - 30,8%
José Manuel Coelho - 80 votos - 2,5%
Manuel Alegre - 787 votos - 24,5%
Fernando Nobre 301 votos - 9,4%
Brancos 98
Nulos 42
Abstenção - 55,4%

Queijaria Vale do Guadiana

Clique aqui para visitar o site dum dos nossos melhores produtos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A nossa sondagem


Boa noite lua!


Publicada por João Espinho
in
Praça da República

Cavaco Silva vence logo à primeira volta


Cavaco Silva 59%, Manuel Alegre 22%, Fernando Nobre 10%, Francisco Lopes 6%, José Manuel Coelho 2% e Defensor Moura 1%, são os resultados da sondagem da Universidade Católica.

Dados do estudo da Universidade Católica dizem que o actual Presidente da República será reeleito com uma percentagem superior às obtidas por Eanes e Sampaio nos segundos mandatos.

Não haverá segunda volta, de acordo com a sondagem feita, na semana passada, pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o DN, JN, RTP e Antena 1. Fazendo a projecção dos votos - além da abstenção, dos indecisos e dos que não respondem, foram retirados ainda os brancos e nulos para efeitos de cálculo -, Cavaco Silva atinge 59%, Manuel Alegre fica-se por 22%, Fernando Nobre garante 10%, Francisco Lopes obtém 6%, José Manuel Coelho chega aos 2% e Defensor Moura limita-se a 1%.

A confirmarem-se, no domingo, estes resultados, Cavaco Silva seria reeleito por uma margem superior às registadas por Ramalho Eanes em 1980 (56,44%) e por Jorge Sampaio em 2001 (55,55%) - ficando apenas longe de Mário Soares (70,35%), na recandidatura que ele próprio, enquanto líder do PSD e primeiro-ministro, apoiou.

Agora com o suporte de PS, BE e PCTP/MRPP - partidos que, em conjunto, obtiveram 47,3% nas legislativas de 2009 -, Manuel Alegre crescia apenas um ponto percentual em relação à última corrida, quando se apresentou sem apoios partidários e obteve 20,74%. Em relação aos derrotados nas recandidaturas anteriores, a diferença negativa para Ferreira do Amaral, que teve 34,68% contra Sampaio, é superior à diferença positiva relativamente a Basílio Horta, que se ficou pelos 14,16% no confronto com Mário Soares.

E o resultado de Fernando Nobre, na história das candidaturas independentes, ficaria apenas à frente de Pires Veloso (0,78%, em 1980), Galvão de Melo (0,84%, em 1980), Otelo (1,5%, em 1980) e Lurdes Pintasilgo (7,38 %, em 1986), mas a boa distância de Pinheiro de Azevedo (14,37%, em 1976), Otelo (16,46%, em 1976) e Manuel Alegre (20,74%, em 2005).

Cavaco à primeira

Cavaco Silva desceu 3,7 pontos de dezembro para janeiro mas ainda parece ter as duas mãos na vitória eleitoral de domingo.

Com efeito, os 56,3%, somado ao facto de Manuel Alegre, o segundo classificado, ter descido cinco pontos, reforçam a tendência de vitória do atual chefe do Estado.

Mais atrás, Fernando Nobre confirma-se como a surpresa destas eleições, com 10% das intenções de voto. Francisco Lopes não ultrapassa os cinco pontos e Defensor Moura, com 2% e José Manuel Coelho, com 1,4% fecham a lista de candidatos.


In
Expresso de 21 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Arte Non Stop 2011

Festival Islâmico - Informação para participantes no Souk


Festival Islâmico de Mértola 2011

19 a 22 de Maio

As normas de Participação no Souk do Festival Islâmico de Mértola 2011 e a Ficha de Inscrição já estão disponiveis no Site da Câmara Municipal de Mértola. Para aceder à informação clique aqui.

