sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Correio Alentejo nº 188


PS - Mértola - Nota de Imprensa

O Partido Socialista em Mértola, congratula-se pela aprovação, por unanimidade, das grandes Opções do Plano para os anos de 2010/2013, bem como do Orçamento para o ano de 2010, o que vem demonstrar que o programa apresentado pelo Partido Socialista ao eleitorado, é sério, realista e vai de encontro às necessidades das populações, como se comprova com o voto favorável dos vereadores da CDU, que reconheceram a qualidade e o mérito dos documentos agora apresentados.

Registamos com agrado a capacidade negocial do Presidente Jorge Rosa e também o abandono da postura dos representantes da CDU de votar contra tudo. Esperamos que abandonem também a postura de não participarem nos eventos levados a cabo pelo executivo municipal, como se comprovou na ausência dos vereadores da CDU na festa dos trabalhadores da Autarquia.

Tivesse havido por parte da CDU uma postura responsável relativamente aos resultados eleitorais da freguesia de Mértola, aceitando na altura a proposta de incluir um membro seu no executivo da mesma, como acabou por aceitar um lugar na comissão administrativa nomeada pelo senhor Governador Civil de Beja, teria a CDU poupado que a Junta de Mértola ficasse parada durante seis meses, com prejuízos para as populações e seus trabalhadores.

Esperamos e desejamos que todos com seriedade e responsa-bilidade aceitem os resultados eleitorais e a legitimação dos programas sufragados, independentemente das diferenças naturais que existem entre as forças representadas nos órgãos autárquicos.


Mértola, 16 de Dezembro de 2009

O Secretariado,

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Edital da Câmara Municipal


Náutico de Mértola na Gala dos Campeões

Perto de 500 pessoas irão estar no próximo sábado, 12 de Dezembro, no Casino Figueira, para a edição 2009 da Gala dos Campeões.

Neste evento serão homenageados todos os campeões nacionais da época que agora termina, assim como os atletas que estiveram ao serviço das equipas Nacionais em Campeonatos do Mundo e da Europa.

O Clube Náutico de Mértola estará representado pelos seus Campeões Nacionais pelo seu presidente e por um dos seus técnicos.

Comércio Local

A Câmara Municipal de Mértola e a Associação Comercial do Distrito de Beja assinaram um protocolo com vista à dinamização do comércio tradicional da Vila-museu. A primeira acção que tem como lema Comércio Local – No centro da sua vida, teve início no dia 3 de Dezembro e contou com animação do Eixo Comercial de Mértola e distribuição de sacos, canetas e t-shirts pelos comerciantes e população da Vila.

A segunda acção desta iniciativa decorre ao longo do mês de Dezembro e visa premiar os consumidores que fazem as suas compras no comércio local, através da distribuição de cupões e posterior sorteio de vários prémios, nomeadamente, vales de compras nas lojas aderentes e estadias em Portugal.

As outras acções programadas serão o Dia da Mulher durante o mês de Março, a Feira do Mel, Queijo e Pão em Abril, a Loja da Terra em Maio, o concurso de vitrinismo em Junho e o Festival da Juventude em Julho.

Estas campanhas de dinamização do Comércio Local são apoiadas pelo MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio, com um investimento total é de 99.997 euros

Música na Igreja Matriz


Conferência na Casa Amarela


Novo Site do Guadiana

que passa também a estar disponivel na nossa lista de links.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

José Sócrates reuniu com militantes do PS em Aljustrel



O secretário-geral do PS, e actual primeiro-ministro, esteve este domingo, 6, em Aljustrel, onde participou num encontro com os militantes do Baixo Alentejo.Uma reunião com casa cheia onde José Sócrates considerou que os projectos infra-estruturantes do Alentejo têm a marca do PS.


“Alqueva vai ser concretizado, o aeroporto de Beja também – um projecto deste Governo, que decidiu construí-lo e vai terminá-lo –, assim como o IP8, como condição para o desenvolvimento do Alentejo”, disse Sócrates, garantindo que estas obras, quando concluídas, vão tornar a região “extremamente competitiva”


.O secretário-geral do PS recordou igualmente “as vitórias” que o partido alcançou “ nas últimas eleições autárquicas”, revelando ter ficado “muito satisfeito” com os resultados nacionais” e “duas grandes alegrias” com a conquista, por parte do PS, das autarquias de Beja e a de Aljustrel.


