Vamos falar de


sexta-feira, 30 de julho de 2010

PSD desce pela primeira vez desde que Passos Coelho chegou a líder


Segundo o barómetro da Marktest para o Diário Económico e TSF, o PSD recebia, em Junho, 47,7 das intenções de voto enquanto o PS se ficava nos 24,1 por cento das intenções de voto.

Porém, no barómetro de Julho, o PSD desce 10,4 pontos percentuais, ficando-se nos 37,3 por cento enquanto que o Partido Socialista sobe 9,2 por cento, alcançando os 33,3 por cento das intenções de votos dos portugueses.

É esta a primeira vez que o PSD desce nas intenções de voto desde que Passsos Coelho chegou a líder, não sendo decerto alheio a este tombo as propostas de Passos Coelho para a revisão constitucional!

A notícia aqui.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Não tiveram tempo?


Com este Ministério Público não vamos muito longe, se é que iremos a sítio algum...

Os procuradores Pais de Faria e Vítor Magalhães (os tais pressionáveis), que subscreveram a decisão de encerramento do inquérito Freeport (já lá vai o tempo em que os despachos do Ministério Público eram proferidas por um único magistrado) tiveram por bem consignar na decisão de encerramento que "após a análise do inquérito e compulsados todos os elementos que dele constam, verifica-se que nesta fase, não obstante a ausência de qualquer proposta neste sentido por parte da Polícia Judiciária, importaria proceder à inquirição do então ministro do Ambiente, actual primeiro ministro".

A seguir, os procuradores elencam um conjunto de 27 (vinte sete) questões que "importaria que o então ministro do Ambiente esclarecesse" (prova dos nove? 2+7=9, noves fora... Zero ).

Explicam depois que o vice-procurador-geral da República proferiu um despacho no dia 4 de Junho, fixando o dia 25 de Julho para o termo do prazo de encerramento do inquérito e "tendo em atenção este facto e o disposto na lei do Conselho de Estado quanto à obrigatoriedade de obter autorização daquele órgão para ouvir o primeiro ministro, concluem que "mostra-se, por ora inviabilizada" a inquirição de José Sócrates!

Ora, o que os dois procuradores fizeram, depois de muito matutar, foi colocar no processo uma bicha de rabiar que irá alimentar, sabe-se lá por quanto tempo, a chafurdice dos media para abater Sócrates e o seu Governo.

Das duas uma: ou tinham necessidade de ouvir José Sócrates- tiveram longos anos para o fazer e não o fizeram- ou então deveriam ter-se abstido de colocar questões que nunca até aí entenderam ser necessário formular.

Na primeira hipótese, não cumpriram eles o seu dever, relevando de desculpas esfarrapadas as delongas da autorização do Conselho de Estado para não o ouvir...

Na segunda hipótese, a situação ainda se torna mais grave: ao mesmo tempo que arquivavam o processo, fizeram figurar no despacho de conclusão do Inquérito as perguntas que antes não quiseram dirigir ao Primeiro Ministro. Por muito estranho que pareça, uma única dedução é possível: alimentar a comunicação social para que o caso seja chafurdado, depois do arquivamento.

É ainda uma afronta gratuita ao Procurador Geral da República e ao seu número dois, Dr Mário Gomes Dias, um homem integérrimo acima de qualquer suspeita!

Veja a notícia aqui.

Não tiveram tempo? Tiveram todo o tempo deste mundo e do outro!!!!!!

Mas é assim que funciona o nosso Ministério Público. Como uma vez disse o Procurador Geral da República, Pinto Monteiro, há o conde, o visconde, a marquesa e o duque.

Nada, pois, de assumir responsabilidades: a culpa foi...do seu superior hierárquico, o Vice-Procurador Geral da República!

E fizeram-no como se fosse um órgão colegial: dois procuradores para assinar um despacho final. Como se fosse um tribunal colectivo ou um tribunal de recurso. Com esta insignificante diferença: nas decisões judiciais colegiais, apenas um juiz redige a decisão. Os outros concordam ou discordam (votos de adesão e de vencido). Os nossos procuradores fizeram uma parceria ou uma vaquinha ou uma mielas, se se quiser. Mas não sendo razoável conceber que os dois alternassem na redacção dos parágrafos da decisão, jamais se ficará a saber qual deles a redigiu .

Aconteceu assim também no processo Casa Pia. Diluem-se as responsabilidades individuais (cada um pode dizer sempre que foi o outro) e atiram para cima do Vice-Procurador Geral a culpa pela alegada omissão!