Agrupamento de Escolas de Mértola comemora dia da escola




O Agrupamento de escolas de Mértola comemora hoje o dia da Escola S.Sebastião, com diversas actividades, desportivas, culturais, ludicas e cientificas. Nas actividades participou toda a comunidade escolar e as diversas associações parceiras.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cinema no Marques Duque



Clique aqui para ver o resumo do filme
Sexta-feira dia 21 de Janeiro - 21h30 Em “The Other Guys” acompanhamos as extrovertidas aventuras de dois detectives secundários que subitamente são confrontados com uma missão de grande responsabilidade. No entanto, é evidente que não estão preparados para a concretizarem com sucesso.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dansul com novo site

Clique aqui para aceder ao site.

Mértola recebeu reunião da Rede de Museus do Distrito de Beja


No dia 13 de Janeiro realizou-se em Mértola mais uma Reunião da Rede de Museus do Distrito de Beja (RMDB) onde foram tomadas decisões importantes relativas às acções concretas a desenvolver em 2011, que incluem actividades conjuntas na área da formação de pessoal ligado aos museus e no desenvolvimento de alguns materiais de divulgação.

A maioria dos municípios do Distrito de Beja possui unidades museológicas, integradas na estrutura organizacional camarária, caracterizadas por uma interessante diversidade temática e museográfica, e com características semelhantes no que se relaciona com a gestão e os recursos aos mais diversos níveis.

Pretende-se com a Rede de Museus do Distrito de Beja facilitar o contacto entre os técnicos ligados aos projectos museológicos das Câmaras Municipais, de forma a incentivar a parceria e colaboração nas mais diversas áreas que permitam potenciar, num futuro próximo, projectos conjuntos de estudo, formação e divulgação.

A Rede de Museus do Distrito de Beja está formalmente criada e tem como membros as Câmaras Municipais de Almodôvar, Aljustrel, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola e Vidigueira estando em processo de adesão os municípios de Barrancos, Moura, Serpa, Odemira e o Museu Regional de Beja. A Rede rege-se por uma Carta de Princípios e tem como principais objectivos a qualificação, valorização e divulgação das unidades museológicas deste Distrito; a cooperação, parceria e articulação entre as unidades museológicas dos concelhos que integrem a Rede; a optimização e rentabilização de recursos, principalmente em termos de meios humanos e da realização de projectos comuns; a difusão da informação relativa aos museus da Rede e a promoção do rigor, ética e profissionalismo das práticas museológicas.

Número de desempregados diminuiu no Alentejo em Dezembro


Os centros de emprego do Alentejo tinham inscritos em Dezembro de 2010 um total de 22.854 indivíduos, mais 5,3% que no mês homólogo de 2009 mas menos 1,7% face ao anterior mês de Novembro.

Em declarações à Rádio Castrense, o sindicalista Casimiro Santos afirma que “a apreensão vai continuar este ano” no que ao desemprego diz respeito, nomeadamente entre os jovens.

Acrescenta Casimiro Santos que é lamentável Portugal ter “uma juventude sem futuro” e estar “perante um sistema invertido”.
In
Rádio castrense

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

… NOBRE POVO ….


Quando se trata de eleições e em particular de eleições presidenciais, pondero sempre cuidadosamente qual aquela que considero a melhor opção. A minha escolha recai desta vez num candidato que fala a minha linguagem, num homem que vem do meu mundo, o mundo do associativismo, um homem que não vem da politica, um homem que vem do mundo real, um homem cujo principal defeito que lhe é apontado é na minha opinião a sua maior qualidade, a sua falta de experiencia politica. Um homem que não é quadrado, nem comprometido partidariamente, um homem com quem sabemos que se pode contar, um homem que não é do partido A quando lhe convém as mordomias mas é solidário com o partido B quando lhe cheira a contabilidade eleitoral.