Em relação à vila mineira, Sócrates disse mesmo que “a população deu a vitória aos socialistas, entre outros aspectos, porque o Governo conseguiu que as minas continuassem a funcionar”.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Casa das Artes Mário Elias recebe exposição de Francisco Marques

De 4 a 31 de Dezembro estará patente ao público, na Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, a exposição/ venda de artesanato da autoria de mestre Francisco Marques. O certame é composto por cerca de centena e meia de miniaturas esculpidas em madeira de laranjeira, de freixo, de zambujeiro, esteva e outras assim como em cortiça.

A exposição/ venda será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 4 de Dezembro pelas 18.00 h com a presença do autor. Os preços convidativos dos objectos em exposição fazem adivinhar a venda de um número considerável de peças.

3 de Dezembro: Assinala-se o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”

Assinala-se hoje, o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. Nesta data a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) recorda os objectivos de desenvolvimento do milénio na capacitação das pessoas com deficiência e das suas comunidades.

O “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” assinala-se hoje. Neste dia, a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) recorda, em comunicado, os objectivos de desenvolvimento do milénio na capacitação das pessoas com deficiência, assinados em 2000, por 189 chefes de Estado e de Governo, durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, e que estas metas continuam por cumprir. No documento é referido também que os estados não estão a cumprir as metas estabelecidas e que as pessoas com deficiência sentem que as suas preocupações não estão a ser devidamente consideradas.

“O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” foi instituído pelas Nações Unidas em 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com as pessoas portadoras de deficiência, assim como, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas em geral. Procura-se também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano que passa o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção das Pessoas com Deficiência, adoptado pela Assembleia-geral das Nações Unidas, em 1982.

Ana Elias de Freitas
Regional 07:00 03-12-2009
in
Rádio Voz da Planicie

Mina S.Domingos: Homem barricado ontem em casa com caçadeira. Entregou-se perto da meia-noite

Em Mina de São Domingos, concelho de Mértola, um homem de 30 anos, munido de uma caçadeira barricou-se na sua casa. O indivíduo rendeu-se à GNR cerca da meia-noite, depois de 10 horas de clausura.

Um individuo com cerca de 30 anos barricou-se em casa, armado, em Mina de São Domingos, concelho de Mértola, onde permaneceu até cerca da meia-noite, acabando por se render à Guarda Nacional Republicana que fez deslocar para a localidade um negociador, que terá levado o homem a entregar-se.

Segundo apurou a Voz da Planície, o homem, filho de um antigo cabo da Guarda Fiscal, já aposentado, fechou-se em casa durante a tarde, numa altura em que no interior da residência se encontrava apenas a própria mãe, que acabaria por deixar sair.

A casa onde o individuo se barricou fica localizada nas proximidades da Estação dos Correios, foi isolada por militares da GNR que, com o apoio de um negociador, conseguiram após várias horas que aquele se entregasse. Depois de ter permitido que a mãe deixasse o local, o homem permaneceu sozinho na residência , armado com uma caçadeira. Segundo um vizinho, o acto do jovem que trabalha numa empresa de segurança na zona de Brinches, terá a ver com “desavenças familiares”.

A Voz da Planície aguarda a divulgação de mais pormenores sobre o caso, por parte do Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana.

Teixeira Correia
Regional 08:58 03-12-2009

in
Rádio Voz da Planicie

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reciclagem aumentou 15 por cento, em 2008

A reciclagem de embalagens em Portugal aumentou 15 por cento em 2008, face a 2007. Na área de abrangência da ResiAlentejo, os valores subiram em todos os materiais e o aumento mais acentuado verificou-se no embalão.

A Sociedade Ponto Verde recebeu em 2008, mais 15 por cento de embalagens para reciclagem, do que em 2007. O papel cartão voltou a ser a embalagem mais separada, em casa dos portugueses, seguida pelo plástico. Na área de abrangência da ResiAlentejo, que inclui os concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, os valores subiram em todos os materiais e o aumento mais acentuado verificou-se no embalão.

Pedro Sobral, da ResiAlentejo, frisou que "no papel cartão foi registado um crescimento de 14 a 15 por cento", que "o vidro continua a subir, registando mais 12 por cento em 2008", e que "o aumento mais acentuado foi verificado no embalão, com mais 50 por cento", realçando o facto de considerar que "esta é a área com mais potencialidades de crescimento".