E aí temos o inefável Público a embandeirar em arco na primeira página de hoje! Quase que apostava que o apóstolo Crespo fará o mesmo logo à noite, no jornal das nove, e o pequeno arquitecto já está a salivar pela edição de amanhã do radioso Sol. Não matam mas moem. Mas que praga!

Desculpem, mas tenho que ir vomitar. Volto já.

"O silêncio dos cobardes"

Com a devida vénia, deixo aqui aos leitores interessados o editorial, de 28 de Julho, do blog O Jumento, a propósito da conclusão do processo Freeport, sob o título «O silêncio dos cobardes».

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Manuel Macias já partiu para Moscovo para participar no Campeonato da Europa de Juniores e sub 23


Manuel Macias partiu hoje, por volta das 11h, integrando a comitiva que irá representar Portugal no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23 em Moscovo.

O primeiro dia de competições será na quinta-feira, 29 de Julho, e, como é habitual, poderá acompanhar os resultados desta participação portuguesa no site da FPC.

Site oficial da competição: http://jec2010.kayak-canoe.ru/

Comitiva

Treinador: Rui Fernandes
Team Leader: José Sousa
Fisioterapeuta: Luís Alves

Juniores:
Rafael Moreira - CN Crestuma
Sara Gama - Sara Gama
Nuno silva - CN Prado
Bruno Cruz - Gemeses
Manuel Macias - Mértola
Tiago Tavares - ARCOR
João Silva- CN Ponte Lima
Ana Pimenta - CN ponte Lima
Fábio Azevedo - LigaDura
Maria Cabrita - KCCArade
Christina Pedroso - KCCArade

Sub23:
João Ribeiro - Gemeses
Teresa Portela - Gemeses
Fernando Pimenta - CN Ponte Lima
Joana Vasconcelos - SL Benfica

"São Domingos: A Herança da Mina"

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Imprensa Regional


Manuel Alegre ao Público: devolver ao Presidente a demissão do Governo parece feito à medida


Em entrevista à edição de hoje do jornal o Público, Alegre arrasa a proposta de revisão constitucional do PSD.


«O País precisa é que se resolvam os problemas concretos dos portugueses, do emprego e do crescimento».

A proposta do PSD «subverte o sistema político institucional, é incongruente, cria uma trapalhada muito grande e é um ataque frontal ao Estado social, à Escola pública, ao Serviço Nacional de Saúde, à segurança dos trabalhadores».

«Esta é uma revisão não da Constituição, mas da democracia».

À pergunta sobre se acha justo que todos paguem por igual os serviços do SNS, o candidato à Presidência da República respondeu assim:

«É porque as pessoas pagam nos seu impostos. É aí que as pessoas pagam de forma diferente: quem tem mais paga mais, quem tem menos paga menos. Esse é que é um princípio republicano e democrático».

Sobre a proposta demissão do Governo pelo Presidente da República, Alegre disse:

«O Presidente da República pode sempre demitir o Governo para garantir o regular funcionamento das instituições. Mas retirar-lhe esta justificação é voltar 35 anos atrás, a um modelo ultrapassado. E parece feito à medida para que o próximo Presidente possa demitir o actual Governo. É um foco de instabilidade política muito grande e pode inviabilizar a existência de governos minoritários. O que acho é que há uma grande incongruência, uma grande confusão. Por um lado, mete outra vez o Presidente onde ele não deve estar, nas questões do governo, mas, ao mesmo tempo, se houver uma moção de censura em que o Parlamento apresente um primeiro-ministro alternativo, o Presidente fica prisioneiro».

Leia aqui a entrevista e veja o vídeo aqui.





sábado, 17 de julho de 2010

Gonçalo Ferreira Campeão Nacional de Maratonas e Bruno Afonso Vice-campeão Nacional


Gonçalo Ferreira venceu hoje o Campeonato Nacional de Maratonas na categoria de K1 Júnior confirmando assim o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver esta época. Bruno Afonso conquistou a medalha de prata em C1 Cadete sagrando-se assim Vice-campeão Nacional. Tamas Homoki classificou-se em 11º lugar na categoria k1 sénior enquanto João Brito e André Jerónimo se classificaram e 32º 2 33º lugar respectivamente. Eva Homoki participou em k1 Veteranos A tendo sido a única participante.