"Portugal precisa de um PR capaz de ajudar a construir um novo paradigma social e económico. Fernando Nobre representa o conjunto de valores que deve nortear a vida em sociedade: trabalho, seriedade, ética, humanismo, solidariedade, justiça social e transparência na vida pública... Pelo Homem e pela Obra, eu ACREDITO e VOTO Fernando Nobre. "
Virginia Sebastião mandatária do Dr. Fernando Nobre

Eu também ACREDITO e VOTO Fernando Nobre.
Carlos Viegas

Banco de dados de Biodiversidade




"Se hoje em dia ainda se desconhece uma grande parte das espécies existentes na Terra, é igualmente grave o desconhecimento existente relativamente à distribuição e abundância das espécies que se conhecem.

O facto de não conhecermos o que nos rodeia distancia-nos da necessidade e importância de conservar e de interagir com a Natureza de uma forma sustentável.

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica. O projecto cria a possibilidade de todos contribuirem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruirem dessa informação, (...) através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar.

A informação obtida por intermédio do BioDiversity4All, com a contribuição e participação dos utilizadores pode proporcionar informação valiosa sobre a distribuição de espécies em Portugal."


in biodiversity4all



Visitem este projecto e caso disponham de informação partilhem-na!


Futebol: FC Castrense sofre na Taça do Distrito de Beja


Jogou-se este fim-de-semana, dias 15 e 16, os oitavos-de-final da Taça Distrito de Beja, ronda que ficou marcada pelo sofrimento do FC Castrense diante do “secundário” Guadiana de Mértola.
Apesar de favorita, a equipa de Castro Verde teve de jogar 120 minutos para bater os mertolenses por 5-3, depois da igualdade a três bolas registada no final do tempo regulamentar.

Menos sorte ainda teve o FC São Marcos, que perdeu por 11-10 após grandes penalidades (4-4 no final dos 120 minutos de jogo) na casa do Amarelejense, único representante da 2ª divisão distrital ainda em prova.

Nas restantes partidas, não houve qualquer surpresa.

RESULTADOS:

Desp. Beja 0 – Aldenovense 1
Milfontes 2 – Ferreirense 0
FC Castrense 5 – Guadiana 3 (após prolongamento)
Rosairense 2 - Sp. Cuba 1
Cabeça Gorda 1 – FC Serpa 2
Piense 0 – Despertar 4
Almodôvar 2 – Bairro da Conceição 1
Amarelejense 4 – FC São Marcos 4 (11-10 após GP)

in
Rádio Castrense

Escola Superior de Educação de Beja com aulas de canoagem no Concelho de Mértola



O Curso de Desporto da ESEBeja iniciou hoje um ciclo de aulas de canoagem, ministradas em parceria com o Clube Náutico de Mértola. Esta colaboração, entre as duas instituições, resulta do protocolo de colaboração do CENTRE – Guadiana (Centro Nacional de Treino de Canoagem e Residência Escolar e Universitária do Guadiana) de que ambas as instituições são signatárias em conjunto com a Câmara Municipal de Mértola, Agrupamento de Escolas de Mértola, Escola Profissional ALSUD e Federação Portuguesa de Canoagem.

A primeira aula teórico-prática teve lugar na Tapada Grande da Mina de S.Domingos durante a manhã, tendo da parte da tarde os alunos continuado a sua formação com uma aula de Manobras com Cordas na Ponte do Guadiana em Mértola.

sábado, 15 de janeiro de 2011

BEJA, O AEROPORTO E O COMBÓIO

A imprensa de hoje anuncia que Beja vai perder a ligação directa a Lisboa. Quando as obras de renovação da via estiverem terminadas haverá uma automotora até Casa Branca e depois o combóio. Vão chover os protestos, as moções das câmaras, os artigos na imprensa etc.
.
A situação pode não parecer confortável - eu que o diga, na qualidade de utente regular do intercidades - mas bem vistas as coisas, dá vontade de dizer "ó pá não compliquem". Se vamos ter o aeroporto e os aviões para Lisboa, para que queremos nós os combóios? Sim, para quê?


