Vamos falar de


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no ocidente


A exposição Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no Ocidente é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 16 de Julho, pelas 19.30, na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves.
.
A mostra, da qual Santiago Macias é comissário científico, reúne mais de centena e meia de peças, provenientes de cerca de vinte instituições nacionais, e pretende dar uma visão do que foi a islamização na região algarvia.
.
A exposição, que se integra na iniciativa Algarve - do reino à região, promovida pela Rede de Museus do Algarve, compreende quatro espaços complementares:

1) Uma área expositiva sobre o Algarve no período islâmico;

2) Uma sala sobre o legado mediterrânico no Algarve, que lança pontes de contacto com o presente;

3) Um espaço onde, mensalmente, serão expostas peças provenientes de museus fora da região algarvia;

4) Uma área de animação onde, entre outras actividades, será feita a projecção do documentário sobre o rei-poeta Almutâmide, da autoria de Maria Júlia Fernandes.
.
Integram ainda a exposição o edifício do Museu Municipal, onde se encontram patentes trabalhos fotográficos de Mariano Piçarra, o espaço do castelo e o núcleo arqueológico da Biblioteca Municipal.
.
Colóquios e debates fazem ainda parte desta iniciativa, que se prolonga até Fevereiro de 2011 e que é promovida e organizada pela Câmara Municipal de Silves.

1 comentário:

  1. Caro Carlos Viegas

    Também tenciono ver a Exposição. Por acaso tinha visto um post igual na Avenida da Salúquia 34:

    http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2010/07/do-gharb-ao-algarve-uma-sociedade.html

    Fez bem em transcrever o post de Santiago Macias, para lhe dar maior visibilidade, em vez de se limitar a indicar o link.

    ResponderEliminar

Voltamos a ter comentários abertos, mas moderados. Agradecemos educação e cuidado com a linguagem.