Amanhã disputam-se ainda as provas das tripulações K2 e C2 aguardando-se também bons resultados dos representantes do Clube Náutico de Mértola.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pedrogão inicia canoagem

Decorreu ao longo desta semana em Mértola uma Acção de Iniciação à Canoagem, destinada a Jovens de Pedrógão do Alentejo. A iniciativa que reuniu 11 jovens daquela localidade do Concelho da Vidigueira, foi acompanhada tecnicamente pelo Clube Náutico de Mértola e financiada pela Junta de Freguesia de Pedrógão.
Espera-se agora que esta iniciativa tenha continuidade sendo objectivo a criação de um novo clube de Canoagem naquela localidade. Entretanto os novos canoistas representarão esta época o Náutico de Mértola nas provas de Torneios Abertos.

O bom samaritano

Preocupado com a vitória de Cavaco Silva na primeira volta, Defensor de Moura, que se estreou na política como deputado do Partido Renovador Democrático (PRD) em 1986, informou hoje que anunciará formalmente a sua candidatura à Presidência da República no próximo dia 28.

O pré-candidato informou que não se candidata contra Manuel Alegre nem contra o dr Fernando Nobre: o seu desígnio é apenas evitar que a direita (Cavaco Silva) ganhe logo na primeira volta.

E explica: Manuel Alegre foi capturado pela extrema esquerda e com isso deixou em aberto o centro esquerda. Ora, com o receio de que este espectro do eleitorado possa ser "apanhado" pela direita, Defensor de Moura decidiu "cobri-lo", candidatando-se.

Mais explicitou Moura que a sua candidatura é "complementar" da de Manuel Alegre e não pretende dividir o Partido Socialista porque este já está comprometido com Alegre!

Certo de que assim levará a direita a uma segunda volta, Defensor de Moura votará , nesta, em Alegre ou Nobre (aqui e aqui).

Andou a direita cavaquista muito preocupada com o surgimento de outra candidatura de direita, susceptível de impedir a reeleição do actual Presidente à 1ª volta!

Não sonhava ela é que seria Defensor de Moura a "estragar-lhe a festa," obrigando Cavaco a ir à segunda.

Sem dúvida, um bom samaritano!



Faz-se luz na Serra de Serpa

O ministro da Agricultura esteve em Serpa, onde fez a entrega dos contratos de electrificação rural de 221 explorações agrícolas da “Serra de Serpa”, num valor de 5 milhões de euros.
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, presidiu à cerimónia de entrega dos contratos de electrificação da “serra de Serpa” apoiados em 99% pelo Proder - Programa de Desenvolvimento Rural, num valor total de 5 milhões de euros, que deverá beneficiar cerca de 1.500 pessoas e a primeira fase deverá estar concluído no final do próximo ano.
António Serrano, refere que se trata de um projecto que vem “concretizar uma necessidade daquelas populações” que passados muitos anos, se pode aplicar o ditado popular “faz-se luz na serra”.
O ministro recorda que este era um processo que se “arrastava há mais de uma década”, mas, que finalmente vai “ser concretizado”, esperando António Serrano, poder “carregar no botão” no dia da inauguração.
Segundo os dados divulgados à Voz da Planície pelo ministro da Agricultura, a primeira fase do projecto beneficiará 52 explorações, e vai arrancar no próximo mês de Setembro e deverá estar concluída no final de 2011. A segunda fase, que arrancará em Março de 2011 e estar terminada em Dezembro de 2012, e irá beneficiar mais 169 explorações, altura em que a electrificação rural da Serra de Serpa estará concluída.
Teixeira Correia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no ocidente


A exposição Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no Ocidente é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 16 de Julho, pelas 19.30, na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves.
.
A mostra, da qual Santiago Macias é comissário científico, reúne mais de centena e meia de peças, provenientes de cerca de vinte instituições nacionais, e pretende dar uma visão do que foi a islamização na região algarvia.
.
A exposição, que se integra na iniciativa Algarve - do reino à região, promovida pela Rede de Museus do Algarve, compreende quatro espaços complementares:

1) Uma área expositiva sobre o Algarve no período islâmico;

2) Uma sala sobre o legado mediterrânico no Algarve, que lança pontes de contacto com o presente;

3) Um espaço onde, mensalmente, serão expostas peças provenientes de museus fora da região algarvia;

4) Uma área de animação onde, entre outras actividades, será feita a projecção do documentário sobre o rei-poeta Almutâmide, da autoria de Maria Júlia Fernandes.
.
Integram ainda a exposição o edifício do Museu Municipal, onde se encontram patentes trabalhos fotográficos de Mariano Piçarra, o espaço do castelo e o núcleo arqueológico da Biblioteca Municipal.
.
Colóquios e debates fazem ainda parte desta iniciativa, que se prolonga até Fevereiro de 2011 e que é promovida e organizada pela Câmara Municipal de Silves.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