ANTEVISÃO:
A carreira Lisboa-Beja das 20.15
da Air Baixo Alentejo no momento da aterragem na capital do distrito
(vista do cockpit)

in - avenidadasaluquia34

Por Santiago Macias

Francisco Lopes está hoje no distrito Beja


Francisco Lopes está hoje no distrito de Beja. O candidato à Presidência da República apoiado pelo PCP começa a campanha por Alvito às 10h30, junto ao Mercado. Em Cuba o candidato vai encontrar-se com a população na Biblioteca Municipal, às 11h20. Mais tarde, às 12h10, Francisco Lopes passa pela Vidigueira.

O candidato presidencial termina a campanha pelo distrito, na cidade de Beja, onde almoça com apoiantes, pelas 13h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O almoço conta com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Correio Alentejo nº 242

Para Folhear o Jornal clique aqui.

Esquerda e direita com empate total


Barómetro da Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádio Renascença de Janeiro revela que PSD e CDS juntos têm 47,4%. O mesmo resultado dos partidos de esquerda somados.

O país está ainda a meio de uma campanha eleitoral para escolher o seu Presidente da República, mas o espectro da realização de eleições legislativas antecipadas, impedindo Sócrates de completar a sua segunda legislatura, volta a estar na agenda política.

Ora, a "fotografia" da realidade atual que é esta sondagem mostra que não é líquido que o PSD, com o CDS como parceiro, consiga voltar ao poder rapidamente caso se precipite uma crise política.

Os partidos liderados por Passos e Portas conseguem exactamente o mesmo resultado que PS, PCP e BE somados. Ou seja, um empate total.

Outro dado a reter, quanto à popularidade dos líderes políticos e instituições, é a perda de sete pontos de Cavaco Silva. Reflexo talvez do caso BPN, que dominou a pré-campanha.

in
Expresso

Já visitou o Site da Merturis?


Clique aqui para aceder ao site.

Revista Arqueologia Medieval


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AMBAAL e NERBE acusam Governo de “empatar” aeroporto de Beja


O Estado, accionista maioritário da EDAB – Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, não esteve presente na última reunião da Assembleia Geral.

A AMBAAL- Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, que preside à Assembleia Geral, e o NERBE, como accionistas minoritários da EDAB, consideram “que a ausência, intencional, do representante do Estado/Governo, accionista maioritário, na reunião da Assembleia Geral é indicadora da falta de interesse político na abertura do Aeroporto de Beja”.

Esta reunião era considerada, pela AMBAAL e pelo NERBE, de “importância vital para a fase em que actualmente se encontra o processo de abertura do Aeroporto”. Jorge Pulido Valente, presidente da AMBAAL, afirma que as questões técnicas estão ultrapassadas. Numa Nota de Imprensa conjunta da AMBAAL e do NERBE são apontadas 3 decisões que estão pendentes de decisão do Governo: “a definição dos termos e prazos em que a ANA deve abrir o Aeroporto, o futuro da EDAB e, consequentemente, uma proposta de transferência de património a ser apresentada à Assembleia Geral”. Os accionistas minoritários querem que o Governo não “empate” o processo e “assuma publicamente a vontade política de abertura do Aeroporto”.

Pulido Valente pretende alertar o Primeiro-ministro para esta situação.

In
Rádio Pax

Saramugo


Ontem, dia 12 de Janeiro, teve lugar, na sede do Parque Natural, em Mértola, a primeira reunião relacionada com a elaboração do "Plano de Acção do Saramugo".

Este Plano "terá como objectivo final viabilizar a conservação da espécie em território nacional, invertendo o processo de declínio continuado das suas populações na bacia do Guadiana".
Como tal, na preparação do mesmo irão ser tidas em conta informações acerca do estado das populações nas últimas décadas, as populações actuais, os locais de ocorrência, os principais factores de ameaça e as melhores formas de mitigar os efeitos dos mesmos na espécie.

O Saramugo tem sido alvo de diversas acções ao longo dos anos por parte do Parque Natural do Vale do Guadiana em colaboração com outras entidades, uma vez que é uma espécie considerada "criticamente em perigo" pelo Livro Vermelho dos Vertebrados (sendo o estatuto que precede o estatuto de extinção), e é considerado endémico da Peninsula Ibérica, mais propriamente da Bacia Hidrográfica do Guadiana, uma vez que não ocorre em nenhum outro local no mundo.