Pedro Sobral adiantou igualmente que "a meta é chegar aos 50 quilos por habitante ano, no que diz respeito à recolha de embalagens para reciclagem", e que acredita que "vai ser possível atingir este objectivo em 2011".

Depois de recolhidas, as embalagens usadas são transportadas, pela ResiAlentejo, para o Centro de Triagem, onde são submetidas a uma separação rigorosa por tipo de material. A triagem confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem e os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material, sendo depois reencaminhados, através da Sociedade Ponto Verde, para as empresas que procedem ao seu reaproveitamento.

Feira em Villanueva de los Castillejos




É urgente o amor!

Dantes, em tempos que, de tão recuados, quase parecem pré-históricos, falava-se de amor. E era bonito falar de amor. As pessoas apaixonavam-se, eram felizes porque estavam apaixonadas e escreviam cartas longas, páginas e páginas dum assunto que sendo o mesmo, podia ser dito e escrito de tantas maneiras que parecia (ou era?) inesgotável.

Hoje, mudados os tempos e as vontades porque todo o mundo é composto de mudança, as pessoas continuam a enamorar-se, mas quando se enamoram, não falam com orgulho e felicidade desse amor, como se estar apaixonado e gostar apenas duma pessoa, em vez de várias ao mesmo tempo, tivesse, definitivamente, passado de moda. E não escrevem cartas de amor. Mandam “sms” que não podem guardar, ciosamente, numa caixa, nem atá-las com um laço rosa que dá prazer desatar para reler. E quando se referem à pessoa amada, não o fazem com o orgulho dos que sabem ter consigo “o melhor do mundo”, antes dizem, como quem exibe um troféu, “ando com a(o)…”

“Andar com..” ou “amar a(o)…” não é a mesma coisa, mesmo tendo em conta que entre uma forma de estar e outra, nos separam mundos. E tempos.

Acredito que quem “anda com” seja capaz de descobrir que ama durante o “trajecto”. Mas quem ama e assume que ama, com pudor ou despudoradamente, já começou a amar antes de iniciar o “percurso” e a sua felicidade é a felicidade do outro. Por isso, embora sabendo quantos mistérios encerra a mente humana, a maior parte ainda muito longe de podermos entender ou descodificar, não posso deixar de preocupar-me, enquanto mulher e cidadã, com as notícias de tantos casos de violência doméstica, atingindo mulheres cada vez mais jovens. Nas últimas semanas, os relatos que nos chegaram, tiveram, todos eles, o pior desfecho, culminando com a morte das jovens às mãos dos namorados. Durante o ano de 2009, registaram-se já 42 tentativas de homicídio, com 26 vítimas mortais. O que esteve por detrás destes casos? O amor? Talvez atitudes exacerbadas de posse. Talvez ciúmes. Talvez dificuldade em perceber quem é o outro, o que significa para nós, que direitos tem. Talvez.

No momento em que escrevo, a televisão dá conta de outra notícia sobre um padre de Celorico de Baixo que se apaixonou por uma jovem e fugiu com a sua amada para Espanha. E termina a notícia com uma pergunta – Amor ou pecado?

Embora a pergunta não me tenha sido colocada, directamente, apetece-me responder – Amor, sem dúvida! Pecado, porquê? Pecam os outros homens e mulheres que amam? O amor é bom ou é mau? Se é bom, como pode ser pecado?

A pergunta relança, afinal, a questão, sempre adiada, do casamento dos padres. Em pleno século XXI, mudados que estão tempos e vontades, é tempo da Igreja discutir, com abertura, esta questão. Os padres, escolhendo como forma de vida, estar ao serviço das pessoas e das comunidades, difundindo a sua fé, têm direito a amar não só a Deus. E serem felizes. Prefiro, sem sombra de dúvida, esta notícia às que relatam cenas de violência, intolerância e ódio. E põem em causa a dignidade das mulheres enquanto seres humanos.

Se trouxermos aos bancos da escola uma matéria tão importante como a educação sexual, talvez tenhamos que reformular o programa e introduzir, antes dessa, uma “cadeira” que ensine os nossos jovens a amar. Com o coração.

Porque é urgente o amor!