V Jornadas cinegéticas do Alentejo em Mértola




Mértola Radical 2010


Interpl@t


Programa Provisório
Encontro Empresarial Transfronteiriço
A Importância do Desenvolvimento Económico Transfronteiriço baseado nas Energias Renováveis
CAMM – Centro de Acolhimento a Microempresas de Moura
Parque Tecnológico de Moura, 22 de Julho de 2010


10h30 – Recepção dos participantes
Welcome Snack
11h00 – Mesa de Abertura
- Presidente da Câmara Municipal de Moura
- Dr. Luís Cavaco, Director Geral da ADRAL
- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo – CCDRA, Dr. Paulo Silva
- Parceiro IDEA
- Parceiro FAFFE
11h40 – Apresentação do projecto IINTERPLAT
11h50 – Ambiente vs Desenvolvimento Económico – Oportunidades e Desafios
Facilitador: AMALGA, Eng. Ana Nunes
Participantes da Região Alentejo
· Lógica – Empresa Municipal, Dr. António Martins
· Câmara Municipal de Serpa, pessoa a confirmar
· Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, pessoa a confirmar

Participantes da Região ANDALUZIA

· Aguardar Indicação dos participantes por parte da IDEA e FAFFE
12h45 – Debate
13h00 – Almoço
14h30 – Início dos trabalhos
Painel Empresarial – Apoios e Incentivos às PME´s
Grupo de trabalho
1ª GRUPO- “Instrumentos de Incentivo ao Investimento na Região Alentejo”
Facilitador: ADRAL (CADEA – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial no Alentejo)

2ª GRUPO- “Instrumentos de Incentivo ao Investimento na Região Andaluza”
Facilitador: IDEA/FAFFE

17.00 Encerramento dos trabalhos
Conclusões sobre os Benefícios da Cooperação Empresarial Transfronteiriça

17.30 Visita à Moura Fábrica Solar


ENCONTROS EMPRESARIAS BILATERIAS

Irão decorrer em paralelo encontros bilaterais entre empresas da região Alentejo e da região Andaluza, nos seguintes horários:

11,45 às 13.00 horas

15,00 às 17.00 horas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Macias a caminho do Europeu de Juniores

Manuel Macias, atleta do Clube Náutico de Mértola integra a Convocatória que Ryszard Hoppe, responsável técnico pelas Seleções Nacionais, anunciou com a lista de atletas que integrarão o estágio de preparação em Montemor-o-Velho, com início marcado para a próxima sexta-feira e com final previsto para dia 24 do corrente.

O Campeonato da Europa de Juniores e sub 23 disputa-se em Moscovo entre 29 de Julho e 1 de Agosto e a convocatória estende-se além do canoista alentejano a Rafael Moreira (Crestuma), Sara Gama (Crestuma), Nuno Silva ( Prado), Bruno Cruz (Gemeses), Tiago Tavares (Óis Ribeira), João Silva (Ponte de Lima), Ana Pimenta (Ponte de Lima), Fábio Azevedo (Liga-Dura), Fátima Cabrita (Arade) e Christina Pedroso (Arade). Compõem ainda a Seleção Nacional Teresa Portela (Gemeses), João Ribeiro (Gemeses), Fernando Pimenta (Ponte de Lima) e Joana Vasconcelos (Benfica) que representam os Sub-23.

De referir que Manuel Macias é júnior de primeiro ano e já alcançou este ano uma medalha de bronze integrado no K4 1000 nas Regatas de Bochum – Alemanha, o que deixa antever uma boa participação no Europeu deste ano e óptimas perspectivas para o Mundial do próximo ano.

António Medeiros - Mértola também tem golfistas

sábado, 3 de julho de 2010

"Cavaco vai a todas"


Com a devida vénia, transcrevemos o post de ontem, do Miguel Abrantes, no Câmara Corporativa:


«O correspondente do CC em Vale de Cambra diz-nos que o Presidente da República se deslocou hoje a este concelho para inaugurar um parque de estacionamento subterrâneo. Imaginem o que seria se em Belém se descobrisse que há em Lisboa para aí uns 30 parques subterrâneos por inaugurar.»


E ainda há quem diga que o Presidente anda em campanha eleitoral! Há gente capaz de tudo...