Os principais factores de ameaça estão relacionados com a degradação do habitat e da qualidade da água (devido, por exemplo, à poluição da água), a extracção de inertes, a captação de água principalmente durante o Verão em zonas de pegos (levando a que os pegos fiquem secos), e a introdução de espécies indígenas como o achigã, a perca-sol, entre outros que poderão ter efeitos a nível da competição, predação ou via de disseminação de agentes patogénicos.

Para mais informações acerca desta espécie visitar a ficha do Saramugo no Livro Vermelho dos Vertebrados aqui

Petição Publica contra o fim do Desporto Escolar nas escolas


Para:Assembleia da República, Ministra da Educação
O fim do Desporto Escolar nas escolas
Com o novo despacho sobre a organização do ano lectivo 2011/2012, uma das medidas mais penalizadoras, será o fim do Desporto Escolar nas escolas. As horas do DE, deixarão de fazer parte da componente lectiva e passarão para a componente não lectiva. Será o Director de cada Agrupamento a definir o número de horas a atribuir ao DE, que poderão ser 1, 2, 3 ou zero! Como as horas da componente não lectiva vão diminuir, as mesmas serão utilizadas preferencialmente, para o apoio aos alunos nas diversas disciplinas: Matemática, LP, Inglês… e as horas para o DE serão as sobras.Com estas medidas prevê-se que mais de 1000 horários de Educação Física irão desaparecer!

In Público: “Para António Palmeira, investigador da Universidade Lusófona, a supressão do Desporto Escolar teria consequências a longo prazo na saúde dos jovens. “Parece-me uma perspectiva muito economicista, de curto prazo. As pessoas que não fazem desporto nestas idades muito dificilmente o farão na idade adulta e 80 por cento dos que são obesos nesta altura serão obesos na idade adulta”, frisou.

Segundo as contas do especialista, duas sessões de Desporto Escolar por semana representam o consumo de mil calorias, o que corresponde a 30 mil calorias por ano. “Representam quatro quilos a mais no jovem se mantiver o mesmo regime alimentar num ano lectivo, só por não terem Desporto Escolar”, sintetiza António Palmeira. Sem o Desporto Escolar, diz, “será difícil os alunos terem acesso de forma organizada à prática desportiva”. “O Desporto Escolar é uma oportunidade de os nossos jovens praticarem desporto da sua preferência sem ser tão sério como um clube federativo e com encargos reduzidos para as famílias”, explica.”

SE QUISER ASSINAR CLIQUE AQUI.

Alegre fez campanha em Castro Verde e Beja e tem apoio de Fernando Caeiros


A campanha presidencial de Manuel Alegre esteve esta quarta-feira, 12, em Beja e Castro Verde, ocasião aproveitada pelo candidato apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda para defender um “novo modelo de desenvolvimento” do país, que passe pelo regresso “à agricultura” e à produção daquilo que Portugal precisa.

A primeira paragem de Alegre no distrito foi Castro Verde, onde foi recebido por vários apoiantes, entre eles o ex-presidente da Câmara Municipal local, Fernando Caeiros.

Em declarações à Rádio Castrense, Caeiros explica que está “incondicionalmente” ao lado de Alegre pelo facto de ele ser “um construtor, com C maiúsculo, da democracia, da liberdade e da pátria”.

Campanha traz Fernando Nobre ao encontro de Jorge Pulido Valente

O candidato à Presidência da República Fernando Nobre deslocou-se esta quinta-feira, 13, de manhã à cidade de Beja.

O fundador da AMI chegou pelas 11h00 à Praça da República, tendo seguindo depois para uma visita à Câmara de Beja, onde reuniu com o autarca local, o socialista Jorge Pulido Valente, seu apoiante confesso.
Depois, Nobre realizarou uma arruada pelo centro de Beja antes de seguir viagem para Évora e Portalegre.